PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A SEDUÇÃO DO DINHEIRO

A SEDUÇÃO DO DINHEIRO

 



                            06 de novembro de 2021


EVANGELHO



Lc 16,9-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então, Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.

MEDITAÇÃO

Usem o dinheiro injusto para fazer amigos (Lc 16, 9).

No evangelho de hoje, vários ditos de Jesus estão reunidos em torno do tema “dinheiro”, palavra que se repete quatro vezes nesses poucos versículos.  Como entender esse “usar o dinheiro injusto para fazer amigos”? Pode parecer um estímulo à desonestidade, não acha? O que será que Jesus está querendo dizer?
O que veio antes desse texto? A parábola do administrador que seria demitido e achou um jeito de assegurar o seu futuro. Administrador era o servo encarregado de cuidar da casa e da propriedade rural do seu patrão. Esse fulano da história foi acusado de esbanjar os bens do patrão, de estar gastando descontroladamente. O patrão lhe avisou que seria demitido. Qual seria o seu futuro?  Por isso, ele chamou os devedores do patrão e diminuiu ou dispensou a sua comissão. Claro, os devedores do patrão ficaram logo seus amigos. Na hora da dificuldade, já tinha com quem contar.
Agora, vamos ao evangelho de hoje. ‘Usem o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas” (Lc 16, 9). Como podemos compreender essa palavra “dinheiro injusto”?  Vamos ver como está escrito no original em grego e em sua tradução latina que é usada na Igreja. O latim traduz por MAMMONA INIQUITATIS, mamona da iniquidade. Então, ‘dinheiro injusto’ está traduzindo as palavras “mamona da iniquidade” ou “mamona iníqua”.  ‘Mamona’ é uma palavra usada também em outros lugares no evangelho para falar da riqueza que é sedutora. De fato, a riqueza tem uma sedução que pode levar a pessoa a se esquecer de Deus e dos outros ou de fazer da riqueza um falso deus, um ídolo. Então, por esse “dinheiro injusto” devemos entender “a riqueza sedutora”. O administrador não foi propriamente desonesto, foi esperto. Usou o dinheiro para angariar amigos que o acolheriam quando caísse na indigência.
Então Jesus falou: “Usem o ‘dinheiro injusto’, traduzindo mais claro ‘usem a riqueza sedutora’ para fazer amigos, pois, quando acabar, eles receberão vocês nas moradas eternas”. Os amigos do administrador demitido iriam recebê-lo em suas casas, iriam tratá-lo como aliado, como amigo. Pois então, se usarmos a riqueza, os bens que nós temos (que são tão sedutores) para fazer o bem, para socorrer os sofredores, para ajudar os outros, nós vamos estar preparando um futuro seguro, na eternidade. Eles, os pobres, os beneficiados, vão nos receber na casa de Deus, eles vão abrir as portas do céu para nós.
Guardando a mensagem
Os bens deste mundo podem nos atrapalhar, nos afastar de Deus e dos nossos semelhantes. Eles têm uma sedução especial. São riquezas sedutoras, “mamona iniquitatis”. Mas, elas podem ser usadas com sabedoria. Na parábola do administrador demitido, ele foi elogiado pelo seu patrão porque agiu com sabedoria, quando soube que ia pra rua. Ele chamou os devedores do patrão e dispensou a sua comissão. Os devedores, gratos pelo alívio em suas contas, tornaram-se seus amigos que o socorreriam nas dificuldades que viriam. Há muita gente que tem riquezas e não as usa com inteligência, com sabedoria, com preventividade;  não se vale de sua ‘riqueza sedutora’ para apoiar bons projetos, para realizar algo de bom para a coletividade ou mesmo para socorrer um parente pobre... isso é fazer amigos com a “mamona iniquitatis”, a riqueza sedutora. Isso é preparar bem o futuro, se vier a falir, ou ser demitido de seu bom emprego ou mesmo quando a morte lhe demitir dessa vida.
Usem o dinheiro injusto para fazer amigos (Lc 16, 9).

Rezando a palavra
Senhor Jesus,
É verdade, os bens deste mundo têm uma sedução especial. Corremos o risco de endeusá-los. E disseste claro: ‘Não se pode servir a dois senhores. Ou Deus ou Mamona. Ou Deus ou a riqueza sedutora’. Estás nos ensinando também que o dinheiro pode ser usado com sabedoria. Ele pode preparar o nosso futuro, se ele servir também para ajudarmos quem está em situação de necessidade. Obrigado, Senhor, por nos ensinares a lidar corretamente com a sedução do dinheiro neste mundo. Assim, nos preparamos para receber os bens eternos que para nós estão preparados desde toda a eternidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Não me diga quanto você ganha. Responda a si mesmo (a si mesma). De tudo que recebo mensalmente, quanto empenho na preparação do meu futuro em Deus?  Não estou me referindo a plano de saúde, nem aposentadoria, nem seguro funerária. Estou falando do seu futuro na eternidade.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Preparar uma pessoa para eternidade és as palavras Santas pronunciadas nesse evangelho,agora será que sabemos quais são os valores fundamentais e exemplificados?Que tipo de justiça está sendo obdecida pelos homens juntos?Nada dos recursos injustos entrará nesse processo,jesus pede atenção em cada atitude terrena especialmente naquilo que praticamos injustamente,dinheiro que sempre foi um recurso muito utilizado para construir amigos,olha que não mudou nada o fim já sabemos,portanto é essencial sabermos que cada atitude no mundo material refletirá em nossa eternidade,então cabe a nós decidimos em que lugar queremos ficar!

    ResponderExcluir
  2. DE OLHO NO FUTURO

    É preciso preparar-se
    Para ter um bom futuro
    Praticando a caridade
    Para não viver no escuro
    Fazer isso é demonstrar
    Que já está bem maduro

    Não é sábio ser pão duro
    E nem faz bem para a vida
    Sua e também daquele
    Que sofre sem medida
    Por razão que até dele
    É às vezes desconhecida

    Quem aja nessa medida
    Pensa em seu semelhante
    Pensa muito mais em si
    Tudo isso é importante
    Pra um futuro promissor
    Que chegará num instante...

    Aldo Viana 🌵

    ResponderExcluir
  3. Louvado seja Deus pelo Falar do Seu Filho Jesus Cristo e por suas palavras tão cheias de Sabedoria Padre João! Eu preciso ler e ouvir várias e várias vezes pra que elas fiquem bem guardadas no meu coração! Penso também se o senhor me permite,(até porque já escutei do senhor...) que não são apenas ricos que precisam aprender, pobres também! Quem tem uma pensão, uma aposentadoria, corre esse mesmo risco da sedução do dinheiro! Muito obrigada pelo bem que o senhor faz com suas meditações! Pérolas preciosas que em muitos momentos não guardamos e não as usamos! Deus o abençoe imensamente e a toda sua família! Bom dia com as bênçãos de Deus e de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos!🌹

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos que o senhor tenha um sábado iluminado e um ótimo final
    de semana abençoado.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Ter dinheiro não é errado,tem gente milionária e não ter amor ao dinheiro e outras pode ser pobre e ter ganância ao dinheiro.
    As atitudes ao uso do dinheiro é que trás tentações nos corações, laço e erros .
    Jesus adverte não colocar o coração ❤️
    nas riquezas para não desviar da fé, isso é prejuízo.
    O que é elevado entre os homens é abominação perante Deus.
    🙏🙋😍🌹💕
    UM ótimo sábado e um final de semana para todos nós

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos quero receber suas orações no meu celular todos os dias , oque faço? Meu watizap é 69 992561234

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria! Já conseguiu entrar no grupo do padre João Carlos?

      Excluir
  7. Senhor Deus, quero saber administrar tudo que possamos conseguir através dos nossos sacrifícios,sabendo que devemos pensar numa organização correta com os nossos compromissos com o nosso dinheiro para ter uma situação tranquila sem muitas preocupações . Sabendo que Jesus quer que sejamos para sempre felizes

    ResponderExcluir
  8. Miito tenho aprendido com o senhor padre João. Que Deus o abençoe sempre, lhe dando, cada vez mais, sabedoria para nos transmitir a Palavra Santa de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus amado, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. Entretanto, me conceda a graça de saudar com gratidão todas as pessoas. Me conceda a graça de fazer o bem. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de seguir o caminho do apostolado, da honestidade, da fé, da justiça e da obediência. Me conceda a graça de glorificá-Lo. Me conceda a graça de evangelizar com fidelidade. Me conceda a graça de usar o dinheiro para fazer amigos. Me conceda a graça de servi-Lo, com um coração cheio de amor e humildade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por tudo e também pela maravilha do pai espiritual que Deus te abençoe sempre e te proteja muito amém 🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  11. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estivemos em Oração para o Amor na Fé e na Caridade e que possamos partilhar Sempre com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  12. AMÉM🙇🙏SENHOR JESUS FAZEI O MEU CORAÇÃO SEMELHANTE AO VOSSO❤

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS