PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CONFIAR EM DEUS

CONFIAR EM DEUS



23 de março de 2021

EVANGELHO


Jo 8,21-30

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. 22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.
25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”. 27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

MEDITAÇÃO


Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho (Jo 8, 29).

É, está difícil. Por mais que Jesus explique, eles não querem entender, não querem aceitá-lo. O clima de resistência e rejeição está crescendo em torno de Jesus. Está chegando a hora da paixão. No fim, os seus próprios discípulos estarão em dúvida e o deixarão só.

Na passagem de hoje, no evangelho de São João, mesmo num clima tão adverso, Jesus afirma sua confiança no Pai que o enviou, que o sustenta, que estará sempre ao seu lado. “Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. E Jesus está certo do apoio do Pai, porque ele está sempre em comunicação com ele pela oração e porque está sempre fazendo a sua vontade.

Ainda assim, você pode pensar: mesmo com toda confiança em Deus, na cruz, Jesus se sentiu só e abandonado. Na cruz, pelas três da tarde, ele gritou em alta voz: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?”. É uma palavra que impressiona, uma oração no meio da agonia da asfixia e das dores lacerantes naquela cruz, depois de uma noite de flagelação e maus tratos e de um dia de humilhações e sofrimento físico. Também ali na cruz, ele está em oração. É uma oração que brota de sua dor e de seu sentimento humano de quem se sente traído, evitado, execrado. Sofre pelas dores físicas, sofre ainda mais pelo que a crucifixão representa: a condenação de sua vida, o abandono dos seus amigos, o medo que dispersa o seu pequeno rebanho. Ele se sente só e abandonado. Mas, ali, ao pé da cruz, está um grupo de mulheres fiéis e o discípulo mais jovem. Ali está também a sua mãe. O Pai o assiste, silencioso, ele sabe disso, num silêncio doloroso.

A oração de Jesus não é uma oração de revolta, mas uma oração de confiança. Reclama ao Pai, porque o sabe presente. Ainda mais que essas suas palavras brotam do Salmo 21 (22). E, apesar desse refrão tão forte – Meu Deus, porque me abandonaste – este salmo celebra a defesa que Deus faz do seu servo e a confiança nele.

Guardando a mensagem

Nós - seguidores de Jesus, seus irmãos e irmãs - também passamos por muitas dificuldades, problemas, fracassos, perseguições. Nós nos encontramos, por vezes, na mesma condição de Jesus, que foi incompreendido e perseguido. Se nossas provações forem vividas em comunhão com Deus e se estivermos de fato fazendo a vontade de Deus, então essa confiança de Jesus no Pai pode ser também a nossa. E de onde vem essa confiança de Jesus? Jesus faz referência permanente a Deus, o seu Pai. Ele confere o seu caminho, permanentemente, pela oração. Conhece o Pai, sabe que ele é fiel, que o ama, que sempre estará ao seu lado. Nestes dias difíceis da pandemia, renove a sua confiança em Deus. Fortaleça, no seu coração, a convicção que Deus, na sua imensa misericórdia, ama você. Ele é fiel e sempre estará ao seu lado. Esta certeza nos ajuda a atravessar essa tempestade com serenidade, fortalecidos na fé e em condições de ajudar os outros a caminharem na esperança.

Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho (Jo 8, 29).

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras do salmo 21(22):

Meu Deus! Meu Deus!
Por que me abandonaste?

Por que estás tão longe de salvar-me,
tão longe dos meus gritos de angústia?
Meu Deus!
Eu clamo de dia, mas não respondes;
de noite, e não recebo alívio!
Tu, porém, és o Santo,
és rei, és o louvor de Israel.
Em ti, os nossos antepassados
puseram a sua confiança;
confiaram, e os livraste.
Clamaram a ti, e foram libertos;
em ti confiaram, e não se decepcionaram.
Tu, porém, Senhor, não fiques distante!
Ó minha força, vem logo em meu socorro!
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Peça ao Senhor que, nestes dias de quarentena, não lhe falte a certeza de sua presença ao seu lado. Que, em meio às dificuldades do momento, a sua paz habite o nosso coração, para atravessarmos esses dias difíceis com serenidade, com solidariedade e na esperança que não decepciona. 

Em nossa escadaria quaresmal, subimos hoje o 35º degrau. O evangelho de hoje nos inspira a dar esse passo: Confiar em Deus. E, hoje, rezaremos o 9º dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora pela proteção de nossas famílias contra o coronavírus. Amanhã, 24 de março, comemoração mensal da Senhora Auxiliadora, faremos a consagração de nossas famílias à sua proteção. A recomendação é cada família organizar o seu altarzinho com uma imagem de N. Senhora, flores e fotos de seus familiares. A novena está acontecendo todas as tardes, às 14:30, pelo meu canal no Youtube. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Bom dia!padre joão carlos.amém

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Deus por provar que estás comigo ♡

    ResponderExcluir
  4. Pai mim abençoa preciso de ti,tô de resguardo,marido com covid mim ajuda Senhor,pra que eu nao desanime,sei que de tudo vc ta cuidando.Amém Jesus

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA!!! padre João Carlos PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  6. Padre depois envia essa novena,por favor

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos.
    *Confiar em DEUS *.
    Que as bênçãos do DEUS Altíssimo estejam contigo neste momento dando-te força para enfrentar cada dia com amor e determinação as dificuldades da vida.
    Que possamos com fé e serenidade viver e vencer esta pandemia sem desanimar.
    DEUS nos fortaleça na FÉ e nos proteja de todo mal
    Bom dia a todos com amor e paz.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu sempre te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos ontem eu não rezei o terço mais assistir a reprise da missa do aniversário da rádio tempo de paz, que saudade me deu das missas que o senhor celebrava lá no santuário de nossa senhora do Carmo, eu até me vir na igreja lotada.
    A minha fé, que Deus sempre está presente em minha vida, não tenho medo sinto sua presença em mim, qualquer obstáculos que surge, vou a Ele e quando estou com o coração machucado ajoelho e me derramo
    em lágrimas e a ninguém mais, não gosto que as pessoas me vejam chorar.
    Sei que o meu Deus e meu pai todo poderoso vai aliviar minha angústia e a dor.
    Eu acredito em Deus e sei que Ele está sempre me orientando,
    as vezes quero um caminho mais Ele mostrar outro sei que ele quer meu bem.🙌😍🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Justina Conceição 23/032021Bom dia padre João Carlos estou muito grata por tudo reserva por mim eStout saindo pra tomar vacina sua bênção

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre sua bênção, obrigado pelas suas palavras, estou passando por algumas angústias na minha vida e suas palavras me ajudam bastante, que Deus continue te abençoando e te dando esse dom de acalmar com suas palavras...

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e que Possamos com Amor suportar as nossas dificuldades e continuemos com Esperança. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Padre João Carlos! Deus nunca se afasta de nós. Ele nunca nos abandona. Pelo contrário, nós e que nos afastamos dele. Que a nossa fé no Pai amoroso e misericordioso esteja sempre conosco. 🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS Cristo!!!

    ResponderExcluir
  14. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço pelo dom da vida. Entretanto, me conceda a graça de evitar a impaciência, a murmuração e o pecado. Me conceda a graça de interceder pelos sofredores. Me conceda a graça de obedecê-Lo com amor. Me conceda a graça curando os doentes do corpo e da alma. Me conceda a graça de ter mais fé e confiança no meu SALVADOR. Me conceda a graça de agradá-Lo diuturnamente. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre a sua benção obrigada pela palavra que Jesus nos ajude nessa caminhada. Senhor está tudo em tuas mãos

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado pela sua atenção para nós que o divino espírito santo lhe abençoar elh guarde está pessoa maravilhosa que é padre João Carlos o bom pai não despreza seus filhos amém paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS