PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O DOM DA VOCAÇÃO

O DOM DA VOCAÇÃO



18 de outubro de 2021

Dia de São Lucas

EVANGELHO


Lc 10,1-9

Naquele tempo,1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.
3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.


MEDITAÇÃO


Peçam ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita (Lc 10, 2)

O evangelho desta segunda-feira, Dia do evangelista São Lucas, vai nos ajudar a aprofundar o tema deste Mês Missionário que estamos vivendo: "Jesus é Missão". 

Jesus está na sua grande e última viagem para Jerusalém. Vai em peregrinação para a Páscoa, com os seus discípulos. Está em missão. Nesse momento, cuida particularmente da formação deles. Do seu grande grupo de discípulos, escolhe setenta e dois e os envia dois a dois à sua frente. Eles partem em missão, visitando o povo, anunciando o Reino e preparando a passagem do Mestre.

Esse número 72 na escolha dos discípulos missionários pode ser entendido de mais de uma forma. Num primeiro envio, ele mandou 12, numa clara alusão ao povo de Deus, o povo das 12 tribos. O envio dos 72 está em continuação com a missão dos 12, pois trata-se de um múltiplo de 12 (6x12). Outro simbolismo está nas nações do mundo descritas no livro do Gênesis. Sendo 72 o número das nações, essa escolha pode significar o alcance da missão que é chegar a todos os povos. Também este significado sublinha o caráter missionário desse envio dos setenta e dois.

Jesus preparou essa partida missionária com várias recomendações. E começou por essa constatação: ‘A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita’. São poucos os trabalhadores, sabemos bem, para tanta necessidade, tanto trabalho a fazer, num mundo que vai se descristianizando rapidamente, com tanta gente que nunca ouviu falar seriamente de Jesus... Mas, ao lado dessa constatação, há a indicação de Jesus de que o Pai, que é o dono do campo, é ele quem provê de missionários a sua Messe. Precisamos pedir ao Pai o dom da vocação, o envio de missionários para a colheita.

A vocação é um chamado de Deus. Pede uma resposta da gente. Se a vocação é, em primeiro lugar, uma iniciativa de Deus, Jesus tinha razão quando pediu pra gente rezar ao Pai. Ele disse: ‘Peçam ao dono da messe, que mande operários para a sua messe’. Deus é quem chama. Ele é quem põe no coração da gente o desejo da consagração, o elã do serviço, a inclinação para nos unirmos a Jesus no seu ministério, em favor do povo.

A oração pelas vocações tem sido uma recomendação da Igreja a todos nós. Diante de tantas necessidades, da fome de Deus que tem esse mundo, das periferias existenciais desassistidas (como gosta de falar o nosso Papa), sentimos a falta de missionários, de animadores cristãos, de agentes de pastoral, de religiosos, diáconos e padres que continuem a anunciar o Reino e apresentar Jesus salvador a todas as pessoas.

O chamado é de Deus. Mas, a resposta é com a gente e pode até, infelizmente, ser negativa.. É verdade que esse chamado nos chega pela mediação de alguém, de muitos sinais, de muitas situações. Alguém nos transmite esse convite, pelo testemunho, pelo estímulo. As urgências das situações também nos transmitem o convite de Deus. Mas, é verdade, a escolha é, por primeiro, uma iniciativa de Deus.

Guardando a mensagem

Jesus envia setenta e dois discípulos em missão. Eles partem, de dois em dois. Antes do grupo partir, Jesus partilhou com eles o seu sentimento sobre as enormes necessidades e as grandes demandas para a evangelização no seu tempo. A messe é grande. Lamentou a quantidade pequena de braços à disposição. Os operários são poucos. Assim, insistiu com eles para pedirem ao Pai, que é o dono do campo, operários para a colheita. A vocação é um chamado de Deus, uma iniciativa dele, em vista das necessidades do seu povo. Pedir operários é reconhecer que ele é o dono da Messe, que é ele quem convoca e sustenta seus missionários e que ele conta com a resposta generosa e fiel dos convocados.

Peçam ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita (Lc 10, 2)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu nos mandaste pedir ao Pai operários para o seu campo, para a sua colheita. Queremos, hoje, Senhor, pedir ao Pai esse dom maravilhoso da vocação para o serviço do Evangelho. Mas, também, devemos, como Isaías fez diante do trono de Deus, colocar-nos à disposição: “Eis-me aqui, envia-me”. Igualmente, precisamos pedir, Senhor, o dom da perseverança, da fidelidade. É o caso de o missionário não somente ser convocado e alistar-se para o trabalho, mas perseverar na sua entrega, no seu serviço, superando dificuldades, tentações e sofrimentos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Sendo hoje o dia de São Lucas, o evangelista que escreveu esse texto que estamos meditando, fica bem você, hoje, abrir esse lindo evangelho e ler como foi a volta dos setenta e dois da missão (Lucas 10, 17-20).

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏Que sejamos missionários de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.que nos possaamos ser missionários de Jesus sempre .

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😘🌟🌟🌟🌹
    Ser um missionário não é uma decisão fácil, enfrentar muita lutas,mais certo que faz a vondade de Deus,ter convicções profunda, e não deve considera-se o dono da verdade.
    Valorizar a hospitalidade, acolhida dos pobres, está com o povo, essa e sua missão que tem que aprender.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um ótimo começo de semana para todos abençoado

    ResponderExcluir
  4. Um excelente dia Saúde Alegria e proteção da Santíssima Virgem Maria! Amém!

    ResponderExcluir
  5. Jesus Cristo juntamente com São Lucas protejam os médicos dando forças e coragem para vencer as batalhas da vida pelo o dia de hoje. Peçamos a Jesus para termos coragem para ajudar a nossa messe, pois precisamos de apoio para aqueles que mais precisam,neste momento tão triste em que vivemos diante de tantas dificuldades que passamos em não poder ter uma situação equilibrada para os nossos compromissos pela falta de um governo de seriedade. Dai-nos Senhor a perseverança em dias melhores ao povo do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra e que Jesus nos ilumine com seu Amor. Agradecimentos aos Médicos, Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Padre João Carlos. Que Deus esteja sempre presente em sua vida e no seu coração.
    Precisamos ser presença de Deus onde quer que estejamos.
    Padre João Carlos, desejo que Deus lhe conceda uma linda e abençoada semana com saúde e paz na sua vida...
    Fique com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Ser escolhido para uma missão na época de Jesus foi muito especial.A vida dos discípulos foi marcada por fatores fundamentais aprendendo juntos com os amigos do projeto de Deus,mas sem nenhum privilégio,está aberto as situações adversas trabalho contínuo sem conforto,disponibilidade para viver em ambintes variados,pessoa humilde sem nenhum recurso,mas abertos ao desenvolvimento humanizado cheio de esperanças,abertas ao contrário de outras missões,abrir mão de tudo pra vivenciar o todo.Hoje essa missão continua também,através das pessoas da vida Cristã,bastante luta,coragem,determinação,união, abdicar de uma Vida conssagrada ao sucesso para jogar-se na missão de Jesus,em meios ao trabalho,lugares de competição é mais difícil aceitar o reino de Deus,mas em área humilde percebe-se que existe algo especial.Deixar tudo e seguir,tudo aquilo que nos empedem na construção do Espírito Santo,será alcançada luz da verdade e Vida plena.

    ResponderExcluir
  9. Ó Pai, que resumistes toda lei no amor a Deus e ao próximo, eu LHE agradeço pela vida de São Lucas. No entanto, me ajude fugir do pecado. Me ajude ser fiel e útil no ministério da palavra. Me ajude fazer boas obras. Me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas. Me ajude levar a paz. Me ajude cuidar dos doentes. Me ajude evangelizar. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Semear e necessário e difícil,contudo precisamos insistir a aproveitar as oportunidades para espalhar o chamado de deus

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção é muito importante saber as coisas de Deus ele é tudo na nossas vidas se Deus não somos nada e com ensinamento do nosso querido padre João Carlos agradeço muito por tudo Deus te ilumine sempre amém 🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por nós ajudem muito com esse evangelho muito lindo jesus Cristo lhe abençoe muito Maria Santíssima te proteja sempre com todos da sua equipe e família paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS