PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A BOA NOVA QUE MUDOU NOSSA VIDA

A BOA NOVA QUE MUDOU NOSSA VIDA



22 de maio de 2021

EVANGELHO


Jo 21,20-25

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”
22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”
24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

MEDITAÇÃO


Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos (Jo 21, 25)

Assim termina o evangelho de São João. O que foi escrito nos evangelhos é o suficiente para conhecermos Jesus, sua obra, suas palavras para nos tornarmos seus discípulos.

Na linguagem do evangelista João, Jesus veio nos comunicar a vida eterna, a vida de Deus, que enche de significado nossa existência e nos abre os horizontes da vida definitiva no seio do Pai.

Quantas coisas maravilhosas fez Jesus! Pelo evangelho, temos notícia de algumas. Já são suficientes para o reconhecermos como o enviado do Pai e nos colocarmos no seu seguimento.

Nos outros três evangelhos, chamados sinóticos, a mensagem é a mesma, com outra linguagem. Mateus, Marcos e Lucas falam do Reino de Deus. Jesus vem anunciar o Reino de Deus. O Reino de Deus é inaugurado com a sua presença entre nós.

A boa notícia, o evangelho, é o Reino de Deus acontecendo entre nós, pela presença de Jesus. Foi esse o anúncio de Jesus desde o início de sua atividade missionária: “O tempo se cumpriu, o Reino chegou, convertam-se, creiam no Evangelho, isto é, nesta boa notícia”.

A presença de Jesus salvando, libertando, restaurando é o Reino acontecendo. As ações e as palavras de Jesus instauram o reinado de Deus entre nós. Esse anúncio, essa boa nova (é o que quer dizer a palavra ‘evangelho’) é uma comunicação que muda nossa vida, que dá novo sentido à realidade.

O Reino continua sendo anunciado e atuado pela pregação e pelo testemunho dos discípulos de Jesus. Por suas palavras e suas ações, Jesus continua construindo o Reinado do Pai no mundo.

Guardando a mensagem

O Evangelho é a revelação de algo maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós. Deus está cumprindo sua promessa: “Eis que faço novas todas as coisas”. É por essa razão que o Evangelho, em confirmação das palavras de Jesus, narra tantos milagres, curas, exorcismos. É o Reino se instalando como luz, como saúde, como paz, como perdão.

Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino está entre nós. Deus, por meio do seu filho Jesus, está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Ele está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora.

Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos (Jo 21, 25)

Rezando a palavra

Senhor,
Disseste que quando viesse o Espírito Santo, ele nos conduziria à plena verdade, nos ajudaria a entender tudo o que disseste. Já temos a presença do teu Espírito em nossa vida, mas precisamos de uma atuação ainda maior da parte dele. Só assim poderemos acolher, entender e viver o teu evangelho; e transformar nossa vivência de tua palavra em testemunho vivo do teu amor e da tua misericórdia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Amanhã é o domingo de Pentecostes. Nele, celebramos a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos. Olha a dica de hoje: Planeje bem a sua participação na Missa dominical, mesmo que tenha que ser ainda pelas redes sociais.

Hoje é o 8º encontro da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora, sempre às três da tarde, pelo youtube. No encerrametno, segunda-feira próxima, teremos romaria virtual, consagração das famílias e bênção das casas, no mesmo horário.

E como segunda-feira é o Dia de N. Sra. Auxiliadora, vamos realizar um Momento Musical Mariano, às 20 horas, um evento virtual, pelo youtube, em que eu vou cantar algumas canções marianas de minha autoria. O ingresso é gratuito, mas precisa ser solicitado. Desejando participar, mande uma mensagem para este whatsapp 81 9.9964-4899, dizendo: "Mande meu ingresso para segunda-feira à noite" ou coisa parecida. Lembrando o whatsapp: 81 - 9.9964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Quero falar de tantas coisas boas, não precisa o testemunho é mais forte que as palavras,porém as palavras verdadeiras-O coração cheio de deposição ao bem está em desenvolvimento pôr partes envolvidos em Espírito Santo inuda podemos fazer as palavras terem vida em ambondância são tuas programação que possibilita vivênciar os princípios prescritos pela iniciativa Santa do maior pedágogo existente no século I,sendo obidente ao Pai deu as mesmas oportunidades oferecida para ele a nós.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre sua benção,que Cristo nos proteja🙌

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que o espírito santo de deus nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  4. Abençoado seja o dia do sr. padre João Carlos, e de seus familiares, com a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora, e os sete dons do ESPÍRITO SANTO guiando a vida de vocês, com muita saúde. DEUS os abençoem.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Deus o abençoe grandemente e te conceda muita saúde e muita paz... Tenha um final de semana muito abençoado e iluminado com a luz do Espirito Santo...
    Fique com Deus...de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Padre, peço sua benção ,E Que o Espírito Santo me renove a cada dia .
    Que Maria Santíssima vos cobra sempre com seu manto.

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos um final de semana iluminado e abençoado e que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho
    Ontem não deu para dizer mais rezo para o senhor todos os dias meu bom pastor.
    🙌😇🌟🌟🌟🐑🌹
    Jesus,animar, persuadir a buscar em primeiro
    O Reino de Deus e sua justiça,para nos arrepende e crê no evangelho, tornar-se discípulos, para conhecer os mistério do Reino dos Céus, que não tem fim e que já está no meio de nós, é justiça,paz e alegria no Espírito Santo.
    Deus nos chama, é obra do Espírito Santo um império eterno.
    Vamos realizar a vontade divina,ter fé em Jesus nosso melhor amigo e irmão.🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana iluminado e abençoado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos eu ontem não disse, mais rezo para o senhor todos os dias meu bom pastor.
    🙌😇🌟🌟🌟🐑🌹
    Jesus,animar, persuadir a buscar em primeiro .
    O Reino de Deus e sua justiça, para nos arrepende e crê no evangelho, tornar-se discípulos, para conhecer os mistério do Reino dos Céus, que não tem fim e que já está no meio de nós, é justiça,paz e alegria no Espírito Santo.
    Deus nos chama, é obra do Espírito Santo um império eterno.
    Vamos realizar a vontade divina.
    Jesus nosso melhor amigo e irmão.🙌🐑😍🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Desculpa pensei que não tinha ido exagerei hoje meu Deus 😱

    ResponderExcluir
  10. A vinda do Espírito Santo com Maria e os Apóstolos nos fortalece a presença de Cristo nos nossos corações ,limpando os nossos pecados e nos fazendo uma ovelha obediente ao Senhor.

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus amado, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Entretanto, me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de fazer somente o bem. Me conceda a graça de ser hospitaleiro. Me conceda a graça de evangelizar com coragem e amor. Me conceda a graça de evitar o pecado. Me conceda a graça de fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça de segui-Lo com generosidade. Me conceda a graça de testemunhar o RESSUSCITADO. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estivemos em Oração para o Amor na Fé em Jesus. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS