PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MARTA E OS QUATRO PASSOS DO CAMINHO DA FÉ

MARTA E OS QUATRO PASSOS DO CAMINHO DA FÉ



29 de julho de 2021

EVANGELHO



Jo 11,19-27

Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.


MEDITAÇÃO



Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele ( Jo 11, 20).

Na Igreja, hoje estamos festejando a discípula de Jesus de nome Marta. Marta é a figura de uma cristã cheia de fé, especialmente nos momentos de maior dificuldade e sofrimento. O caminho de fé de Marta é o caminho de fé da comunidade cristã e de cada um de nós.

Marta - você lembra dela - é a irmã de Maria e de Lázaro, amigos de Jesus que moravam em Betânia. Maria é aquela que ficou sentada aos pés de Jesus, escutando seu ensinamento, enquanto Marta ocupava-se dos afazeres da casa, lembra?! Na cena de hoje, Marta foi ao encontro de Jesus quando ele estava chegando e Maria ficou em casa, sentada.

Bom, tinha acontecido uma coisa muito triste. Lázaro tinha morrido. Elas, suas irmãs, tinham mandado chamar Jesus quando ele ainda estava gravemente enfermo. Mas, Jesus não apareceu. Quando ele veio chegar, Lázaro já estava morto há quatro dias. A cena é essa: Jesus está chegando... Marta vai ao encontro dele, antes dele visitar o túmulo do amigo.

Vamos prestar atenção nas quatro coisas que Marta disse a Jesus:

A primeira palavra de Marta foi essa: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”. Na verdade, isso é uma queixa, porque Jesus demorou a ir ver o seu amigo. Elas contavam que Jesus o curasse da doença. Nós também passamos por momentos de muita dificuldade. Clamamos por Deus. Às vezes, parece que ele não vem nos socorrer. Nossa oração toma então um tom de reclamação.

Vamos à segunda palavra de Marta: “Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. Uma palavra que mostra sua confiança no poder de Deus que opera em Jesus. Seu coração está aberto à ação de Deus. Mesmo não sendo prontamente atendidos como pretendíamos, manifestamos ao Senhor nossa confiança. Confiamos nele. Não entendemos os seus planos, mas confiamos nele.

A terceira palavra de Marta no diálogo com Jesus foi essa: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. Ela tem a crença que boa parte do seu povo tem: no último dia, haverá a ressurreição dos mortos. Sabe que Deus agirá no tempo dele. Nós também temos uma fé como a de Marta. Acreditamos que Deus é Senhor de tudo e, lá no fim da história, vai realizar todas as suas promessas.

A quarta e última palavra de Marta foi impressionante. “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. É uma bela afirmação de sua fé. Reconhece que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, o prometido. Ela está dizendo que crê em Jesus que está ali presente, a revelação plena do Pai. Jesus tinha lhe dito: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais”. Ela confessa sua fé em Jesus, que está ali diante dela. O dom de Deus é não só para o final de nossa jornada. O dom de Deus, em Cristo, é já para hoje. Ele é a ressurreição e a vida.

Marta fez o caminho da fé, os quatro passos. Está pronta para o sinal da ressurreição do seu irmão Lázaro.

Guardando a mensagem

Marta é uma discípula de Jesus. O seu caminho de fé é também o caminho de cada cristão, o nosso caminho. No seu caminho de fé, ela deu quatro passos no seu encontro com Jesus: passou da queixa para a confiança nele; e de uma fé genérica para uma fé pessoal em Jesus Salvador. Que bom que você possa percorrer esse mesmo itinerário: da queixa passar à confiança em Jesus; da fé genérica passar para uma adesão pessoal a Jesus Salvador. Nele, manifestou-se a vida de Deus.

Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele ( Jo 11, 20).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Como Marta, que perdeu seu irmão Lázaro, muitos de nós estão passando pela perda de um ente querido. É uma dor profunda, uma tristeza muito grande que se experimenta, sobretudo se se tratar de um pai, de uma mãe ou de um filho ou filha. Em muitas situações, rogou-se ardorosamente pela cura daquela pessoa e o milagre aparentemente não aconteceu. Perdoa, Senhor, se não compreendemos os teus desígnios. Essa vida biológica que nos deste se esgota com o tempo. Mas, a vida que nos deste não termina na morte do corpo. Olhamos para ti, Jesus, e contemplamos a tua ressurreição. Cremos que venceste a morte e estás vivo e ressuscitado. Cremos na ressurreição da carne. Como tu, seremos ressuscitados para vivermos sempre contigo, na comunhão do Pai e do Santo Espírito. Sabemos, na fé, que a ressurreição será plena e total, quando chegar o dia da ressurreição da carne, na tua volta. Queremos viver, Senhor, nessa fé. E acompanhar, na oração, os que partiram. Recebe a todos eles na tua santa morada. E conforta os corações sofridos pela ausência dos seus entes queridos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelos seus falecidos. E, aparecendo oportunidade conforte alguém enlutado, com as palavras da fé.

Como todas as quintas-feira, celebro a Santa Missa na companhia dos associados e ouvintes que me acompanham pelas redes sociais. A Missa começa às 11 horas. Posso contar com sua participação?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Amém Padre João! Louvado seja Deus por suas palavras tão cheias da ação divina! Deus nos ajude na caminhada da vida aqui e nos confirme como "cidadãos dos céus " como Marta e seus irmãos! Bom dia 🌹

    ResponderExcluir
  2. Amém!!! Gratidão!!!; Bom dia padre João Carlos !!! Que Deus lhe abençoe sempre ❤️!!!

    ResponderExcluir
  3. Obg padre João por suas palavras que nos ajudam e aumenta mais nossa fé
    Que seja sempre abençoado

    ResponderExcluir
  4. É comum nos queimarmos nas horas difíceis entre a pessoa que mais confiamos entregar totalmente nas dificuldades aos pés de Deus Jesus Cristo mostrou-se plenamente capaz de orientar Marta,na luz do evangelho todos os problemas foram solucionados isso graças a continuação da Vida na eternidade, aqui Cristo os confortou mostrando que Lázaro não morreu deu condição a Marta vê a sequência da Vida e ela com certeza compreende as palavras Santas pronunciadas nessa linha evangélica.Esse encontro dela com Jesus Cristo mostrou que não é a condição física que sustenta o homens,foi um diálogo bem profundo que deixou Marta assustada ao receber tantas revelações,porém no entato havia essa necessidade deles dialogarem de forma única,sem que ninguém saiba para cada cena no evangelho há fatos diversos,lugares,pessoas diferentes para solucionar os problemas há ações diferentes,porém nada fica solto tudo fica bem amarrado Jesus resolve tudo através das palavras e ações concretas,a condição humana é terrível,mas quando o espírito está bem preparado as coisas se resolvem sabiamente e assim Marta viu a ressurreição de Lázaro através da meditação ajudada por seu melhor amigo Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Deus te cubra de bênçãos...
    Que possamos com JESUS na comunhão do Pai e do Espírito Santo, no caminho da fé... Padre João Carlos, tenha um excelente e abençoado dia.
    Fique com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos que o senhor tenha um
    ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos sim estarei participando da santa missa já enviei para os meus contatos tudo que o senhor enviou para participar da missa também 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Crê que Jesus Cristo é o filho de Deus e ter confiança é a condição de todos os cristão.
    Nós cremos e confessamos que Jesus de Nazaré filho eterno de Deus, habitou entre nós, nós recebemos graças sobre graças, movidos pela graças do Espírito santo e atraídos pelo pai, nós cremos e confessamos a respeito de jesus,na alegria da sua comunhão com Cristo, para a nossa alegria ser completa.
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e que possamos acreditar Sempre em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nossa senhora nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde padre João Carlos, que Jesus Cristo abençoe o senhor e toda nossa família e de todos livrando de todo mal, amém 🖐️🙏

    ResponderExcluir
  10. Jesus me ensinou que não devemos orar pelos que partiram. "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo" (Hebreus 9:27). Aqui entendemos que nenhuma mudança na condição espiritual pode ser feita após a morte - ou por si próprio ou por meio dos esforços dos outros. Se é inútil orar pelos vivos que estão a cometer "um pecado que leva à morte" (1 João 5:16), ou seja, o pecado contínuo sem buscar o perdão de Deus, como poderia a oração por aqueles que já estão mortos servir-lhes de algum benefício, já que não há nenhum plano de salvação após a morte?
    No livro de Lucas capítulo 16 a parábola do rico e Lázaro fica muito claro o ensinando de Jesus no pós morte, eu creio em Jesus pois foi Ele quem morreu por mim, qualquer coisa que eu faça contra os ensinamentos dEle eu estou anulando o sacrifício na Cruz, o preço já foi pago, está consumado.

    ResponderExcluir
  11. Ó Pai todo poderoso, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. Entretanto, me ajude amar todas as pessoas. Me ajude perdoando os meus pecados. Me ajude ficar cheio do Espírito Santo. Me ajude proclamar que Jesus é VOSSO filho. Me ajude permanecer no amor. Me ajude consolar os sofredores. Me ajude ser hospitaleiro. Me ajude ter fé e confiança no REDENTOR. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por tudo que o senhor tem nós ajudado muito importante para aumentar a nossa fé o espírito santo lhe ilumine sempre e toda sua família amém paz e bem Nilza Maria de jardim paulista Pernambuco Brasil

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS