PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUANDO A OFERTA É MAIS DO QUE DINHEIRO

QUANDO A OFERTA É MAIS DO QUE DINHEIRO



05 de junho de 2021

EVANGELHO


Mc 12,38-44

Naquele tempo, 38Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”. 41Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias. 42Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. 43Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

MEDITAÇÃO


Em verdade lhes digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas (Mc 12, 42)

Jesus observou que uma pobre viúva depositou duas pequenas moedas no tesouro do Templo. E valorizou essa participação, aparentemente tão pequena. Viu também pessoas ricas fazendo suas ofertas. Comparou a viúva pobre e os ricos piedosos. Os ricos ofertaram o que lhes sobrava. Ela ofereceu ‘tudo quanto tinha para viver’.

Veja bem, dando as duas moedas que lhe fariam falta, ela deu algo de si mesma. As duas moedas a ajudariam em alguma coisa, um pão, um pouco de leite, quem sabe... Não deu do que lhe estava sobrando. Propriamente, não deu coisas fora de si. Empenhou-se a si mesma nesta oferta. Deu-se a si mesma. A viúva a si mesmo se ofereceu em oferta.

Os ricos que depositaram muito dinheiro no cofre do Templo, ofereceram muita coisa, mas não ofereceram nada de si, compreende? Nada daquilo representava mesmo algo de si mesmos. Aquele dinheiro todo não lhes faria falta, era coisa que já estava sobrando. Jesus podia até elogiá-los reconhecendo que tinham sido generosos. Mas, não. Não estavam implicados na oferta. A viúva, ah essa sim, fez a maior oferta. Deu de sua própria vida, tirou do seu próprio sustento. Sacrificou-se ao dar. Na verdade, a sua oferta era ela mesma.

A história da viúva das duas moedinhas é um exemplo vivo do ensinamento de Jesus: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia sua cruz e me siga”. A viúva renunciou a si mesma. O discípulo vê isso na vida do seu Mestre. Foi assim que Jesus realizou sua missão. Ele entregou a sua vida em sacrifício, em nosso favor. Ele é o nosso rei, o nosso guia, o nosso pastor. O bom pastor dá vida por suas ovelhas. O que a viúva fez está em sintonia com o modo como Jesus realizou sua missão. Depositando duas moedas, tudo o que ela tinha, ela estava oferecendo-se a si mesma.

Guardando a mensagem

No gesto de dar uma oferta no Templo, a viúva pobre não deu apenas algo fora de si, que não a empenhava, nem a implicava. Especialmente, entregou-se a si mesma, deu-se na sua pobreza e na sua necessidade. E o que é que a viúva tem com você? É fácil: na sua relação com a Igreja (que está no lugar do antigo Templo), espera-se que você não dê apenas coisas, exteriormente. O evangelho da viúva indica que você precisa entregar-se a si mesmo, a si mesma. Não basta cumprir o preceito de assistir a Missa aos domingos. É preciso que você faça do seu domingo uma Missa. E o compromisso do dízimo? É, ele é importante, mas só vale mesmo se você for a oferta principal, não o seu dinheiro. Rezar é importante? Sim, se rezar for o modo de você reconhecer o amor de Deus, colocando-se às suas ordens. O que você faz ou dá não é o mais importante. Só é importante se sua vida estiver sendo oferecida e entregue no sinal da oferenda.

Em verdade lhes digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas (Mc 12, 42)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Temos que reconhecer que nosso dízimo e nossas ofertas na Igreja estão muito longe do sentimento de entrega da viúva. Ela propriamente se deu em oferta, oferecendo o que lhe faria falta. A nossa oferta deveria representar a oferta de nós mesmos a Deus, mas quase sempre são apenas esmolas e migalhas que representam apenas o nosso pouco compromisso com a Igreja e com a sua missão. Converte-nos, Senhor. Dá-nos o coração da viúva pobre que a si mesmo se ofereceu em sua oferta. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Será que o evangelho está lhe pedindo alguma mudança? Pense um pouco nisso.

Hoje, vamos nos encontrar, às 20 horas, no Show online, festejando 25 anos da AMA, da Associação Missionária Amanhecer. Nas postagens anteriores, eu lhe expliquei como adquirir o seu ingresso. Dê uma olhada. Ainda dá tempo. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. Hoje somos doações ou ofertas?Dedicar-se no contexto Espíritual feito n evangelho vai nas práticas diárias diante de cada atitude simbolicamente aqui é posto uma figura da margem social,viúva e uma oferta no sentido figurativo que Jesus doou-se literalmente e tinha sua fala os recursos daquela região, quando há uma sincronia entre os dois elos Deus e homem segundo as escrituras nada é impossível,porém vê-se o oposto no sociedade marcada pelo igoismo insensatez,orgulho,preguiça e egoísmo só quê aplicar sua pedágogia Cristã vêm tendo uma série de contraversas! Enfim qual é a função daquela mulher para o século XXI?Ser íntegro ao projeto humanizador é ser uma viúva da atualidade,pois é ser forte numa sociedade pouco humanizadoura, sejamos proativa para servir ao Deus dá igualdade!

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos a noite vai ser como esse dia radiante, abençoado e iluminando .
    Papai do Céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙋😇🌟🌟🌟🌹
    A oferta é como uma semente a função que dará fruto.
    O Senhor nos pede uma semente,para dá uma colheita nos nosso coração.
    Que minha oferta seja um verdadeiro agradecimento,um ato de amor,o reconhecimento de tua bondade para comigo, tudo que tenho de bom vem de ti:paz, saúde, amor, prosperidade e bens.🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos que a noite seja radiante como esse dia abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙋😇🌟🌟🌟🌹
    A oferta é como uma semente a função que dará fruto.
    O Senhor nos pede uma semente, para dá uma colheita nos nosso coração, que minha oferta seja um verdadeiro agradecimento um ato de amor,o reconhecimento de tua bondade para comigo, tudo que tenho de bom vem de ti, paz, saúde, amor prosperidade e bens.🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  4. Novamente pessei que não foi fiquei aguardando não apareceu fiz novamente desculpa 😱🤦

    ResponderExcluir
  5. Ótimo Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e que o Show hoje seja como Sempre Sucessos sem fim. Estaremos em Oração para o Amor na Humilde e na Caridade. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/6/21 13:44

    Boa tarde Padre João Carlos. Paz e amor no seu coração.
    Quando a oferta é mais do que dinheiro
    Dá-nos, Senhor, o coração da viúva pobre que a si mesmo se ofereceu em sua oferta. Deus olha para a qualidade do nosso coração... Convete-nos, Senhor.
    À Padre João Carlos e a todos da AMA desejo um final de semana abençoado e repleto de muitas bênçãos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Que Deus nos conceda a paz e tranquilidade na vida de todos nós. Sejamos gratos a todos aqueles que fazem bem aos que mais precisam ofertando tudo de bom para os infelizes ,ajudando a doutrina do Pai,como também a nossa igreja em busca dos fiéis necessitados.

    ResponderExcluir
  8. Ó Deus, cuja providência jamais falha, eu LHE agradeço por todos os anjos que foram colocados no meu caminho. Contudo, me ajude ser justo, caridoso e generoso. Me ajude bendizê-Lo com sinceridade. Me ajude cantar e agradecê-Lo com amor. Me ajude fazer boas obras. Me ajude fazer o bem. Me ajude fazer boas orações e bons jejuns. Me ajude evitar a iniquidade, o pecado e a injustiça. Me ajude com a minha purificação. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude com a saúde do corpo e da alma. Me ajude fazer boas ofertas. Me ajude ter um bom comportamento na igreja e no dia a dia. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe abençoe muito amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Pe.Joao Carlos pela reflexão de hoje. Eu devo ser a principal oferta a Deus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS