PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ORAÇÃO E A DECISÃO

A ORAÇÃO E A DECISÃO




07 de setembro de 2021

EVANGELHO


Lc 6,12-19

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

MEDITAÇÃO


E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)

Olha que grande lição Jesus está nos dando. Ele tem uma decisão importante para tomar. À essa altura da missão, um grupo numeroso de discípulos e discípulas o segue. E ele precisa dar um mínimo de organização ao seu grupo. E pensar no futuro do seu ministério. Ele precisa tomar decisões importantes em benefício de sua missão, em perspectiva de continuidade do seu trabalho. O que faz? Sobe a montanha para rezar e passa a noite inteira em oração.

A montanha é o lugar da oração, do encontro com Deus. É na oração, que o cristão encontra a luz de Deus para sua vida. É na oração que pode discernir qual é a vontade do Senhor. E, uma vez compreendida a sua santa vontade, aderir a ela de todo o coração. Uma noite de oração na montanha, antes de tomar uma decisão importante: esse é o exemplo de Jesus. Também na véspera de sua paixão, angustiado e humanamente atordoado pela paixão iminente, está no monte em oração, no Getsêmani. Pede ao Pai para afastar o cálice de dor e humilhação e a morte violenta. Mas, quer, antes de tudo, aderir à vontade de Deus. Uma noite de oração.

Eu tenho a impressão que muitos cristãos tomam decisões sem consultar Deus, sem uma noite de oração. Uma noite de oração é um modo de dizer, uma experiência de discernimento na presença do Senhor. Tem coisas importantes para decidir? Então, precisa subir a montanha, isto é, colocar-se na presença do Senhor para, com a sua luz, com a assistência do seu Espírito, encontrar a sua vontade, o melhor para sua felicidade aqui na terra e na eternidade.

E que decisões Jesus tomou naquela noite de oração? Nessa passagem, dá pra gente identificar ao menos quatro decisões. A primeira, chamar e escolher 12 líderes. Doze para marcar a continuidade com o povo de Deus, o povo das doze tribos. Doze, porque está construindo um novo momento do povo de Deus. Segunda decisão: escolher os doze do meio dos seus muitos discípulos. Não buscá-los fora. Tirar seus missionários dentre aqueles que o estavam acompanhando. Terceira: Designá-los como apóstolos, enviados. Essa será a sua identidade: serem apóstolos, enviados por ele. Quarta decisão: Reconhecer a liderança de Simão à frente do grupo, trocando o seu nome para Pedro. Na Bíblia, o nome é a missão. E a missão de Simão é ser a pedra, o alicerce da nova comunidade.

Guardando a mensagem

Jesus precisava tomar decisões importantes sobre a sua missão. Subiu a montanha e passou uma noite em oração. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze para serem seus apóstolos. Sempre que um cristão precisa tomar uma importante decisão, precisa subir a montanha, isto é, dedicar-se a um tempo razoável de discernimento e oração. Na oração, encontramos a luz de Deus para nossa vida, para nossas decisões. Esse é o caminho para podermos conhecer e acolher a vontade de Deus. E essa é a grandeza de nossa vida: fazer a vontade de Deus.

E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje é o dia da Pátria. Claro, com tanta coisa ruim acontecendo, bate até um desânimo na gente. Mas, esta tua palavra de hoje nos anima. Tu inauguraste um tempo novo de vitória para a humanidade. O reino já está fermentando a nossa história. E nós somos os cidadãos desse reino, revestidos de tua graça, fortalecidos pelo teu Espírito. Ajuda-nos, Senhor, a superar as crises do país no diálogo e no respeito às instituições que sustentam a democracia. Não consente, Senhor, que permitamos que cresça entre nós a intolerância e o ódio que nos põem uns contra os outros. Ajuda-nos a não perder a esperança, a continuar a crer e trabalhar pela fraternidade, pela inclusão dos mais pobres no mercado de trabalho, pela defesa do meio ambiente, a nossa casa comum. Com  o auxílio de tua graça, precisamos vencer a pandemia, acudir os órfãos e desempregados e garantir a educação dos mais novos. Que a oração nos sustente no caminho da justiça e da paz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Dedique um momento de prece, hoje, pela Pátria e pelos brasileiros. Reze especialmente por nós, discípulos e discípulas do Senhor, chamados que somos a fermentar a sociedade com o Evangelho da justiça e da fraternidade.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Acompanho as meditações do padre João Carlos. Admiro a verbalidade dele, a maneira como transmite a palavra de Deus. Gratidão! Paz, saúde e bençãos para sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. e abençoe o nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  3. A oração é o melhor diálogo esse encontro pessoal entre Deus e nós; intimamente integrado na presença do silêncio interior O Poder Maior se manifesta restando obedecer,isso sim Cristo Jesus fez Ele saia das multidões cheio,cansado,exalsto literalmente precisando se restatabelecer suas decisões.Onde o povo só levava problemas,uns eram inimigos mesmo assim Cristo fez sua parte,com seus escolhidos aqui foram 12 discípulo,e logo depois de silenciar em oração o povo queria tocar de qualquer jeito,o buscavam incansavelmente para resolução de possíveis problemas.Dai ficou pesado pra um só deu autorização aos seus para ajudar na tarefas e assim Cristo sentia os sinais de seu Pai acontecendo tudo isso só era possível porque houve obdiência plena.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia da Independência Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e que sejamos Iluminados e o Brasil seja curado. Salve Maria, rogai por nós.🙏

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos que seu feriado seja dt muita luz e abençoado e papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus nos deu exemplo dessa aproximação.
    É importante a oração na vida do cristão, é a intimidade com Deus através da oração, entre a criatura para com criador, estamos mais íntimos de Deus.
    Devemos entender profundamente o significado dessa tão conhecida e amavel palavra oração, uma aproximação da pessoa a Deus por meio de palavra ou de pensamentos, gratidão, confissão, adoração, petição pessoal, intercessão pelos outros, perdão, submissão a bondade de Deus, direção do espírito santo.🙋🙏😍🌹💕
    Um maravilhoso feriado para todos

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/9/21 12:39

    Boa tarde Padre João Carlos.
    À ORAÇÃO E A DECISÃO
    Que Deus abençoe nossa vida, ilumine nosso caminho, nós dê a paz e nos cubra com sua graça...uma tarde abençoada a todos.

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos, tenha um feriado abençoado, GRATIDÃO pela meditação diária que o sr. nos traz, por sua companhia nos ensinando a palavra do JESUS, e esta LUZ de DEUS que nos ilumina com a PAZ de CRISTO.

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos, SDB FELIZ DIA DÁ PÁTRIA! Rezemos ao nosso BOM DEUS, que tudo transcorra na SANTA PAZ. Que Nossa Senhora Aparecida e o seu DIVINO FILHO, assumam está causa! Um abraço AFETUOSO E CHEIO DE PAZ E TERNURA DE DEUS: de sua Prima em Cristo: Irmã Mariana Maria Pereira,MP

    ResponderExcluir
  9. Obrigado senhor e permita que nosso país ultrapasse esses momentos de incertezas. Pe. Joãop Carlos façamos muitas orações pelos nossos irmãos que passam por tantas privações e com pouca Esperança. Saúde e Paz a todos os Brasileiros !!!

    ResponderExcluir
  10. Peço a Deus pelos governantes do nosso Brasil ,que olhe com bons pensamentos o povo brasileiro,e que o Senhor Jesus não deixeis cair em tentação nos livrando de todos os malignos existentes nesta terra tão amada e próspera que é o nosso país. Que a nossa nação seja abençoada e querida por todos.

    ResponderExcluir
  11. Pai amoroso, eu LHE agradeço pelo grito dos excluídos. Entretanto, me conceda a graça de ter fé e confiança no meu REDENTOR. Me conceda a graça de ser guiado pelo Messias Prometido. Me conceda a graça de fugir das falsas doutrinas. Me conceda a graça de ficar repleto do VOSSO filho. Me conceda a graça de renunciar os pecados. Me conceda a graça de viver o meu batismo. Me conceda a graça de ser perdoado. Me conceda a graça de rezar com humildade. Me conceda a graça de viver o meu apostolado. Me conceda a graça de ter a saúde do corpo e da alma. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos sua bênção que Deus te abençoe muito peço a Jesus que os governantes sejam fiel com o povo Brasileiro e consciente com a Deus paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Elite Valotto. Resido em Guarulhos.Todos os dias ouvimos suas palavras. Estamos lendo a Carta aos Gálatas.Destaco " A vida do homem não deve ser determinada por um código de leis, mas por compromisso pessoal e íntimo com Cristo que está presente no profundo do ser humano" Gratidão por nos ajudar a sentir esta presença através de suas palavras.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS