PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COMO ACOLHER O FILHO UNIGÊNITO

COMO ACOLHER O FILHO UNIGÊNITO




14 de abril de 2021

EVANGELHO 


Jo 3,16-21

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

MEDITAÇÃO

Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito (Jo 3, 16).

O apóstolo João falou de Deus, em sua primeira carta, de uma maneira maravilhosa: Deus é amor (1 Jo 4,7.8). Isso explica a ação de Deus. Na ação, a pessoa se revela. A criação foi um grande ato de amor de Deus. Mas, Deus fez mais ainda. Deus amou o mundo de tal forma que deu o seu filho unigênito para sua salvação. Um amor grande demais...

Deus amou tanto o mundo.... que ‘mundo’? No evangelho de São João, este que estamos lendo, a palavra ‘mundo’ tem um significado muito particular. Mundo é usado no sentido teológico, como cenário do processo de salvação. Mas, não é só o cenário, é também um protagonista do drama. O mundo é a humanidade decaída, afastada de Deus e hostil a Jesus. Pense no sentido dessa palavra: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Mundo é a humanidade decaída.

Sendo assim, fica claro, o mundo não gosta de Deus. O mundo se opõe a Deus, está possuído pelo pecado. Mas, Deus ama o mundo, isto é, a humanidade decaída, aquela humanidade representada na desobediência de Adão. E Deus quer salvar o mundo, a humanidade pecadora, que dele se afastou. É porque ama, que Deus dá seu filho unigênito para quem nele crer encontre a vida eterna.

“Dar o filho”, poderíamos entender, é mais do que “enviar”. Dar o filho nos lembra a cruz. Foi na cruz que Deus deu seu filho, que morreu em expiação do pecado do mundo. O Pai ama o filho, claro. É o seu filho unigênito, isto é, o único. “Este é o meu filho amado”. Foi assim que Deus apresentou Jesus, no batismo do Jordão. E é este filho amado, o unigênito, que Deus dá para a salvação do mundo. E o dá para que o mundo encontre nele a vida eterna. Não é para o seu julgamento, para sua condenação, mas para sua salvação.

Guardando a mensagem

O amor é que move Deus a dar o seu unigênito ou a enviá-lo, o amor pelo mundo, pela humanidade decaída e o amor pelo filho. A própria criação foi feita à imagem do filho. “Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada se fez”, escreveu São João no prólogo do seu Evangelho. O amor pelo filho, que transbordou na criação, agora se excede na redenção. A esse amor tão grande de Deus, que enviou o seu filho, qual será a nossa reação, a resposta da humanidade pecadora? A melhor resposta é crer, acolher o filho amado. Crer é acolher Jesus e o seu serviço libertador. Crer nos liberta da condenação do pecado. Não crer, pelo contrário, é permanecer na condenação.

Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito (Jo 3, 16).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Por que vieste a nós? A resposta está no evangelho de hoje: vieste a nós, enviado pelo Pai, por causa do amor que o Pai tem por nós, humanidade pecadora. O nosso pecado nos condenou a viver longe de Deus, nos desviou de nossa vocação de filhos de Deus. E vieste nos resgatar para a amizade, a comunhão com Deus. Por que aceitaste vir a nós? A resposta está no amor que tens pelo Pai. Fazer a vontade dele é o teu maior empenho. A resposta está no amor que tens por nós, humanidade pecadora. Disseste isto: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos”.  A tua Palavra também nos diz como devemos te acolher. Com amor, claro. Com a acolhida do teu serviço redentor na cruz, com a fé pela qual reconhecemos tua divindade em nossa humanidade, com o seguimento fiel de teus ensinamentos e do teu caminho humano de filho amado do Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Transcreva, em seu caderno espiritual, as palavras de Jesus em João 3, 16-18. Em seguida, faça delas sua oração. 

Amanhã, quinta-feira, dia 15, a Associação Missionária Amanhecer (AMA) realiza um dia missionário. Será um dia de oração com os associados. A Santa Missa das 11 horas, pelas redes sociais, será o ponto mais alto do nosso dia missionário.  Participe, com a gente. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos,sou a Elba Mendes,de Fortaleza, peço orações por mim e já li O Santo Evangelho; Deus nos ama tanto que enviou seu Filho unigênito para nos livrar do pecados,mais nós sempre continuando pecando e o Pai nos Amando Sempre Amém 🙏🏻🙌🏻🙏🏻; a Sua Benção e um excelente dia para o senhor Amém!!!

    ResponderExcluir
  2. Que Deus nos abençoe nos livrando e dando sabedoriA da sua palavrA amém

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  4. bom dia Pe. João Carlos, obrigada pela reflexão de hoje, eu creio que Deus não me abandonou, e sempre me amou.
    que Deus nos abençoe e proteja!

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA, Padre João Carlos!
    Peço orações para me posicionar bem diante de decisões importantes no campo empresarial ligado à família. Peço FORÇAS, DISCERNIMENTO E ACEITAÇÃO, para que seja o melhor...
    Peço orações para meu filho, ligado à família dele, ex esposa e um filho, PAZ, UNIÃO, EQUILIBRIO. Que ele se recupere bem da saúde dele, tem um câncer e está com perspectiva de outro, tem apenas 38 anos.
    Tem sofrido muito e não está conseguindo se restabelecer tanto da saúde, como da separação e não encontrou outra companheira....peço força e iluminação para ele, o melhor caminho e forma de se conduzir....Amém Padre! Obrigada pela oportunidade de poder pedir...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre sua benção, que Deus coloque suas mãos forte e poderosa em cada paciente que estão em leitos de hospitais cura senhor onde doe cura senhor ali onde eu não posso ir 🙏🙌

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA! pare João Carlos, GRATIDÃO por todos os dias o sr. nos trazer as reflexões da palavra de DEUS, para reavivar nossa FE. Nossa Senhora de Fátima proteja o sr. e sua família com seu Santo Manto.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor de Jesus e que a Luz possa nos mostrar o Caminho de Agradecimento e Vida. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Deus o abençoe grandemente. Palavras de Jesus:
    "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos ".
    Devemos gratidão ao Senhor Jesus pelo dom da vida .
    Bom dia a todos... Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima tarde abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus Cristo demonstrar o amor de Deus,em sua grandiosa missa.
    Muitos seguidores não compreenderam plenamente na época,e muitas pessoas do mundo
    cristão moderno ainda não o compreendem.
    Jesus Cristo nosso salvador veio para lhes suplicar que amassem seu pai celestial, como Ele sempre os amou e sempre os amará.
    Quando Jesus alimentar o faminto, curar o enfermo e repreender a hipócresia, Cristo
    estava nos mostrando o caminho para o pai.
    Deus enviou seu filho amado para a salvação dos nossos pecados, assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros e ama-lo para sempre.
    Bendito seja o nosso salvador
    👏😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde padre João Carlos a sua benção gratidão a Deus por tanto amor que eu nunca desista de Deus

    ResponderExcluir
  12. Ele é responsável pela iniciativa Santa que rescignoficou o mundo pôr uma escolha de vida!Mostrou-se
    no âmbito humano capacidade de amortização daquelas atitudes contraditória ao desenvolvimento da humanidade.Tudo girou em torno de um amor incondicional!!! Ele Jesus Cristo viveu a essência Divina?

    ResponderExcluir
  13. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Padre João Carlos. Peço oração pelos meus filhos João Vitor da Cruz Barros e Lorena da Cruz Barros. Conversão libertação e cura espiritual. Peço também por uma oportunidade de estágio para o meu filho João Vitor da Cruz Barros . Acompanho seu programa pela Rádio Dom Bosco FM de Fortaleza. Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado pela meditação maravilhosa Deus amou o mundo que enviou seu Filho unigênito para livrar do pecado mas tem gente que não crê Deus amar a todos nós padre J Carlos deus lhe abençoe e proteja sempre amém 🙏🙏 paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS