PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELE ACREDITOU

ELE ACREDITOU





27 de dezembro de 2021

Oitava do Natal

Dia de São João, apóstolo e evangelista


EVANGELHO


Jo 20,2-8

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.

MEDITAÇÃO


Ele viu e acreditou (Jo 20, 8).

No dia em que celebramos o apóstolo João, lemos o trecho do seu evangelho que fala do túmulo de Jesus. O que tem João com esse tempo do Natal? E o que essa cena do túmulo nos inspira neste final de ano? Um pouco de paciência e a gente chega lá...

O evangelho que São João escreveu é um livro maravilhoso, inspirado pelo Espírito Santo como os outros evangelhos, claro, mas que tem uma contribuição muito original. Mais do que contar episódios da vida de Jesus, ele faz uma leitura do significado de sua missão. O prólogo, por exemplo, que nós lemos no dia de natal, nos diz, de uma maneira poética, que a vinda de Jesus é a realização da promessa que Deus fez, desde o início na criação. Lá, ele prometeu um salvador para a humanidade que se afastou da amizade com o Criador, pelo pecado. O filho, que já existia em Deus, como sua palavra criadora, fez-se carne e habitou entre nós. Jesus é a descendência da mulher que vai esmagar a cabeça da serpente, isto é, que veio vencer o mal, o pecado e a morte. Essa pregação de São João, portanto, tem tudo a ver com o natal do Senhor, meditando sobre o significado de sua encarnação.

Na cena do evangelho de hoje, ele e Pedro foram correndo ao túmulo, onde Jesus fora sepultado. Era a madrugada do domingo. E Madalena viera correndo avisar que tinham roubado o corpo do Senhor. Ele chegou primeiro do que Pedro ao túmulo, claro, corria mais rápido, era mais jovem. Mas, não entrou, esperou Pedro chegar. Nesse gesto, ele está reconhecendo o papel de liderança de Pedro. Ele viu o túmulo vazio, as faixas de linho no chão. As faixas enrolavam todo o corpo do morto. Pedro, entrando no túmulo, viu também o pano que cobria a cabeça do morto dobrado num canto. Os dois entraram... Pedro não sabia o que pensar... Mas, João não teve dúvida: viu e creu. Viu e acreditou: Jesus havia ressuscitado como tinha anunciado.

Nesse primeiro momento, eles não viram Jesus ressuscitado. Madalena imaginou que tinham roubado o corpo. Pedro ficou sem saber o que pensar... Mas, João, diante dos sinais, acreditou: Jesus está vivo, ressuscitou. Os sinais estavam ali... João é que captou o significado deles. O túmulo vazio, as faixas de linho no chão, o pano do rosto dobrado num canto... sinais a indicar uma realidade surpreendente: a ressurreição do Senhor, a sua vitória sobre a morte e sobre o pecado e o mal.


Guardando a mensagem

Olha que lição especial o jovem apóstolo João está nos deixando hoje... há tanta crise nesse mundo, tanto sonho sepultado, tantos dramas na vida das pessoas, pode ser até o seu caso... Nessa situação, as lágrimas, a dor podem enuviar, embaçar nossos olhos... e sermos levados a enxergar apenas o fim, a destruição, o túnel sem saída. Madalena e Pedro estavam assim... na sua dor, no seu desalento, não enxergaram o que os sinais estavam indicando. O túmulo vazio, as faixas pelo chão, o pano dobrado num canto estavam indicando uma virada, uma revolução, a vitória de Jesus, a sua ressurreição. João viu aquilo e acreditou. Encheu seu coração de esperança.

Ele viu e acreditou (Jo 20, 8).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Como Pedro e Maria Madalena, muitas vezes ficamos como cegos diante dos sinais de Deus que age em nossa vida e em nossa história. Dá-nos, Senhor, a fé do teu jovem apóstolo João, que viu no túmulo vazio um indício claro de que tu não estavas mais na morte, mas tinhas ressuscitado. A vitória da justiça, da paz, da verdade, da honestidade está sinalizada em pequenos gestos e atitudes do nosso dia-a-dia. Dá-nos, Senhor, olhos para ver que a criança na manjedoura é, na verdade, o rei no seu trono, reinando a partir dos humildes e desprezados, na surpreendente lógica do amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual, aquele caderno que você ficou de adquirir, escreva uma pequena oração a Jesus no seu presépio.

Estou lhe encaminhando uma mensagem em vídeo, em nome da AMA-Associação Missionária Amanhecer, de quem eu já lhe falei, em outras ocasiões. Nossa Associação responde por um volumoso serviço de evangelização nos meios de comunicação, que inclui a Meditação enviada diariamente, programas religiosos em 128 emissoras de rádio e muito mais. O convite é para você nos apoiar na evangelização.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb






14 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, padre joao carlos, pelo belo exercício diário da palavra de Deus. Me tem confortado, amenizando minha dor. Que a prosperidade e a saúde, sempre o acompanhem. Paz! Obrigado

      Excluir
    2. Agradeço, Nando, sua mensagem. Deus abençoe o seu natal e o seu novo ano.
      P João Carlos

      Excluir
    3. Acompanho todos os dias as explicaçoes do evangelho,eu adoro! Muito obrigada, padre joão carlos. Sou de S. Maria RGS

      Excluir
  2. Padre João Carlos que o senhor tenha uma ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    A luz no fim do túnel é jesus Cristo.
    Na sua vinda ao nosso encontro
    Jesus nos ensina pra tudo tem uma saída, Ele nasceu numa manjedoura morreu crusificado e ressuscitou glorioso, Ele é rei dos reis.
    A humanidade não é nada sem o grande nazareno.
    Jesus é esse o caminho a seguir.
    No meu coração nasceu uma luz que brilha me dando força para lutar.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um começo de semana abençoada para todos
    .

    ResponderExcluir
  3. Amém bom dia padre João Carlos sua benção! Jesus vive dias melhores virão Deus o abençoe sempre uma semana de muita paz pra todos nós 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  4. Que Jesus renascido neste Natal de 2021,seja nossa fortaleza e aumente nossa fé e que possamos ver e acreditar como João viu e acreditou!FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Agradeço as Meditações e Reflexão que recebi do Padre Fábio durante todo ano de 2021.
    Que Deus nos abençoe poderosamente com saúde e paz,
    Nos dê sabedoria, força, coragem, fé, nos proteja e nos livre de todo mal.
    Que em 2022 o CRIADOR ilumine nossos caminhos...
    Um dia abençoado à todos.

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus e Pai, eu LHE agradeço pela vida de São João Evangelista. Todavia, me conceda a graça de testemunhar o evangelho. Me conceda a graça de anunciar a vida eterna. Me conceda a graça de viver em comunhão com a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça de seguir o caminho da alegria, do discipulado, da fé e do amor. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos Rosa de Caucaia Ceará um feliz ano novo de muita saúde paz bençãos para senhor sua família e sua sobrinha linda Deus abençoe

    ResponderExcluir
  8. IRACEMA um feliz ano de muita paz saúde pra o senhor e família

    ResponderExcluir
  9. Justina silva17//12/21 10:51bom dia padre João feliz Natal e um próspero.ano com muitas bênçãos pra o senhor e sua família obrigada por tudo essa semana depósito a doação estou esperando meu livro e meu ced.Muitas bênçãos

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estivemos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS