PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CONSTRUIR EM BASES FIRMES

CONSTRUIR EM BASES FIRMES

 



Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão, PE, 
uma "casa" construída sobre a rocha.

02 de dezembro de 2021


EVANGELHO


Mt 7,21.24-27

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

MEDITAÇÃO

Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha (Mt 7, 24)

Você está construindo sua casa sobre a areia ou sobre a rocha? Sua casa é o que você constrói na vida: sua educação, sua profissão, o seu casamento, a educação dos seus filhos... Qual é o alicerce de sua vida?

Eu vou lhe dizer uma coisa: construir em cima de um terreno firme, como uma rocha, é uma coisa muito trabalhosa. É trabalhoso e demorado. Exige muito esforço e perseverança. Você gasta muito e demora mais. Mas tem uma vantagem: ninguém derruba.

Pense no que é construir um casamento feliz, uma família à prova de vendavais e tempestades; ou uma profissão bem sucedida; ou ainda a educação dos filhos. Tem-se que por um alicerce firme, como quem constrói em cima de uma rocha. E alicerce firme quer dizer: preparar o futuro com seriedade: estudo sério, educação para o trabalho honesto; fidelidade aos compromissos assumidos, pontualidade no desempenho dos próprios deveres, capacidade de renúncia e disciplina... E isso exige esforço, persistência, sacrifício.

O alicerce não se vê, mas é ele que sustenta a casa. É ele que garante a construção nos dias adversos das chuvas torrenciais e das ventanias fortes, como disse Jesus no evangelho. E nem vou falar do contrário. Quanta fachada bonita, com graves falhas nos alicerces! Casamentos que vão fracassar na primeira crise. Rostos jovens e bonitos que serão presas fáceis do consumismo ou até das drogas. Profissionais despreparados e mercenários. Casas sem alicerce. Vidas edificadas sobre o mais fácil e prazeroso, seguindo a lei do menor esforço.

Guardando a mensagem

Acolher e praticar a Palavra de Deus, com dedicação e perseverança, é construir o alicerce de sua própria vida sobre uma rocha firme. Ouvir a palavra e não pô-la em prática é construir sua casa sobre terreno sem consistência, é expor-se ao fracasso. A diferença está, então, em praticar a palavra, isto é, em fazer da vivência do evangelho o alicerce da própria vida.

Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha (Mt 7, 24)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Cada dia mais, tua Palavra nos encanta. Mas, é claro, não basta ouvi-la e conhecê-la. É preciso praticá-la. A prática de tua Palavra é o alicerce firme que pomos na construção de nossa vida. Exige esforço, decisão, perseverança. A tua graça nos faz novas criaturas. A tua palavra nos vai edificando como pessoas renascidas na fé, libertas do pecado e de todos os vícios do homem velho. É uma construção que nos pede renúncia, conversão, empenho diário. A prática de tua palavra, isto é, viver segundo a boa notícia do amor do nosso Deus, é uma parceria entre nosso esforço e a tua graça, entre a nossa luta diária para vencer o mal e praticar o bem e a ação do Santo Espírito que nos purifica, nos renova e nos edifica como filhos de Deus. Obrigado, Senhor. Bendito seja o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você, com certeza, conhece alguma família que esteja passando por um momento de tempestade. Hoje, reze por essa família.

Toda quinta-feira, celebramos a Santa Missa das 11 horas.  em favor de todos vocês que nos acompanham na Meditação, no Rádio, nas Redes Sociais. Dedicamos, particularmente, a celebração aos associados da AMA. E f. icaremos felizes se você apresentar seu pedido de oração para a Santa Missa, através do formulário que estamos lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

26 comentários:

  1. Padre João Carlos sua o senhor é uma benção em minha suas palavras são muito abençoadas peço sua benção para mim e a minha família Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Pessoa oração pela saúde do meu sogro Carlos Alberto Queiroz que hoje se encontra enfermo no hospital e pela família dele.. amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos, suas meditações mim deixa cheia de bênçãos, muito obrigada, peça em suas orações pela minha mãe, e que mim proteja em meu procedimento dentário, que Deus nos abençoe minha família, e que Deus abençoe o senhor e sua família, abraço

    ResponderExcluir
  4. Bom dia e que Deus te abençoe. São sempre muito sábias as vossas reflexões sobre os Evangelho de Jesus Cristo. Retratam com muita coerência o momento atual de casa um de nós. Deus seja bendito e louvado eternamente no meio de nós e de nossas famílias. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Suas medicações Pe João tem muito nós auxiliado nas pregações aqui em Juiz de Fora onde moro. Deus abençoe sua vida, ministério e missão.

    ResponderExcluir
  6. Por a minha saúde,pela saúde de Valdemar e pelo o dom da vida de Maria Heloísa,8 anos.

    ResponderExcluir
  7. Sua benção padre, suas reflexões e homilias são puras catequese para quem o acompanha todos os dias por aqui ou presencial.
    É um bálsamo. Resta seguir.

    ResponderExcluir
  8. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏Pela minha família, pelos padres e evangelizadores que continuem no caminho de Deus, que o divino Espírito Santo nos iluminem

    ResponderExcluir
  9. Pela intenção do meu sobrinho e sua esposa que sofre com uma terrível depressão. Tentando suicídio

    ResponderExcluir
  10. Padre Joao , hoje peço pela viagem da minha filha para a Flórida na próxima 3a feira. Por causa da Covid e eu grupo de risco estou sem vê-lá há dois anos. Peço pela minha cura Senhor Jesus e que tenhamos um grande Natal em oração sempre.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia .
    Peço oração pela minha família minha casa e pela libertação de todos os doentes .

    ResponderExcluir
  12. Wanderley2/12/21 07:25

    Bom dia Padre João Carlos, peço oração por minha família, todos os meus familiares e amigos, Que DEUS nos ajude na edificação da nossa casa.

    ResponderExcluir
  13. Peço oração pela cura e libertação do corpo e da alma de Francisca Lindaura Moreira Braga. Que se faça a vontade de Deus em sua vida, para sua salvação 🙏

    ResponderExcluir
  14. Pela unidade dos cristãos e das famílias. Por novas vocações pra igreja e pra comunidade Olhar Misericordioso.

    ResponderExcluir
  15. Por todos os sacerdotes e famílias. Por todos os enfermos e pelas famílias enlutadas. Pelas almas do purgatório.

    ResponderExcluir
  16. Peço oração pela minha família que Deus nos abençoe e nos proteja de todos os males. Peço oração pra minha irmã Sandra que está por momento turbulentos com seus filhos.

    ResponderExcluir
  17. Padre João. Te peço em nome de um amigo da família que, descobriu um câncer e está entrando em Depressão. Que Deus lhe dê forças para superar e suportar carregar sua cruz.
    Te peço também para que interceda junto ao Nosso Pai, pela minha viagem a Recife, com meu filho, esposa e neta, onde iremos celebrar o Natal em família.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado por suas palavras iluminadas pelo Espírito Santo.
    Peço pela minha saúde e de toda a minha família, e pelo fim da pandemia. Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia . A Paz do Senhor .
    Pesos oração p minha Famila , minha irmã q está c problemas de saúde e meu irmão mais velho está internado no PSM da 14 a espera de um leito p ópera a vesícula e por mim tbm q irei ópera minha vista dia 15 em nome de Jesus .
    Sou de Bel-PA.
    Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Carlos. Hoje peço especialmente pela minha filha Patrícia Lourenço Angelucci que está esperando o Nícolas nascer já está prontinho. Estamos só aguardando sua hora. Ela está com diabetes gestações e rezo para que tenha um bom parto e que o Nicolas nasça com muita saúde! Quero pedir também pela espiritualidade da minha filha que está muito muito muito baixa. Gratidào!

    ResponderExcluir
  21. Bom padre,não o conhecia mas pelos depoimentos feitos aqui, já o admiro. Peço a Deus a compreensão da vida, pois não sei se estou no caminho certo. Obrigado sua atenção. Padre João.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo quinta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos o envagelho de hoje né lembrou a estória dos três porquinho a fúria do lobo mau para devorar os três cada um construí suas casas aquele que fez sua casa com base forte a casa não caio todos se salvaram os dois que não fez sua casa estrutura forte correu sustentar na casa construída com base forte.
    Louvado seja Deus que devemos seguir no caminho que nos levar a fazer com base forte sustentando.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  23. Bom dia padre João Carlos peço oração por minha saúde estou sem conseguir falar e comer estou muito triste que Deus mim abençoe 🙏🙏

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde padre João Carlos, peço oração pelo meu filho muita luz no caminho dele.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite padre João Carlos agradeço peço oração pelo meu esforço que estou fazendo para a filha trabalhar não tenho . muito tempo ne para rezar do tenho na hora que entro no mmr l

    ResponderExcluir
  26. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estivemos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e na Família e que Jesus nos ilumine para transmitirmos em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS