PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PÁSSAROS, CUIDADO COM ELES!

PÁSSAROS, CUIDADO COM ELES!




18 de setembro de 2021

EVANGELHO


Lc 8,4-15

Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: 5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu a beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram.
6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”.
9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: 10“A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam”.
11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.
13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.

MEDITAÇÃO


A semente foi pisada e os pássaros do céu a comeram (Lc 8, 5)

Jesus contou a história da semente que foi plantada em vários terrenos. Quatro terrenos. À beira da estrada, em terra muita pedregosa, em um terreno coberto de espinhos e em uma terra boa, bem preparada. E aí, é claro, colheu somente no bom terreno. E explicou o que significam os terrenos e a semente. A semente é a palavra de Deus. E os terrenos representam o modo como nós recebemos a Palavra.

O resultado da semente que caiu na beira da estrada impressiona. “Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho, foi pisada e os pássaros do céu a comeram”. Às vezes, estamos tão distraídos, que não fica nada do que foi semeado. Ou então deixamos todo mundo passar por nós e pisotear tudo o que nos é caro. É por isso que Jesus falou da semente que caiu no caminho: é que nossa vida pode virar uma estrada, onde todo mundo passa, onde todo mundo pisa. A palavra semeada nem tem a chance de germinar. Como disse Jesus, vêm os pássaros e a comem. Os homens passam e a pisoteiam. A semeadura à beira da estrada não produz nada.

É de se pensar: você não tem uma área de sua vida reservada, o melhor de você mesmo para acolher o que Deus lhe diz? Você não tem um cantinho importante de sua vida, onde ninguém pisa, onde ninguém manda, um lugar reservado onde você pensa sua vida e toma suas decisões? Sabe o porquê dessa pergunta? Porque se a gente escuta todo mundo, e qualquer opinião nos influencia, no meio de tantas vozes cada um puxando para o seu lado, a voz de Deus fica apenas mais uma opinião. A gente vira um caminho onde todo mundo passa, uma passarela de opiniões, onde tudo parece ter o mesmo peso... e a voz de Deus, que seria a nossa referência maior, não é mais ouvida ou não é levada a sério.

Você conhece a ventoinha, aquela espécie de bandeira-saquinho que marca a direção do vento nos aeroportos. A ventoinha enche-se de ar e fica a favor do vento. Mostra a direção da corrente de ar. Pra onde o vento der, ela se vira. Quem manda é o vento. Uma pessoa não pode ser uma ventoinha. Muda de opinião, faz opções segundo o vento, isto é, a opinião pública, o que os outros estão valorizando ou o que a mídia define como o melhor. O cristão precisa ter um rumo certo pra seguir, valores onde afirmar a própria caminhada. Só a voz de Deus pode dar um rumo certo à minha vida. O seu Espírito, que me habita desde o batismo, é quem vai dialogando comigo, no meu íntimo, e me ajudando a andar no rumo certo. Eu não sou uma ventoinha. E a minha vida não pode ser uma estrada onde todo mundo pisa.

Guardando a mensagem

Uma parte da semente caiu à beira do caminho. As sementes foram pisadas. Os pássaros as comeram. Jesus explicou que se trata de quem ouviu a Palavra, mas o diabo a tirou do coração dele. Há pessoas recebendo a Palavra de Deus como um caminho. A Palavra é só mais uma entre tantas, não reservaram o melhor de sua atenção e do seu coração para acolhê-la. Por esse caminho todo mundo anda e pisa. E claro, não faltam passarinhos para roubar a semente. Os passarinhos são as distrações ou mesmo pequenas preocupações que nos fazem esquecer a Palavra que recebemos.

A semente foi pisada e os pássaros do céu a comeram (Lc 8, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Às vezes, recebemos a tua Palavra como um caminho, uma estrada, por onde circula gente pisando a terra e onde a palavra fica vulnerável à investida de pássaros. Assim, a Palavra não tem a chance de germinar, brotar, crescer e frutificar. É diferente quando a gente reserva um terreno bom para receber a Palavra. E um terreno bom significa tempo que eu dedico para ouvir e meditar a Palavra, a importância e o peso que eu dou a esta Palavra e o cuidado para que nem a opinião dos outros, nem as distrações ou as preocupações da vida roubem os preciosos ensinamentos do nosso Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Diante desse alerta de Jesus sobre não recebermos a sua palavra como um caminho, você, revendo como tem recebido a Palavra, seria bom você tomar uma decisão. O que você vai fazer daqui pra frente para receber melhor a Palavra? Anote esse seu propósito no seu caderno espiritual.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

9 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal eu recebo a palavra de Deus com muito amor e carinho.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe e lhe dê Saúde, paz e serenidade em sua vida hoje e sempre. Deus lhe conceda um final de semana muito feliz e abençoado com as melhores bênçãos do Deus Altíssimo. Fique com Deus presente na sua vida e no seu coração...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Pe.João Carlos pela reflexão de hoje: ouvir a Palavra com atenção e discernimento para que não seja desperdiçada e perdida!

    ResponderExcluir
  4. Muito bonita a mensagem obrigado Padre João ,Assim seja Amém.

    ResponderExcluir
  5. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus pai tem misericórdia de m é do mundo inteiro ,saúde e paz p/ toda minha família e amigos,pelo desenvolvimento da fala de Gabrielly ,pelos doente triste abatido ,pelos desenpregado Anderson Mariana Janine ,gratidão por tudo senhor na minha vida hj é sempre .m fortalece na tua palavra ,eu creio mas alimenta minha fé

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Padre João Carlos que o senhor tenha uma noite abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Só a voz de Deus nos dá o rumo certo para nossa vida.
    Ele é que devo confiar de olhos fechados,a fé vem por se ouvir a palavra de Cristo,ser preparando para toda boa obra. 🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. Todavia, me ajude dá o bom testemunho da verdade. Me ajude viver de forma íntegra a sem mancha. Me ajude honrá-Lo para sempre. Me ajude ser uma terra boa que produza cem por um. Me ajude ter um coração bom e generoso, que acolha a VOSSA palavra. Me ajude seguir o caminho do discipulado, da fé e da salvação. Me ajude evitar as preocupações e os prazeres errados. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Bela reflexão gratidão. Deus abençoe a todos. 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS