PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O REINO DE DEUS PERTINHO DE NÓS

O REINO DE DEUS PERTINHO DE NÓS



11 de novembro de 2021


EVANGELHO


Lc 17,20-25

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

MEDITAÇÃO


O Reino de Deus está entre vocês (Lc 17, 21)

Os fariseus perguntaram a Jesus quando chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu que o Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem pode ser apontado aqui ou ali, porque ele já está no meio de nós.

A gente fica esperando o Reino como uma intervenção poderosa de Deus em nosso mundo. Uma coisa forte, visível que todo mundo reconheça e se submeta. Como falamos de ‘reino’, ficamos imaginando os impérios deste mundo, os reinados de senhores poderosos e violentos de quem a história dá notícia.

Jesus, que tanto falou do Reino de Deus, não deixou uma definição do que é o Reino. Antes, fez comparações que desfazem completamente nossas expectativas. O Reino é como uma semente de mostarda que vai se tornar uma árvore. É como uma rede de pescar que pega todo tipo de peixe. O Reino é como uma festa de casamento, para a qual estamos convidados. É como o semeador que sai semeando a boa semente em terreno de todo tipo. É como a plantação, onde o inimigo semeou o joio. É melhor a gente desistir de querer definir o que é o Reino de Deus. Parece que é um jeito de Deus agir neste mundo.

E Jesus anunciou fortemente o Reino de Deus. Avisou, desde o início, que ele estava próximo, que o seu tempo tinha chegado. A presença de Jesus libertando, restaurando, salvando é o Reino acontecendo. As ações e as palavras de Jesus instauram o reinado de Deus entre nós. Esse anúncio do Reino que chegou é uma comunicação que muda nossa vida, que dá novo sentido à realidade. Não é apenas uma notícia entre outras, uma manchete a mais. É a resposta que a humanidade estava esperando, o tempo do Messias, o tempo de Deus que Israel esperou por séculos.

O Evangelho é a revelação desse evento maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós. Deus está cumprindo sua promessa: “Eis que faço novas todas as coisas”. É por essa razão que o Evangelho, em confirmação das palavras de Jesus, narra tantos milagres, curas, exorcismos. É o Reino se instalando como luz, como saúde, como paz, como perdão.

Guardando a mensagem

Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino está entre nós. Deus, por meio do seu filho Jesus, está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Jesus está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora. O Reino está entre nós.

O Reino de Deus está entre vocês (Lc 17, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Na Missa, quando o sacerdote que preside faz a saudação “O Senhor esteja convosco” respondemos “Ele está no meio de nós”. Tu estás entre nós, tu estás conosco na assembleia que se reúne, na Palavra que é proclamada, no Pão eucarístico que nos alimenta. É isso que experimentamos cada dia e que celebramos na Missa: a tua presença redentora entre nós, nos instruindo, nos abençoando, nos conduzindo. O Reino, de que tanto falaste, é a tua presença salvando esse mundo, reconduzindo o pecador à comunhão com Deus, nos conduzindo no caminho da justiça e da paz. Tu és o Emanuel, Deus conosco. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Recordando o evangelho de hoje, reze, muitas vezes durante o dia: “Venha a nós o vosso Reino!”.

Nesta quinta-feira eucarística, podendo, participe da Santa Missa que celebro às 11 horas. Já estou lhe enviando o link. Segue também o formulário para você inserir o seu pedido de oração para a celebração de hoje.   

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏que o reino de Deus esteja entre nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Obrigado pelas orações,que me fortalece tkda manhã!

      Excluir
    2. Venha a nós o vosso Reino.

      Excluir
    3. Venha há nós o vosso reino

      Excluir
    4. O reino de Deus para mim e tudo que tenho vivido quer de bem quer mal. O reino de Deus se manifesta em tudo na nossa vids

      Excluir
    5. Amém, o Reino de Deus para mim.

      Excluir
  2. Bom dia Padre João Carlos sua bênção muito obrigado por suas meñsagens muito linda Deus abençoe o senhor e toda sua familia paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Padre João Carlos, peço oração pela saúde da minha mãe.

    ResponderExcluir
  4. Padre peço oração pela saúde da minha tia Alda minha mãe Maria José e meu pai Carlos

    ResponderExcluir
  5. Peço oração pela saúde dos meus filhos e netos,por minha saúde e pela convenção dos pescadores.
    Bom dia Deus abençoe a todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  6. Peço oração pela minha saúde, e pela minha família, amém

    ResponderExcluir
  7. Padre e irmãos muito obrigado pelas palavras e orações por mim pelos meus e pelos nós irmãos que necessitam de uma palavra abençoada. AMÉM

    ResponderExcluir
  8. Obrigado padre Carlos Deus abençoe a ada dia sua vida e missão.

    ResponderExcluir
  9. Peço oração por mim e todos os familiares,Silva, Moraes, Barbosa Martins,Parreiras,Ferreira,Castro,Lourenço,Mendes,Acacio Alves,Schuster .

    ResponderExcluir
  10. Peço pela minha cura e pelo êxito na cirurgia que minha filha, Bárbara fez nos olhos. Abençoa tb Pai a nossa viagem neste fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, nossa benção minha e da minha mãe, que o Reino de Deus esteja entre nós, amém, obrigada por tanta e linda meditação, que Deus abençoe sempre, abraço

    ResponderExcluir
  12. Pesso oração pra mim é minha família e pelo o padre jairo da paróquia nossa senhora Aparecida que o senhor nos livre do mal

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos que sua tarde seja abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    O Reino de Deus está no meio de nós, porque Jesus veio a terra e deixou sua presença, mais falta alguma coisa é necessário que O Reino chegue ao coração de cada um de nós,em sua plenitude, Jesus é o soberano para reinar na alma e na nossa vida, para não deixar o nosso inimigo vencer.
    " O pecado ".🙏🙋😍🌟🌟🌟🌹💕
    Boa tarde para todos

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus, que nos purificais e alimentais com os VOSSOS sacramentos, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. No entanto, me ajude viver com sabedoria. Me ajude seguir o caminho da pureza, da santidade, do profetismo, da luz eterna e da suavidade. Me ajude ser um verdadeiro amigo do meu REDENTOR. Me ajude colaborar na construção do VOSSO REINO. Me ajude vencer o sofrimento e a rejeição. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Erondina Nascimento:Peço orações por todos que estão famintos e desempregados. Por mim e por todos que sofrem com transtorno de ansiedade, depressão e síndrome do pânico. VENHA À NÓS O VOSSO REINO.

    ResponderExcluir
  16. Erondina Nascimento:GRATIDÃO Pedre João Carlos, o senhor me evangeliza todos os os dias: Com a meditação da palavra e suas músicas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Jesus é a presença salvadora de Deus.

23 de abril de 2024   Terça-feira da 4ª Semana da Páscoa.    Evangelho.   Jo 10,22-30 22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do ...

POSTAGENS MAIS VISTAS