PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COMO CORRIGIR O SEU IRMÃO

COMO CORRIGIR O SEU IRMÃO




11 de agosto de 2021

Dia de Santa Clara

EVANGELHO


Mt 18,15-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.
18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”.

MEDITAÇÃO


Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo. Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão (Mt 18, 15)

A comunidade cristã é o lugar da experiência do amor mútuo. Ela é constituída por pessoas amadas pelo Pai, renascidas em Cristo, santificadas pelo Espírito Santo. A comunidade é o lugar do amor, da unidade. É já um reflexo do amor e da comunhão da Santíssima Trindade. Comunidade cristã é a família, a comunidade eclesial da qual você participa, a comunidade paroquial, a Igreja.

Na comunidade, na família, buscamos viver o ideal do amor em Deus, amor que nos gerou como filhos pela evangelização e pelo batismo. Deus nos ama, nós o amamos e procuramos viver em fraternidade, em comunhão. Vivendo em unidade, Jesus está presente conosco. “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”, nos disse o Senhor.

Acontece que esse ideal de amor em família, em comunidade, na paróquia, na Igreja muitas vezes é ferido por atitudes egoístas, deslealdades, ofensas. São pecados contra a fraternidade, a comunhão, contrários ao amor que devemos uns aos outros. E todo mundo tem experiência disso… Gente que, por espírito de orgulho e soberba, humilha o irmão ou a irmã, desconsidera, trapaceia, difama o seu próximo. Gente movida pela inveja, por interesses escusos, por sede de poder.... tem de tudo. Estamos mergulhados na grande experiência do amor de Deus na comunidade, mas somos ainda fracos e pecadores.

Diante disso, vem o ensinamento de Jesus no sermão da comunidade, no capítulo 18 de São Mateus. Jesus oferece um passo a passo sobre como reagir no caso de um irmão, na comunidade, pecar contra você. Somos responsáveis uns pelos outros. Devemos corrigir o nosso irmão. Não podemos deixá-lo no erro e fazer de conta que não temos nada a ver com isso. É o que chamamos de correção fraterna.

Guardando a mensagem.

A correção fraterna é a resposta amorosa e responsável de quem se sente ofendido pelo outro ou na obrigação de ajudar o outro a se conduzir melhor. A maioria das pessoas quando se sente ofendida, na comunidade, parte para a murmuração contra aquele irmão ou irmã e procura isolar aquela pessoa dos seus amigos, dos seus grupos de influência. Errado. O caminho para o restabelecimento da fraternidade é o da correção fraterna. Começa quando você, tendo sofrido uma ofensa, procura o seu agressor para resolver a situação. “Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo”, ensinou Jesus. Não dando certo, voltar a conversar na presença de duas ou três testemunhas. Se essas pessoas forem amigos em comum, tanto melhor. Assim, a pessoa se sentirá num ambiente seguro, não de ameaça. Se ainda não se resolver, levar o assunto à própria comunidade ou às suas lideranças. A Igreja deve chamar a atenção daquela pessoa, recordando-lhe o caminho dos discípulos de Jesus, os apelos do Reino de Deus. Não tendo jeito mesmo, então, reconhecer que essa pessoa se excluiu da comunidade, que está fora do caminho do evangelho. Pode, então, tratá-lo como um estranho, não mais como um irmão de comunidade.

Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo. Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão (Mt 18, 15)

Rezando a mensagem

Senhor Jesus,
Não é fácil corrigir o outro. Mas, isso é necessário para o seu crescimento no evangelho. É um sinal de responsabilidade de nossa parte para com ele e para com a comunidade. Como ensinaste, a correção fraterna deve ser feita com caridade e com respeito e percorrendo os passos que nos indicaste. Senhor, também não é fácil receber a correção fraterna. É preciso humildade para reconhecer os nossos próprios erros e espírito de conversão para acolher a graça de Deus e o apoio fraterno na superação de nossas infidelidades. Sustenta-nos, Senhor, no caminho do verdadeiro amor pelos nossos parentes e pelos irmãos e irmãs de comunidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No clima da Semana Nacional da Família, pense em que você poderia colaborar para o crescimento cristão de sua família. A indiferença é o contrário do ensinamento de Jesus. Somos responsáveis uns pelos outros.

Na novena de Dom Bosco que estamos fazendo em nossos programas de rádio, o tema de hoje é o amor à Mãe do Senhor. Você encontra a novena no final da Meditação de hoje no meu blog. padrejoaocarlos.com. Quem recebe a meditação no celular, é só clicar no link que enviei.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




NOVENA DE DOM BOSCO


Segundo dia


Tema: O amor à Mãe do Senhor

Escreveu São João Bosco: “Amai, honrai e servi a Maria”.


Oh! Dom Bosco Santo! Pelo amor terníssimo que tiveste a Maria Auxiliadora, tua mãe e mestra, alcança-nos uma verdadeira e constante devoção a tão dulcíssima mãe, a fim de que, como filhos seus devotíssimos, possamos merecer seu valioso patrocínio nesta vida e de um modo especial na hora de nossa morte.  Amém. 

Faça o seu pedido, pela intercessão de Dom Bosco, em silêncio....

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

São João Bosco – rogai por nós.

11 comentários:

  1. Boa noite! Maravilhosa essa partilha ,que nossa mãe santíssima nos Cubra com seu manto Sagrado junto a Jesus🙏

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. São João Bosco rogai por nós e livrai nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela reflexão de hoje! Corrigir o irmão com respeito e em particular! Continuar rezando pela união das famílias!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos . Que nada nós impeça de acolher o evangelho do Reino de Deus...
    Deus nós AMA, nós o amamos e procuramos viver em fraternidade, em comunhão.
    Que possamos corrigir o nosso irmão em particular e não deixar que ele permaneça no erro. Senhor, também não é fácil receber a correção fraterna. Devemos reconhecer nossos próprios erros para poder acolher a graça de Deus em nossa vida.
    São João Bosco Rogai por nós...
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA, um dia abençoado com as melhores bênçãos do Deus Altíssimo.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos lhe peço quê pela minha sobrinha Eliane Carvalho que está muito doente é diabética e tem pé diabético peço oração por ela

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos que o senhor tenha uma quarta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho .🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹se vc tem mágoa profunda ou ódio forte por alguém, procure ajuda para limpar seu coração desse mal.
    Só no coração, amor , amizades,paz, prosperidade e beleza é tudo de bom para viver em fraternidade, todos somos irmãos viver a dor do outro é isso que Cristo quer .🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor no Perdão e que possamos reconhecer nossos erros e na Humildade tenhamos a Conversão. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. O amor fraterno nos capacita para aceitar a correção como um gesto inspirado,através do elo Divino.Quem nunca sentiu vergonha de ter feito algo que invergonhasse a família?Está disponível aos olhos de Deus e corrigir os irmãos com doçura sem ofensa;sendo assim qualquer ato que esteja contra os princípios humanos merecem ser reavaliado,corrigindo e analisando,pois os erros também têm suas justificativas e deve ser absorvidos com os olhos de perdão, porque Deus não quer ninguém fardado com o código do pegando,e sim livres e felizes no caminho da fraternidade.

    ResponderExcluir
  9. Peço ao Senhor Jesus, coragem para que possa chamar o meu irmão caçula e conversar com ele sobre emprego que tanto precisa,pois não tem interesse em trabalhar,vive as custas dos irmãos e está sendo muitos gastos.Peco a Santa Clara que ilumine o seu caminho despertando nele a vontade de trabalhar.

    ResponderExcluir
  10. Pai santo e fiel, eu LHE agradeço pela vida de Santa Clara. No entanto, me conceda a graça de servi-Lo com amor e humildade. Me conceda a graça de fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça de ficar cheio do espírito de sabedoria. Me conceda a graça de obedecê-Lo diuturnamente. Me conceda a graça de viver o meu profetismo batismal. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de aceitar a correção fraterna. Me conceda a graça de pedir e viver em comunhão com a santa igreja. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por este evangelho muito bom que nossa senhora Auxiliadora lhe cubra de bençãos , é muito importante perdoar aqueles que nos ofende jesus nós ensina muito bem Deus é maravilhoso, paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS