PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AME OS SEUS INIMIGOS!

AME OS SEUS INIMIGOS!



09 de setembro de 2021

EVANGELHO


Lc 6,27-38

Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.
30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.
36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.



MEDITAÇÃO



Amem os seus inimigos. Façam o bem aos que odeiam vocês (Lc 6, 27)


Prepare o seu coração. Jesus nos mandou amar os inimigos. Essa atitude cristã supera o comportamento humano digamos “normal” que seria amar os amigos e odiar os inimigos. Viver na fé em Jesus Cristo nos faz superar essa posição.

Ter raiva é uma coisa natural. Deixar que a raiva tome conta da gente, aí é que não dá. Permitir que a raiva se transforme em rancor, ódio e nos cegue em nossas atitudes, aí não. Segundo o ensinamento de Jesus, o melhor caminho é acalmar o coração e tentar ver em quem nos ofende ou nos agride um irmão, uma pessoa que está equivocada, mas continua a merecer nossa consideração. Não responder-lhe na mesma medida, não desejar-lhe o mal, antes preservar sua boa imagem, querer o seu bem, rezar por ele ou por ela. É o que Jesus está nos dizendo neste evangelho de hoje.

Amar o próximo é o mandamento. Amar a Deus e amar o próximo. E quando o próximo é o nosso inimigo ou a nossa inimiga, aí a coisa se complica. Amem os seus inimigos, Jesus mandou. Esse é o caminho da perfeição, amar os inimigos. E fazemos assim, porque Deus faz assim. Disse Jesus: “Assim vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus”. O Pai é o modelo para o filho. O nosso Pai trata bem os maus, porque ele é pai de todos e a todos ama. Como filhos, nós o imitamos.

O dom da filiação divina, nós o recebemos no batismo, por meio do Espírito Santo. Somos filhos de Deus. Mas, Jesus está nos dizendo “assim vocês serão filhos do Altíssimo”. Então, mesmo tendo recebido a graça de sermos filhos de Deus, precisamos aprender a agir como ele, neste caso, amando os nossos inimigos. Na carta aos Hebreus, a esse propósito, há uma passagem interessante sobre Jesus que aprendeu a ser um filho obediente. “Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu”. (Hebreus 5,8). Pelo sofrimento, Jesus aprendeu a obediência de filho. Jesus é o maior exemplo. Na cruz, humilhado, traído, torturado só pediu ao Pai que perdoasse seus algozes, porque, disse ele, “eles não sabem o que fazem”. Rezou por eles. Também por eles, deu a vida.

Jesus está chamando a nossa atenção para o diferencial do cristão. Não agir como os pagãos ou pessoas reconhecidamente longe de Deus. Eles amam os seus amigos, tratam bem os seus iguais. Aos inimigos, eles pisam, maltratam, prejudicam. E acham tudo normal. Nós não podemos agir assim. Temos que imitar o Pai. Temos que imitar Jesus. Amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem a quem nos maltrata.

Guardando a mensagem

Jesus nos mandou amar os inimigos, fazer o bem a quem nos odeia. E nos deu como modelo o Pai, o nosso Deus. O próprio Jesus é nosso espelho. Imitando Jesus, amamos a todos, queremos o bem de todos e, quando perseguidos, injuriados ou difamados, lutamos para não guardar mágoa, nem alimentar ódio em nosso coração. Antes, rezamos por quem nos faz o mal e queremos o bem de quem nos ofende. É nesse espírito que enfrentamos a defesa dos nossos direitos e a busca da verdade. Sem ódio no coração.


Amem os seus inimigos. Façam o bem aos que odeiam vocês (Lc 6, 27)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Está aí uma coisa difícil: amar os inimigos. Mas, esse é o jeito certo do cristão ser, para parecer contigo, para ter os teus mesmos sentimentos, como nos aconselhou o apóstolo Paulo. Ajuda-nos, Senhor, a tirar do nosso coração todo sentimento de rancor, de ódio, de vingança. Ajuda-nos a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles também precisam encontrar a graça da conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Identifique, hoje, na sua história de vida, alguém que lhe tenha feito muito mal. Fale com Jesus, em sua oração, pedindo-lhe forças para perdoar essa pessoa.

E começaram as inscrições para o Curso Bíblico deste mês de setembro. Será sobre a Carta de São Paulo aos Gálatas. Você vai participar? Será nesta terceira semana de setembro, de segunda a sexta, sempre às três da tarde. Se você não puder acompanhar nesse horário, tudo bem, fica gravado e você pode assistir as aulas depois. Será transmitido, ao vivo, pelo Youtube. Para receber os materiais exclusivos e o certificado do curso, pedimos que você se inscreva.

Inscrições pelo site www.sympla.com.br com uma pequena taxa de R$ 20,00 ou solicitando a inscrição através do formulário que segue para quem recebe a Meditação diretamente. Taxa especial para os associados da AMA.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

8 comentários:

  1. Bom dia Pe João Carlos, minha benção e da minha mãe,lindas meditações, minha primeira missão do dia lê a meditação, min sinto segura para resolver problemas do dia a dia,em suas orações peça saúde para minha mãe e para mim também que cuide dela, obrigada por tudo, que Deus abençoe sempre o senhor, abraço

    ResponderExcluir
  2. Sua benção Padre João Carlos!
    Que Deus lhe abençoe sempre.
    Amém.

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima quinta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho e uma linda celebração estou aguardando como sempre o senhor celebra.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos,Eu não tenho inimigo, pode ser que tenha pessoas que não gosto do meu jeito de ser, mais se tiver eu não tô nem aí, porque tem pessoas gosta do jeitinho que eu sou.
    Não vim ao mundo para agradar a todos, jesus não agradou a todos.
    Amo a todos que vivem ao meu redor,e peço a Deus para quem não gosta de mim
    🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  4. Quem já vive esse evangelho está no Reino de Deus,pois nossa condição humana está distante aos olhos do pecado,mas com esforço dá pra suportar as diferenças,respeitando os limites de cada um mas volta e meia há conflitos agora esse Amor pode ser de não as trata na mesma maeda tratar com respeito e não as violentar,nem molestiar.Já é um princípio evolutivo que para Jesus foi sentido na pele,praticados ele nunca devolveu na mesma proporção,fazia sempre o melhor principalmente aos pecadores, inimigos os ingratos sempre foram tratados aos olhos da misericórdia!Medir,calcar com peso justo foi a prática cristã,nós ainda não chegamos a esse nível de Cristianismo.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Pe. João Carlos pela reflexão de hoje: amar e rezar pelos inimigos! Não é tarefa fácil, mas eu tento!!!muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Ó Senhor Deus onipotente, eu LHE agradeço por ser cristão. Contudo, me ajude seguir o caminho da santificação. Me ajude ter uma sincera misericórdia, bondade, humildade, paz, mansidão e paciência. Me ajude suportar as pessoas que não gostam de mim. Me ajude perdoar e amar todas as pessoas. Me ajude ensinar e admoestar com sabedoria. Me ajude cantar salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. Me ajude fazer o bem. Me ajude bendizer e rezar por todos. Me ajude não julgar e nem condenar ninguém. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite Padre João Carlos, bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Misericórdia e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos somente o Bem. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Boa noite padre João Carlos sua bênção que Deus te ilumine sempre nossa senhora Auxiliadora lhe cubra de bençãos temos que rezar por nosso amigos e nossos inimigos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O que é permanecer em Cristo?

01 de maio de 2024 Dia de São José Operário. Dia do Trabalhador. Abertura do Mês Mariano.   Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangel...

POSTAGENS MAIS VISTAS