PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O QUE ACONTECEU COM A MULHER DE LÓ

O QUE ACONTECEU COM A MULHER DE LÓ


12 de novembro de 2021

EVANGELHO


Lc 17,26-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.

MEDITAÇÃO


Lembrem-se da mulher de Ló (Lc 17, 32)

Houve o dia de Noé, o dia em que Noé entrou na arca. Esse dia foi um marco, separando a convivência distraída do povo e o dilúvio que acabou com tudo. O dia de Noé foi a intervenção de Deus, o juízo de Deus.

Houve o dia de Ló, o dia em que Ló deixou Sodoma. Esse dia foi um marco, separando a vidinha relaxada do povo e a chuva de fogo e enxofre que sepultou tudo. O dia de Ló foi a intervenção de Deus, o juízo de Deus.

Haverá o dia do Filho do Homem, o dia da revelação de Jesus, a sua manifestação no final da história. Esse dia será um marco, separando o tempo em que todo mundo foi convidado à conversão e a salvação dos justos. O dia do Filho do Homem será a intervenção de Deus, o julgamento de Deus.

Você está entendendo, Jesus está falando de seu retorno. Vivemos na expectativa de sua volta. O tempo da conversão é agora, enquanto o aguardamos. Nesse contexto, Jesus falou da mulher de Ló. ‘Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la’.

A história de Ló está no primeiro livro da Bíblia, o livro do Gênesis. Ló foi o único justo encontrado na cidade de Sodoma. Tudo de ruim havia naquela cidade. O justo foi convidado a sair dali, deixar tudo, abandonar aquela gente. Ló saiu com sua família. Deus poria um fim naquele antro de maldade, violência e perversidade. A família de Ló saiu da cidade. Havia uma recomendação: ninguém olhe pra trás. A certa altura, a mulher de Ló olhou para trás para ver o que estava acontecendo por lá. Não deu outra. Virou uma estátua de sal. Jesus relembrou essa antiga história bíblica e tirou uma lição: "Quem quiser ganhar a sua vida, vai perdê-la".

A chegada do Reino de Deus é como o convite para a saída de Sodoma. Em outras palavras, Jesus pregou desde o início: "O reino chegou, convertam-se". Conversão é reorientar a própria vida e a vida em nossa volta. Reorientá-la para Deus, em obediência à sua Palavra salvadora. Deixar o velho do pecado e abraçar o novo do perdão e da reconciliação oferecidos agora no próprio Jesus. Dar as costas à Sodoma e caminhar para um novo modo de ser e de viver. Não compactuar mais com a velha situação.

Guardando a mensagem

Quem abraçou a novidade do Reino de Deus deixou para trás o que era antigo, isto é, o que era contrário ao Reino. Não dá pra continuar fazendo média com o que é desobediência a Deus. A mulher de Ló é o exemplo de quem abraça a novidade de Jesus e do seu Reino e fica olhando para trás. Fica com um pé na graça que nos gera novas criaturas, mas continua repetindo os velhos hábitos do Adão pecador. Quem foi gerado novo no Cristo Ressuscitado, superou o velho homem Adão, distanciado de Deus e amigo do pecado. A história da mulher de Ló é um alerta: abraçando o novo que nos chegou pela graça de Cristo, definitivamente nos apartemos do mundo do pecado que ficou para trás.

Lembrem-se da mulher de Ló (Lc 17, 32)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Deu pra entender, na palavra de hoje, que é pra gente não imitar o povo do tempo de Noé, levando na brincadeira a pregação da Palavra; que é pra gente não imitar o povo de Sodoma que não levou a sério os avisos de Deus sobre a vida devassa que estavam levando; que é pra gente não imitar a mulher de Ló, que convidada a sair de Sodoma, a destacar-se completamente daquela cidade de pecado, ainda continuava ligada a ela. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão sincera e da perseverança no caminho da vida nova. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Essa história de Ló é muito interessante. Você vai gostar de conhecê-la nos seus pormenores. Assim, poderá entender melhor as palavras de Jesus. Então, leia, hoje, o capítulo 19 do Livro do Gênesis.

Você já sabe que eu acabo de gravar um álbum musical com canções do Pe. Zezinho. O lançamento deste novo trabalho vai ser no Teatro Boa Vista, no Recife, no dia 04 de dezembro. Você vai poder acompanhar o show presencialmente ou on-line. Veja mais informações no site www.amanhecer.org.br.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





9 comentários:

  1. Louvado seja Deus!Obrigada por me lembrar que conversão é prática diária, tão difícil de ser praticada por mim! Mas não desisto! Cristo não desiste de mim nem de minha família e nem de ninguém! Bom dia Padre João! Deus o abençoe imensamente!🌹

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Sábias palavras Padre. Deus o abençoe com muitos dons e virtudes para que conduza as ovelhas de Deus no caminho da salvação!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre!ore por mim,tenho depressão e fibromialgia e sofro muito com as dores.Creío que Jesus vai me curar.

    ResponderExcluir
  5. Deus Altíssimo, eu LHE agradeço por toda criação. Contudo, me conceda a graça de conhecê-Lo, amá-Lo e obedecê-Lo. Me conceda a graça de evitar a idolatria e todo tipo de pecado. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Padre João Carlos Que Deus esteja sempre presente em sua vida.
    Dá-nos, Senhor a graça da conversão sincera e da perseverança no caminho da vida nova. AMÉM.
    Uma abençoada sexta-feira para Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite padre João Carlos, Deus seja louvado em todos os momentos
    É maravilhoso relembrar essa passagem que fala sobre Ló e aquele povo que tanto pecava
    Hoje sua palavra é anunciada ao mundo inteiro,felizes os que escutam e põe em prática
    Bendito seja o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estivemos em Oração para o Amor na Fé e na conversão e que possamos viver no Espírito com a Graça de Jesus. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. boa noite Padre João Carlos.estou de novo com depressão.peço ao senhor que ore por me. não estava nem lendo a palavra todos os Dias quando recebo.graças a Deus estou votando a ler.Obrigado Deus Abencoi.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS