PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: EVANGELIZAÇÃO PEDE DECISÃO

EVANGELIZAÇÃO PEDE DECISÃO



15 de abril de 2021

EVANGELHO


Jo 3,31-36

31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida.
35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

MEDITAÇÃO 

Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna (Jo 3, 36).

A religião cristã anuncia Jesus Cristo, filho de Deus, que assumindo nossa humanidade, por sua morte e ressurreição, nos trouxe a paz, a reconciliação com Deus e com os irmãos, pelo perdão dos nossos pecados. Mas, você é livre de aceitar ou não o dom da salvação. Deus nos criou livres, capazes de escolha. Há quem escolha permanecer no pecado. E até opor resistência e perseguir quem espalha essa boa notícia.

De fato, a pregação do evangelho sempre encontrou muita resistência. É por isso que existem os mártires, os que sendo perseguidos, ficaram fiéis à sua fé até o fim. Aliás, o próprio Cristo foi incompreendido, perseguido e morto. O anúncio da ressurreição de Jesus foi motivo de grande alegria para os seus discípulos e seguidores que se viram frustrados, acusados e humilhados por seu julgamento e por sua execução pública. Por outro lado, esse mesmo anúncio da ressurreição foi uma acusação fortíssima à má conduta das lideranças do povo de Deus e de todos os que se deixaram manipular por elas ou se opuseram a Jesus.

Em Jerusalém, depois da ressurreição, os apóstolos foram presos e proibidos de ensinar em nome de Jesus. Foram julgados no Sinédrio, como Jesus. Claro, os chefes compreenderam que o anúncio da ressurreição era uma acusação contra eles. Disseram aos apóstolos detidos: “além de desobedecerem às nossas ordens de não pregar em nome desse homem, vocês querem nos tornar responsáveis pela morte dele”. O testemunho dos apóstolos foi forte também naquela ocasião: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem os senhores mataram, pregando-o numa cruz”.

O fato é que frente à pregação do evangelho, não se pode ficar neutro. A pregação pede uma decisão: a conversão ou a rejeição. Crer em Jesus ou rejeitá-lo. No texto do evangelho de hoje, Jesus reclama de quem não acolhe o seu testemunho. Ele vem do alto, vem do céu, ele é o enviado de Deus. Deus lhe deu a plenitude do Espírito Santo. E ele dá testemunho do que viu e ouviu. Quem aceita o seu testemunho, quem acredita no Filho possui a vida eterna. Toma posse, então, do perdão dos seus pecados e entra na dinâmica da graça e da comunhão com Deus. Mas, há quem o rejeite. Como explicou Jesus, aquele que o rejeita não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele, isto é ele permanece na condenação que já tinha com o pecado.

Guardando a mensagem

O mundo já está na divisão, por causa do pecado. O que divide não é Jesus ou o seu evangelho. O pecado é que afasta o homem de Deus e nos põe uns contra os outros, porque fomenta a desunião, a inveja, a desigualdade, a injustiça. O testemunho sobre Jesus crucificado por nossos pecados e ressuscitado para nossa salvação é uma notícia maravilhosa para o pecador (que aceita a conversão, que põe sua fé em Cristo). Mas, também pode ser ocasião de rejeição para quem não quer sair do seu pecado e, assim, dispensa a extraordinária graça da reconciliação e da eterna felicidade que ele alcançou para nós.

Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna (Jo 3, 36).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A evangelização nos põe diante de uma decisão. Não é uma ilustração para o nosso simples deleite. Põe-nos diante de uma decisão com repercussões no nosso futuro. A evangelização nos apresenta a tua pessoa. Tu és o enviado de Deus e, ao mesmo tempo, a sua mensagem dirigida a nós. Dá-nos a graça, Senhor, de sermos prontos e generosos na acolhida da Palavra que nos liberta, da verdade de Deus que nos comunicas. E que, como teus discípulos, encontremos a vida plena e verdadeira, realização das promessas do Pai e participação na tua herança de Filho unigênito. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Como você sabe, todas as quintas-feiras, temos a Santa Missa das 11 horas. Hoje, temos uma motivação especial na celebração: hoje é o dia missionário da AMA. AMA, você sabe, é a Associação Missionária Amanhecer, que atua comigo na evangelização nos meios de comunicação social. Hoje, estamos num dia de oração com os associados. Então, fica o convite, participe conosco da Santa Missa, às 11 horas. Você pode nos acompanhar pelo Youtube ou pelo Facebook. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Que abençoe a equipe desse programa que nunca falte essas mensagens para os cristãos

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos, bom dia sábias palavras.Drus te ilumine Campos dos Goytacazes

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe o seu dia e lhe conceda paz, Amor, saúde e sabedoria.
    Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna ( Jo 3, 36 ).
    JESUS eu creio em ti. Protege protege Padre João Carlos de todo mal neste dia e sempre. Uma quinta-feira abençoada à todos da AMA... Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Temos uma celebração muito maravilhosa hoje comemorando os vinte cinco anos da AMA
    Parabéns padre João Carlos pela
    essa linda missão.🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Na verdade,na verdade vós digo que quem ouve a minha palavra,e crê naquele que me enviou,tem vida ertena,mas aquele que não crê não verá a vida,mas a irá de Deus sobre ele permanece.
    Irmãos cristão vamos amar Jesus e respeitar,pela água do batismo se tornassem cristão.
    Crê na sua palavra para que tenha vida ertena, passar da morte para vida.🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  6. No silencioso encontro com eu, Jesus Cristo contempla o belo, realiza atividades inédita no âmbito social;surpreende quando o anúncio parte das pessoas mais humildes daquela região, sendo assim a verdade necessária chega de lugares já mais aceitos,pois a pedágogia Cristã aplicada não têm têm indentidade visual,é sentida com a presença do Espírito Santo.Será que em nossas vidas há sementes ou revelação Divina?

    ResponderExcluir
  7. Amo ouvir seu programa as suas palavras sempre ilumina meus dias.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e que fortalece nossa Fé em Jesus Sempre com Oração. Salve Maria, Mãe do Salvador e Nossa Mãe.🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão por tudo senhor na minha vida,peço oração pelo desenvolvimento da fala de Gabrielly,pelos doentes,triste abatido desanimados endividado desempregado Anderson é Mariane Janine saúde e paz p/ toda minha família e amigos,Jesus José é Maria todos na minha guia p/ ajudar abençoar transformar renovar a cada dia na tua presença pai Misericórdia ,eu creio em te ,sejam feita a tua vontade

      Excluir
  9. É muito bom ouvir a oração da manhã.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Temos que ser obedientes a Deus para que nos livre de todo o pecado que cometemos no mundo,perante aos ensinamentos do nosso Senhor ,que nos acolhe com tanto amor e carinho para podermos ir em encontro com vos. Viver a palavra do Pai e sermos felizes e muito importante para o nosso crescimento espiritual.

    ResponderExcluir
  11. Quero parabenizar a todos que fazem a AMA. Deus nosso Pai os abençoe e os fortaleça espiritualmente. Meu nome é Thelma Oliveira da Cruz Barros, de Fortaleza, Acompanho o programa Tempo de Paz pela FM Dom Bosco de Fortaleza

    ResponderExcluir
  12. Aquele que acredita no Filho possui a vida Eterna. Seja bendito o teu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra. Parabéns

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por nós enviar todos os dias a meditação maravilhosa que Deus te ilumine sempre amém quem confia no filho de Deus tem a vida eterna fé e gratidão Nilza Maria j, Paulista pe, paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS