PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CULTIVAR UM CORAÇÃO MISSIONÁRIO

CULTIVAR UM CORAÇÃO MISSIONÁRIO



08 de março de 2021

EVANGELHO


Lc 4,24-30

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.
28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

MEDITAÇÃO 


Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos (Lc 4, 28).

Jesus está na sinagoga de Nazaré. Foi em Nazaré que ele se criou. Levanta-se para ler o texto do profeta Isaías. E, quando se senta para explicar aquela passagem, ele proclama que aquilo se referia a ele e que estava se cumprindo em sua vida. O profeta Isaías falava do Messias, ungido pelo Espírito Santo, para evangelizar os pobres e libertar os sofredores e oprimidos. Fica todo mundo atento e admirado com essas palavras de Jesus. 

Aos poucos, o clima começa a mudar. A admiração vai se transformando em rejeição. Suspeitas, críticas, indignação vão se espalhando como faísca no palheiro: “E esse aí não é o filho de José?”, alguém pergunta maldosamente. Essas pessoas julgam que a origem popular de Jesus, que eles conheciam, não o credenciava a se apresentar como um enviado de Deus. Jesus nota o clima hostil e responde a uma murmuração: ‘vocês estão me cobrando que eu faça milagres aqui, como ouviram dizer que eu fiz na sinagoga de Cafarnaum’. Aí o que Jesus diz em seguida, eles tomaram como um grande desaforo. Jesus diz que, no tempo do profeta Elias, um tempo de fome, Deus enviou o profeta a uma viúva pagã. E, no tempo do profeta Eliseu, só um leproso foi curado, um pagão. Essa referência aos pagãos foi a gota d’água. A confusão foi grande. Expulsaram Jesus da sinagoga. E uns mais exaltados queriam até matá-lo.

Pensando nessa cena, podemos concluir que a comunidade de Nazaré rejeitou Jesus por três razões. Podemos até ouvir a conversa deles. Primeira: ‘a gente o conhece, é o filho de José’; Segunda: ‘faz milagres fora, aqui não faz’; Terceira: ‘o Messias vem pra nós, não para os pagãos’. Três defeitos na religiosidade daquele povo que guardava tão fielmente o sábado. Defeitos que o impediram de acolher Jesus, como enviado, como profeta de Deus. Será que esses defeitos não nossos também? Vejamos.

O primeiro defeito – ‘a gente o conhece, é o filho de José’ – é o defeito da religiosidade desencarnada. A gente espera que Jesus seja só do céu. Mas, ele é o Filho que se encarnou. E sua vida humana é o caminho para chegarmos ao Pai. 

O segundo defeito – ‘faz milagres fora, aqui não faz’ – é o defeito da religiosidade de milagres. Muita gente está atrás de bênçãos, de curas, de milagres, não de Jesus e do seu evangelho. Se não for Missa de cura, não pisa na Igreja. A proposta de Jesus é o seguimento. Carregar, com ele, a cruz de cada dia. 

O terceiro defeito – ‘o Messias vem pra nós, não para os pagãos’ – é o defeito da religiosidade egoísta. Gente muito devota, mas só pensa em si mesma. Não lhe dói o sofrimento dos outros. A proposta de Jesus e da Igreja é uma religiosidade missionária. 

Guardando a mensagem

Na sinagoga de Nazaré, Jesus leu o profeta Isaías e explicou ao povo que ali estava descrita a sua missão. Ele era o ungido de Deus para evangelizar os pobres e libertar os oprimidos. A reação dos ouvintes foi passando da admiração para a indignação. Terminaram expulsando Jesus da Sinagoga. Os defeitos de sua vida religiosa podem também ser os nossos. Podemos praticar os ritos religiosos, mas corremos o risco de expulsar Jesus do nosso culto. Os motivos que levaram o povo de Nazaré a expulsar Jesus podem ser os nossos: religiosidade desencarnada, desinteressada do seguimento de Jesus e sem abertura missionária para os outros. 

Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos (Lc 4, 28).

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Meditando o teu evangelho, queremos te dizer três coisas. A primeira: Nós cremos que tu és o filho de Deus, Deus verdadeiro que te encarnaste para nossa salvação. Viveste a nossa vida humana, de verdade. A segunda coisa que queremos te dizer, Jesus: Acolhemos o teu evangelho, como proposta de seguimento. Queremos que nossa vida seja uma resposta de seguimento ao teu chamado, vencendo qualquer tentação de buscar apenas benefícios para nós. E a terceira coisa é que queremos ter um coração como teu, cheio de compaixão pelos sofredores e zeloso pela salvação de todos. Assim, queremos evitar o fechamento em nós mesmos e em nossas necessidades. Nós te agradecemos, Senhor, o belo testemunho do Papa Francisco em sua viagem apostólica ao Iraque. Ele foi confortar a diminuída comunidade dos cristãos, mas, ao mesmo tempo, buscou uma aproximação com os muçulmanos e todo o povo do Iraque. Foi um testemunho do teu amor para com todos: judeus, cristãos e muçulmanos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Chegamos à metade da quaresma. O 20º degrau de nossa escadaria quaresmal é este: Cultivar um coração missionário. Não isolar-se no próprio grupo e na própria família, incluir os outros, alargar o coração. A salvação em Cristo é um bem a ser anunciado a toda criatura. 

Nossa homenagem, hoje, às mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Fiquemos com as palavras do Papa  Francisco, ontem, no Iraque: “Gostaria de agradecer cordialmente a todas as mães e mulheres deste país, mulheres corajosas que continuam a dar vida não obstante os abusos e as feridas. Que as mulheres sejam respeitadas e protegidas! Que lhes sejam dadas atenção e oportunidades!”

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Bom começo de semana abençoada e iluminada Padre João Carlos que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Jesus meu salvador, piedade daqueles que pensam que a felicidade é a riqueza e o poder, ser feliz na verdade é quem tem Jesus no coração.
    Quero ter o meu coração semelhante a ti misericordioso,eu vou a ti para receber o pão da vida.
    Quero ter no meu coração a tua presença tão bela,sou feliz e fico em paz comigo e tenho fé
    meu melhor amigo 🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  2. Um bom dia. Deus nos abençoe amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos irmãos e irmãs em Cristo. Linda palavra de hoje e homilia com o Pe. João Carlos.
    Parabéns a todas as mulheres por este dia lindo e consagrado a Nós merecidamente. Que Deus nos Dê força e Paz para vencer os desafios da vida. Beijo a todas. Paz e Bem!🌷

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre sua benção, que nós serhumanos sejamos sempre gratos a Deus por tudo que ele nos faz obrigada meu Deus por meu tudo 🙏🙌

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/3/21 08:34

    Bom dia Padre João Carlos. Acolhamos a graça de Deus em nosso coração para que possamos refletir sobre as três coisas da MEDITAÇÃO do Evangelho de hoje. Senhor, queremos ter um coração, cheio de compaixão pelos sofredores e zeloso pela salvação de todos. A salvação em Cristo é um bem a ser anunciado a toda criatura. *Cultivar um coração missionário *.
    Desejo à todos uma semana tranquila e abençoada... Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Que a unção do Espírito Santo continuie agindo como naquela época,e o poder de Deus faça-se presente em nossas vidas sementes produtivas de fé,acreditando no profetas da própria cidade.

    ResponderExcluir
  7. Deus de amor e ternura, eu LHE agradeço pela vida de todas as mulheres. No entanto, me conceda a graça de viver o meu profetismo batismal. Me conceda a graça de servi-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça da saúde do corpo e da alma. Me conceda a graça da obediência. Me conceda a graça de rezar santamente. Me conceda a graça da purificação. Me conceda a graça de ter fé e confiança no meu REDENTOR. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e parabéns às Mulheres e que Maria abençoe a Todas com Amor. Estaremos em Oração para o Amor hoje com os Mistérios da Alegria. Salve Maria 🙏🌟

    ResponderExcluir
  9. Uma ótima semana para todos. Feliz dia das mulheres. Que todas as mulheres do nosso país e do mundo sejam tratadas com dignidade...

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus pai todo poderoso tem piedade de nós é do mundo inteiro pai eu creio em te ,peço rogo é intercedo pela fala de minha filha ,pelos doentes individado triste abatido desempregado Anderson é Mariane Janine saúde e paz de toda minhafamília e amigos fim da pandemia ,misericórdia senhor ,gratidãopor tudo senhor na minha vida

    ResponderExcluir
  11. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS

    ResponderExcluir
  12. Uma bela reflexão 🙏🏻

    ResponderExcluir
  13. Jesus prega a salvação de todos os seus filhos sem distinção.Ele e misericordioso, poderoso é o nosso verdadeiro pai criador de todas as coisas. Devemos ouvir acreditar em vossa palavra para receber as vossas bençaos.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre a sua benção obrigada pela palavra o Evangelho de hoje é belíssimo

    ResponderExcluir
  15. Sonia Aparecida Gobato Lopes9/3/21 00:47

    Cada dia e noite que ouço o evangelho na explicação do senhor Pe João Carlos, meu coração se enche de paz. E conheço cada vez mais nosso Salvador Jesus. Que Deus continue lhe inspirando a cada dia e te abencoe grandemente. Pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS