PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MAIS DO QUE FALAR, ESCUTAR O SENHOR

MAIS DO QUE FALAR, ESCUTAR O SENHOR



20 de julho de 2021

EVANGELHO


Mt 12,46-50

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

MEDITÇÃO


Enquanto Jesus falava às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele (Mt 12, 46)

Esse texto foi lido outro dia. Os parentes de Jesus estavam do lado de fora. E Jesus indicou que seus verdadeiros parentes eram aqueles que faziam a vontade do seu Pai. E até refletimos que Maria é celebrada nos evangelhos como a serva obediente. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Temos que ser como Jesus e como Maria: filhos obedientes, realizadores da vontade do Senhor.

Mas, a palavra do Senhor é sempre nova. Por ela, ele nos diz sempre coisas surpreendentes. Relendo esse texto, me dei conta da repetição do verbo “falar”. Vou reler, com você, os versículos em que aparece esse verbo e você, por favor, conte quantas vezes essa palavra se repete. “Jesus estava falando às multidões. Sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém lhe disse: Olha, tua mãe e teus irmãos estão querendo falar contigo. Aí Jesus fez uma pergunta a quem tinha lhe falado isso”. Contou? Quantas vezes aparece o verbo “falar”? Quatro vezes. Quatro é um número completo, como os quatro pontos cardeais. “Falar” deve ser um elemento importante pra se prestar atenção no texto.

Jesus está falando ao povo. Coisa importante: ele estava ensinando, revelando as coisas do Reino de Deus, como sempre fazia. Haveria coisa mais importante do que isto, ouvir Jesus falando? Prestar atenção na palavra dele? Você se lembra de Marta e Maria. Maria estava escutando Jesus, sentadinha aos seus pés. Marta, toda ocupada, pra frente e pra trás, fazendo as tarefas de casa. O que lhe disse Jesus: “Marta, Marta, uma só coisa é necessária”. Ouvir a palavra é fundamental.

Então, Jesus está falando ao povo as coisas do Reino. E chegam os seus parentes, querendo o quê? Querendo falar com ele. Mandaram um recado por uma pessoa: “Teus parentes estão lá fora querendo falar contigo”. Por que eles não entraram para ouvir Jesus que está ensinando? Podemos pensar: ah, a casa estava cheia. Mas, o texto não está dizendo isto. Diz que ficaram do lado de fora. E que queriam falar com Jesus. Então, o assunto deles é mais importante do que a de Jesus? Então, quem dá a pauta são eles?

Está me ocorrendo o seguinte. Muitas vezes, não estamos interessados no que Jesus está falando, no que ele está dizendo, em sua pregação. Estamos interessados no nosso assunto, temos os nossos interesses, queremos que ele nos escute. Não entramos para escutar a palavra do Senhor, ficamos fora querendo que ele venha ao encontro dos nossos interesses. Está me seguindo? Esse é o problema. Muita gente não quer ouvir Jesus, quer falar-lhe o seu assunto.

Se você estiver entendendo o que eu estou dizendo – e eu sei que está -, vai entender direitinho o que está no salmo 94: “Oxalá, vocês ouvissem hoje a sua voz! Não endureçam o coração, como no tempo do deserto” (Sl 94, 7-8). A tentação é a gente não ouvir a voz de Deus, fechar o coração para a palavra de Jesus. Não temos interesse nela. Estamos interessados na nossa palavra, no que nós queremos dizer. E podemos ficar de fora, apenas querendo apresentar nossos pleitos, nossos pedidos, representar nossos interesses. Nada de escutar o que Deus tem para nos dizer. E assim nos comprometer com a sua vontade, não com a nossa.

Guardando a mensagem

Impressionante a palavra do Senhor. Nessa cena, em que os parentes de Jesus estão do lado de fora e querem falar com ele, chama à atenção a repetição do verbo “falar”. Jesus está falando ao povo, dentro da Casa. Os parentes estão do lado de fora, querendo falar-lhe. Não querem ouvir Jesus. Querem que Jesus os ouça. É o retrato da situação de muitos de nós. Alguns não estão interessados na palavra de Jesus. Estão interessados no seu problema, na sua necessidade, no que lhes parece importante. Sem ouvir a Palavra, não conhecemos a vontade de Deus. E se não realizamos a vontade de Deus, não temos parte com Jesus.

Enquanto Jesus falava às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele (Mt 12, 46)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nesta palavra de hoje, fica muito claro o lugar onde devemos ouvir tua palavra, onde tua palavra ganha sentido: a Casa, isto é, a comunidade, a Igreja. Não queremos ficar do lado de fora, Senhor, queremos nos integrar sempre mais na Comunidade-Igreja-Casa onde estás com teus discípulos. Este é o lugar certo para se escutar e viver a tua palavra. Do lado de fora, podemos apenas requisitar que escutes a nossa palavra, que sirvas aos nossos propósitos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda a esta pergunta: Você tem cultivado essa capacidade de escuta de Deus?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. sim eu gosto muito de escutar a palavra de Deus. que ele nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito a cada palavra dita e aprender a verdade e ter a sensação de reviver os dias de Cristo ,aqui na terra.Bem explicado tais palavras ditas ,obrigado.

      Excluir
  2. Louvado seja o nome do Senhor

    ResponderExcluir
  3. AMEM PADRE, QUE DEUS NOS PROTEJA.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🤦😇🌟🌟🌟🌹
    O que nós precisamos saber é escutar,acima de tudo, escutar a Deus,ouvir minha voz,a voz do Senhor.
    Escutar o que devemos fazer, escutar a voz da consciência, todos nós erramos e caímos quando não escutamos a voz do senhor, nosso Deus.
    Deus gosta de filhos obedientes e gratos.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos .
    Mais do que falar, escutar o Senhor
    Padre João Carlos, que Deus encha o seu coração de fé e o seu dia de paz e sabedoria neste novo dia...
    Tenha uma terça-feira muito feliz e abençoada por Deus com muita saúde e serenidade na sua vida. Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Abençoado seja o dia do Sr. padre João Carlos, precisamos sim conversar com DEUS, mas se não silenciarmos e aquietarmos o nosso coração, jamais vamos entender a resposta DELE às nossas conversas. obrigada pela meditação enviada. DEUS abençoe à todos.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Padre João Carlos e tudo de BemBom Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Para ouvir a palavra do Pai,temos que esta presente na pregação do seu representante que é o pastor da igreja que nos eleva os nossos pensamentos até o Pai,é nos faz sermos fiéis a tudo que nos ensina:amando,obedecendo e respeitando para sermos felizes.

    ResponderExcluir
  9. Deus eterno e todo-poderoso, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Todavia, me ajude com a VOSSA proteção e a VOSSA libertação. Me ajude vencer a perseguição. Me ajude obedecê-Lo. Me ajude com a VOSSA mão poderosa. Me ajude servi-Lo com fé e humildade. Me ajude ter o santo temor. Me ajude fazer VOSSA vontade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção é muito importante ouvir a palavra de Deus com muita fé e obedecer os seus ensinamentos jesus lhe abençoe muito padre João Carlos agradeço muito por suas palavras maravilhosa paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe padre mim desculpe por só responder a . Noite é quando tenho tempo quando afilha chega do trabalho o meu Neto atrapalha muito ela trabalha no atacadao boa noite padre Deus abençoe

    ResponderExcluir
  11. Sim, muitas vezes queremos ser ouvidos, mas não queremos ouvir! Obrigada pela reflexão, Pe.João Carlos!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS