PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CAMINHAR COM CRISTO

CAMINHAR COM CRISTO


18 de fevereiro de 2021

EVANGELHO


Lc 9,22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

MEDITAÇÃO


Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)

Então, começamos, ontem, a caminhada de 40 dias em direção à Páscoa do Senhor. Começamos a Quaresma. É como se tirássemos esse tempo para caminhar com Jesus, aprendendo os seus ensinamentos, o seu modo de pensar e de agir. É um grande retiro, em companhia dos irmãos, no seguimento de Cristo. Seguimento de Cristo: precisamente, este é o foco de nossa meditação de hoje, segundo dia da Quaresma.

Jesus falou para todos: “Se alguém quiser me seguir...”. Eu quero! E você? Então, escutemos as condições que ele vai nos colocar: “Renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga”. Renunciar a si mesmo significa a gente se tirar a si mesmo do centro. É que no centro de nossa vida estamos nós mesmos. A gente pensa e age assim: ‘isso é bom pra mim, isso me faz bem, isso eu gosto, isso eu quero ou não quero pra minha vida’. No centro, estou eu mesmo, o que me agrada, o que me convém. Agora, Jesus está dizendo que quem quiser segui-lo, tem que ser diferente: é ele que deve estar no centro. Renunciar a si mesmo. Não dá pra você seguir Jesus, continuando no centro. Entendeu?!

Aí ele completou: “Tome a sua cruz cada dia e me siga”. Ser cristão não é deixar de ter problemas, você sabe muito bem. Tomar a própria cruz é condição para seguir Jesus. E o que é tomar a cruz de cada dia? É assumir, com toda responsabilidade, o peso que a vida lhe entrega: problemas de saúde, dificuldades financeiras, desencontros dentro de casa, crises sociais... Tomar a cruz cada dia é não correr dos compromissos ordinários da existência: trabalhar, fazer feira, acompanhar os filhos, conviver com a vizinhança, estudar... As obrigações, compromissos e problemas do dia-a-dia não nos impedem de seguir Jesus. É com essa cruz que o seguimos.

Jesus começou falando do seu caminho, de como ele sofreria muito, seria rejeitado pelos grandes do seu povo, seria morto e ressuscitaria. O caminho do Filho do Homem, como ele gostava de se referir a si mesmo, não seria um caminho cômodo, nem fácil. O caminho da verdade, da coerência, da honestidade é um caminho doloroso. Sofrimento, rejeição, morte... e ressurreição, ao final. A vitória se colhe em meio a lutas, renúncias e dificuldades.

Jesus não quis pegar o atalho da vitória sem luta, do conchavo com os poderosos ou da solução mágica para os problemas. Foram essas, aliás, as tentações do demônio, depois de um jejum de 40 dias.

Guardando a mensagem

Jesus nos chama para segui-lo. Mas, nos indica que é preciso renunciar a estar no centro, para no centro estar a santa vontade de Deus. E nos lembra que no seu caminho tem cruz. É claro que Jesus não nos está chamando simplesmente para o sofrimento. Seria masoquismo. Ele está nos convidando a tomar a estrada que ele tomou: o caminho da simplicidade, da fidelidade, da verdade..., do amor aos pequenos, os preferidos de Deus. Esse não é um caminho fácil. O mundo, pervertido pelo desejo de enriquecimento, de prestígio, de luxúria, não aplaude o discípulo de Jesus. Mas, o nosso caminho é o caminho de Jesus.

Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu, que és Deus, percorreste o caminho humano para nos deixar um modelo a seguir. Mas, não é fácil, Senhor, assumir o teu caminho. A tentação do mais fácil, do prazeroso, a cobrança da opinião dos outros... muita coisa nos empurra para um caminho sem renúncias. No fundo, preferimos um caminho sem sofrimento, a vitória sem luta, o amor sem doação. Ajuda-nos, Senhor, a responder positivamente ao teu chamado. Queremos te seguir, com fidelidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

A Quaresma é uma caminhada rica de estímulos para o seu crescimento. Seria muito bom você ter o seu caderno espiritual (uma agenda, um caderno de anotações). Muita gente me perguntou se é uma coisa especial que eu tenha para vender. De jeito nenhum. Compre um caderno em qualquer livraria. Ele será especial se você o utilizar bem para o seu crescimento espiritual. Bom, anote nele, hoje, uma resposta para esta pergunta: Para colocar Jesus no centro de sua vida, o que você precisa renunciar?

Como toda quinta-feira, celebro, hoje, a Santa Missa por você e por todos os que acompanham a Meditação e os nossos proramas de rádo. Acompanhe a Missa de hoje pela Rede Vida de Televisão, às 9 da manhã. Com ela, estamos abrindo um ano de comemoração dos 25 anos de nossa Associação Missionária Amanhecer, a AMA. Peço que compartilhe o pequeno vídeo que lhe enviei, ontem, avisando o horário da Missa.  

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Muito difícil para mim, poís são tantas coisas que tenho que renunciar....Espirito Santo, ajuda-me a seguir Jesus! Quero renunciar.. "Fica comigo Senhor!" Amém!
    Bom dia Padre, e obrigada!
    Já uso meu cardeno, faz um tempinho...mas hoje ele vai ser bem especial. Reze para eu ter coragem, ser forte até o fim. Sim, quero seguir Jesus...Amém!!!

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. pra seguir Jesus eu renucio todo tipo de pecado.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que esse dia seja um dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho sempre estou aguardando a bela celebração do dia de hoje.🙌👏👏😇🌟🌟🌹
    Quem ama Jesus o seguem.
    Ele pedir, deixar para trás a vela vida e se entrega, assumir o mesmo compromisso e missão de Jesus Cristo.
    Quem segue Cristo não pode estar do lado dos que querem matar e exterminar.
    É está a favor sempre,da vida dos fracos,dos pequenos e das minorias.
    Se a luta está difícil não desista devemos ser grandes Guerreiros.🙌🐑👍👏👏🌹💕

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Tudo com Jesus. Nada sem MARIA.
    Renunciemos a nós mesmos e tomemos a
    Nossa cruz
    Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga ( Lc 9, 23 ) Ajuda-nos, Senhor, a responder ao teu chamado. Queremos te seguir, com fidelidade. Seja bendito o teu Santo nome. Hoje é sempre. AMÉM. Paz e sabedoria à todos...

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos, BOA TARDE! obrigada pela meditação que o sr. nos explica tão bem, e pela Missa transmitida pela REDE VIDA, foi um verdadeiro presente de DEUS em nossos lares. GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  6. É templo de refletir de amar e fazer tudo de melhor para colhermos bons frutos, atraves dos ensinamentos preciosos que ele nos ensinou.Portanto. vamos amar uns aos outros, como a se mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Louvado seja o o seu nome hoje e sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela reflexão de hoje, Pe João Carlos! È preciso renunciar a estar no centro, a querer ser sempre o centro de tudo!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde padre João Carlos a sua benção sempre peço a Jesus para que eu nunca desista dele.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Verdade da Palavra e que Jesus nos ilumine com seu Amor para nos orientar no verdadeiro Caminho de Vida e nas nossas renúncias necessárias. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção segui jesus é pegar sua cruz com amor devoção fé na palavra da verdade e da vida peço a jesus que nunca mim separe dele e tudo na minha vida padre acompanhei a missa pela rede vida e também na rádio Recife jesus lhe ilumine sempre obrigado por nós orientar nesse caminho de fé e amor a jesus amém paz e bem

    ResponderExcluir
  12. Deus da vida, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. No entanto, me conceda a graça de seguir o caminho da vida e da felicidade. Me conceda a graça de ser obediente. Me conceda a graça de amá-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça de segui-Lo, guardando os VOSSOS mandamentos, as VOSSAS leis e os VOSSOS decretos. Me conceda a graça da VOSSA bênção. Me conceda a graça de fugir do pecado. Me conceda a graça de sofrer com paciência. Me conceda a graça de renunciar a mim mesmo, pegar a minha cruz e segui-Lo com amor. Me conceda a graça de alcançar a salvação. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Uma forma de comunicar muito diferente e eficaz.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS