PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SERVO VIGILANTE

O SERVO VIGILANTE



20 de outubro de 2021

EVANGELHO


Lc 12,39-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.
41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.
47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

MEDITAÇÃO

Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? (Lc 12, 42)

Nós aguardamos a volta de Jesus. Estamos esperando a sua nova vinda. A sua vinda será um momento de júbilo para uns e de juízo para outros. Por isso, apesar da alegria da espera, ficamos um tanto temerosos.

Vigilância é a palavra-chave do evangelho de hoje. As comunidades, depois de Jesus, deram muita ênfase a essa recomendação de Jesus para o tempo da espera, o tempo em que ele estaria fora. Eu disse ‘fora’, mas ele está sempre conosco, você sabe. “Vigiem, porque vocês não sabem a hora em que virá o Senhor!” Jesus contou pequenas parábolas para isso ficar bem clarinho. Falou do pai de família que, se soubesse que o ladrão viria naquela noite, ficaria vigiando e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Falou do servo que o Senhor deixou tomando conta de sua casa, cuidando de sua família. O servo vigilante está atento e alimenta bem a família. O servo relaxado espanca os empregados e cai na farra e na bebida, descuidando-se de suas obrigações. O servo fiel e prudente vai ser muito bem recompensado. O servo relaxado vai ser despedido e castigado.

Jesus, com essa história, quis nos incentivar a estar sempre vigilantes. Nós cuidamos de algo de que fomos encarregados. E disso, seremos cobrados, vamos prestar contas. Na parábola, o empregado cuidava da casa do seu senhor, de sua família. Esse é um ensinamento importante: nós estamos encarregados de cuidar de pessoas, pessoas que podem estar sob nossa responsabilidade, mas não são nossa propriedade. Pai e mãe cuidam de sua casa, das pessoas que estão sob sua dependência. E precisam estar sempre atentos, vigilantes para o mal não penetrar em sua casa, como Jesus falou na parábola. Ele disse: “Se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada”.

O fato de Jesus estar demorando, não quer dizer que ele não vem. E não pode ser motivo para relaxamento, despreocupação, abandono da missão. Vigilância é o ensinamento de hoje.

Guardando a mensagem

Jesus alertou sobre a vigilância: estarmos atentos, acordados, despertos, não permitindo que o mal penetre em nossa casa, em nossa família. Na verdade, a casa que cuidamos é dele, pois aí estamos como encarregados, investidos de autoridade e de responsabilidade por ele mesmo. E é a ele que daremos conta. Cuidar das pessoas é a nossa missão. Vigilância é a nossa atitude permanente. Mesmo ele não voltando logo, precisamos estar sempre preparados, cumprindo bem nossas tarefas, realizando bem a nossa missão.

Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? (Lc 12, 42)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Na parábola que contaste, tem o administrador fiel que cuidou bem de sua casa, alimentou bem seus dependentes, zelou para que tudo andasse direitinho, estava sempre vigilante, atento. E disseste: “Feliz o empregado que o senhor quando voltar o encontrar assim”. Nós queremos, Senhor, ser zelosos e vigilantes como esse empregado elogiado. Ajuda-nos, Senhor, a cumprir bem nossas obrigações em nossas famílias, em nossas comunidades; ajuda-nos a providenciar o necessário para vivermos dignamente e dá-nos sabedoria para conduzir bem aqueles que colocaste sob nossa responsabilidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Arrume um tempinho, hoje, para rezar por sua família. Faça como o empregado elogiado da parábola: cuide bem de sua casa.

Para você ler o Evangelho de hoje e a Meditação, é só clicar no link que estou lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Senhor me ajuda a não desistir,que eu esteja sempre vigilante.

    ResponderExcluir
  2. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏Dai me saúde e sabedoria para estar vigiante e cuidar bem dos que estão sobre minha responsabilidade

    ResponderExcluir
  3. Muito bom começar o dia com a meditação do padre João Carlos

    ResponderExcluir
  4. Senhor mim prepara para sempre ser a serva do senhor,e guiar minha família sempre ao bom caminho

    ResponderExcluir
  5. Senhor Jesus, me fortalece na fé para que eu possa caminha sempre em busca dos teus ensinamentos e conduzir a minha família e todas as pessoas que fazem parte da minha vida sempre em sua direção 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Amo ouvir a meditação com padre João Carlos gosto de começar meu dia com a palavra de Deus. Gratidão ao padre por nos ensinar Bom dia a todos. Fortaleza-Ce

    ResponderExcluir
  7. Senhor, capacita-me para a pastoral familiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor da me um coração cheio de amor para cuidar das pessoas que estão sobre á minha responsabilidade

      Excluir
  8. senhor, faz de mim instrumento de vossa paz, crie em mim um espirito generoso, me faz um servo bom e fiel.

    ResponderExcluir
  9. Senhor daime saúde e sabedoria para saber administrar minha casa minha família e minha catequese...

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! E muito bom começar o dia com a meditação do padre João Carlos Ribeiro. Que Deus me ajude a ser mais vigilante e fiel a sua palavra.

    ResponderExcluir
  12. Eis-me aqui Senhor! Faça de mim segundo a Tua vontade!🙏

    ResponderExcluir
  13. Todos os dias a primeira coisa q faço e ler o alimento que me orienta em minhas ações diária.Obrigada Deus e obrigada minha amiga q amo tanto,rezemos por ela.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom meditar na palavra do senhor Deus e o nosso poderoso e não deixará a fome dominar.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos que seu dia seja abençoado e iluminado que papai do céu proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Para ser bem-sucedido, no comando de nossa missão que o senhor nos deu, devemos estar inteiro, completo, que não dá margem a repreensão, por onde quer que andar.
    Seguindo a direção de Deus,se tiver dificuldades oramos tudo nas mãos dele isso é importante.
    Que seja feita a sua vontade.
    🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  16. Senhor deime sabedoria e entendimento🙌🙌

    ResponderExcluir
  17. Bom dia 🌻
    Que Deus em sua infinita misericórdia me ajude a compreender e vivenciar o Evangelho diariamente.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor em Jesus e na Família e que Jesus nos ilumine Sempre. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  19. O servo prudente está sempre atente aos serviços,estão sempre em atividade coisa feita pôr Jesus,ele foi exemplo concreto suas palavras Santas pronunciadas pelo evangelho mesmo quando estava retornando de seu trabalho,sempre muito cansado encontrava pessoas e ele pronto para ajudar todos essas atitudes as tornou maior no reino inesgotável fonte e expiração pra todos nós.Na trajetória de Cristo,foi marcada por iniciativa ímpar,de fé,vida no serviço de cuidar de todos sem exceção,até nas horas de descanso ele sempre socorreu todos que as preocuparam suas aflições.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Padre João Carlos.
    O SERVO VIGILANTE
    Que possamos ser um ser humano zeloso e vigilante na nossa caminhada missionária aqui na terra. Dá-nos, Senhor, sabedoria e força para cumprirmos nossas obrigações de bom cristão e vivendo nossa fé na expectativa do encontro com o SENHOR JESUS...
    Padre João Carlos, Deus lhe abençoe hoje e sempre.
    Tenha uma abençoada quarta-feira com saúde e paz...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  21. Deus Todo Poderoso e eterno, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Todavia, me ensine fugir do pecado e da iniquidade. Me ensine ser todo de Jesus. Me ensine viver a serviço do REDENTOR. Me ensine viver sob o regime da graça. Me ensine obedecê-Lo. Me ensine viver o Evangelho. Me ensine ser escravo da justiça e do SALVADOR. Me ensine viver preparado. Me ensine ser fiel e prudente. Me ensine fazer caridade. Me ensine ter bons pensamentos. Me ensine cuidar das pessoas, com amor, educação e carinho. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS