PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ABRINDO O MÊS DE MAIO

ABRINDO O MÊS DE MAIO



01 de maio de 2021

EVANGELHO


Jo 14,7-14

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”
9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai”? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.
11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei.

MEDITAÇÃO


Senhor, mostra-nos o Pai (Jo 14,8)

Foi o pedido do apóstolo Felipe. Jesus tinha avisado que estava indo para o Pai. Nós todos também queremos ir para o Pai: lá é o nosso endereço definitivo, o lugar da plenitude de nossa vida humana divinizada. E como chegar lá? Tomando o caminho certo. E que caminho é esse? É o próprio Jesus. Ele nos disse “eu sou o caminho, a verdade, a vida. Ninguém vai ao Pai, a não ser por mim”. Foi aí que Felipe fez esse pedido: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”.

De fato, Jesus nos revela o Pai, nos diz quem é ele, como ele nos ama, nos espera, nos perdoa, como o Pai do filho pródigo. Conhecer o Pai é antever o nosso futuro nele, é reconhecer que na comunhão com ele se realizam todos os nossos sonhos de felicidade, de imortalidade, de amor e liberdade. Só em Deus, saciamos por inteiro nossa sede de felicidade e plenitude. Se o encontramos, encontramos a fonte da vida, dele nós viemos. Encontrando-o, caminhamos com mais firmeza ao seu encontro. E o encontro com ele já é aqui e o será pleno e total na eternidade.

Jesus revelou que o Deus da Aliança é Pai. Não é só o criador. Ele é eternamente Pai em relação a seu Filho único. E o Filho é eternamente filho em sua relação com o Pai. Jesus revelou o Pai. O Pai se revelou em Jesus. Na compaixão de Jesus pelos sofredores e pelos pecadores, vemos o amor do Pai pelos seus filhos. O Pai nos amou com o coração de Jesus.

Jesus, caminho, verdade e vida, revela o Pai. Jesus está unido a ele, fala com ele diante de nós como um filho carinhoso e amado, ele nos leva ao Pai. Na parábola do filho pródigo, Jesus nos mostrou um pai respeitoso da nossa liberdade, paciente à espera de nossa volta, cheio de compaixão e amor ao correr para nos encontrar e abraçar ainda no caminho, generoso no perdão, festejando nossa volta e tentando convencer o irmão mais santo a nos acolher, mesmo tendo-lhe dado as costas.

Na oração que Jesus ensinou aos discípulos está uma relação amorosa e filial com Deus. Ele é o nosso Pai, a quem amamos de todo o coração. Ele conhece todas as nossas necessidades, ainda assim nós as apresentamos com toda confiança, já em ação de graças por sua proteção e por sua providência.

Guardando a mensagem

O pedido do apóstolo Felipe foi verdadeiro. Conhecer a Deus é tudo o que queremos. Deus é amor. Fomos criados por amor. Salvos por amor. Somos conduzidos pelo amor. Essa experiência de Deus misericordioso, amoroso muda a nossa vida. Jesus esclareceu a Felipe e nos esclarece hoje. Em suas palavras, em suas ações, em sua compaixão pelos sofredores podemos experimentar o Pai que nos fala, que cuida de nós, que nos ama. “Quem me viu, viu o Pai”.

Senhor, mostra-nos o Pai (Jo 14,8)

Rezando a palavra

Sendo hoje o Dia de São José Operário, rezemos a oração com o que o Papa Francisco encerrou a sua carta apostólica PATRIS CORDE, abrindo o Ano de São José:

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José,
mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amem.


E como estamos começando o mês de maio, saudemos a Virgem Santa: 


Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém. 

Debaixo de vossa proteção, nos refugiamos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos, sempre, de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. 


Vivendo a palavra

Estamos começando hoje o Mês de Maio, uma oportunidade preciosa para a evangelização de nossas famílias. O primeiro conselho é que, neste mês, tenha, em sua casa, um altarzinho dedicado a Nossa Senhora. E o segundo conselho: faça todo esforço para ser fiel à récita diária do terço mariano. 

Estou lhe deixando a relação dos mistérios para você, ao rezar o terço, sempre contemplar os mistérios. Hoje, por exemplo, sendo sábado, rezamos os mistérios gozosos. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

COMO REZAR O TERÇO




“PELO SINAL da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos”. “Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

Oferecimento do Terço
“Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, contemplando os mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos particularmente (colocam-se as intenções).”

Oração do Credo - (Na Cruzinha)
Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na Ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Oração do Pai-Nosso (em todas as bolinhas maiores)
Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Oração da Ave-Maria (em todas as dezenas - bolinhas menores)
Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai (ao final de cada dezena)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Jaculatória (após os Glória ao Pai)
Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.


CONTEMPLANDO OS MISTÉRIOS

Mistérios Gozosos (segunda e sábado)
1. No primeiro mistério contemplamos a Anunciação do anjo e a Encarnação do Verbo.
2. No segundo mistério contemplamos a Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel.
3. No terceiro mistério contemplamos o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em Belém.
4. No quarto mistério contemplamos a Apresentação do Menino Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora.
5. No quinto mistério contemplamos a perda e o encontro do Menino Jesus.

Mistérios Dolorosos (terça e sexta)
1. No primeiro mistério contemplamos a Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
2. No segundo mistério contemplamos a Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
3. No terceiro mistério contemplamos a Coroação de espinhos de Nosso Senhor.
4. No quarto mistério contemplamos Nosso Senhor carregando penosamente a Cruz até o alto do Calvário.
5. No quinto mistério contemplamos a Crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mistérios Gloriosos (quarta e domingo)
1. No primeiro mistério contemplamos a Ressurreição de Jesus Cristo.
2. No segundo mistério contemplamos a Ascensão de Jesus aos Céus.
3. No terceiro mistério contemplamos a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos no Cenáculo.
4. No quarto mistério contemplamos a Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
5. No quinto mistério contemplamos a gloriosa coroação de Maria Santíssima como Rainha do Céu e da Terra.

Mistérios Luminosos (quinta)
1. No primeiro mistério contemplamos o Batismo de Jesus no rio Jordão.
2. No segundo mistério contemplamos a auto-revelação nas Bodas de Caná por intercessão da Virgem Maria.
3. No terceiro mistério contemplamos o Anúncio do Reino de Deus convidando à conversão.
4. No quarto mistério contemplamos a Transfiguração de Jesus.
5. No quinto mistério contemplamos a instituição da Eucaristia

Agradecimento (Última oração ao final do terço)
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos agradecer, vos saudamos com uma Salve Rainha:

“SALVE RAINHA, Mãe de misericórdia, vida e doçura, esperança nossa Salve! A vós bradamos, os degradados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai-nos a Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém”

Fonte: https://www.nospassosdemaria.com.br/04-ComoRezarTerco.html

11 comentários:

  1. As atitudes dele revelação Divina, quem se pegou sendo questionado pela iniciativa certas? Elas é reflexo de uma educação consequência das escolhas que posteriormente terá consciência pra a vida inteira.Jesus o espelho DIVINO que reluziou em plenitude humana.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que nossa senhora auxiliadora nós livres de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/5/21 09:25

    Bom dia Padre João Carlos. Paz e amor na sua vida hoje e sempre.
    Senhor, mostra-nos o Pai (Jo 14, 8 )
    Na compaixão de Jesus pelos sofredores e pelos pecadores, vemos o amor do Pai pelos seus filhos. O Pai nos amou com o coração de Jesus.
    À padre João Carlos e todos da AMA paz e bênçãos. Um excelente e abençoado final de semana... Fiquem com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoado e iluminado como o dia de hoje 🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Vamos seguir Jesus povo do mundo todo para casa do pai.
    Mas tem uma coisa devemos sujeitar nossa vontade a vontade do pai, tenhamos que nos esforça em fazer sua vontade então seremos bem sucedidos em tudo o que fizemos na vida,em cada empreitada,seja material ou espiritual, e não pensar em nós mesmos.
    Tenhamos os olhos irradiante de luz em sua glória, não fracassaremos.
    Escute Jesus ele está falando:
    na verdade na verdade vos digo que o filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma,se o não vir fazer o pai, porque tudo que o pai fazer,o filho faz igualmente.
    Vamos seguir Jesus a casa do papai tem muitas moradas.
    🙋🐑😍🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Senhor Jesus, demos graças à Nossa Santíssima Mãe que gerou seu filho por obra e graças do Divino Espírito Santo,para nos defender de todos os males. Dao- nos mãe santissima pelo seu mês a felicidade de lutarmos pelos nossos direitos de sermos trabalhadores honestos fiéis e poder vencer todas as dificuldades das nossas vidas para com o pai através da nossa mãe termos graças de crescer nesse mês de Mariano em tudo que desejarmos.

    ResponderExcluir
  6. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS Cristo!!!

    ResponderExcluir
  7. Pai bondoso, eu LHE agradeço pela Solenidade de São José. Todavia, me conceda a graça de ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça de fugir do pecado da inveja e da blasfêmia. Me conceda a graça de seguir a VOSSA luz. Me conceda a graça de glorificá-Lo com amor. Me conceda a graça de ter fé e confiança no meu REDENTOR. Me conceda a graça de vencer a perseguição e o sofrimento. Me conceda a graça de viver o meu apostolado. Me conceda a graça de viver cheio de alegria e do Espírito Santo. Me conceda a graça de conhecê-Lo. Me conceda a graça de fazer boas obras. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor e que possamos entender como Jesus que venceu a morte e a dor com seu Infinito Amor que estaremos sempre com Ele. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. Boa noite padre João Carlos sua bênção que o divino espírito santo lhe cubra de bençãos aleluia aleluia um bom fim de semana saúde e felicidade pra todas sua família amém paz e bem

    ResponderExcluir
  10. Exodo 20.
    Eu sou o senhor ,teu Deus ,que 5e tirei do Egito ,da casa da servidão.
    NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM.
    NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA
    NÃO TE ENCURVARAS A ELAS ,NEM A ELAS SERVIRAS
    PORQUE EU SOU O SENHOR ,TEU DEUS

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS