PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A BEM-AVENTURADA

A BEM-AVENTURADA

 



09 de outubro de 2021

EVANGELHO


Lc 11,27-28

Naquele tempo, 27enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

MEDITAÇÃO


Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram (Lc 11, 27)

E às vésperas de duas grandes festas marianas - N. Sra. de Nazaré e N. Sra. Aparecida, um texto do evangelho muito especial...

O elogio da mulher foi maravilhoso. Ela gritou alto no meio da multidão. “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Ela louvou a mãe daquele profeta maravilhoso, Jesus, ali presente, encantando as pessoas com sua pregação e seus milagres. Parece ser essa uma forma comum no povo do Oriente de saudar assim uma pessoa muito querida e importante. Na verdade, é sempre assim em qualquer lugar: quer homenagear o filho, honre a sua mãe, não é verdade? A mulher louvou Jesus, por meio de sua mãe que o gerou e o amamentou.

E olha que esse detalhe da amamentação é uma coisa muito especial. Hoje, se sabe que o período da amamentação de uma criança é um tempo de grande influência na vida daquele ser humano. Amamentar é um ato em continuidade com a gestação, garantindo desenvolvimento físico, social e mental da criança. Da criança e da mãe também.

Na mesma linha, Izabel tinha feito o seu elogio. Nós, inclusive, continuamos a honrar a mãe do Salvador com suas palavras: “Bendito o fruto do teu ventre”. Izabel, cheia do Espírito Santo, louvou o fruto do ventre de Maria, louvou o filho, Jesus. Mesmo louvando quem foi gerado, não esqueceu a mãe, mencionando apropriadamente o seu ventre, o seu útero.

Jesus aproveitou o elogio da mulher à maternidade de Maria, que o gerou, para elevar ainda mais a louvação à sua mãe. Mais feliz ainda é ela por “ouvir a palavra de Deus e pô-la em prática”. Maria gerou o filho e o amamentou em atenção à palavra de Deus que o anjo lhe transmitira. Sua maternidade, antes de tudo, é obediência a Deus, realização de sua vontade. Nesse sentido, ela é um exemplo para todos os seguidores de Jesus. Todos podem participar de sua bem-aventurança: “ouvir a palavra de Deus e pô-la em prática”.

Guardando a mensagem

O elogio que a mulher fez, no meio da multidão, a Jesus foi cheio de sensibilidade. Ela o honrou, louvando sua mãe que o gerou e o amamentou. Hoje, a ciência conhece a importância que tem os nove meses de gestação e o tempo de amamentação para a vida de um ser humano. É um tempo sagrado em que a vida desabrocha como um verdadeiro milagre. Jesus completou o elogio que a mulher fez à sua mãe. ‘Muito mais feliz é ela por ter ouvido a palavra de Deus e tê-la praticado’. De verdade, a maternidade de Maria é fruto de sua obediência à vontade de Deus. Essa é a sua verdadeira bem-aventurança. Nós também participamos dessa bem-aventurança de Maria, na medida em que também realizarmos em nossa vida a Palavra do Senhor.

Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram (Lc 11, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Estamos no mês do Rosário. Nessa oração tão simples e tão popular que é o Terço, meditamos, todos os dias, os mistérios de tua vida e de tua páscoa. E ao contemplarmos os passos de tua encarnação, pregação, paixão, morte e ressurreição, reconhecemos a presença amorosa e fiel de tua santa Mãe ao teu lado, fortalecendo tua obediência com a sua, sustentando tua missão com a sua incessante oração. E, com a tua volta ao Pai, ela continua cuidando da nova família que nasceu aos pés da tua cruz, o povo redimido pelo teu sacrifício redentor. Senhor, que nós a amemos sempre mais e a honremos como nossa mãe e modelo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Na preparação da festa de N. Sra. de Nazaré (amanhã) e de N. Sra. Aparecida (na terça), hoje é um dia especial para você rezar o Terço Mariano. Faça isso como uma ressonância do evangelho de hoje. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

6 comentários:

  1. Obediência gera felicidade,sem dúvidas aqui no evangelho jesus revelou uns dos segredos que a humanidade tenta desvendar:onde encontrar a feliz?Resposta do evangelho na obdiência,verdade aceitar os prodígios Divino é realmente um sacrifício humano,até compreeder que tudo que nos chega com proposta Cristã são recursos que possibilita ao uma vida plenamente feliz,Maria viveu momentos de constrangimento até chegar a essa perfeição,momento perfeito pra quem sente cada Sim no projeto de Deus,sabemos que perpassamos pôr portas estreitas até chegarmos nessa plenitude, portanto não ou sim irá descidir nosso futuro,pois Maria sendo mãe da felicidade mostrou-se que um sim descide o futuro de glória,mãe da Estrela 🌟 da humanidade,desafiou o sistema para implantar um modelo na sua obdiência.

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos BOM DIA! Obrigada pela meditação enviada, fique sempre com o carinho, a amizade, o conforto de um abraço e as preces da nossa família, pelo sr. e todos os seus. Peço sempre as bênçãos de DEUS para vocês. Nossa Senhora Aparecida rogai por nós.

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos um final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Nossa senhora nós cristão veneramos como rainha do céu e mãe da igreja, porque Ela foi escolhida para ser a mãe de Jesus.
    Está mulher, que a Santa igreja proclamar mãe puríssima e virgem gloriosa, cooperadora da salvação humana, pela Live fé e obediência.
    Nós devemos ter o exemplo de Maria.
    UM ótimo final de semana para todos abençoado,🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  4. Ó Deus, que revelastes ao mundo o esplendor da vossa glória pelo parto virginal de Maria, eu LHE agradeço por ser cristão. Entretanto, me ajude obedecê-Lo. Me ajude fugir da malícia, das atrocidades, da violência e da injustiça. Me ajude ter o santo temor. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude respeitar, amar e valorizar tudo que é sagrado. Me ajude ouvir, viver e ensinar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por esse evangelho maravilhoso graças a Deus que o senhor nós ajudem muito com está reflexão bem espricada nossa senhora Aparecida lhe abençoe muito paz é bem Nilza Maria de jardim paulista. Desculpa o erro escuto todos os dias na rádio Recife

    ResponderExcluir
  6. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estivemos em Oração para o Amor na Fé de Nossa Senhora em Jesus e que possamos à imitar Sempre em seu Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS