PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÃO DEIXE A GRAÇA PASSAR

NÃO DEIXE A GRAÇA PASSAR




23 de setembro de 2021


EVANGELHO


Lc 9,7-9

Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.

MEDITAÇÃO


Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? (Lc 9, 9).

É Herodes perplexo, ouvindo falar de Jesus. Imaginou logo que poderia ser o próprio João Batista que tivesse ressuscitado. Corriam vozes que se tratava do profeta Elias que tinha voltado ou de algum antigo profeta ressuscitado. O tetrarca Herodes era um sujeito fraco e supersticioso. Para ilustrar sua fraqueza, basta lembrar que, mesmo a contragosto, mandou degolar João Batista na prisão para atender a um capricho da amante.

Herodes, um governante sem legitimidade, já vivia assustado pela sua impopularidade e pela repressão com que tratava os descontentes do seu regime. Ele era um dos monarcas sustentados pela aliança com o império romano. E comandava a Galileia, a região onde Jesus morava. Violento, cruel e inseguro, Herodes assustou-se com o que ouviu falar de Jesus.

“Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” Assim preocupado, Herodes procurava ver Jesus. Se Herodes não estivesse tão preocupado com seu poder (para não perdê-lo), poderia ter se valido desta sua perplexidade para ter um encontro verdadeiro com Jesus. Com certeza, abrindo o coração, esse encontro poderia levá-lo à conversão de sua vida de luxúria, violência e pecado.

De toda forma, a chance de encontrar-se com Jesus, Herodes teve. Na Paixão, três anos depois, Pilatos, tentando se livrar do caso, mandou Jesus como prisioneiro a Herodes. Mas, Herodes não soube aproveitar a ocasião para aproximar-se com respeito do Senhor e deixar-se interpelar pelo seu Evangelho. Cego pela vaidade, na euforia da bebida e arrotando soberba, Herodes só se ocupou de zombar de Jesus ou de querer arrancar-lhe um número de espetáculo para deleite de sua corte. Tratou Jesus como um mágico, um palhaço, humilhado pela prisão e pelos maus tratos. Jesus detido, amarrado, ficou calado. Não respondeu a nenhuma pergunta daquele monarca adúltero, violento e cruel. Mesmo ficando frente a frente com Jesus, Herodes não se deixou tocar pela graça e pelo amor de Deus.

Guardando a mensagem

A admiração de Herodes por João Batista não o impediu de mandar matar o profeta. Não basta a admiração pelo Senhor, por suas palavras ou por sua Igreja. É preciso conversão, mudança de vida, a partir do reconhecimento de sua vida errada, com o firme propósito de consertá-la. Não podemos deixar a graça passar. Jesus não é uma ameaça. Ele é a grande chance para nos libertarmos de uma vida vazia, tocada à vaidade. Herodes também teve a chance de se encontrar com Jesus. O verdadeiro encontro com o Senhor pede conversão, acolhida da graça de Deus numa vida nova. Mateus é um bom exemplo. Abandonou a mesa dos impostos para seguir Jesus. Zaqueu é um bom exemplo. Na vida nova da graça, dividiu seus bens com os pobres e reparou o prejuízo que causara às pessoas. Herodes não, Herodes é um mau exemplo.

Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? (Lc 9, 9).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Como disseste, é o Pai quem nos revela quem tu és. É o Santo Espírito quem nos leva a viver em comunhão contigo e com o Pai. Que de cada encontro contigo, saiamos renovados, fortalecidos no caminho do bem e da justiça. Dá-nos, Senhor, a graça de conhecer-te sempre mais e a força para acolhermos de coração sincero a tua Palavra salvadora. Concede-nos, Senhor, perseverança nos teus caminhos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você já tem o seu caderno espiritual? Ele é um bom recurso para apoiar o seu caminho de crescimento cristão. Bom, no seu caderno espiritual escreva alguma coisa sobre a Meditação de hoje.

Hoje é o dia da Santa Missa das 11 horas da manhã. Você poder rezar conosco, pelo rádio ou pelas redes sociais.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

8 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas que nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. que nós não sejamos um Herodes na vida de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe J C Ribeiro, Deus lhe abençoe grandemente em por nos evangelizar de maneira tão paternal. São PIO, rogai por todos nós. São Miguel Arcanjo nos Defenda nos Combates. Amém. 👮🏽‍♀️🥰🛐🌻🌻🌻

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos, eu quero deixar o meu coração herodiano de lado e segui com um coração novo, um coração jesusiano, transformado no novo, na conversão, quero alcançar somente o que Deus me oferece, a "salvação" esse caminho tem sido árduo, já se vão 13 anos da minha conversão e, percebo que o loading da minha conversão, ainda está em 1% faltando 99.... Quantos anos ainda terei? Herodes teve somente 3 anos e jogou no lixo, eu não quero ser lixo, nem que para isso os 99% que me faltam, seja lá no céu... "Lá no céu, rogai a Deus por nós" já me dizia o canto de uma das novenas de Nossa Senhora Aparecida, eu continuo firme com o Pai, independente de tudo, paz e bem e obrigado pelo seu "sim" ao seu ministério. 🛐🙏🏻🤙🏼

    ResponderExcluir
  4. Um dia abençoado e iluminado para o senhor padre João Carlos que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho estou aguardando sua maravilhosa celebração.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Pela fé vc pode ter certeza um encontro com jesus,compreende-lo.
    Ele vai te marcar e em todos que não conviveram com Ele, vc não está em desvantagem com relação aqueles que o viram.
    O
    Pela fé vc pode encontrar-se com Ele profundamente no mais íntimo do seu coração.
    Ele é meu amigo fiel nunca me abandona
    e Mora em mim 🙏🙋😍🌹💕


    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe e lhe dê Saúde e paz neste dia. Dá-nos, paz, serenidade e perseverança nós teus caminhos...
    Uma abençoada quinta-feira à todos...
    Fiquem com Deus em seus corações.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus nosso Caminho, Verdade e Vida. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. E as atitudes de jesus se espalhou em toda parte que Herodes até desconfiava que João Batista não tinha morrido,porque as atividades práticadas por Jesus Cristo refletia demais as de JB.-Quem é esse cara?Que anda aqui aplicada na cabeça do povo rebeldias contra ao senhor soberano naquela época os reis eram uma espécie de deus,Herodes ficou inforecido achando que João Batista tinha ressuscitado,e queria a qualquer custo vê Cristo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS