PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SACRIFICAR-SE PELOS OUTROS

SACRIFICAR-SE PELOS OUTROS



21 de março de 2021
5° Domingo da Quaresma

EVANGELHO


Jo 12,20-33

Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.
22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!” Então, veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!”
29A multidão que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”. 30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer. 
Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto (Jo 12, 24).

MEDITAÇÃO 


Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto (Jo 12, 24).

O pão é um alimento universal. Quase todo mundo gosta de pão e de tudo o que se faz com a farinha de trigo: macarrão, bolo, bolachas, biscoitos. Tudo começa com o grão de trigo plantado na terra. O grãozinho, dentro da terra, em temperatura adequada, encontrando água, vai se umedecendo até que se rompe a sua casca, de dentro pra fora. Entrando oxigênio e água nas suas células, vai brotando um início de raiz que vai buscar água e minerais na terra para se desenvolver. Vai nascendo, então, um caulezinho e a plantinha começa a crescer. Essa planta, o trigo, vai dar muitas espigas. E as espigas maduras serão colhidas e trituradas para fazer a farinha de trigo. Da farinha, sairá o pão e tudo o mais.

Olha a dinâmica maravilhosa da obra de Deus, neste exemplo da germinação da semente de trigo. Da morte, nasce a vida. O grão de trigo enterrado na terra morre, se arrebenta de dentro pra fora. É assim que gera a plantinha, o pé de trigo. Só morrendo, dando-se a si mesmo, pode produzir fruto, chegar à nossa mesa como alimento para saciar a fome.

Foi o que Jesus disse: ‘Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto’ (Jo 12, 24). Ele é o grão de trigo que cai na terra e morre para gerar muito fruto. Não se poupa a si mesmo, dá-se por completo. Não está procurando salvar a sua pele, está dando-se sem reservas pelo bem dos outros. E é isso que o seu servidor precisa saber. É isso que o seu seguidor precisa imitar.

Na festa de Jerusalém, apareceram alguns gregos que falaram com dois dos discípulos, querendo conhecer Jesus. “Queremos ver Jesus”. Felipe e André foram falar com o mestre. Esse modo de dizer que eles eram “gregos” quer dizer que eles não eram judeus, eram de outra nacionalidade. Estavam também naquela festa religiosa, certamente, porque eram simpatizantes do judaísmo. E se sentiram atraídos por Jesus, queriam ser apresentados a ele. O que Jesus disse aos discípulos é o que todos precisamos saber: os que lhe têm simpatia e os que pertencemos a ele, como membros de sua Igreja.

E o que Jesus disse? Que ele era o grão de trigo que cai na terra e morre, e assim gera vida; que aqueles que o servem, o seguem na imitação desta dinâmica de entrega de sua vida; que quando fosse elevado, atrairia todos a si. Elevado, se entende em primeiro lugar na sua morte de cruz. É por sua morte que trará vida. Não é à toa que o símbolo de nossa fé católica é a cruz. Jesus é o grão de trigo que cai na terra e morre para nos dar a vida.

Guardando a mensagem

Aos discípulos e aos gregos, simpatizantes do judaísmo, que estavam querendo conhecê-lo, Jesus falou de si como grão de trigo que morre para gerar muitos frutos. E falou que quem quiser servi-lo, precisa segui-lo pelos caminhos dele, imitá-lo em sua entrega pelos outros. Isso que Jesus disse ecoa de uma maneira muito especial nos dias de hoje. Estamos mergulhados em uma cultura que supervaloriza o sucesso individual, a busca do bem-estar e do prazer. Estamos bem longe do evangelho. O ideal, em nosso mundo, é eu me dar bem, fugindo de qualquer sacrifício ou sofrimento, pouco me importando com o sofrimento dos outros. Por que muita gente não quer ter filhos? Porque ter filho obriga os pais a viverem voltados para um outro, não para si mesmos. Por que muitos jovens refutam a vocação de consagração na Igreja? Porque este é o estilo de vida onde se vive para os outros, não para si mesmos. Por que boa parte dos matrimônios entra em crise? Porque um não quer sacrificar-se pelo bem do outro. Ainda somos grãos de trigo que, caindo na terra, negamo-nos a nos entregar, a nos sacrificar, a morrer para gerar vida.

Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto (Jo 12, 24).

Rezando a Palavra

Vamos rezar com as palavras da Carta aos Hebreus.

Senhor Jesus,
“Mesmo sendo filho, aprendeste o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreste. Mas, na consumação de tua vida, te tornaste causa de salvação eterna para todos os que te obedecem” (Hb 5, 8-9). Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Em nossa escadaria quaresmal, hoje, vamos subir o 33º degrau. Estamos quase chegando, a escadaria tem 40 degraus. O passo de hoje é este: Sacrificar-se pelos outros. Assim, imitamos o grão de trigo que gera vida, Jesus, que a si mesmo não se poupou em nosso favor. Sacrificar-se pelos outros.

Dois convites pra tarde de hoje. A novena de Nossa Senhora Auxilidora, às 14:30, pelas redes sociais, e a Santa Missa às 17 horas. No 7º encontro da novena, rezaremos pelos que perderam seu emprego, nesta pandemia. A Santa Missa do 5º Domingo da Quaresma começa às cinco da tarde. Para acompanhar, baixe o aplicativo da Rádio Tempo de Paz, no seu celular. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. um domingo abençoado pra todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Abençoado domingo padre João Carlos para o sr. e seus familiares, DEUS os abençoem sob a proteção de Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena, obrigada pela meditação que o sr. nos explica todos os dias, fiquem com nossas preces daqui. BOM DIA!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado padre João Carlos eu a conpanho às medições sim obrigado pelas sua benção de conforto para com nós

    ResponderExcluir
  4. À abençoado domingo Lovato seja á Deus Amém pesso oração par minha família q está se afastando de Deus

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Agradeço a MEDITAÇÃO E a REFLEXÃO que recebo todos os dias com as belas mensagens do Santo Evangelho.
    Que hoje seja um dia de luz, de fé, de
    esperança , que tenha muita paz e principalmente muito amor de DEUS no seu coração... *Sacrificar-se pelos outros *. Assim imitamos o grão de trigo que gera vida.
    Tenham todos um domingo muito abençoado.

    ResponderExcluir
  6. Bom Domingo Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor no Salvador e que possamos glorificar Jesus através de nossas pequenas ações diárias feitas com todo o nosso Amor. Salve Maria, Mãe do Salvador e Nossa Mãe.🙏

    ResponderExcluir
  7. Que o nosso PAI proteja minha família
    e a de todos contra o vírus.Que a vacina venha para tds.Ame

    ResponderExcluir
  8. Deus nos ajude a superar os nossos sofrimentos. Seguir a pala vra do pai nos deixa fortalecidos e seremos salvos desta pandemia. Deus eleve os nossos pensamentos para o caminho di Senhor.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado padre pela licao de hoje aprendi que devo me sacrificar pelos outros parame divnificar a mim mesmo,,,,

    ResponderExcluir
  10. Obrigada padre pelas palavra

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma tenha uma ótima tarde abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus,produz frutos e vida com abundância.
    Ele foi uma semente produtiva a fim de ensinar-nos o que Ele exatamente queria,e assim deve
    acontecer com a vida de todo o
    homem.
    Não vive egoistamente, preservando a sua vida para si mesmo.
    O princípio básico no serviço cristão, de uma vida verdadeiramente produtiva.
    Devemos ser obediente até a morte como jesus foi, vida abundante para ter colheita espiritual no benefício do mundo.🙌👍👏🌹💕

    ResponderExcluir
  12. Bendito seja seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos sua bênção mais uma vez obrigado por estas maravilhas dessa maditacao que jesus fala o grão de trigo que produz frutos e vida ele foi uma sementinha para nós mstrar a vida pedra o senhor é uma benção de Deus nossa senhora Auxiliadora lhe abençoe amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS