PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O MAL TRABALHA PARA DIVIDIR

O MAL TRABALHA PARA DIVIDIR



08 de outubro de 2021

EVANGELHO


Lc 11,15-26

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.
21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.
23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

MEDITAÇÃO


Todo reino dividido contra si mesmo será destruído (Lc 11, 17).

Jesus está realizando a sua missão. Qual é a missão de Jesus? Anunciar o Reino de Deus entre nós, aproximar as pessoas de Deus, refazer a aliança de Deus como o seu povo, salvar a humanidade que se separou do Criador pelo pecado. Esses são modos como tentamos explicar a missão de Jesus. Nós o vemos no seu trabalho redentor: anunciando o amor de Deus, convidando as pessoas à conversão, perdoando os pecadores, libertando pessoas da dominação do mal.

Que os demônios se opusessem a Jesus, isso a gente entende. Que os grupos privilegiados de Jerusalém o odiassem, até dá para entender. Mas, que pessoas religiosas, praticantes da Lei, se indispusessem contra Jesus, a ponto de o difamarem, tentando desmoralizá-lo ou até tramando a sua prisão, isto nos deixa perplexos. Pois, foi o que aconteceu. No evangelho de hoje, vê-se como eles começaram a espalhar que Jesus expulsava demônios com a autoridade do próprio satanás. Olha que jogo baixo: espalhar que Jesus agia em nome do diabo. Haja paciência! Era gente de má vontade procurando desqualificar a vitória de Jesus sobre o mal. Agora, o pior é que se tratava de gente muito religiosa.

Jesus chamou para a lógica. Se for assim, se o mal estiver combatendo contra si mesmo, diabo contra diabo, então estão realmente perdidos, pois ‘todo reino dividido contra si mesmo será destruído’, acaba se esfacelando, se autodestruindo. Não tem a menor lógica. Mas, essa palavra de Jesus também poderia ser entendida a respeito dos seus opositores. Esse grupo de gente maldosa estava cavando o buraco para o seu próprio povo. Se eles ficassem contra Jesus, fazendo propaganda contra ele, dividindo o povo, causando desunião... qual seria o fim do seu povo? “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído”. De fato, 40 anos depois da morte de Jesus, houve uma guerra dos romanos contra os judeus e não ficou pedra sobre pedra. Os judeus perderam tudo. Um reino dividido não prospera.

O que Jesus diz no evangelho de hoje nos espanta. Ele tão tolerante, um dia não quis que os discípulos proibissem alguém que pregava e curava em seu nome sem pertencer ao grupo deles. Deixa, ele disse, “quem não está contra nós, está a nosso favor”. Mas, no evangelho de hoje, ele diz, a respeito dos que o estavam difamando: “Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa”. Disse tudo.

Guardando a mensagem

Jesus, no exercício do seu ministério, encontrou muita oposição. Oposição das elites e de muitas lideranças populares, como foi o caso dos fariseus. Foi acusado de muita coisa. Uma dessas acusações dizia que ele agia em aliança com Satanás. Coisa triste, gente dividindo o povo. A difamação, as falsas acusações geram desconfiança e divisão na comunidade cristã. Hoje, com as redes sociais, é muito fácil falar mal de uma pessoa, difamá-la, destruir a sua imagem. E tem muita gente ruim interessada em desmoralizar a Igreja Católica e sua opção pelos pobres. Não repasse acusações maldosas contra a Igreja ou seus ministros. Não aceite que a defesa dos pobres seja taxada de comunismo. Trabalhe pela comunhão, pela unidade.

Todo reino dividido contra si mesmo será destruído (Lc 11, 17).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu nos chamas a reconhecer o Reino de Deus que chegou com tua presença, com tua palavra, com tua ação. Disseste: “Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vocês o Reino de Deus”. Cremos em ti, Senhor, e não queremos apenas usufruir de tua graça e de teus dons. Queremos também estar ao teu lado, tomar tua defesa, quando maldosos continuarem te difamando ou te injuriando em tua Igreja, em teus ministros, em nossas pastorais. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A unidade da Igreja não é só uma construção humana. É, sobretudo, dom do Espírito Santo que nos une a Cristo, cabeça do corpo, e a todos os membros. Hoje, reze pela unidade de todos os que estão unidos a Cristo pela fé e pelo batismo.

Agradeço, de coração, todas as orações e manifestações de proximidade à minha família, pela páscoa de minha irmã Ângela Maria. O Senhor Deus os recompense. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. SENHOR JESUS DAI-NOS FORÇAS PARA VENCERMOS ESSA CRISE DE DESGOVERNO NO NOSSO PAÍS!ILUMINE O PAPA FRANCISCO SEU MINESTERIO,O CLERO! É TEMPO DE MUITAS ORAÇÕES PRA UNIÃO DA UMA NAÇÃO PARA O RESPEITO
    E ENTENDIMENTO DAS PESSOAS ,DA COMUNIDADE PARA UM BEM DE GRAÇAS ,AMOR SOLIDARIEDADE AOS MAIS NECESSITADOS .VAMOS MANTER FIRME NA FÉ ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR! GRATIDÃO 💟SENHOR PELO SEU AMOR POR MIM POR TODOS AMÉM🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos
    Meus sentimentos ao senhor e sua família, que Deus tenha um lugar ao seu lado para sua irmã Ângela, descanse em Paz

    ResponderExcluir
  3. Nosso pesar , pela partida de sua irmã Angela

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos que o senhor tenha uma sexta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos maravilhoso foi sua reflexão sobre o evangelho que estava fazendo com Jesus, e o que os nossos governantes está fazendo com o nosso povo Brasileiro.
    Padre nesse momento eu queria ser um espião para descobrir os ZAP deles para enviar a sua meditação.
    Que Deus tenha misericórdia de nós povo Brasileiro.🙏🙋😟🌹💕
    Uma sexta feira abençoada para todos


    ResponderExcluir
  6. P.João Carlos
    Bom dia
    Meus sentimentos pela partida de sua irmã Ângela
    Que Deus a tenha no reino do céu
    Mirian de Fortaleza

    ResponderExcluir
  7. P.Joao Carlos nossos sentimentos peladorr sofrida de sua família .Chegou a hora de sua irmã partir para o convívio no céu com Deus.Sproveito o ensejo para lhe pedir orações pela nossa amiga Fátima Moreira,muito confiante em Deus.Amem

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e na sua Misericórdia. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde padre gosto muito de ler o comentário que o senhor faz do Evangelho porque é mais fácil de entender e colocar em prática na nossa vida ,pena que eu não tenho todos os dias pois só tenho quando o meu amigo manda pra mim

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos boa tarde, DEUS está cobrindo de LUZ e muita força Divina a vida do sr. e de seus familiares neste momento. No Céu tenho certeza que Ângela está radiante, se tornou a estrela mais iluminada ao lado de JESUS e Nossa Senhora. O padre Juarez no Rosário da Vida rezou pela vida eterna dela, e o Antônio Cardoso também em Palavra que Conforta. DEUS abençoe o sr. cuidamos daqui de vocês sempre com nosso carinho e orações. Foi bom ouvir o sr. hoje cedo GRATIDÃO.

    ResponderExcluir
  11. Quem sabe essa união seja a próxima vinda de Jesus,onde a maldade seja eximada da sociedade?Na presença do Espírito Santo tudo é possível, inclusive veículo do bem em todas as áreas,combater essas atitudes que vão de contra ao bem é tarefa dos cristãos autênticos,portanto a Luz do evangelho permite vencer todos as perversidades que em tempos difíceis tende há proliferar em lugares propensos.

    ResponderExcluir
  12. Ó Altíssimo Senhor, Deus e Criador da vida, eu LHE agradeço pelo dia do nordestino. Todavia, me ensine fazer bons jejuns e boas penitências. Me ensine amar, respeitar e valorizar a VOSSA casa. Me ensine expulsar o que não presta. Me ensine fugir do pecado. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine colaborar com a construção do VOSSO REINO. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  13. A imensidão de católicos no Brasil inteiro,prestam nossos sentimentos e orações à sua irmã e à família ,saudades sim,tristezas não,embora distantes,somos iguais no mesmo amor de Deus,e de n,s,Aparecida,,,amém

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Pe.Joao Carlos pelas reflexões que me enviou!Reflito sobre a divisão que há em nosso País!Sou agradecida a Maria, por ter aceitado a proposta de Deus para ser a Mãe de Jesus!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS