PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O NOME DA CRIANÇA

O NOME DA CRIANÇA


 
24 de junho de 2021,
Solenidade da Natividade de São João Batista

EVANGELHO


Lc 1,57-66.80

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

MEDITAÇÃO


Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela (Lc 1, 58).

Por causa da rotação da terra, o sol ilumina mais ou menos tempo, deixando o dia mais curto ou mais comprido. O inverno começa quando a noite fica maior do que o dia. É o solstício de inverno. Essa passagem anual de estação levou as populações nativas do continente americano a comemorarem essa data com muitas festas, segundo suas tradições. Com a chegada do cristianismo, quinhentos anos atrás, esses festejos de mudança de estação se juntaram com a mudança que Deus fez na história da humanidade, preparando a vinda de Jesus. Desse casamento entre tradições nativas do continente e o cristianismo nasceu a festa de São João.

A festa de São João celebra os acontecimentos em torno do nascimento do profeta João Batista, que preparou a chegada do Salvador, dando início a um tempo novo. É por isso que a festa de São João é ligada ao mundo rural, com fogueira, comidas de milho e folguedos tradicionais da roça. Estamos no hemisfério sul. No hemisfério norte, o solstício de inverno é em dezembro, coincidindo com a festa de natal.

O evangelho de Lucas dá notícia da admiração e da alegria que tomaram conta de vizinhos e parentes da família de Izabel e Zacarias pelo que Deus fez em favor deles e do seu povo. Um casal maduro, idosos, sem filhos, ela estéril... de repente, a mulher engravida e, no meio de muitos sinais do poder de Deus, dá à luz um menino que marca o início do novo tempo, o tempo do Messias que estava chegando. O menino, nascido de Izabel, seria o mensageiro que iria preparar a chegada do Salvador.

Os sinais de Deus foram muitos. O anjo anunciou a Zacarias que sua mulher iria engravidar. O pai, sacerdote em função no Templo, achou muito difícil acontecer o que lhe fora anunciado, por isso ficou mudo. Sua mulher Izabel, idosa e estéril, engravidou. A boa notícia se espalhou pelos moradores das montanhas de Judá, onde eles moravam. Alguma coisa muito importante Deus estava preparando. A jovem Maria, prima de Izabel, chegou da Galileia e com ela uma alegria imensa inundou o coração de Izabel. Ela conheceu, pelo Espírito Santo, que Maria, sua parente, também estava grávida e que era ela a mãe do Messias. Foi quando o bebê de Izabel, no sexto mês de gestação, estremeceu de alegria no ventre de sua mãe.

A idosa senhora deu à luz um menino. Que notícia boa para aquele casal sem filhos. Não havia pré-natal naquele tempo, então ninguém sabia se seria menino ou menina. Menino era garantia de continuação da família, segundo a organização do seu povo. Foi uma boa notícia. Deus estava mudando a vida daquela família, assegurando-lhe um futuro. Na hora de circuncidar o menino, aos oito dias, rito pelo qual a criança entrava em aliança com Deus como membro do povo eleito, outra surpresa. A tradição de colocar um nome de um parente foi quebrada. Deu-se um nome diferente, um nome novo. João. Essa criança é algo novo, em ruptura com os velhos tempos. A mãe queria assim. O pai confirmou, escrevendo numa tabuinha. Essa sintonia de Zacarias com o novo de Deus na vida de sua família restaurou sua comunhão com Deus. Voltou a falar. E glorificou a Deus, de uma maneira emocionada e feliz. Disse, com o coração cheio do Espírito Santo, que o seu filho, como profeta do Altíssimo, iria à frente do Messias, o Senhor que estava chegando, como sol nascente.

Tudo isso se espalhou pela vizinhança... Maria, claro, estava presente nesses acontecimentos. Espalhou-se o sentimento que algo novo estava acontecendo, Deus estava cumprindo as promessas feitas ao seu povo. Estava começando um tempo novo. Razão de alegria e contentamento para aquela gente.

Guardando a mensagem

O nascimento de João Batista foi um momento de grande alegria para parentes, vizinhos e amigos de Izabel e Zacarias. Eles entenderam que estava começando um novo tempo, por obra de Deus. Quando os cristãos plantaram a fé católica nas Américas, mesclaram essa alegria da chegada do profeta João Batista com as comemorações que os povos da terra faziam pela passagem do solstício, a mudança na natureza. Assim, na festa de São João temos uma festa com raízes rurais e com um grande sentimento de esperança. Enquanto, no coração do povo houver esperança e a certeza de que Deus está construindo um novo tempo, tem São João.

Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela (Lc 1, 58).

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras da oração do sacerdote Zacarias, após a circuncisão do seu filho João:

Serás profeta do Altíssimo, ó menino,
pois irás andando à frente do Senhor
para aplainar e preparar os seus caminhos,
anunciando ao seu povo a salvação,
que está na remissão de seus pecados;
pelo amor do coração de nosso Deus,
sol nascente que nos veio visitar lá do alto
como luz resplandecente a iluminar
a quantos jazem entre as trevas
e na sombra da morte estão sentados
e para dirigir os nossos passos,
guiando-nos no caminho da paz.

Vivendo a palavra

Havendo uma oportunidade, nesta semana, faça um gesto de atenção em relação a uma família pobre e suas crianças.

Hoje é dia da Santa Missa dos Ouvintes e Associados, às 11 horas, com transmissão pelo rádio e pelas redes sociais. Podendo, reserve esta hora para estarmos em oração. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. O nascimento é sinal de esperança porque vêm pensar novo,esperança! Imagino aquela grávida🤰tão especial mulher considera estéril era maldição e como para Deus tudo é possível és a possibilidade do milagre:será forte corajoso também filho de Isabel e Zacarias pessoas maduras na fé ajudará muito na educação de seu filho,mas a escolha de ser a luz é dele e assim se cumpre o palavras de Deus:houve muitas mudanças até seu pai manteve-se no SILÊNCIO, mas foi necessário abdicar da fala para tudo ocorresse segundo os créditos Divino.E hoje na simplicidade da ruralista ainda surge grandes obras de espírito santo.Em qualquer lugar do mundo podemos encontrar homens expirado,na presença do bem.Festejar esse evento aniversário de João Batista.

    ResponderExcluir
  2. Feliz dia de são João padre João Carlos seu xará, que seja abençoado e iluminando que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    João Batista era cheio do Espírito santo desde o seu nascimento.
    Ele foi o profeta precursor de Jesus Cristo.
    Nunca cortou o seu cabelo,e durante sua vida não ingeriu bebida forte.
    Ele batizou o povo com água para arrependimento, para preparar o caminho para chegada de Jesus,e que jesus batizaria o povo com o Espírito santo e com fogo.
    João Batista responde "Importante que Ele cresça e eu diminua".
    Somente o batismo não faz parte de salvação,e sim que a salvação vem pela fé,morrer para o mundo e nascer para o senhor, numa nova vida em Cristo.
    🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Deus te abençoe sempre com amor e paz.
    Fique com Deus neste novo dia...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Amém ! Linda mensagem de amor!

    ResponderExcluir
  5. Boa Festa de São João Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Vida e no Caminho e que Jesus e São João nos guie nos passos necessários. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. para Deus nada é impossível. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas belas palavras.

    ResponderExcluir
  8. Como é bom conhecer a chegada de um novo tempo de esperança,como aconteceu a vinda de São João Batista .Estava começando um novo tempo com a obra divina

    ResponderExcluir
  9. Criador inefável, eu LHE agradeço pela Solenidade da Natividade de São João Batista. No entanto, me conceda a graça de viver a minha vocação. Me conceda a graça de evangelizar com sabedoria. Me conceda a graça de servi-Lo, louvá-Lo e glorificá-Lo com humildade. Me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça de trabalhar pela conversão dos pecadores. Me conceda a graça de levar a luz do meu redentor para o próximo. Me conceda a graça de ser um homem segundo o VOSSO coração. Me conceda a graça de fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça de viver o meu batismo. Me conceda a graça de ter o santo temor. Me conceda a graça de ser misericordioso. Me conceda a graça de ter bons e santos pensamentos. Me conceda a graça de ser fortalecido pelo Espírito Santo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus proteja sempre no seu trabalho de evangelização que é muito importante para nós mostra o caminho da salvação amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS