PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O AMOR ATÉ O FIM

O AMOR ATÉ O FIM



01 de abril de 2021

EVANGELHO


Jo 13,1-15

1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.
6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.
8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.
10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.
11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: ‘Nem todos estais limpos’. 12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”.

MEDITAÇÃO


Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (Jo 13,1) 

Uma das cenas da paixão de Cristo que mais chama atenção por sua beleza e por seu clima de intimidade é a Última Ceia, com o lava-pés. A celebração cristã da quinta-feira santa realça a instituição do sacramento da Eucaristia, do sacerdócio ministerial e o mandamento do amor fraterno. 

Chama a atenção o fato do evangelista João não narrar a instituição da Eucaristia, como os outros evangelhos. Em seu lugar, ele apresenta o lava-pés. Lavar os pés não foi só um ato na vida de Jesus entre nós. Ele realizou sua missão, como servidor. O lava-pés é uma síntese da vida de Jesus. Entendemos que, com o lava-pés, Jesus quis mostrar que ele veio para servir, e assim nos pede para sermos servidores dos irmãos. Também nós devemos lavar os pés uns dos outros. 

É possível que para João, o lava-pés seja muito mais do que um sinal do serviço. Não sei se consigo me explicar, mas o lava-pés é o amor de Jesus até o fim. Veja se eu estou pensando certo. João abre esse relato da última ceia, com essa expressão “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-se até o fim”. O que seria “amar até o fim”? Podemos entender que seria amar até o último momento de sua vida. Mas, também podemos entender que “amar até o fim” é amar intensamente, perfeitamente, até o máximo de amor possível. 

Jesus amou os seus e os amou até o fim. Ele nos amou com o máximo amor. E como é que Jesus amou os seus? Bom, Jesus os convidou ao seu seguimento, anunciou-lhes a Palavra, revelando o Pai que o enviou. E o máximo de amor foi a auto doação de si mesmo. Como ele disse: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”. Nisto estava o amor até o fim, em dar a vida pelos seus. O amor de Jesus o levou a dar a sua vida para que nós fôssemos purificados do nosso pecado. 

Por sua vida entregue livremente em nosso favor, Jesus alcançou o perdão dos nossos pecados, nos purificou. Do seu coração aberto na cruz, escorreu sangue e água. Sangue redentor. Água purificadora. Por sua morte, ele nos purificou, nos lavou. Sendo assim, podemos concluir que o lava-pés é uma representação visível do amor de Jesus pelos seus até o fim. Amor que, na sua auto doação amorosa, nos comunicou a vida de Deus, nos lavando da sujeira do pecado. 

Vejam que, no texto, o verbo “lavar” aparece 8 vezes. O lava-pés é o amor de Jesus que se manifestou na sua morte redentora, nos lavando, nos purificando do pecado. 

Guardando a mensagem 

Justo no momento em que o necessário distanciamento social nos impede de celebrar o lava-pés em nossas igrejas, meditamos o texto que nos narra esse gesto, na Última Ceia. O lava-pés não é um detalhe curioso da vida de Jesus. Foi a vida mesma dele. Ele, por amor, fez-se nosso servo. E a obra maior do seu amor foi nos lavar do pecado, por meio de sua morte. Quando foi que finalmente ele nos purificou dos pecados? Na sua cruz, na sua morte, onde se entregou em nosso favor. A sua morte é o amor maior, o amor até o fim, porque ali realizou de forma suprema o amor pelos seus. O lava-pés é uma representação do amor de Jesus, amor até às últimas consequências. 

Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (Jo 13,1)

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
Pedro não queria que tu lavasses os seus pés. Ele viu que aquilo era um trabalho para escravo. E tu eras o Senhor. E ficamos pensando no que tu lhe disseste: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Pensando melhor, podemos entender essa palavra. Verdadeiramente tu nos lavaste do nosso pecado, por meio de tua morte. Ali, foi o máximo do teu esvaziamento, do teu abaixamento. Só lavados, purificados, podemos ter parte contigo, podemos estar em comunhão com Deus. Obrigado, Senhor. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos, porque pela tua santa cruz remiste o mundo. Amém. 

Vivendo a palavra 

Leia o evangelho de hoje na sua Bíblia (João 13,1-15) e converse com alguém sobre o seu significado.

Lembre-se que amanhã, sexta-feira da paixão, temos o compromisso do jejum, como gesto de comunhão com o Senhor em seu sacrifício e de solidariedade com os irmãos que estão passando necessidade. Jejum e partilha.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. uma quinta feira Santa a todos. Que Deus nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  2. Amém! Bom dia Padre João 🌹Sua benção! Que eu "me deixe" ser lavada e purificada por Nosso Senhor Jesus Cristo, de todos os meus pecados todos os dias, e especialmente esta semana santa! Desejo de todo meu coração que ela seja a mais Santa de toda a minha vida! 🕊

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA!!! padre João Carlos, uma quinta feira santa abençoada para o sr. sua família, nossa AMA e todos dai. obrigada por todos os dias nos fortalecer em nossa FÉ com a palavra de DEUS que o sr. nos envia. sua bênção.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/4/21 07:44

    Bom dia Padre João Carlos. JESUS está com você até nos dias mais difíceis da vida...
    Senhor Jesus, a Cruz que te impuseram,
    tu a braçaste com amor. Deste a tua vida por nós. Obrigado SENHOR. Nós te adoramos Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos, porque pela tua Santa Cruz remiste o mundo.
    Que Possamos ter esperança, fé, coragem e gratidão em nossos corações...
    Um dia muito abençoado por DEUS à padre João Carlos e todos da AMA. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Como é difícil para quem não quer se converter,aceitar os planos de Deus,que são os planos de humildade,nem mesmo Pedro conseguia compreender,mais compreendeu os planos de Deus,,,obg Sr Jesus por esse dia quinta feira Santa,olhai e vede quanto ainda somos dependentes da sua graça como foi Pedro,,,bom dia a tds e ao padre João carlos,Francisco e Doraci/sp

    ResponderExcluir
  6. Imagino se os discípulos que estavam sempre na presença do Sr Jesus tiveram dificuldades de compreender a vontade de Deus imagine nós que aínda perigrinamos neste mundo tão cheio de Pessoas incompreensíveis,só por ti Jesus,mais com a graça de Deus e Maria mãe de do Sr Jesus,conseguiremos,,,uma quinta-feira Santa é repleta da graça de Deus para tds nós católicos,Francisco e Doraci/sp

    ResponderExcluir
  7. Será necessário aprender a lavar-se para podermos fazer parte do processo evolutivo do Cristianismo verdadeiro, atual sendo limpo entrará em contato com as forças do Espírito Santo! Restaura vidas através do jejum, penitência,oração são gestos que feitos com fé também ajuda-nos a limpar àquela sujeira cheia de ranço ideológico que só atrapalha nossa evolução.Faz parte da humanização que Jesus vivenciou com seus amigos então lavou os pés como uma simbologia,essa pôr sua vez está sendo repetido constatimente agora chama-se lava pés,qualquer ação que leve a humildade eleva os Espíritos até o lugar desejado:A perfeita caminhão com Deus.Humanização é uma coisa essêncial no hambito social.Isso é uma lavagem necessária pra todos sem exceção.Vamos nessa?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma abençoada e iluminada quinta feira santa que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus Cristo, seu amor imenso pro nós traz esperança nos nossos corações para sustentar a prosseguir com suas mãos para guiar rumo ao céu.
    Seu amor imenso me dá a felicidade que em mim perdurará
    🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Glória a vós senhor, bom dia ❤️💙💜💜 sua benção 🙏 reze pela minha filha Érica consiga um emprego em área jornalismo 🌻🌻🙏 obgda amém 💒💙

    ResponderExcluir
  10. Bom dia de quinta-feira Santa Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor ao próximo e que Jesus nos lave com o seu Amor sem Fim e nos purifique. Salve Maria.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Nós te adoramos porque e bendizemos porque pela santa Cruz remitez o mundo. Seja bendito o teu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS

    ResponderExcluir
  12. Nós te adoramos senhor Jesus Cristo porque pela Santa Cruz resumisse o mundo

    ResponderExcluir
  13. Jesus, purificou todos aqueles que pecaram lavando os pés por amor aos seus filhos até as últimas consequências.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Pe. João Carlos pela reflexão de hoje: a humildade e o amor de Jesus para com seus discípulos e para conosco.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos sua bênção quinta feira santa jesus lavou os pés com amor para purificar os pecados nos te adoramos senhor porque pela santa cruz remiste o mundo estou em oraçao que deud te ilumine sempre amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre sua benção que o senhor na sua infinita bondade nós livre dessa pandemia 🙏🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS