PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ASCENSÃO DO SENHOR

A ASCENSÃO DO SENHOR



16 de maio de 2021, 
Ascensão do Senhor

EVANGELHO


Mc 16,15-20

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus.
20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

MEDITAÇÃO


Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a toda criatura! (Mc 16, 15)

O risco é a gente ficar parado, olhando para o céu. Foi o que aconteceu com os discípulos na ascensão de Jesus. Jesus se despediu e disse bem clarinho: “Vocês vão pelo mundo todo, anunciem o evangelho a toda criatura”. E foi subindo, subindo, subindo... até que uma nuvem o encobriu. E eles ficaram ali, parados, olhando pro céu.

Jesus voltou para o Pai. Ele tinha vindo da parte dele. E tinha realizado a missão que recebera do Pai, com todo empenho e obediência. A cruz fora o sinal maior de sua obediência e de seu amor ao Pai e a nós. O Pai o ressuscitou, aceitando o sacrifício de sua vida em reparação dos nossos pecados. Depois da ressurreição, ele ainda tinha se demorado, por 40 dias, instruindo os discípulos. Enfim, tinha chegado a hora de voltar, de reintegrar-se no seio da Trindade.

E os discípulos ficaram ali parados, olhando p’ro céu. Como são bonitos os mistérios de Deus! Como Jesus foi amoroso e obediente! Como o Pai o colocou acima de tudo e de todos! Como ele assentou-se à direita de Deus, participando no comando de tudo, com ele! Verdades maravilhosas que contemplamos na ascensão do Senhor. Mas, essas verdades não são para nos desviar da realidade da terra, nos alienar de nossa vida humana. E por quê? Porque elas enchem de sentido a nossa vida humana. O caminho de Jesus é o nosso. Ele vai à nossa frente. E já está na glória, na plenitude do Pai. É para lá que estamos indo. Somos testemunhas de tudo isso.

Até aquela hora, Jesus esteve realizando pessoalmente a missão. Com sua volta, estava se encerrando uma etapa da missão, em que ele pessoalmente estava entre nós, levando adiante o anúncio do evangelho. Dali pra frente, a missão está entregue aos discípulos, a nós. Pela presença do Espírito Santo, Jesus continua presente e atuante, entre nós, no mundo, de um modo novo. Ele age, a partir daquele momento, por meio dos seus discípulos.

Então, nada de ficar parados, de braços cruzados. Foi o que os dois homens vestidos de branco disseram. Eles perguntaram: “Homens da Galileia, por que vocês estão aí parados, olhando para o céu?”. O Jesus que foi é o Jesus que vai voltar. Jesus foi, mas permaneceu presente de outra forma. Agora, é a hora da missão entregue aos discípulos, a nós. Jesus continua agindo e evangelizando. Ele age em nossa ação, fala em nossa pregação, liberta em nossos gestos de atenção e compromisso com os sofredores e injustiçados.

Nada de ficar parados, de braços cruzados. Conhecemos Jesus, ouvimos sua pregação, sabemos de sua morte redentora, de sua surpreendente ressurreição. Esse é o evangelho que anunciamos. A boa notícia é essa manifestação de Deus no seu filho Jesus Cristo, evangelizador dos pobres, amigo dos pequenos. Disto, fomos constituídos testemunhas.

Guardando a mensagem

Jesus voltou para o Pai, subiu ao céu. É o que festejamos nesse dia da ascensão do Senhor. Depois de ter realizado sua vida humana como revelação do amor de Deus e ter oferecido o sacrifício de sua vida por nós pecadores, Jesus já não está entre nós, como antes. Com a vinda do Espírito Santo, inaugura-se o novo modo de Jesus estar entre nós, nos conduzindo e sendo caminho para o Pai. Ele age por meio de seus discípulos, de sua comunidade, de sua Igreja. Há um risco de ficarmos paralisados, apenas contemplando o grande mistério da glorificação de Jesus. O desafio é assumirmos sua missão. Somos as suas testemunhas. A sua missão continua pelas nossas mãos, pela nossa voz, pela nossa entrega e fidelidade.

Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a toda criatura! (Mc 16, 15)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Há 55 anos, a Igreja celebra o dia mundial das comunicações, no dia de hoje, dia da tua ascensão ao céu. E a razão é que a ascensão, a tua volta ao Pai, é a oportunidade em que nos entregaste a tua missão. E os meios de comunicação social são uma grande oportunidade para anunciarmos o teu evangelho a toda criatura, levando a missão até os confins da terra. Neste ano, a mensagem do Papa Francisco para esta data insiste na comunicação feita com proximidade, com a escuta das pessoas, com a valorização de suas energias transformadoras. "Venham e vejam", disseste aqueles que queriam te conhecer. Comunicar encontrando as pessoas onde elas estão e como são.  Nós somos tuas testemunhas, Senhor. Nós te anunciamos ao mundo como caminho, verdade e vida. Amém.

Vivendo a Palavra

E, você sabe, neste mês de maio, estamos, como Igreja, num grande mutirão de oração pedindo a intercessão da Virgem Maria pelo fim da pandemia. O Santuário que hoje preside a oração do Santo Rosário é a Catedral de Santa Maria, na Austrália, rezando pelas vítima da violência e do tráfico humano.

E começamos, ontem, a Novena de Nossa Senhora Auxiliadora, às 15 horas, pelas redes sociais. Continuo convidando você a participar da novena, colocando nas mãos de Maria, além da pandemia, uma graça especial que você e sua família muito necessitem. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

9 comentários:

  1. Vêm Vamos embora quê esperar não saber quem sabe faz a hora não espera acontecer.!¡Será que estamos fazendo acontecer? Qual a função social hoje dos humanos no Planeta Terra?Porque ainda no século XXI diante de tantas inovações há divergência entre o Reino de Deus?Qual a função do anúncio entre os discípulos mostrando nas escrituras?Somos instrumentos ou instrumentalização da Pedágogia Humanizada onde todos têm vêz, ninguém deve usar dos privilégios, inclusive os líderes;isso será as pevias que anuncia os humanos que galga está na luta pela iniciativa do bem.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre a sua benção obrigada pela palavra estamos em oração pelo mundo inteiro que Deus nos abençoe. Estamos rezando o terço pedindo a nossa senhora que proteja a todos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Paz e bênçãos de Deus em sua vida evangelizadora...
    Vão pelo mundo inteiro e anunciam o evangelho a toda criatura! (Mc 16, 15)
    Nós somos tuas testemunhas, Senhor.
    Nós te anunciamos ao mundo como caminho, verdade e vida. AMÉM.
    Um bom dia abençoado e repleto de muita saúde paz e alegria para Padre João Carlos e todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos um ótimo domingo abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus ressuscitado foi elevando ao céu com seu corpo físico.
    A ascensão mostra que o nosso caminho é o pai,e que Jesus permanece conosco, e está abençoado toda a igreja.
    Jesus passou o projeto de salvação e libertação para as mãos da igreja, animada pelo Espírito.
    Nossa igreja testemunho de salvação e de libertação, que Jesus veio trazer para todos nós, alegramo-nos a glória Deus ao nosso Rei, que Deus abençoe e ilumine nossas escolhas ótimo domingo.😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Jesus morreu crucificado por nós, porém ressuscitou para olhar pelos seus filhos amados,pois o seu poder é mostrar que ele existe e que temos que obedecer às leis dos seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  6. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM.

    ResponderExcluir
  7. Palavras que me confortaram,obrigada padre João Carlos!estou buscando através de oração a minha fé que sumiu...

    ResponderExcluir
  8. Ó Pai benigno, eu LHE agradeço pela Solenidade da Ascensão do Senhor. Contudo, me conceda a graça de ensinar com sabedoria e humildade. Me conceda a graça de ser guiado pelo Espírito Santo. Me conceda a graça de viver o meu batismo e o meu apostolado. Me conceda a graça de testemunhar o RESSUSCITADO. Me conceda a graça de glorificá-Lo. Me conceda a graça de ter um coração aberto para receber a VOSSA luz. Me conceda a graça de ter fé, esperança e amor. Me conceda a graça de seguir o caminho da santificação. Se for VOSSA vontade, me conceda a graça de expulsar demônios, falar novas línguas e curar enfermos, em nome de Jesus. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Estivemos em Oração ontem para a Fé em Jesus. Hoje deixamos aqui um texto desconhecido, mas muito gratificante e interessante. “Por que Jesus dobrou o lenço que cobria Sua cabeça, no sepulcro, depois de Sua ressurreição?

    Muitas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 – diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo.

    A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra.

    Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e o outro discípulo… aquele que Jesus tanto amara (João) e disse-lhe ela:

    - “Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram.”

    Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro, e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis ali deixados ao chão, enquanto que o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado e colocado em outro lado.

    Isto é importante? Definitivamente sim! Isto é significante? Certamente que sim!

    Para poder entender a significância do “lenço dobrado”, se faz necessário que entendamos um pouco a respeito da tradição hebraica daquela época:

    O lenço dobrado tem a ver com o “amo e o servo”, e todo menino judeu conhece a tradição.

    Naquela época, quando um servo colocava a mesa de jantar para o seu amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu amo desejava. A mesa era colocada perfeitamente e o servo esperava, fora da visão do amo, até que o mesmo terminasse a refeição. O servo não podia se atrever a tocar na mesa antes que o amo tivesse terminado a sua refeição.

    Então, diz a tradição que ao terminar a refeição, o amo se levantava, limpava os dedos, a boca e sua barba, e embolava o lenço e o jogava sobre a mesa.

    Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: “Eu terminei”.

    No entanto, se o amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o servo jamais ousaria tocar na mesa, porque o lenço dobrado queria dizer:
    “ Eu voltarei! ”

    O lenço dobrado (João 20:7)”. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS