PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A FÉ DO PAGÃO

A FÉ DO PAGÃO




26 de junho de 2021

EVANGELHO


Mt 8,5-17

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”.
10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, 12enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.
13Então, Jesus disse ao oficial: “Vai! e seja feito como tu creste”. E, naquela mesma hora, o empregado ficou curado. 14Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. 15Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. 16Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, 17para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.

MEDITAÇÃO


Nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé (Mt 8, 10).

Nós fazemos um bom esforço para viver o evangelho de Jesus, para sermos fiéis ao que Deus tem nos ensinado. Ao menos, pensamos assim. O povo de Deus do tempo de Jesus também tinha essa ideia sobre si mesmo. Eles insistiam sempre no conhecimento que tinham do Deus verdadeiro e na exclusividade de serem o povo em aliança com Deus. Jesus, filho de Deus, encarnado naquele mundo religioso e cultural de Israel, também tinha em grande conta a história do povo eleito. Mas, aberto à realidade como ele era, experimentou em várias ocasiões como a fé deles era vivida de maneira egoísta e interesseira. E como, em nome da aliança com Deus, marginalizava-se gente de dentro e todos os de fora.

No evangelho de hoje, Jesus faz uma constatação que deve ter aborrecido muita gente do seu tempo: “Em verdade vos digo, nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé”. O elogio foi feito ao comportamento de um pagão. No encontro que ele teve com o oficial romano, em Cafarnaum, este intercedeu em favor do seu empregado. Este oficial tinha a patente de centurião, tendo sob seu comando uma centena de soldados do império. Claro, era um estrangeiro, um pagão. Ele contou a Jesus que o seu empregado estava de cama, sofrendo terrivelmente com uma paralisia. Jesus, judeu que era, segundo as regras religiosas de então, não podia entrar na casa dele, já que ele era um pagão. Passando por cima dessa barreira, Jesus se prontificou a ir à sua casa para curar o seu empregado. A resposta do pagão foi surpreendente: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa”. Foi uma palavra sincera, um reconhecimento de sua condição de pecador, de pagão. E mostrou sua grande fé quando acrescentou: “Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado”. E até comentou com Jesus sobre sua experiência de dar ordens aos seus soldados e aos seus servos, e de ser prontamente obedecido.

Diante da resposta do pagão, Jesus ficou admirado com a sua fé. Foi aí que ele disse aquela palavra tão surpreendente: “Nunca encontrei alguém que tivesse tanta fé em Israel”. E disse mais: “Eu lhes digo, muitos virão do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa do reino dos céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”. Nessa palavra, Jesus está em sintonia com os profetas, como Isaías, que anunciaram, muitos séculos antes, que também as nações pagãs se integrariam ao povo santo, chegariam também como peregrinos ao monte da Casa do Senhor. Deus quer integrar no seu reino também os outros povos, toda a humanidade.

Guardando a mensagem

Jesus nos aponta, hoje, um exemplo a ser imitado. Jesus elogiou a fé do oficial pagão, dizendo que não tinha encontrado ainda uma fé tão grande no meio do seu povo. Com esse elogio, o centurião pagão está sendo colocado como exemplo a ser seguido por nós. É bom nos darmos conta que, fora do nosso grupo e de nossa tradição religiosa, há quem demonstre mais fé do que nós. E podemos e devemos aprender com eles. Aprendamos com Jesus, que teve uma atitude missionária, apesar dos limites da prática religiosa do seu tempo: dispôs-se a ir à casa do pagão. Aprendamos com o pagão que Jesus elogiou: ele foi solidário com o seu empregado e foi humilde em reconhecer sua condição de pecador. Além disso, esse pagão demonstrou uma grande fé, sugerindo que Jesus apenas desse uma ordem e seu empregado ficaria curado. Fora do nosso grupo, pode haver gente levando a fé mais a sério do que nós. Aprendamos com eles.

Nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé (Mt 8, 10).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Ficamos encantados com teu espírito missionário. Desde o teu nascimento, vemos como os pagãos são acolhidos no caminho da salvação. São tantos exemplos nos evangelhos: a visita dos magos do oriente, aquela história da mulher siro-fenícia, da cananeia, das curas em território estrangeiro, essa história do empregado do centurião em Cafarnaum. E colocaste este pagão como exemplo a ser seguido por todos nós na sua solidariedade, na sua humildade e na sua fé. Ajuda-nos, Senhor, a acolher, sem discriminação, o bom exemplo de pessoas que não são do nosso grupo e da nossa tradição religiosa. E a vivermos a nossa fé com maior seriedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em seu momento de oração, peça ao Senhor que aumente a sua fé e fortaleça você em todas as suas ações e no seu compromisso com o bem dos outros. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb.

12 comentários:

  1. As atitudes de Jesus Cristo sempre foi de acolhimento,isso pôr sua vez foi seu pricipeo de educação filosófica uma pessoa muito agradável,especialista em acolher a todos sem exceção merecemos dá ênfase naquilo que realmente é essencial,não julgar sempre acolher,aceitar todos sem preconceito!Será tais atitudes que dará ao Cristão a ropagem original ensinada pôr Ele,porém não sabemos conviver com aquilo que não pertence ao nosso grupo!Jesus Salvador nunca discriminava,isso é os quê atraí.Todos gostamos de ser aceitos pelas pessoas que são diferentes,embora não aceitar seja uma fragilidade nossa!Mas será que conviver com as diferenças sejam as principais atitudes que precisamos ter?jesus sempre ajudava há todos nunca mostrou-se seletivo.Fato bíblico.

    ResponderExcluir
  2. Senhor,ajuda nos acolher as pessoas de outras religiões sem discrimicoes que nos aceitam e não tiram a nossa fé, peço ao Senhor aumentai mais a minha fé nestas ocasiões nas minhas ações no compromisso com os outros.amem.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.senhor eu creio mais aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  4. Abençoado dia padre João Carlos e a todos os seus, que cada dia minha FÉ seja renovada por meio da palavra de DEUS que nos envia. Muito Obrigada. Saúde e PAZ.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que seu dia seja maravilhoso abençoado e iluminando que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Seja homem de fé.
    O altar faz a pessoa despertar em relação a fé e a nossa comunhão com Deus,faz as suas próprias escolhas, passa a reconhecer ver a manifestação de Deus através de um sacrifício.
    Faça tudo com amor.
    Deus se agrada com homem de fé.
    🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Senhor Jesus,quero ser sempre fiel as tuas palavras,pois só vós é que nos acolhe nos momentos difíceis da nossa caminhada. Quero ser sempre humilde, fazer o bem aqueles que mais precisam,com amor,carinho e dedicação. Sei que o Senhor nunca desampara pois precisamos de forças para vencer as barreiras que encontramos pela frente.Independente de religiões Deus nos acolhe olhando para seus amados filhos.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus esteja contido, hoje e sempre com amor e paz...

    A fé do pagão
    Nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé ( MT 8 , 10 )
    Só peço a Deus que aumente a minha fé.
    Desejo para Padre João Carlos e todos da AMA, um final de semana muito feliz e abençoado. Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras que recebemos e pela linda canção e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra de Jesus Cristo. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. Senhor misericordioso, eu LHE agradeço por todas as curas que foram feitas na vida do VOSSO povo. Todavia, me ajude adorá-Lo, ser hospitaleiro e servi-Lo da melhor forma possível. Me ajude ganhar a VOSSA amizade. Me ajude ter fé e confiança. Me ajude interceder pelos sofredores. Me ajude segui-Lo com humildade e amor. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre sua benção que Deus nos abençoe 🙏🙌

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe cubra de bençãos veja um pagão com tanta fé isso é muito lindo eu tenho fé e peço a deus que aumente a minha fé cada vez mais Jesus misericordioso paz e bem Nilza Maria de jardim paulista feli domingo padre João Carlos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS