PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SEM MIM, VOCÊS NADA PODEM FAZER!

SEM MIM, VOCÊS NADA PODEM FAZER!



02 de maio de 2021

EVANGELHO


Jo 15,1-8

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais frutos ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei.
4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados.
7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

MEDITAÇÃO


Sem mim, vocês nada podem fazer (Jo 15,5)

Como Israel era um povo agrícola, a Bíblia está cheia de comparações com plantas frutíferas: oliveira, videira, vinha, figueira... A vinha é uma imagem tradicional do povo de Deus. Deus plantou seu povo naquela terra abençoada de Canaã, como quem planta uma vinha, um parreiral, uma linda roça de uva.

Jesus falou de uma forma alegórica, dizendo que ele é a videira, o Pai é o agricultor e nós somos os ramos. A cultura agrícola do seu povo permitia um imediato entendimento dessa comparação. Uma imagem muita rica, cheia de detalhes a nos falar de nossa unidade com Cristo e de nosso crescimento na vida cristã. No batismo, fomos enxertados em Cristo, como ramos enxertados na videira. Somos filhos adotivos. Nossa identidade está ligada a Jesus Salvador. Sem essa vinculação permanente com a videira, não prosperamos do ponto de vista espiritual. Não damos frutos. Separados da videira, o ramo seca. É de se pensar que muitos se batizam, mas não continuam unidos a Cristo, alimentando-se de sua Palavra e da Eucaristia, integrado à sua comunidade eclesial.

“Sem mim, vocês nada podem fazer”. Sem essa união com Cristo, videira verdadeira, não há como darmos fruto. O ramo não prospera separado da videira ou só aparentemente unido. Digo ‘aparentemente’, porque, em muitos casos, a pessoa não se mantém realmente vinculada a Cristo, não permanece unida a ele. O alerta de Jesus é sobre ‘permanecer’. Permanecer é perseverar na comunhão com ele, na comunhão com a comunidade dos discípulos e na prática dos seus mandamentos. Podemos desconfiar dessa vinculação com o Senhor quando a pessoa não tem uma vida de oração, não se alimenta da Palavra de Deus, não frequenta a celebração eucarística.

“Sem mim, vocês nada podem fazer”. Fomos inseridos em Cristo pela fé e pelo batismo. Mas, isto não basta. A imagem da videira nos ajuda a perceber isso. Os frutos não surgem de repente, levam um tempo. Eles vêm, num certo momento do processo, num ramo que está profundamente unido ao tronco, alimentando-se permanentemente da seiva que vem dele e da fotossíntese que realiza na presença da luz solar. É preciso permanecer, crescer nele, para poder dar frutos.

“Nisto meu Pai é glorificado: que vocês deem muito fruto e se tornem meus discípulos”. Segundo essa palavra, dar fruto é o mesmo que tornar-se seus discípulos. De fato, que fruto maior se pode esperar de um filho de Deus, de uma filha de Deus senão tornar-se parecido com Jesus?! Tornar-se discípulo é chegar a pensar como Jesus, amar como ele e agir como ele; com o seu coração, com a sua entrega, com a sua fidelidade.

Guardando a mensagem

Jesus, em suas comparações, valia-se de imagens do ambiente conhecido pelo seu povo. A comparação com a videira já vinha do Antigo Testamento. Jesus falou de nossa comunhão com ele como a do ramo enxertado na videira. Se não permanecermos nele, não damos fruto. Para a aderência no tronco da videira, o ramo precisa ser limpo. Jesus nos limpou, nos purificou com sua morte redentora. A grande obra de nossa vida é nos tornarmos discípulos e discípulas do Senhor. E, assim, realizamos nossa vida, inspirada na sua, iluminada pelo seu exemplo, trilhando o seu caminho. Como discípulos, à imagem de Jesus, tudo o que fizermos agradará e glorificará o nosso Deus e Pai.

Sem mim, vocês nada podem fazer (Jo 15,5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A nossa união contigo está figurada na alegoria da videira. Tu és a videira, o tronco. Nós somos os ramos, os galhos. O Pai é o agricultor. Ele cuida da videira, do tronco e dos ramos. Somos um contigo, somos a tua Igreja. Estamos unidos a ti, como ramos enxertados. Quanto mais permanecemos em ti, mais podemos florescer como filhos de Deus, com atitudes e ações de discípulos teus. Concede-nos, Senhor, o teu Santo Espírito que nos une a ti, videira verdadeira. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A oração é uma forma de permanecermos em Cristo. Sem ele, nada podemos fazer. Reforce, hoje, seu compromisso com o seu momento diário de oração. Neste mês mariano, faça todo o esforço para rezar o terço de Nossa Senhora todos os dias.

Maio se apresenta também como uma grande oportunidade para você investir na evangelização de sua família. Veja se consegue que, ao menos uma vez por semana, vocês rezem juntos o terço mariano.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Boa noite Pe João Carlos.
    Aqui em casa o altar de Nossa Senhora está sempre lindo. Tenho a imagem dela até no meu pequeno jardim. As plantas estão sempre bonitas para homenagear nossa Mãe querida.
    Obrigada por tudo. Deus te abencoe grandemente.

    ResponderExcluir
  2. Abençoado domingo padre João Carlos, obrigada pela explicação da palavra de DEUS. O ESPÍRITO SANTO o conduza com saúde e alegria no coração sempre. Nossas preces daqui por todos dai. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Um feliz e abençoado domingo do senhor a todos.

    ResponderExcluir
  4. Bom Domingo Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor em Jesus na Eucaristia e sempre com Fidelidade. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/5/21 08:08

    Bom dia Padre João Carlos. Que o Espírito Santo de DEUS derrame bênçãos sem medida sobre você e o conduza com saúde, Paz e amor no coração pelo caminho da Evangelização.
    A oração é uma forma de permanecemos em Cristo. Sem ELE, nada podemos fazer...
    Que neste lindo mês de maio nossas esperanças se renovem... e Que Nossa Senhora Auxiliadora tenha misericórdia de nós, nos abençoe e nos proteja de todo mal.
    Um dia repleto das melhores bênçãos de Deus à padre João Carlos e todos da AMA
    Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde padre João Carlos que sua tarde de domingo seja abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos que o senhor realize uma maravilhosa celebração nessa tarde.
    Nosso papai só quer que nossa vida seja tudo de bom, Ele que o nosso crescimento espiritual na vida cristã.
    Prosperidade espiritual: a fé em algo maior, crescimento frente a valores, tolerância e sabedoria,e não ser carregado somente por bens materiais e valorizar a vida acima de tudo.
    Tudo isso não cai do céu, depende de vc,e só vc,"seja uma força maior".
    Tornesse parecido com Jesus,ser humilde,o orgulho tem sido a pedra de tropeço de muitas pessoas.🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Jesus nos mostra a videira como ele nasce se ramifica,se reproduz,a forma de seus galhos e frutos para mim é uma ramificação de forma de união e crescimento como demonstração ďe vida das pessoas em dar frutos,através dos bons ensinamentos do criador. Desta forma seremos reprodutor de vidas fortalecidas e glorificadas das forças de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de receber as mensagens pelo WhatsApp (71) 992320533

    ResponderExcluir
  9. Ó Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço por mais um domingo. Entretanto, me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine pregar com firmeza e sabedoria. Me ensine vencer o sofrimento e a perseguição. Me ensine viver em paz. Me ensine progredir no santo temor. Me ensine ser dócil ao Espírito Santo. Me ensine amar com ações e de verdade. Me ensine ter fé e confiança no meu SALVADOR. Me ensine guardar os VOSSOS mandamentos e a VOSSA palavra. Me ensine viver conforme a VOSSA vontade. Me ensine amar todas as pessoas. Me ensine permanecer na SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ensine produzir bons frutos. Me ensine glorificá-Lo diuturnamente. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por esses meditação maravilhosa nada sem jesus vivemos em oração todos os dias rezo o terço com o padre anAntôn Maria na rede aparecida estou rezando a ladainha de nossa senhora Deus lhe abençoe e proteja sempre amém 🙏🙏 paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS