PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VAMOS TODOS A BELÉM

VAMOS TODOS A BELÉM




25 de dezembro de 2021

EVANGELHO


Jo 1,1-18

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito.
4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.
10A Palavra estava no mundo — e o mundo foi feito por meio dela — mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram.
12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.
14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

MEDITAÇÃO


E a Palavra se fez carne e habitou entre nós (Jo 1, 14)

Há pouco mais de dois mil anos, a história da humanidade foi marcada por um evento absolutamente revolucionário. Deus mesmo veio morar com a gente. É esta a boa notícia que impactou a aventura humana na terra. Deus mesmo veio morar com a gente.

E em que isso faz a diferença? É que se há um ideal a ser seguido, ele não está mais nas nuvens, no além, nos livros, nas promessas. O ideal de humanidade ética, solidária, espiritualizada não é apenas um projeto. É uma pessoa. Os ideais de bondade, comunhão, fraternidade, justiça, verdade podem ser vistos, tocados na vida e na experiência de uma pessoa humana: Jesus de Nazaré, Deus e Homem a um só tempo. O verbo eterno que estava desde sempre ao lado do Pai entrou na história humana, solidário com todo ser humano, particularmente com o mais sofrido e desprezado.

E isso faz toda a diferença. No evangelho de hoje, lido em São João, está escrito: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade”. Jesus é essa verdade maravilhosa de Deus ao nosso alcance, Deus que veio a nós. O inefável que se deixou tocar. Isso é o natal. Dom Antônio Lustosa, bispo santo e sábio, salesiano, a caminho dos altares, escreveu assim, sobre o natal:

Vamos em espírito até Belém
contemplar a maior maravilha de todos os séculos:
o Verbo feito carne.
Deus em forma humana no meio dos homens.
O ser Infinito reduzido às dimensões de uma criancinha.
A Onipotência que nada pode fazer.
A Sabedoria que só sabe chorar.
O Rei dos Reis em uma manjedoura a servir-lhe de berço.
Quem tudo fez no mais completo desconforto.
O Altíssimo no maior abatimento.
É tudo mistério de amor.

O prólogo, essa abertura do evangelho de São João que estamos lendo hoje, começa com as mesmas palavras do início da Bíblia: “No princípio, era a Palavra”. A Bíblia, no livro do Gênesis, começa assim: “No princípio, Deus criou o céu e a terra”. Então, está nos dizendo o apóstolo João em seu evangelho, com Jesus está começando um novo tempo. A criação, obra perfeita de Deus, teve seu ponto alto na criação do homem e da mulher. Mas, veio o pecado que desfigurou essa obra divina. Agora, chegou Jesus para levar a obra do Criador à perfeição.



Guardando a mensagem

A novidade que revolucionou a história é a presença de Jesus entre nós. Deus se fez humano, entrou em nossa história. Agora, temos um modelo, um guia, um caminho para seguir. A certa altura de sua vida humana, Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Podemos segui-lo, crer nele, experimentar a vida eterna que ele nos comunica porque ele é de nossa raça humana, anda pelos nossos caminhos, sente as nossas dores, atravessa o nosso mesmo vale de lágrimas. Agora, podemos saber como é que um filho de Deus nessa terra pode manter-se em comunhão com o Pai e com os seus irmãos, ser-lhes fiel, encontrar realização e felicidade em sintonia com a vontade divina. “Vem e segue-me”. É assim que ele continua nos convidando a viver como ele, a tê-lo como regra de vida, a imitá-lo em sua vida humana de filho de Deus.

E a Palavra se fez carne e habitou entre nós (Jo 1, 14)
 
Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Neste natal nos encontramos como família ao redor de tua manjedoura. Ao lado de Maria, de José e de toda a criação representada pelos animais, nós te contemplamos em tua encarnação. Viemos, como os pastores de Belém, te visitar. Queremos, Senhor, que este natal nos anime a viver na fé e na esperança do teu evangelho. Com certeza, este é o maior presente que podemos te oferecer: renovar hoje nossa adesão a ti, ao teu evangelho e à tua Igreja. Derrama, Senhor, tuas santas bênçãos sobre cada um de nós e ajuda-nos a ser famílias segundo o modelo de tua santa família. Cuida, Senhor, de todos nós. Amém.

Receba, agora, a bênção do natal.

Incline sua cabeça e responda ‘amém’, no final das três orações.

O Deus de infinita bondade que, pela encarnação de seu filho, expulsou as trevas do mundo e, com seu glorioso nascimento transfigurou este dia, expulse do teu coração as trevas dos vícios e te transfigure com a luz das virtudes. Amém.

Aquele que anunciou aos pastores, pelo anjo, a grande alegria do nascimento do salvador derrame em teu coração a sua alegria e te torne testemunha do evangelho. Amém.

Aquele que pela encarnação do seu filho, uniu a terra ao céu, te conceda sua paz e seu amor e te faça membro comprometido com a missão de sua Igreja. Amém.

Vivendo a palavra

Dias atrás, eu convidei você a se preparar para dar um presente ao menino Jesus, no seu nascimento. Jesus vem a nós hoje (e todo dia) nos mais sofridos e nos mais pobres. Uma cesta básica, um almoço bem embalado, uma roupinha nova, um trocado generoso... veja o que pode dar. Neste natal, dê um presente ao menino Jesus.

Pra você e sua família, um santo e abençoado Natal!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Pe.João Carlos sua bênção quero te agradecer pela linda reflexão e a bênção obrigada.feliz Natal...Maria Maria José de luiz Gomes RN

    ResponderExcluir
  2. Pe.João Carlos obrigada por tudos os dias mim mandar a palavra de Deus que alimenta a minha alma e partelho com minha família e amigos.participo de todos os programas obrigada por mim ajudar na missão e na minha fé feliz Natal para o senhor.Maria José de luiz Gomes RN

    ResponderExcluir
  3. Feliz Natal Padre João Carlos! Que tenhamos Saúde e Paz

    ResponderExcluir
  4. Padre, não estou conseguindo ouvir o áudio, está dando falha no download

    ResponderExcluir
  5. Pe João Carlos, tenha um Feliz Natal, com muita paz, saúde, para senhor, peço minha benção e da minha mãe, obrigada pelas lindas meditações, Deus ti cubra com seu monto sagrado, tenha um bom dia, abraço




    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos...

    Queremos, Senhor, que este NATAL nos anime a viver nossa fé e na do teu Evangelho...
    Padre João Carlos, desejo-lhe um Natal abençoado e repleto das graças de Deus em sua vida e no seu coração.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Feliz Natal padre João Carlos obrigada pela sua oração.

    ResponderExcluir
  8. Bela reflexão Pé. João Carlos.
    Muito bem m montado e distribuído, de fácil entendimento.
    Obrigado.
    Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  9. Feliz Natal
    Para o Senhor cheio de bênçãos.

    ResponderExcluir
  10. Feliz Natal!
    Grandiosa reflexão!Jesus de Nazaré, Deus e homem em um só tempo. Glória a Deus!

    ResponderExcluir
  11. Quero Jesus que o Sr afaste meu filho das drogas pois está é a perdição de qualquer família.Obrigafa Jesus pela minha mesmo a gente ser falho não sempre falo... Sr não solte minhas m

    ResponderExcluir
  12. Que a presença do menino Jesus nos fortaleça,ilumine e proteja cada um de nós,libertando de todos os males. Obrigado Senhor por ter uma família maravilhosa.

    ResponderExcluir
  13. AMÉM🙇🙏 OBRIGADA PE JOÃO CARLOS PELA BELÍSSIMA MEDITAÇÃO DA PALAVRA!FELIZ NATAL COM TODOS OS SEUS!DEUSTEABENÇOE😇ILUMINE SEMPRE NA SUA CAMINHADA!
    QUE FICA GUARDADA NO MEU CORAÇÃO❤ UM NATAL CHEIO DE PAZ,AMOR,ESPERANÇA!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Padre João Carlos sua benção feliz Natal pra todos da ama!!!!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João Carlos Rosa um feliz Natal com muita saúde paz bençãos para senhor

    ResponderExcluir
  16. Feliz Natal padre João Carlos

    ResponderExcluir
  17. Padre João Carlos, JESUS abençoe o Natal do sr. com saúde e PAZ junto à seus familiares. DEUS os abençoe. Obrigada pela meditação enviada. FELIZ NATAL

    ResponderExcluir
  18. Senhor misericordioso, eu LHE agradeço pelo Nascimento do Menino de Belém. No entanto, me ensine anunciar e pregar a paz, o bem e a salvação. Me ensine dizer: Reina Senhor Jesus. Me ensine seguir o caminho dos profetas, da alegria, da luz, da fé, da humildade e da purificação. Me ensine glorificá-Lo e adorá-Lo. Me ensine viver o evangelho. Me ensine fugir das trevas. Me ensine ser um bom filho. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Me ensine viver cheio de graça e de verdade. Me ensine viver na VOSSA intimidade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Padre João Carlos feliz Natal de luz e de muita benção. papai do céu nos presenteou com seu filho amado o nosso salvador para ter vida eterna
    Nasceu jesus Cristo.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estivemos em Oração para o Amor na Palavra e na Humildade e que possamos Viver esse Amor em todas as coisas que façamos e Sempre agradecendo ao Senhor por sua infinita misericórdia. Salve Maria, Mãe do Menino Jesus 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS