PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: DOMINGO DA SAGRADA FAMÍLIA

DOMINGO DA SAGRADA FAMÍLIA



26 de dezembro de 2021

Domingo da Sagrada Família: Jesus, Maria e José


EVANGELHO


Lc 2,41-52

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”.
49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera.
51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas. 52E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens.

MEDITAÇÃO


Jesus desceu então com os seus pais para Nazaré e era-lhes obediente (Lc 2, 49)

Dentro da oitava do natal, celebramos, hoje, o Domingo da Sagrada Família, a família de Jesus, Maria e José. Celebrando a família de Nazaré, celebramos a nossa própria família, que é também sagrada, berço da fé, igreja doméstica. O evangelho de hoje dá notícia da angústia de José e Maria que se desencontraram do filho na volta da romaria da páscoa, em Jerusalém e só o encontraram três dias depois. Que susto grande eles passaram! É verdade que o garoto já tinha doze anos, idade na qual o judeuzinho era integrado na comunidade judaica com os direitos e deveres de um adulto. Mas, desaparecer assim, sem aviso... Poderia, pelo menos, ter mandado um recado pelos colegas ou vizinhos que estavam na mesma caravana. Bom, o garoto ficou no Templo e foi encontrado, três dias depois, sentado no meio dos doutores, ouvindo e fazendo perguntas. “Mas, meu filho, olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura. Por que você fez isso com a gente?”. O menino procurou se explicar e voltou pra casa com eles.

Então, mesmo na Sagrada Família, há desencontros. O adolescente Jesus, num gesto de independência próprio de sua idade, deu um susto nos pais que depois de um dia de viagem tiveram que voltar procurando-o, cheios de preocupação. Outra situação difícil da sagrada família, lembramos recentemente, foi a fuga para o Egito, por causa da perseguição de Herodes. É, problemas não faltam na vida de uma sagrada família, como a de Jesus e como a nossa também.

A palavra de Deus, hoje, proclamada em nossas celebrações, traz conselhos preciosos para toda a família: pais, mães e filhos. Um conselho muito especial é para os pais: NÃO SE AFASTAR DE DEUS. O salmo 127(128) é todo para os pais: “Feliz és tu, se temes o Senhor e trilhas os seus caminhos”. Esse é o homem abençoado: o que teme e anda com Deus. Sua esposa, seus filhos, seu trabalho, tudo vai andar bem. A carta aos Colossenses também tem um conselho para o esposo: amar sua mulher, não ser grosseiro com ela. Pais, acolham este conselho: não se afastem de Deus!

O conselho especial para as mães está no evangelho, é fazer como Maria: GUARDAR AS COISAS BOAS NO CORAÇÃO. Foi isto que Maria fez depois que encontrou seu filho no Templo e o levou pra casa. O menino deu uma resposta inesperada: “Por que estavam me procurando? Não sabem que devo estar na casa de meu Pai?”. Tanta coisa vinha acontecendo desde que o anjo tinha falado com ela. Coisas de Deus, maravilhosas, surpreendentes... E Maria guarda, medita tudo isso no coração. Ela toca o mistério de Deus, com respeito e admiração. Guardar é conservar memória, fotos, cartas, as histórias de cada um, e conservar todos em oração. A mãe toca o mistério de Deus muito de perto, no seio de sua família, na gravidez, no nascimento, em cada passo de crescimento ou de crise dos seus filhos. Ela é a memória viva da família, a memória grata a Deus, guarda tudo no coração. Ela é o coração da família. Mas, procura guardar as coisas boas, os bons momentos, as inspirações de Deus. Guarda tudo no cofre do seu coração. Quando alguém precisa, já sabe onde encontrar. Mães, fiquem com esse conselho: guardem as coisas boas de sua família no seu coração.

O conselho especial para os filhos está no gesto de Jesus: HONRAR E OBEDECER OS SEUS PAIS. É o que aconteceu com ele: “desceu então com os seus pais para Nazaré e era-lhes obediente”. O livro do Eclesiástico (Eclo 3) comenta o mandamento de Deus de honrar pai e mãe: “Quem honra o seu pai alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração quotidiana. Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros”. Também aí no livro do Eclesiástico há uma preocupação com os pais idosos. Aliás, o Papa Francisco, em nome da Igreja, tem manifestado preocupação com a situação de desrespeito e abandono de muitos idosos. Então, é muito atual, o que está escrito nesse livro bíblico: “Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo com ele; não o humilhes em nenhum dos dias de sua vida”. Filhos, este conselho é pra vocês: honrem e obedeçam os seus pais!



Guardando a mensagem

Neste domingo da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, recolhemos conselhos para os pais e para os filhos. Para o pai e esposo: não se afastar de Deus; Para as mães e esposas: guardar as coisas boas no coração; Para os filhos: honrar e obedecer seus pais. E toda atenção com os pais idosos: amor, amparo, compreensão e respeito.

Jesus desceu então com os seus pais para Nazaré e era-lhes obediente (Lc 2, 49)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nasceste e cresceste numa família humana tão especial! Nossas famílias também são especiais, porque nasceram do amor e são sustentadas pela tua graça. Elas são comunidades de fé, berço da vida, igrejas domésticas. Abençoa, Senhor, os pais, as mães, filhos e filhas, os avós, os tios e primos. Que a teu exemplo, os filhos vivam o mandamento de honrar e obedecer a seus pais. Que a exemplo de Maria, tua mãe, as mães guardem tudo no seu coração, em profunda comunhão contigo. Que a exemplo de José, teu pai adotivo, os pais nunca se afastem de Deus e honrem suas esposas com um amor fiel. Abençoa, hoje, de maneira especial, os idosos de nossas famílias. Que eles se sintam amados e valorizados. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você viu que eu lhe enviei um ebook para uma celebração de natal de família? Muita coisa você pode fazer, hoje, por sua família, especialmente rezar por todos de sua casa. Mas, posso lhe dar mais uma sugestão. Procure, hoje, sem pressa, tomar ao menos uma refeição na companhia de seus familiares.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Padre João Carlos nasceu jesus Cristo alegramos nosso coração porque o amor nunca deve morrer sempre renascer um ótimo domingo abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus nasceu numa sagrado família onde tinha mãe e pai tornando homem apontando o caminho da vida pelo seu exemplo e palavras.
    Ele deve está dentro de nossa casa com nossa família, devemos pedir a Deus a grandeza de sua manifestação.🙏🙋😍🌹💕
    Um ótimo domingo para todos

    ResponderExcluir
  2. Feliz Natal a todos e a todas!Que Deus abençoe nossa semana!

    ResponderExcluir
  3. Muita boa essa forma de evangelização

    ResponderExcluir
  4. Como é gratificante escutar de manhã cedo uma palavra de conforto e amor.
    Desejo que a partir deste natal todos abram seus corações a Jesus e os sintam preenchidos do maior amor verdadeiro.

    ResponderExcluir
  5. Peço oracao para minha família
    Afrânio Zenildo Monteiro dos Santos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Que JESUS MENINO possa estar cada dia mais presente em sua vida.
    Dos três conselhos da MEDITAÇÃO guardarei as coisas boas no meu coração; serão reflexões para minha vida espiritual...
    Um excelente domingo a todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. GRATIDÃO À SAGRADA FAMÍLIA DO SENHOR, QUE É PARA NÓS EXEMPLO DE AMOR, RETIDÃO E RESPEITO! ABENÇOA SENHOR AS FAMÍLIAS, AMÉM... ABENÇOA SENHOR, A MINHA TBÉM!♥️🙏🌟

    ResponderExcluir
  8. Bom dia muito bom obrigado meu Deus pela tua palavra

    ResponderExcluir
  9. Bom dia e Obrigado Padre João Carlos, estaremos em Oração para o Amor na Sagrada Família e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. Presado padre João Carlos uma abençoada tarde, hoje sendo o dia da sagrada família quantos concelhos bons pra todos nós pais mães esposos e esposas e filhos e filhas se guardados e meditados no coração ❤️❤️ como Maria e José feliz Natal

    ResponderExcluir
  11. Deus de amor, eu LHE agradeço pela Solenidade da Sagrada Família. Contudo, me ajude honrá-Lo. Me ajude fugir do pecado. Me ajude seguir o caminho da santidade, da justiça, da misericórdia, da bondade, da educação, da humildade, da mansidão, da paciência, da obediência, da paz, da caridade, da sabedoria, da graça, das boas obras e da compreensão. Me ajude amar e perdoar. Me ajude viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude cantar salmos, hinos e cânticos espirituais. Me ajude participar das festas litúrgicas. Me ajude ter bons pensamentos. Me ajude procurar sempre a VOSSA casa. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS