PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UMA PÁGINA MISSIONÁRIA DA IGREJA

UMA PÁGINA MISSIONÁRIA DA IGREJA



22 de setembro de 2021


EVANGELHO


Lc 9,1-6

Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao saírdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.


MEDITAÇÃO


Não levem nada para o caminho (Lc 9,3)




“Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e os enviou a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos”.

O envio dos doze apóstolos é uma página missionária da Igreja. Os doze representam a nossa comunidade, comunidade que nasceu do trabalho missionário de Jesus. Essa referência aos doze mostra uma comunidade organizada, em continuidade com o povo do Antigo Testamento. A missão é de todo o povo de Deus, com seus líderes à frente. E o envio dos doze é para que anunciem o Reino de Deus. O Reino é o reinado de Deus em nossas vidas e em nosso mundo. O reinado de Deus supera e vence o reinado do mal, por isso os missionários recebem poder sobre o demônio e sobre a doença. A doença é a cara do sofrimento que o mal e a morte espalham.

O Reino é um dom, é a libertação da dominação do mal e da morte, para estarmos como filhos e filhas na comunhão com o Senhor nosso Deus. Não é o resultado de uma estratégia bem montada pelos missionários. Eles são simples instrumentos. É obra de Deus. Aliás, o Reino é de Deus e o que os enviados conseguem realizar é pela sua força, pelo seu poder. Por isso a recomendação: ‘Não levem nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas’.

Cajado é um sinal de defesa e segurança. Renunciem a isso. Sacola representa a confiança nos bens, nos instrumentos. O Reino não é uma estratégia. É um dom. Também não devem levar pão, que é o símbolo da sobrevivência. É preciso antes confiar na Providência. Nem levar dinheiro. É a renúncia à segurança financeira. Nem duas túnicas, duas mudas de roupa. A proteção necessária é a de Deus. Tudo isso é simbólico, para dizer: o missionário deve por sua confiança em Deus.

O evangelho de hoje, que começou com o envio dos doze e seguiu com as recomendações feitas por Jesus, termina dizendo que eles foram, anunciaram o Reino e curaram os enfermos. O envio não é apenas uma ordem de Jesus, é uma experiência concreta que os enviados vêm fazendo, desde o início. É um caminho que muitos já percorreram, em obediência ao mandato do Senhor e às suas recomendações.

Guardando a Mensagem

A missão é de todos. E a missão é comunicar que o Reino de Deus chegou com Jesus. É sugerir às pessoas que abram o seu coração, abram as portas de suas vidas para acolhê-lo. O Reino de Deus ou o seu reinado é a vitória sobre o mal no mundo e o pecado, gerando uma família de filhos livres e amados. O Reino não é o resultado de uma intensa propaganda de massa. É um segredo facilmente compreensível pelos simples e humildes. E não se implanta pela força ou pelo prestígio de alguém. Não somos um exército impondo uma nova lei. O Reino supõe a liberdade. Se não abrirem as portas, o Reino não entra. Não é uma invasão. A gente só bate à porta, não a arromba. Por isso, o missionário precisa se despojar de qualquer segurança humana.

Não levem nada para o caminho (Lc 9,3)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Demoramos a compreender que estamos sendo enviados em missão, que somos responsáveis pelo anúncio do Reino de Deus em nossa casa, no lugar onde trabalhamos, em nossos ambientes de convivência, em todos os setores da sociedade. Proclamar o Reino é testemunhar que fomos alcançados pelo amor de Deus, amor gratuito e misericordioso que se manifestou em ti, Senhor Jesus. O Reino não é um produto destinado a ser um sucesso de vendas. É uma boa notícia que muda a nossa vida, e dela, somos apenas portadores e testemunhas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva uma breve oração ao Senhor Jesus. Ele está contando com você como missionário, como missionária do Reino. Diga a ele como você se sente.

Amanhã, quinta-feira a nos lembrar o mistério da Eucaristia, celebro a Santa Missa às 11 horas, com transmissão pelo Youtube e pelo Facebook, rezando por você e suas intenções.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. Amém Padre João! Sou uma missionária do Reino de Deus! Eu creio nesta verdade! Mas preciso muito do impulso divino pra não ficar parada e me acomodar! Vencer meus medos e ir adiante confiando que o pouco que eu fizer , não sou eu, "mas é Cristo que vive em mim"! Sua benção! Que o Bom Deus abençoe imensamente sua vida, sua família, sua e nossa AMA Padre João! Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos nos ajude a reafirmar nossa adesão ao Reino de seu Filho Jesus Cristo! Bom dia 🌹

    ResponderExcluir
  2. 🙏🙏🙏🙏🙏Que sejamos missionários de Deus

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Que alegria receber a palavra de Deus todos os dias.
    Sou muito grata.🙏

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que todos nós sejamos dicionário do reino de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre sua benção, obrigada por enviar todo dia a palavra de Deus pra min,escuto e leio a mensagem pra entender melhor.🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Que o nosso senhor nos abençoem, e nos capacitem na missão de poder ajudar todos que necessitam de uma cura de uma libertação, e livrando de todos os
    espíritos imundos e sofrimentos. Hoje e sempre. Amém.,🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Meu senhor meu Deus, eu vim falar como é gratificante e o que o senhor está fazendo na minha vida, quando o senhor colocou um anjo no meu caminho , eu não sei como te agradecer o tamanho da transformação no meu viver.
    Esse anjo mim transforma com suas palavras de ensinamentos que tú senhor é o meu caminho de fé para ser uma seguidora de Cristo para levar o amor e a verdade do evangelho da sabedoria para todos nós cristão.
    Eu sou de Cristo ele é minha salvação.
    Obrigada padre João Carlos por todos os dias me guiar no caminho que devo seguir e fazer jesus está morando no
    meu coração.🙏🙋😍🌹💕

    🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra de Jesus e que possamos também ser mansos e humildes de Coração. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Padre João Carlos. Paz e serenidade em sua vida...
    Que seu caminho esteja sempre protegido com as melhores bênçãos do nosso Deus de bondade. Uma linda e abençoada quarta-feira com saúde e paz para Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Busca o que vêm da alma,não vos apegaiis aos bens materiais,pois na rota da vivência entre os construtores basta interagir com ações que encadem ao projeto Divino,porém há algumas recomendações prescritas por Jesus, que naquela época foram exemplificados o benditos:bens materiais,apego.Será que as dicas dada pelo Rei está sendo obdecida para alcançar os critérios dos seus discípulados para atualidade? Buscai primeiro o reino de Deus e tudo na vida lhes será acrescentando jesus exemplo concreto dessa fala,nos somos embriões que não evoluímos muito,mas há esperança entregar-se ao senhor Deus,pois tudo lhes será acrescentando.

    ResponderExcluir
  11. É maravilhoso lê o evangelho de todos os dias eu cinto muito não ter tempo para lê pela manhã porém escuto o senhor todos os dias na rádio Recife Deus te abençoe padre que nossa senhora Auxiliadora lhe cubra de bençãos paz e bem Nilza Maria de jardim paulista boa noite padre sua bênção obrigado

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS