PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AMADURECER NO AMOR A CRISTO

AMADURECER NO AMOR A CRISTO



24 de setembro de 2021

EVANGELHO


Lc 9,18-22

Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.
20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

MEDITAÇÃO


Jesus perguntou: “E vocês, quem dizem que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus” (Lucas 9, 20)

Vamos começar reparando que esse texto está na conclusão do período de atividade de Jesus na Galileia. Essa conversa de Jesus com os discípulos equivale a uma avaliação de todo o seu trabalho feito, desde que retornou do batismo, no Jordão. A essa cena, segue-se a cena da transfiguração. E começa a grande viagem de Jesus com o seu grande grupo de discípulos a Jerusalém (Lc 9, 51). Aí já é outra etapa, em que Jesus se concentra na formação deles.

Na avaliação, Jesus indaga se o povo e eles mesmos, os discípulos, captaram bem a sua mensagem e entenderam a sua pessoa. São quatro níveis de resposta. “O Senhor é João Batista. O senhor é Elias. O Senhor é um dos profetas antigos que voltou à vida. O Senhor é o Cristo de Deus”. Todas as respostas têm certa dose de verdade, a começar pelo que o povo estava dizendo sobre ele. A ação de Jesus é uma forma de dar continuidade ao trabalho de João, interrompido pela perseguição de Herodes. Elias, que, no passado, tinha feito um trabalho de restauração da fé de Israel, era aguardado para a obra final: podiam ver isso em Jesus. E ele agia mesmo com a liberdade e a determinação dos antigos profetas. Mas, os discípulos, representados por Pedro, o tinham compreendido melhor: ele era o Cristo de Deus.

Cristo é uma palavra grega que equivale à palavra Messias, do hebraico. Cristo quer dizer “ungido”. Jesus é o ungido de Deus. De fato, na sinagoga de Nazaré, Jesus tinha lido o profeta Isaías e se identificado com suas palavras: o Espírito de Deus o tinha ungido para evangelizar os pobres e anunciar o Reino. O ungido é especialmente o rei, o escolhido, o enviado do Senhor. Mas, talvez eles não tivessem entendido tudo. O Messias, o Cristo, o ungido, na realização de sua missão, iria passar por muitas provações. Foi aí que Jesus fez o primeiro de três anúncios de sua paixão. Ele detalhou tudo também em quatro pontos. Ele iria sofrer muito, ser rejeitado pelos chefes, morrer e, então, ressuscitar. Esse seria o caminho do Messias, o servo sofredor anunciado pelo profeta Isaías. Portanto, nada de dizer ao povo que ele era o Messias, sem absorver o jeito com o qual ele realizaria sua missão.

Se esse era o caminho do Cristo, do ungido, não poderia ser outro o caminho dos seus discípulos, os cristãos. Os discípulos mais tarde começaram a ser chamados com esse título, na comunidade de Antioquia. Ficaram conhecidos como cristãos, os ungidos, como Jesus.

Guardando a mensagem

A lição de Jesus foi clara. Entender quem é ele é tomar o seu caminho. Ele é o Cristo de Deus, e vai enfrentar sofrimento e morte e ressuscitar. Quem for segui-lo, deve fazer o seu mesmo caminho: renunciar a si mesmo e tomar a própria cruz como ele e com ele, cada dia. E isso o que significa? Que você, como seguidor(a) de Jesus, vai encontrar muitas dificuldades, sofrimentos e tribulações no seu caminho. Você não deve pensar que porque está seguindo Jesus, está livre dos problemas. Pelo contrário, é nas dificuldades e nos sofrimentos que você amadurece seu amor e sua imitação de Cristo, o Ungido de Deus. Saiba que é neste caminho histórico de sua vida, marcado pelos limites de sua própria condição humana e pecadora, que o Espírito Santo vai construindo em você, a nova criatura, destinada à plena comunhão com o Pai e à ressurreição final.

Jesus perguntou: “E vocês, quem dizem que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus” (Lucas 9, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Todo mundo sabe que só se conhece bem uma pessoa, quando se convive com ela, quando se caminha com ela. Nós sabemos que tu és o Cristo, como Pedro e os teus apóstolos nos ensinaram. Mas, precisamos caminhar contigo, conviver contigo, para crescermos, cada vez mais, no conhecimento de tua pessoa de filho de Deus. A tua caminhada para Jerusalém com os teus discípulos foi um grande momento de aprendizado para o teu grupo. Simbolicamente, queremos caminhar contigo, seguir contigo a Jerusalém, para estar contigo no teu sacrifício e na tua ressurreição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Sendo hoje a comemoração mensal de N.  Sra. Auxiliadora, rezemos a oração composta por Dom Bosco:

Ó Maria, Virgem poderosa, Tu, grande e ilustre defensora da Igreja, Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos, Tu, terrível como exército ordenado em batalha, Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo: nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso. Assim seja.

Vivendo a palavra

Leia o texto de hoje em sua Bíblia – Lucas 9, 18-22 - e responda no seu caderno espiritual: Quem é Jesus para você?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Paz e serenidade em sua vida hoje e sempre. AMADURECER NO AMOR DE CRISTO
    SENHOR, queremos caminhar contigo para estar contigo no teu sacrifício e na tua ressurreição. AMÉM
    Nossa Senhora Auxiliadora Rogai por nós
    Padre João Carlos, tenha uma linda e abençoada sexta-feira com saúde e paz.
    Fique com Deus presente na sua vida.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus Cristo que é o nosso Salvador. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos que o senhor tenha uma sexta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Seguir Jesus, é escolher um caminho de vida nova, para levar a Deus nosso pai na obediência , no caminho da paz do amor, fazendo o melhor de coração verdadeiro e sincero.🙏🙋😍🌹💕
    Para todos uma sexta feira de amor e paz, Nossa senhora Auxiliadora rogai por nós 🙏


    ResponderExcluir
  5. José Lúcio24/9/21 11:09

    Padre João Carlos, permita-me reproduzir esse trecho da meditação de hoje:
    "Saiba que é neste caminho histórico de sua vida, marcado pelos limites de sua própria condição humana e pecadora, que o Espírito Santo vai construindo em você, a nova criatura, destinada à plena comunhão com o Pai e à ressurreição final."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita, palavras inspiradas de alguém incentivando pelo Espírito Santo.

      Excluir
  6. Na caminhada aqui Jesus aproximou-se de pecadores,eles tinham os requisitos fundamentais para mostrar que as palavras ditas eram obras santa,pois Pedro um humilda homem de pouco prestígio social encontra respostas firmes que doutores da lei não sabiam,nada mudou nem uma vírgula no projeto de Deus que é revelação Divina.Em meio há pecadores há muito saber,descer momento,sapisciência:"Tu és o filho de Deus". Olhando pra Pedro Jesus pedi:"Não falem isso a ninguém",dai em diante o seu projeto confirma,estando certo que ainda não tinha chegado sua hora.E hoje em nossas vidas entre cruz e pecado,qual estamos aqui enxergando as pessoas pelas palavras Santas oi amada suas atitudes pela fé?Qual é a função da igrejas no critério espiritual?Será que estamos reconhecendo Jesus?

    ResponderExcluir
  7. Ó Deus, fonte da paz e da verdadeira piedade, eu LHE agradeço pela vida de todos os profetas. No entanto, me ajude ouvir a VOSSA palavra. Me ajude cuidar com coragem, da VOSSA casa. Me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude ter a verdadeira paz. Me ajude rezar da melhor forma possível. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude sofrer com paciência. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Pe João Carlos.
    Quero agradecer mais uma vez por suas palavras nas meditações diárias. Cada vez mais a Palavra de Deus está em meu coração. Estão realmente transformando a minha vida.

    ResponderExcluir
  9. Jesus sempre e cada vez mais está presente em minha vida. Nas horas tristes Ele me ampara, e nas alegres festeja comigo. Gloria a Deus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS