PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS

O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS



06 de dezembro de 2021

EVANGELHO


Lc 5,17-26

17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda?’ 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

MEDITAÇÃO


Quem pode perdoar os pecados, senão Deus? (Lc 5, 21)

Nós começamos essa segunda semana do advento com o apelo da conversão. João Batista preparou o povo para receber Jesus, convidando-o a consertar seus caminhos errados, confessar os seus pecados e batizar-se no rio Jordão. É o advento: preparar o encontro com Jesus, consertando a estrada esburacada e cheia de curvas de nossa vida, pela conversão dos nossos pecados.

E quem pode perdoar os nossos pecados? O evangelho de hoje tem a resposta. Os fariseus acharam que Jesus estava blasfemando. Ele perdoou os pecados do paralítico. Havia muita gente ouvindo Jesus, o local estava lotado. Um grupo trouxe um paralítico e arrumou um jeito de apresentá-lo ao Mestre. Desceram o doente pelo telhado. Jesus viu a fé deles e disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. Foi o bastante para uma onda de críticas. “Só Deus pode perdoar os pecados!”, murmuraram os fariseus.

O perdão dos pecados é a obra de Jesus no sacrifício da cruz. Por sua morte e ressurreição, ele nos reconciliou com Deus. Senhor fariseu, é verdade, é Deus quem perdoa! É Deus quem foi ofendido. E Deus nos perdoa, pelos méritos da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Quem perdoou o paralítico foi o próprio autor da salvação. E até o curou de sua doença. Mas, fez ver que isso não era mais importante do que o perdão dos pecados. E até mesmo o curou para mostrar, como ele disse, que “o filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados”.

Nós recebemos o perdão dos nossos pecados, em primeiro lugar, no batismo. É a nossa primeira conversão. O batismo é o banho purificador pelo qual o Espírito Santo nos lava do pecado. E como continuamos a pecar depois do batismo, precisamos de uma segunda conversão, que precisa ser contínua em nossa vida. Para voltar à comunhão com Deus, Jesus deixou o sacramento da confissão, chamado também de sacramento da penitência. Aqui, entra o neofariseu de hoje com a mesma crítica: ‘Só Deus pode perdoar os pecados!’, tentando desqualificar esse serviço exercido pelos ministros da Igreja.

Jesus, o filho de Deus, nos reconcilia com o Pai, por meio do seu sacrifício redentor. E ele encarregou os seus apóstolos para darem continuidade na história a esse ministério de reconciliação. Depois de ressuscitado, tendo soprado sobre eles comunicando-lhes o santo Espírito, ele disse: “A quem vocês perdoarem os pecados, eles serão perdoados”. Os ministros da absolvição (os bispos e os padres) realizam esse ministério em nome de Cristo. Eles participam do seu sacerdócio. Em seu nome, escutam a confissão dos pecados dos seus irmãos, em seu nome os aconselham, em seu nome conferem a absolvição dos seus pecados. É claro, só Deus pode perdoar os pecados, senhor neofariseu! E ele o faz por meio dos seus ministros. Foi assim que Jesus deixou.

Guardando a mensagem

Este tempo do advento nos avisa que precisamos preparar a nossa vida para o encontro com Cristo, como quem conserta uma estrada com muitas curvas e buracos. É o grande apelo de conversão dos nossos pecados. E como nos livramos dessas estradas tortas do pecado, sobretudo do pecado mortal que nos afasta da comunhão com Deus? Resposta: pelo arrependimento e pela confissão dos nossos pecados. A nossa primeira conversão é celebrada no batismo. Nele, somos lavados do pecado, pelos méritos da paixão do Redentor. Para nos ajudar a reencontrar a graça de Deus, Jesus deixou o sacramento da confissão ou penitência. Nele, celebramos a nossa segunda e permanente conversão. Arrependidos, confessamos/dizemos os nossos pecados e recebemos a absolvição dos ministros da Igreja que fazem isso em nome de Cristo. Assim, somos reconciliados com Deus e com a comunidade eclesial, a quem também ofendemos com nossos pecados.

Quem pode perdoar os pecados, senão Deus? (Lc 5, 21)

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras com que pedimos perdão dos nossos pecados, no início da Santa Missa.

Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. Amém.

Vivendo a palavra

Se a gente parar pra pensar um pouco e abrir espaço para a ação do Espírito Santo em nós, logo compreendemos nossas falhas e nossos pecados. É o que a gente faz no Exame de Consciência. Dê uma paradinha em algum momento no dia de hoje e faça seu Exame de Consciência. Pergunte-se: Em que eu estou falhando com o meu Deus?

Agradeço, de coração, a quem acompanhou o nosso Show de domingo passado. O evento reuniu uma audiência numerosa e participativa, de forma presencial e on-line. Agora, na AMA, já começa a preparação para a novena de Natal.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Sou grata a Deus pela oportunidade de ouvir suas palavras tão bem ditas através do seu Filho Jesus que passou p/ seus Apóstolos e assim chegando até nós por todos os seus Pregadores intuidos pelo Espírito Santo p/Honrar e Glória do SENHOR 🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia e obrigado padre João Carlos,pela maneira didática como nos encaminha a palavra de Deus diariamente. Deus te abençoe 🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos!
    Adorei reencontrar com o Senho,na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Acompanho o Senhor pela Rádio Olinda.Esse é o meu zap 81 9 8754 1797,quero participar.. do seu coral!!
    Lucia Lima.Caçote Areias.
    Deus,lhe abençoe grandemente!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada padre João Carlos por contribuir para nosso crescimento espiritual. O Grande Deus lhe abençoe abundantemente.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Amei estes comentários

    ResponderExcluir
  6. Deus continue abençoando a todos.Maria passa a frente .

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos.
    O perdão dos nossos pecados.
    Obrigado, Padre João Carlos pela sua missão evangelizadora neste mundo... a humanidade que padece nessa pandemia precisa muito da sua ajuda espiritual.
    Que Deus derrame bênçãos sem medidas em sua vida e que nunca lhe faltem: saúde, paz e serenidade em sua caminhada missionária. Deus lhe abençoe infinitamente!!!...
    Senhor Jesus, peço-te perdão dos meus pecados... eu confio em vós, Senhor.
    Uma excelente semana com saúde e paz para Padre João Carlos e toda equipe da AMA.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Suas palavras Padre João Carlos nos ajuda a superar os desafios da vida. Deus o abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Senhor,por tudo que recebemos em nossas vidas,sou feliz por esta aprendendo muitas coisas boas através dos ensinamentos que o Senhor nos ensinou para uma vida melhor.

    ResponderExcluir
  11. Lindas palavras!! Bela mensagem. Estou muito.necessitado desse perdão. E, agora vi e entendi melhor a importância da oração, do clamor a deus e a fé na santíssima trindade. Amém

    ResponderExcluir
  12. Justina Maria 06/12/21/10:55 amem padre João carlos suas palavras nos traz conversão,sim não foi possível assumir o que planegei peço perdão.

    ResponderExcluir
  13. BOM DIA! padre João, somos nós que agradecemos ao sr. por tanta PAZ e tanta LUZ DIVINA que o sr. nos traz, obrigada por todos os dias estar presente em nossas vidas, nos abençoando com a Santa Palavra de DEUS. GRATIDÃO também pelo SHOW tão emocionante de sábado Só agradecimento. DEUS seja louvado por tudo, uma prece especial. sua bênção.

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé e no Perdão e que Jesus ilumine nossos caminhos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João Carlos o senhor nem imagina como eu ainda estou com tantas emoções do sábado foi tudo maravilhoso que sua tarde seja abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Deus sabe das minhas fraquezas, quando sou fraca mais ele gosta de mim, mesmo nos meus deslizes
    Mais eu tenho um profundo relacionamento com Deus nas minhas falhas tenho oportunidade poderosa interseção do senhor em minha vida peço misericórdia das minhas fraquezas.
    E nossa senhora santifique meus pensamentos e sentimento.
    🙏🙋😍🌹💕
    Uma semana abençoada para todos desculpa a ausência

    ResponderExcluir
  16. Meu Senhor e meu Deus, eu LHE agradeço pelo dom de ensinar. Contudo, me conceda a graça de seguir o caminho da fartura, da alegria, da salvação, da saúde, da pureza, da libertação, da virtude, da caridade, da fé, do perdão e da santidade. Me conceda a graça de louvá-Lo e glorificá-Lo. Me conceda a graça de vencer o medo, a dor, a murmuração, a blasfêmia e o pranto. Me conceda a graça de ter bons e santos pensamentos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A fé do oficial romano abre a semana do curso bíblico

   16 de setembro de 2024.     Memória dos mártires São Cornélio, papa  e São Cipriano, bispo    Evangelho.     Lc 7,1-10 Naquele tempo, 1qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS