PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A LÓGICA DO INTERESSE

A LÓGICA DO INTERESSE



13 de julho de 2021

EVANGELHO


Mt 11,20-24

Naquele tempo, 20Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido.
21“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza.
22Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!”

MEDITAÇÃO


Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não tinham se convertido (Mt 11, 20)

Ganhar presente é uma coisa muito boa. Agora, mais importante do que o presente que a gente recebe é quem nos dá o presente, não é verdade? É decepcionante para alguém dar um presente e ver que quem o recebeu está interessado mesmo no que ganhou, não em quem lhe ofertou aquilo. É, tem muita gente interessada mais no presente do que no padrinho.

Hoje, em dia, fala-se muito de curas, de milagres. É verdade que Deus continua a ser bom e generoso para conosco, nos acudindo em nossas fraquezas e necessidades. Mas, será que as pessoas que recebem tantos favores de Deus voltam-se para ele de todo o coração, começam a andar na vida nova de sua graça, convertem-se de seus pecados? Você, o que acha? ... Será que muita gente está apenas se aproveitando de Deus e depois se esquecendo dele?

Olha o que temos no evangelho de hoje! Jesus mostrou-se decepcionado com as pessoas beneficiadas por seus milagres. Corazim e Betsaida eram pequenas cidades da Galileia. Cafarnaum era uma cidade um pouquinho maior, situada às margens do Mar da Galileia, onde Jesus morava. Nessas e em outras cidades, ele tinha feito muitas pregações e realizado muitos milagres. E ele estava ficando decepcionado com essas cidades. Tanta gente o procurava pedindo todo tipo de favor, e ele atendendo com tanta compaixão, manifestando o poder e o amor de Deus naqueles eventos extraordinários... Mas, àquela altura, ele já estava ficando irritado... onde estava a conversão daquele povo?

Ele mesmo comparou Corazim e Betsaida com duas grandes cidades pagãs, Tiro e Sidônia. Se nessas cidades pagãs tivessem acontecido aqueles milagres, estariam todos fazendo penitência, pedindo perdão a Deus. E o povo de Corazim e Betsaida continuava sua vidinha tranquila, sem dar sinais de conversão. E a própria Cafarnaum que já tinha visto todo tipo de milagres de Jesus - na sinagoga, na casa dele, na praça, no mar – e nem assim apresentava sinais de mudança. Aí ele fez outra comparação que certamente não agradou aos seus conterrâneos. Sodoma, a cidade que Deus destruíra com fogo por causa de sua maldade, teria se convertido se tivesse visto os seus milagres. No dia do juízo, as cidades pagãs e a própria Sodoma terão um tratamento mais brando do que aquela gente da Galileia, disse Jesus.

Era de se esperar que os milagres ajudassen o povo a se voltar para Deus, a se converter. Todo milagre é uma demonstração do amor de Deus que restaura a pessoa humana. Na história do paralítico, ficou claro que mais do que o milagre físico, Jesus veio comunicar o perdão dos nossos pecados. Ele salvou a adúltera que iria ser apedrejada, mas lhe disse: vá e não peque mais. A própria cura dos leprosos é uma amostra de como sua missão é nos purificar dos pecados. Jesus esperava, então, que essas pessoas alcançadas por gestos tão maravilhosos de Deus, passassem a caminhar na fé, voltassem-se para Deus, acolhessem o seu enviado.

Infelizmente, vê-se hoje uma corrida para a bênção, a cura e o milagre, com pouca ou nenhuma conversão, com pouca ou nenhuma adesão à sua Palavra, ao seu evangelho. Está na hora de escutarmos essa Palavra do Mestre: ‘Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e tudo o mais lhes será dado em acréscimo’.

Guardando a mensagem

Como acontece hoje, no tempo de Jesus, muita gente o procurava para alcançar a cura de suas doenças, a solução dos seus problemas. Mas, uma vez satisfeitos, esqueciam-se de Jesus e não mostravam nenhum interesse por seus ensinamentos. Jesus, apesar de tão bom e compassivo, ficou decepcionado com aquelas cidades onde ele tinha feito tantos milagres. Afirmou que, se cidades pagãs tivessem visto tantos milagres, teriam se convertido. E aproveitou para lembrar que, no dia do juízo, haverá uma cobrança muito maior para quem teve mais chances na evangelização. É, tem muita gente interessada mais no presente do que no padrinho.

Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não tinham se convertido (Mt 11, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Dá-nos a graça de nos deixarmos guiar pelo amor, não pelo interesse. Na lógica do amor, nós te buscamos porque nos sentimos amados e queremos te amar e viver no teu amor. Na lógica do interesse, alguém te busca para conseguir uma graça ou proteção e te esquece logo que alcança seu objetivo. Sabemos, Senhor, que antes que venhamos bater à tua porta, tu já bateste à nossa, aguardando que a abramos para cear conosco, como está escrito no Livro do Apocalipse. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Essa palavra de hoje merece um bom exame de consciência de sua parte. Pare uns minutinhos, assim que puder, e, em oração, se pergunte: O que o Senhor está me dizendo hoje?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. O senhor Jesus me falou hoje que eu tenho que procura-lo antes de qualqe coisa.E sem interessar apenas no que receber ,mas sim interessar PRINCIPALMENTE NOS ENSINAMENTOS DO SENHOR JESUS!

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe dê um dia muito feliz e abençoado por Deus
    A lógica do interesse.
    Senhor Jesus, dá-nos a graça de nos deixarmos guiar pelo amor, não pelo interesse. Senhor, nós te buscamos
    e queremos te amar e viver no teu amor Um lindo dia muito feliz e abençoado à padre João Carlos e todos da AMA.
    Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA! padre João Carlos, obrigada por todos os dias nos trazer a explicação da palavra de DEUS, abençoado seja o dia do sr. e de todos os seus.

    ResponderExcluir
  5. SOU MUITO GRATA A TI PE. JOÃO CARLOS, PELAS REFLEXÕES DIARIAS. APRENDO MUITO. LOUVADO E AMADO SEJA DEUS POR ESTE PRESENTE QUE NOS DEU: O SENHOR.

    ResponderExcluir
  6. Convencer ao Reino de Deus,antes de mais nada é está disponível para construir uma pessoa do bem,mas não prova que essa convenção esteja pronta,acabada.Esse processo evolutivo humano é lento no decorrer de nossa Vida há embaraços constantemente,esses vêm acontecendo gradualmente,não adianta forçar cada queda é um reinício mais forte consciente quê errou no entanto conversão já mostra onde precisamos fazer melhor se superar.No projeto de Deus há espaço para recomeço sempre foi assim que Jesus Cristo mostrou para seus amigos,mais próximos: paciência ainda não é a hora de fazer julgamentos,pois ninguém está pronto e no projeto de Deus cada um têm seu ritmo.Quando chegar a plenitude da convenção definitiva, haverá mais alegria na terra,não existe outra forma de agir a não ser convercer ao Reino de Deus,quê não há outra lógico para realização do verdadeiro sentido da vida.

    ResponderExcluir
  7. Senhor Jesus, pelo dia de hoje 13 de julho,faço mais um ano de existência, quero ser fiel e cumprir minhas obrigações para com Deus,dando amor,e ser obediente as palavras do Pai que tanto pregou para seus filhos o amor,a esperança e a fé na sua continuidade como cristão. Agradeço pelas lições maravilhosas e que eu seja sempre iluminada pelo pai celestial.

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos que bom essa reflexão, porque tem muitas pessoas que vosso reino nada, tudo perdi nada dá até na vida pessoal só quer ser servida.
    Que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho meu bom pastor.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Todos os obstáculos que Deus coloca em meu caminho, posso não compreender.
    Reconheço na paisagem a lição que Ele me deu.
    Eu agradeço por tudo, não me canso de agradecer a Deus pelas pessoas maravilhosas que Ele colocou na minha vida.
    Todas as pessoas são especiais cada pessoas tem seu significado para mim.
    Senhor não permita que alguns deles queira me distância e afastar o meu caminho de ti.
    És tudo para mim senhor,
    meu papai bondoso com seu amor infinito.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Caridade e que a Alegria de Jesus em todas as coisas que façamos seja a nossa Força. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. Aprendo muito com a reflexão do Evangelho!
    Que Deus abençoe sempre sua vida, Padre João Carlos.
    Abençoada tarde.

    ResponderExcluir
  11. Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, eu LHE agradeço por todas as famílias. Entretanto, me ensine defender a vida. Me ensine agir com compaixão e amor. Me ensine fazer caridade. Me ensine fugir do pecado. Me ensine seguir o caminho da conversão, da penitência e da salvação. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Jesus que eu seja cada vez mais humilde. Obrigada pelo teu chamado. Amo servir quantas graças tenho recebido de ti.boa noite padre João Carlos a sua benção

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos sua bênção que o divino espírito santo lhe ilumine sempre senhor Jesus eu creio muito e lhe amor toda força do meu coração não por interesse e confio no senhor Jesus Cristo amém 🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS