PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM TEMPO NOVO PARA A HUMANIDADE

UM TEMPO NOVO PARA A HUMANIDADE


ADQUIRA O SEU INGRESSO PARA O 

SHOW DA PÁSCOA 

COM PADRE JOÃO CARLOS E BANDA: 

SEU INGRESSO







04 de abril de 2021
Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor

EVANGELHO


Jo 20,1-9

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.
2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.
6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.
8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.
9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

MEDITAÇÃO


No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo (Jo 20,1)

Eu quero lhe desejar, de todo o coração: Feliz Páscoa! Jesus ressuscitado cubra de bênçãos a sua vida e esteja ao seu lado em todas as suas lutas e dificuldades.

Por que a Páscoa é tão importante? A Páscoa é a ressurreição de Jesus. Então, por que a ressurreição de Jesus é tão importante? Para responder a esta pergunta, vamos tentar identificar o que aconteceu, o que Jesus conseguiu e qual é a novidade da páscoa.

O que aconteceu? O apóstolo Pedro, na sua pregação (Atos 10), disse direitinho. Jesus, ungido por Deus, andou pela terra dos judeus pregando o Reino de Deus e libertando as pessoas do domínio do mal. As lideranças de sua gente o crucificaram, como malfeitor. Parecia que a sua morte sepultava todos os nossos sonhos, mas Deus, o Pai, o ressuscitou dos mortos, enchendo-nos de esperança. E o colocou à nossa frente como líder, como guia e juiz de todos. Com a ressurreição, começou um novo tempo para a humanidade. Foi isso que aconteceu.

O que Jesus conseguiu? Jesus desatou um nó que estava atrapalhando tudo. Jesus nos reaproximou de Deus, nos reconciliou com ele. A humanidade, desde o começo, afastou-se de Deus, pela desobediência. Esse pecado da humanidade finalmente teve conserto. Jesus, o filho de Deus, em nome dos pecadores, ofereceu sua vida em sacrifício. Foi obediente ao Pai até o fim. O seu sacrifício foi aceito por Deus que a todos ofereceu o seu perdão. Por causa de Jesus, agora podemos retornar à casa do nosso pai, como o filho pródigo. Pela ressurreição do seu filho, o Pai agora nos reconhece como seus filhos, nos dando o seu Espírito. Somos filhos e irmãos. Como disse o apóstolo Paulo, em sua carta aos Colossenses (Cl 3): “Se vocês ressuscitaram com Cristo, esforcem-se para alcançar as coisas do alto”. O nó do pecado foi desmanchado por Jesus.

Então, qual é a novidade da Páscoa? É que agora os nossos sonhos estão alicerçados em bases sólidas. É segura a nossa vitória sobre o pecado, o mal e a morte.

Pela ressurreição, agora estamos em comunhão com o nosso Deus. Ele é o nosso pai. Somos todos irmãos. A fraternidade é possível.

Na ressurreição, Deus ficou do lado dos humilhados, dos marginalizados, dos perseguidos. Ficou do lado de Jesus. O nosso sonho de justiça e de paz saiu reforçado. Nossas lutas serão vitoriosas. Um mundo novo é possível.

Pela ressurreição, a morte foi vencida. Já não é mais o nosso maior trauma. Fomos criados para a vida eterna, Jesus nos comunica a vida abundante que já começa aqui. A vitória de Jesus sobre o mal, o pecado e a morte enchem nossa vida e nossa morte de sentido.

O pecado embruteceu o homem e a mulher, tornando-nos predadores da natureza. Com a vitória de Jesus sobre o pecado, restabeleceu-se o princípio de harmonia na criação. Já podemos sonhar com um novo modo de cuidar da casa comum.

A ressurreição de Jesus, obra de Deus em favor do seu Filho e de todos os seus filhos e filhas adotivos, nos assegura a vitória do seu projeto chamado “Família” e do êxito de sua comunidade missionária chamada “Igreja”.

A Páscoa é a festa da nossa salvação!

E o que fazer para participar da Ressurreição de Cristo? Boa pergunta. Não estamos só contemplando a ressurreição do Senhor. Ressuscitamos com ele. Participamos dessa grande obra renovadora de Deus, unindo-nos a Jesus pela fé, acolhendo a vida nova pelo batismo e pondo-nos a caminho como povo de Deus, na Igreja.

Com a ressurreição, está começando a nova semana da criação, um tempo novo para a humanidade.

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo (Jo 20,1)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus, 
Hoje, celebramos o grande mistério de tua ressurreição da morte. Depois de uma dolorosa provação, na tua paixão e morte, a última palavra foi a do amor fiel do nosso Deus: perdão para os pecadores; um novo começo para a humanidade. E este mistério de restauração e vida nova, nós o contemplamos agindo entre nós, fazendo novas todas as coisas. Estás vivo e vitorioso entre nós. A tua ressurreição está em processo nesse mundo, renovando nossas atitudes e compromissos com a vida, a justiça e a fraternidade, Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a Palavra

Hoje, claro, você vai desejar ‘feliz páscoa’ a muita gente. Ótimo. Agora, você poderia dar mais conteúdo a essa saudação de “feliz páscoa”. Diga alguma coisa a mais, acrescente alguma palavrinha para as pessoas entenderem mais sobre a páscoa. Com uma frase, você está evangelizando.

No tempo da Páscoa, no lugar do Ângelus (O anjo do Senhor anunciou a Maria) rezamos o Regina Coeli (Rainha do Céu). Estou lhe enviando essa preciosa saudação mariana, aqui, depois do texto da Meditação.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



"Regina Coeli" (oração do meio dia no Tempo Pascal)


V. Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia!
R. Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso ventre, Aleluia!

V. Ressuscitou como disse, Aleluia!
R. Rogai por nós a Deus, Aleluia!

V. Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia!
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

Oremos:

Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela protecção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém.

14 comentários:

  1. Amém, que Deus e nossa senhora de Nazaré abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos um domingo de Páscoa iluminado e abençoado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos que haja muito doce em sua vida,o doce sorriso das pessoas que o senhor ama.
    Feliz páscoa.🙌😇🌟🌟🌟🌹
    A páscoa é o acontecimento mais importante para todos os cristãos, é a vitória triunfante e gloriosa para todo que crê em Jesus Cristo.
    O filho de Deus ressuscitou, nosso conselheiro fiel.
    Deixe este espírito de renascimento tomar conta de vc.
    Que a alegria da páscoa invada o seu coração e daqueles que vc ama.
    Feliz Páscoa
    🙌😍🌹💕

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. um feliz e abençoado domingo de Páscoa a todos.

    ResponderExcluir
  4. Porque Ele Vive eu posso crer no amanhã Padre João Carlos uma Santa e abençoado Páscoa Q.Jesus Ressuscitado te abençoe com as bênçãos e as graças do céu 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  5. Feliz Páscoa, Pe João Carlos... Que Deus te abençoe sempre, e jamais desanimes da sua missão de evangelizador, pois a Páscoa é todo dia.🙏

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/4/21 07:50

    Bom dia Padre João Carlos. Que Jesus cresça em nós a fé, a esperança e a caridade.
    Senhor Jesus, resplandece em nós o teu amor misericordioso... resplandece em nós a tua PAZ. Senhor, renova nossas atitudes e compromissos com a vida, a justiça e a fraternidade.
    Padre João Carlos , desejo a você e sua família uma Páscoa com sabor de Paz Amor e sabedoria.
    FELIZ DOMINGO DE PÁSCOA À TODOS COM MUITO AMOR NO CORAÇÃO...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia 🌺
    Padre João Carlos tenham uma abençoada Páscoa .

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA! padre João Carlos, uma santa e abençoada PÁSCOA, que a luz do CRISO ressuscitado permaneça sempre brilhando na vida do sr. e de sua família, que nunca falte na vida de vocês, a saúde, a alegria. Páscoa é o amor de JESUS sobre cada um de nós.

    ResponderExcluir
  9. Aleluia Amém 🙏🙏 bom dia Padre João Carlos sua benção 🙏 Cristo ressuscitou Aleluia 🙏 desejo a você e sua família uma Feliz Páscoa, linda meditação, muito obrigada ❤️🙏

    ResponderExcluir
  10. Eu sou Elenilda, peço orações por mim e minha família e todos os irmãos em Cristo ��❤️ Deus o abençoe grandemente ��

    ResponderExcluir
  11. Bom Domingo de Páscoa Padre João Carlos e tudo de BemBom Sempre e a todos que te acompanham. Estaremos em Oração para Jesus na Fé e que possamos acreditar Sempre. Vamos refletir (Jo 20,5) e encontrar Jesus dentro em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria, Mãe da Vida e Nossa Mãe.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Senhor da paz, eu LHE agradeço por essa Solenidade do domingo da ressurreição. Entretanto, me conceda a graça de viver o meu profetismo batismal. Me conceda a graça de ser guiado pelo Espírito Santo. Me conceda a graça de fazer somente o bem. Me conceda a graça, curando os doentes do corpo e da alma. Me conceda a graça de testemunhar e pregar o evangelho. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de ter fé e confiança no meu SALVADOR. Me conceda a graça de ressuscitar com Cristo para alcançar as coisas do alto, às coisas celestes. Me conceda a graça de amar santamente. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Que a Páscoa seja a nossa ressurreição em Cristo ,de Paz ,Amor ,Esperança em nossas vidas . Jesus é o nosso Salvador do mundo,sem ele não somos nada. .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS