PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: DEIXAR TUDO PARA SEGUIR JESUS

DEIXAR TUDO PARA SEGUIR JESUS



16 de agosto de 2021

EVANGELHO


Mt 19,16-22

Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo”.
20 O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

MEDITAÇÃO


O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta? (Mt 19, 20)

Ele já era um cara bacana. Já vivia os mandamentos de Deus. Mas, queria algo a mais. Olha a conversa dele com Jesus: “Mestre, o que é que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” Resposta de Jesus: Cumprir os mandamentos. Aí Jesus citou cinco mandamentos e juntou aquele resumo “amar o próximo como a si mesmo”. “Isso tudo, eu já faço”, disse o jovem. “O que ainda me falta?”.

Então, o jovem estava querendo algo a mais. Aparentemente, estava pronto para dar um novo passo. Jesus viu que o terreno era bom e lhe fez um convite. É verdade que essa proposta não é pra todo mundo, ao menos nessa medida, não. E ela só pode ser feita a quem está numa boa caminhada com Deus. Jesus não arrodeou muito. Foi direto e claro. “Deixe tudo e venha me seguir”. Para ficar mais claro: “Venha fazer parte do meu grupo, assumindo o meu estilo de vida”.

Deixar tudo para seguir Jesus. O jovem ficou pensando: que coisa legal andar com Jesus, fazer parte do seu ministério, ficar bem pertinho dele. Coisa maravilhosa! Mas, ‘pera lá: ‘Eu tenho minha vida, minhas coisas... Deixar tudo? Não dá pra ser um visitante, um membro eventual, um seguidor à distância?’ Tudo isso passando na cabeça daquele moço de boa pinta, de boa família, acostumado a ter toda facilidade na vida. A cabeça estava a mil: ‘Jesus vive sem nada, andando de um lado pro outro com esse grupo de discípulos, sem nenhuma segurança financeira, longe da família, voltado completamente para Deus e o seu povo. Seria uma mudança radical demais em minha vida... e os meus bens, minha herança, a vida que eu levo? Valerá a pena?’

Jesus deu um tempinho para o moço pensar, tinha posto as cartas na mesa. “Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem. Dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e me siga”. Pronto, foi água na fervura... Aquela alegria de quem estava procurando algo novo foi se transformando em tristeza... e ele foi se retirando, meneando a cabeça, meio envergonhado pela escolha que estava fazendo. Ficou todo mundo surpreso. Jesus esperava mais dele. E os discípulos ficaram pensando na escolha que eles mesmos tinham feito.

Puxa vida, Jesus não faz esse convite a todo mundo, não faz. Para segui-lo, sim, convida a todos. Mas, cada um levando sua vida normal, “normal” entre aspas, segundo o Evangelho. Mas, a alguns ele dirige esse convite tão radical. “Fiquem comigo, vivam como eu”. Aos poucos, na história do cristianismo, esse modo de seguimento de Jesus foi sendo organizado no que hoje se conhece como vida religiosa consagrada. Esse é o modo de viver de cristãos que aceitam o convite radical de Jesus de segui-lo mais de perto, imitando o seu modo de viver unicamente para Deus e para o seu povo, renunciando a acumular bens, a constituir família e sozinho tomar as decisões em sua vida. Nós, que acolhemos essa vocação, esse chamado tão especial, integramos as comunidades religiosas em nossas congregações, ordens e institutos de vida consagrada. Nem todo mundo entende a nossa vocação. Às vezes, nem nós mesmos. Mas, é o caminho dos que resolveram de coração acolher o convite de Jesus: “Deixe tudo e me siga”. É o caminho da perfeita caridade, como disse o Concílio Vaticano II.

Guardando a mensagem

Ao jovem, que já era um bom praticante dos mandamentos de Deus, desejoso de uma vida de perfeição, Jesus fez um convite muito especial: “deixar tudo para segui-lo”. Deixar tudo não é coisa fácil e esse moço era muito rico. Aí, apegado às suas coisas, ele optou por continuar na sua vidinha mesmo. Desde o começo do cristianismo, alguns homens e mulheres sentem-se chamados, por uma vocação especial, para seguir Jesus mais de perto, imitando o seu modo humano de viver para Deus e para o seu povo, pelo caminho dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. É uma escolha amorosa do Senhor. E uma resposta generosa de vários de seus discípulos e discípulas.

O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta? (Mt 19, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
As três coisas que marcam a vocação dos teus discípulos e discípulas consagrados na vida religiosa são também uma indicação para todos os teus seguidores. Três tentações podem afastar as pessoas de tua graça: agarrar-se aos bens deste mundo, desviar o amor a Deus para o apego exclusivo às criaturas e decidir sua vida sem atenção à vontade de Deus. Neste sentido, a vida dos teus consagrados pode ser um permanente aviso a todos os teus seguidores. Abençoa, Senhor, os irmãos e irmãs que integram os institutos, congregações e ordens religiosas. Fortalece o caminho vocacional dos jovens que estão em formação na vida consagrada. E não desiste de chamar muitos jovens generosos para o teu seguimento. Sendo hoje o dia do aniversário do nascimento de Dom Bosco (São João Bosco), nós te pedimos que, sob a sua proteção, a Igreja  continue a incentivar, acolher e formar santas vocações para a Igreja. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Nesta semana dedicada à vocação à vida consagrada, recomende ao Senhor, num momento de prece, todos os que estão seguindo uma vocação especial de consagração na Igreja: vocacionados, seminaristas, formandos, irmãs, irmãos, professos nas congregações, ordens, institutos de vida consagrada, institutos seculares e novas comunidades. Reze por nós.

A novena de Dom Bosco, hoje no seu sétimo dia, tem como tema 'O amor à Vocação e à Missão dos Leigos'. O texto da novena está no final da Meditação. Se você recebe a Meditação no celular, é só seguir o link enviado.

Talvez nossa reflexão de hoje possa ajudar alguém a pensar neste tema da vocação à vida consagrada. Então, que tal compartilhar o áudio e o texto da Meditação de hoje com mais alguém?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




NOVENA DE DOM BOSCO

Sétimo dia


Tema: O amor à Vocação e à Missão dos Leigos

Escreveu São João Bosco: “Se Deus se dignar me receber consigo no céu, meu primeiro pensamento será de pedir a Jesus e a Maria para abençoarem e protegerem a todos aqueles que cooperam com o bem de tantas almas”

Oh! Dom Bosco Santo! Tu que, a fim de obter no mundo mais abundantes frutos de fé prática e operosa caridade, instituiste a Associação dos Salesianos Cooperadores e a Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), faz que haja, sempre mais, valorização e espaços para a atuação dos leigos e leigas na vida da Igreja. Amém. 

Faça o seu pedido, pela intercessão de Dom Bosco....

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

São João Bosco – rogai por nós.

13 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que são João Bosco nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Que o Espírito Santo de Deus lhe abençoe e lhe dê saúde, paz e serenidade. Que Ele faça da sua vida uma bênção...
    DEIXAR TUDO PARA SEGUIR JESUS
    Senhor, fortalece o caminho vocacional dos jovens que estão em formação na vida consagrada, e não desiste de chamar muitos jovens generosos para o teu seguimento.
    São João Bosco Rogai por nós.
    Uma semana abençoada com saúde e paz para Padre João Carlos e toda equipe da AMA... Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Fortes reflexões nos ensinando a tomar o caminho certo na vida de um cristão. Deus abençoe e o Espirito Santo te ilumine e inspire cada vez mais

    ResponderExcluir
  4. Tenho profundo respeito e admiração por aqueles que consagram sua vida a Deus, e dedicação total ao próximo! Fui educada num colégio de Irmãs Vicentinas! Sou grata a duas de modo especial: Irmã Maria de Lourdes e Irmã Maria José! Rezo sempre por essas pessoas, homens e mulheres que deixam tudo e consagram a vida a Deus e ao próximo!

    ResponderExcluir
  5. A missão é possível se sairmos da zona de conforto,aqui apresentado um jovens que observa os preceitos de Deus,mas ainda não está preparada em sua prática de vida, visto aqui como estão escritos apego aos recursos financeiros midiante ao projeto de Deus ele não está Apto ao Reino de Deus dai então Jesus Cristo aconselhou sabiamente:venda seus bens e mim siga então o jovem se retira para refletir deve ter tido um conflitos interno:Larga àquilo que escraviza nos aproximar de Deus ao contrário é só sofrimento.

    ResponderExcluir
  6. bom dia obrigado padre por essas palavras de evangelização todos os dias e peço por minha família e as pessoas do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  7. Amém!Bom dia Padre João!🌹Dom Bosco Santo interceda por todos nós, em especial pelos jovens em conflito!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé e que Jesus nos ilumine com a perseverança com a intersecção de São João Bosco e Nossa Senhora. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde padre João Carlos um bom começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    A vida consagrada é o maior amor,pertencer somente a Deus e servir aos demais por amor.
    Porque Deus preencher o coração, só seu amor basta.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado. Ao passar por alguns anos, numa vida consagrada pelo Instituto Secular, fui agilizado a participar na concepção de uma vida mais importante e agradável a todas as pessoas que precisam de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Devemos seguir os ensinamentos de Deus,sem se apegar as coisas materiais,porém fazendo bem ao próximo se doando através da caridade e amor,salvando aqueles pobres de coração aos ensinamentos de Cristo.

    ResponderExcluir
  12. São João Bosco rogai e protegei todos os jovens na FÉ em JESUS. AMÉM

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos sua bênção que Deus te abençoe sempre amém agradeço muito por essas palavras maravilhosa são Dom Bosco rogai por nós paz e bem amém 🙏🙏 Nilza Maria de jardim paulista pe Brasil

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS