PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COMPROMISSO COM A CELEBRAÇÃO SEMANAL

COMPROMISSO COM A CELEBRAÇÃO SEMANAL



06 de janeiro de 2022

EVANGELHO


Lc 4,14-22a

Naquele tempo, 14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.
17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.

MEDITAÇÃO


Conforme seu costume, Jesus entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura (Lc 4, 16)

O evangelho dá notícia que Jesus ensinava nas sinagogas da Galiléia e era muito elogiado pelo povo. A Galiléia é a região onde estava o povoado de Nazaré, onde morava sua família, onde ele tinha se criado. E é na Sinagoga de Nazaré que ele está, no evangelho de hoje.

Temos, neste evangelho, uma cena de uma celebração matinal na sinagoga de Nazaré. Jesus está presente, faz a leitura e está pregando. O livro santo é um rolo do profeta Isaías. E Jesus encontra e lê uma passagem que se refere à sua missão. A primeira reação das pessoas é de admiração pelas palavras de Jesus. Depois, a atitude da comunidade foi de rejeição, infelizmente.

Bom, está escrito que “conforme seu costume, Jesus entrou na Sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura”. Prestemos atenção a essa observação: “conforme seu costume”. Era, então, uma prática habitual sua, um costume, ir à sinagoga aos sábados, participar da celebração. Vindo a esse mundo, nascendo no seio do povo judeu, o nosso Jesus aprendeu com os seus pais e sua família a participar com assiduidade do ritmo religioso do seu povo. Só havia um Templo, para oferecimento de sacrifícios e esse era em Jerusalém. Para lá os fieis se dirigiam em peregrinação em três festas durante o ano, sobretudo na festa da páscoa. Nas cidades e povoados maiores, havia as sinagogas, casas de culto onde os judeus se reuniam, sobretudo para ouvir os textos sagrados, cantarem hinos e fazerem suas orações. Como você sabe, o dia santo do povo judeu é o sábado, como recordação da criação do mundo, o dia em que Deus contemplou sua obra e viu que tudo estava bem feito.

E eu estou chamando a atenção de vocês para essa observação do evangelista: “Conforme seu costume, Jesus entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura”. Vemos um jovem comprometido com a sua comunidade de fé, fiel às tradições religiosas do seu povo. E, mesmo sendo o filho de Deus, está integrado numa prática religiosa concreta, valorizando e participando das celebrações de sua comunidade. Claro, nós não somos judeus, embora conservemos os seus livros sagrados do Antigo Testamento. Nós cristãos, guardamos o domingo, por causa da ressurreição de Jesus que foi nesse dia, mas conservamos o mesmo ritmo de celebrações semanais em nossas igrejas.


Guardando a mensagem

Nós seguidores de Jesus estamos sempre aprendendo com ele sobre como nos conduzir nessa vida, como agradar a Deus, como viver em fraternidade com os nossos semelhantes. O bom seguidor de Jesus o imita também na fidelidade com que ele participava na celebração semanal de sua comunidade, na sinagoga de Nazaré. À sua imitação, procuramos ser fieis à celebração dominical. Nessa sagrada reunião semanal, ouvimos a Palavra de Deus e celebramos a Ceia do Senhor. Isso tem que ser um hábito na vida de cada um de nós, um compromisso semanal. Sem esse ritmo, nossa vida cristã se alimenta vaga e ocasionalmente. O resultado é uma vida espiritual fraca, apagada e desligada do ritmo litúrgico da Igreja. Precisamos aprender com Jesus. Ele não faltava, aos sábados, à celebração de sua comunidade. E veja que ele não apenas era um fiel presente, mas um fiel participante. Assumia tarefas na celebração. É o que lemos hoje: ele levantou-se para fazer a leitura bíblica e depois explicou a palavra, como era costume os leigos fazerem nas sinagogas. A nossa tem que ser também uma participação ativa: ouvindo, rezando, cantando, oferecendo, comungando.

Conforme seu costume, Jesus entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura (Lc 4, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Vendo o modo com que habitualmente frequentavas a sinagoga, no dia santo dos judeus, aprendemos a ter um grande amor pela comunidade e pela igreja que frequentamos. Queremos aprender contigo, Senhor, esse compromisso com a celebração semanal, com a audição da palavra de Deus, com a oração em comunidade. Nossa mãe Igreja tem nos ensinado que é assim que santificamos o dia do Senhor, o dia da tua e nossa ressurreição. Ajuda-nos, Senhor, a vencer a preguiça, a acomodação e sempre dar prioridade ao encontro comunitário dominical acima de qualquer opção de lazer ou de descanso. Ensina-nos, Senhor, a amar a santa palavra de Deus e a respeitar e querer bem aos nossos ministros. Que no Livro da Vida, possa ficar escrito sobre cada um de nós: “Conforme o seu costume, esse filho de Deus (ou essa filha) estava na Igreja todo domingo e participava ativamente, inclusive com tarefas na liturgia”. O teu exemplo e a tua graça, Senhor, nisto nos sustentem. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Bom, hoje ainda é quinta-feira. Mas, você pode ir logo se programando. No final de semana, reserve sempre o melhor horário para a Santa Missa. Para Deus, o seu melhor. Faça como Jesus.

Como todas as quintas-feiras, hoje, temos a Santa Missa, às 11 horas, transmitida pelo rádio e pelas redes sociais. No formulário que estou lhe enviando, coloque o seu pedido de oração para esta nossa primeira celebração no ano novo.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


34 comentários:

  1. Padre João Carlos reze pela cura e libertação da saúde minha irmã Alessandra Francisca da Silva, pela libertação do meu sobrinho José Daniel Pacheco da Silva e pela restauração financeira minha para que eu possa cuidar também da saúde de minha mãe Maria Francisca da Silva. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Padre Joao paulo peço oraçao para o meu irmao que está na UTI do covid.

    ResponderExcluir
  3. Padre Joao Carlos peço oração de cura e libertação de todas sa doenças psicatria, diabetes e covid, para o meu irmão Isac Teca Dala que se encontra na UTI do Covid( linha Vermelha).

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos peço orações pela minha família que está tão afastada de Deus, me dar a graça Senhor da conversão.

    ResponderExcluir
  5. Padre jaoabcarlosbme livre da depressão qquer chegar em mim, como também o.medo

    ResponderExcluir
  6. Santo padre, agradeço o ano passado e a família... Peço recolocação pois estou desempregado. Ore por todos os irmãos que sofrem nessas enchentes.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia Padre João Carlos sua bênção,
    Quero colocar no altar do senhor as minhas intenções, a conversão e libertação do alcoolismo de meu sobrinho meu irmão e meu cunhado alcoolismo tabagismo mentira dividas etc,
    Quero tbm consagrar este ano de 2022 no sagrado coração de Jesus e no manto de Nossa Senhora 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  8. Celebrar e agradecer ao Senhor pela minha vida e da minha família . E também pela intercessão de Nossa Senhora que me protege dos perigos! Graças te damos em todos tempo! Bendito seja o nome do Senhor!!

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos, minhas intenções para a Santa Missa de hoje são: cura e libertação da ansiedade e depressão de Giselle Maria, por toda minha família, e em especial pela cura de uma doença neurológica de minha irmã: Edilene da Silva Paula Henrique. Paz e Bem

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre! Peço sua benção para mim e toda minha família 👪. Que Deus nos renove e nos ajude a persevera em seu amor. Que jamais deixamos de orar e crer que Deus nos ama sem medidas amém...

    ResponderExcluir
  11. Pe João Carlos, reze conosco pelo retiro da fraternidade sacerdotal Jesus Charitas em Santa Luzia BH para todos nós possamos aprender a escuta amorosa dos apelos se Deus na nossa vida!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos sua benção, quero coloca minha família no alta do Senhor, quero saber lida com meus filhos, minha nora, moramos todos juntos.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos,peço orações para conversão dos pecadores inclusive eu e meus familiares.

    ResponderExcluir
  14. Peço oração por minha família e pela família de Glices Chaves que Deus a cure das enfermidades.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,que hoje todas orações sejam aos necessitados,em especial aqueles cuja dor seja maior. Todos somos filhos de Deus e necessitamos de oração em especial as famílias que estão por acabar.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre,peço oração por por mim ,pela saúde,física espiritual e emocional, financeira da minha família e paz para o mundo inteiro!

    ResponderExcluir
  17. Peço oração por mim mesma que estou afastada da igreja e de minha orações, e tbm pela cura da minha irmã Ana Célia que sente dor na cabeça a mais de vinte anos e médico nenhum descobre o problema amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Neste dia de hoje peço a intercessão de todos os Santos e Santas e irmãos e irmãs para que Deus nos dê paz,esperança e amor.

    ResponderExcluir
  19. Beatriz Dias6/1/22 07:50

    Padre como intenção quero colocar minha família e o meu trabalho. Estou procurando um e quero colocar a Deus para que eu encontre um que me faça feliz.

    ResponderExcluir
  20. Peço oração por mim, que não tenho o hábito de participar da missa, e por meu esposo que é viciado no álcool

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Padre.obrigada por suas palavras diárias. Deus o abençoe sempre! Peço oração a minha recuperação do covid. Recuperação de meu esposo Clovis. Recuperação de meus filhos Veronica e Igor e de todos nossos amigos que também estão contaminados

    ResponderExcluir
  22. NURIA DEL AMO6/1/22 07:55

    Bom dia Padre.obrigada por suas palavras diárias. Deus o abençoe sempre! Me chamo Nuria e peço oração a minha recuperação do covid. Recuperação de meu esposo Clovis. Recuperação de meus filhos Veronica e Igor e de todos nossos amigos que também estão contaminados

    ResponderExcluir
  23. Bom dia padre João Carlos, quero colocar nas intenções da Santa Missa a conversão dos pecadores e pelas almas do purgatório, a minha neta Ariane, pedindo cura e libertação de vícios. Peço pelas famílias e também a minha família agradeço pelos livramentos e pela vida e saúde de todos.

    ResponderExcluir
  24. Peço saúde para todos que precisam.e agradeço a Deus por tudo que ele me dar.

    ResponderExcluir
  25. Peço saúde para todos que precisam.e agradeço a Deus por tudo que ele me dar

    ResponderExcluir
  26. Amém! Bom dia Padre João!🌹Que O Bom Deus transforme a minha vida e a minha família! Nos faça reconhecer a importância de ser cristão e praticar a fé! Deus lhe ilumine e abençoe imensamente e à toda sua família também!

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Pé. Sua benção! Peço cura por uma queda de cabelos brusca e que está deixando falhas na minha cabeça. Está afetando minha autoestima pra uma mulher é muito difícil. Espero a misericórdia divina 🙏

    ResponderExcluir
  28. Bom Dia Pé. João Carlos!
    Peço-lhe que ore por mim para que eu possa me livrar dos vícios, ansiedade, depressão e que nada ou alguém me deseje ou faça mal para mim. Que Deus abençoe eu, minha família, meus parentes, meus amigos e vizinhos. Obrigado meu Senhor!
    Amém! 🙏

    ResponderExcluir
  29. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado e uma linda celebração a primeira do ano das quinta feira que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus orienta a prática da vida cristã para se manter nela.
    Um profundo sagrado do sentido da vida.
    🙏🙋😍💕🌹
    Um dia iluminado para todos que o Réis magros traga saúde paz prosperidade

    ResponderExcluir
  30. Bom dia padre João Carlos sua bença peço oração pra todo meus filhos esposo netos e irmãos sublinha e amigos saúde para todos e pra nossa nação amem

    ResponderExcluir
  31. Adriana Cardoso6/1/22 16:06

    Peço oração por todas as pessoas enfermas, pela minha saúde, saúde dos meus filhos,do meu esposo,do meu pai e de todos os meus famíliares, que Jesus nos dê força e coragem a cada dia.

    ResponderExcluir
  32. Deus de Todo Poder, Soberano dos séculos, eu LHE agradeço pela vida de São Carlo de Sezze. No entanto, me ensine amar da melhor forma possível. Me ensine ter fé e confiança no meu REDENTOR. Me ensine guardar os VOSSOS mandamentos. Me ensine vencer o mundo. Me ensine viver com o Espírito Santo. Me ensine viver a minha consagração e a minha unção. Me ensine anunciar a BOA Nova. Me ensine trabalhar pela libertação dos cativos e dos oprimidos. Me ensine servir os cegos e os doentes. Me ensine colaborar com o ano da graça do Senhor. Me ensine testemunhar o Evangelho. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite padre João Carlos Rosa Caucaia Ceará peço oração pela minha família meus netos meu esposo meu casamento e minha conversão de minha família deus abençoe ilumine o senhor com muita saúde bençãos

    ResponderExcluir
  34. Que possamos praticar ações juntas mediante aos critérios humanizados diante de quaisquer situação, sejamos solícitos uns para com os outros,isso é sermos autênticos cristãos as demais situações são aparatos para essas atitudes principalmente os ritos que são artificiais acoplado nas entidades religiosas que também são motivos pra fazer a acontecer,mas sem a vivência nada é igual a ser na concepção Cristã.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS