PE. JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO: UMA IMPORTANTE MUDANÇA DE ENDEREÇO

20210103

UMA IMPORTANTE MUDANÇA DE ENDEREÇO


04 de janeiro de 2021

EVANGELHO


Mt 4,12-17.23-25

Naquele tempo, 12ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”.
17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levavam-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epilépticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região além do Jordão.


MEDITAÇÃO


Jesus deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia (Mt 4, 13). 

No evangelho de hoje, há uma notícia que desperta nossa atenção: Jesus se mudou de Nazaré para Cafarnaum. Ele morava em Nazaré e mudou-se para Cafarnaum. Daqui pra frente, sempre que o evangelho disser que ele voltou pra casa, já se sabe, chegou à Cafarnaum. 

Mudar de residência, mudar de cidade, é uma decisão que exige um pouco de reflexão, não é verdade? Você, com certeza, já se mudou de um lugar pra outro. Posso até apostar que onde você mora hoje não é o lugar onde você nasceu e se criou. Estou certo? As pessoas se mudam em busca de melhoria de vida: por ter se casado e precisar acompanhar o cônjuge, por razões de trabalho, estudo dos filhos, oportunidades melhores em outro local, etc. E ninguém se muda sem um processo razoável de reflexão e decisão, não é verdade?! E a razão é que mudar-se, sobretudo deixar o seu lugarzinho, o cantinho de sua família, de seus conhecidos é sempre doloroso. E a mudança precisa ser bem planejada para que dê certo. 

Boa parte do nosso povo migra de um lugar para outro, à procura de melhoria de vida. Somos um país de migrantes. Uns chegaram de fora. Outros se mandam do norte para o sul, do sudeste para o centro oeste, do nordeste para o sudeste, do sul para o norte... Em grande parte, se está longe do seu lugar de origem, dos seus pais e parentes mais próximos. Basta lembrar os brasileiros que estão nos Estados Unidos. E lembro deles porque, em bom número, na região de Boston, nos acompanham no Rádio e na Meditação diária. Afinal, somos todos migrantes, como Jesus. 

Por que será que Jesus se mudou de Nazaré para Cafarnaum? Fácil, com certeza, não foi. Deixou em Nazaré, sua mãe, seus parentes próximos, tios e primos. Por lá ficou sua história de quase trinta anos de convivência, conhecimento e trabalho. É verdade que nascera em Belém. Mas, foram poucos dias de recém-nascido até sair em viagem apressada para as bandas do Egito, nos braços dos pais aflitos com a notícia da perseguição de Herodes. De lá, voltaram para Nazaré, depois da morte do rei. Em Nazaré, está a sua história: os seus dias de criança, sua participação na escola da sinagoga, o aprendizado na oficina de carpintaria do pai. Em Nazaré, todo mundo o conhecia: Jesus, filho de José, o carpinteiro. Lá, tinha um nome, uma profissão, uma mãe de quem recebia bons conselhos, muito carinho e muitas orações em seu favor; um pai piedoso e trabalhador também, mas não sabemos se a esta altura, ele já tivesse falecido ou não. 

Perto dos seus trinta anos, Jesus, de alguma forma, acompanhou o movimento do Batista, seu parente, filho de Zacarias e Isabel. É possível que tenha tomado conhecimento das pregações de João Batista no deserto, em alguma de suas peregrinações a Jerusalém. Muita gente estava acompanhando João Batista. Ele era a voz no deserto, como anunciara o Profeta Isaías. Estava preparando o povo para a chegada do Messias. Convocava o povo à conversão e o batizava no Rio Jordão. Jesus participou de pregações do Batista, sensível àquele movimento de renovação e se batizou também no Rio Jordão, mesmo sob o protesto do profeta. Essa movimentação do Batista se dava na Judeia, no deserto, na parte mais ao sul do país. E Jesus ainda estava na Judeia, quando soube – olha que tristeza – que João tinha sido preso. Foi, então, que tomou a decisão de se mudar: voltar para a Galileia (norte do país), se estabelecer numa cidade mais central e começar sua missão. 

Guardando a mensagem 

Jesus tomou a decisão de mudar-se de Nazaré para Cafarnaum, num momento muito delicado da vida do seu povo: o profeta João Batista fora preso por ordem do rei Herodes, o filho do velho Herodes do seu tempo de recém-nascido. Quanta gente foi presa por esse monarca corrupto, quantos desaparecidos, quantos mortos nos calabouços de seus palácios!... Até agora, com certeza, Jesus estava procurando entender melhor sua missão, numa longa preparação de trinta anos. Chegara a hora de aparecer publicamente e proclamar que o tempo da espera terminara: com ele, o Reino de Deus estava chegando. Nazaré era uma cidadezinha isolada, no norte, longe das estradas públicas. Cafarnaum era central, na Galileia. Ficava às margens do grande lago, chamado de Mar da Galileia. Muito perto de Cafarnaum, passava uma estrada que cortava todo o país, a via maris, a estrada do mar. Pela maior facilidade de locomoção, pela centralidade da cidade em relação aos povoados e cidades vizinhas, Cafarnaum seria um lugar estratégico para a missão de Jesus. 

Jesus deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia (Mt 4, 13). 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
Sempre que lemos o teu evangelho, cresce em nós a admiração pelo mistério da encarnação do Verbo. Tu és o Deus que viveu a nossa vida humana, percorreu os nossos caminhos, fez história com o nosso povo. Tu também experimentaste mudar de uma cidade para outra, como quase todos nós, que somos um povo de migrantes, movidos pelas necessidades da sobrevivência. Certamente, não foi uma decisão fácil, por tudo que a tua pacata Nazaré representava em tua vida. Escolheste morar em Cafarnaum, uma cidade mais central e com mais facilidade de comunicação. Ainda assim, uma cidade mal vista pela elite de Jerusalém, que a considerava uma terra de pagãos e de judeus pouco praticantes da lei de Moisés. Escolher Cafarnaum como plataforma de tua missão foi já uma grande lição: Deus fala e age a partir dos pequenos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Não deixe de ler o texto de hoje em sua Bíblia: Mateus 4,12-17.23-25. Em seu momento de oração, recomende ao Senhor os seus parentes que moram longe de você. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Boa noite padre joão carlos."Amém".

    ResponderExcluir
  2. AMÉM 🙏
    MUITÍSSIMO OBGDA, PE.JOÃO CARLOS. POR ESTA BELÍSSIMA MEDITAÇÃO, "AMO "ACALMA MEU CORAÇÃO. DEUS LHE ABENÇOE INFINITAMENTE COM MUITAS BÊNÇÃOS E SAÚDE, E O LIVRE DE TODOS OS PERIGOS, TODA SUA FAMÍLIA TBM PE.JOÃO CARLOS 🙏
    GRATIDÃO ❤

    ResponderExcluir
  3. Convertei vós, porque o Reino dos Céus está próximo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos,suas meditações me acalma muito. as vezes estou angustiada por vários problema da vida,mas quando escultor ou leio as suas meditação dearia me sinto outra pessoa ,a mesma coisa de ir a missa,e exatamente assim que eu me sinto sempre gostei do Senhor,mas realmente lê acompanhar pelo raio,aconteceu de uma messes para cá,através de um netinho q eu tenho,que quando o Rádio esta ligado e começa o seu programa ele corre pra frente do rádio e fica irradiante,com o seu programa.Bom dia Padre João Carlos,Deus continui te abençoando ,e que o Senhor continui nos trazendo essas Palavras de Bênção.Amém Bom dia

    ResponderExcluir
  5. A mudança é necessário aprender é algo incansável que renova nossa forma de agir assim na mudança de endereço para o nascimento de Jesus Cristo foi bem projetado através das atitudes de José e Maria em momento perfeito pois viria uma luz pra o mundo urge tais atitudes.

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus abençoe a todos nós .

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA!!! padre João Carlos, DEUS sempre proteja e ilumine abundantemente a vida do sr. e de sua família com saúde e paz, muito obrigada por sua companhia todos dias nos animando com a Santa palavra de DEUS que nos envia. Boa semana, na companhia de Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena.

    ResponderExcluir
  8. Senhor tende misericórdia de Rafael e de Bruna. Amém

    ResponderExcluir
  9. Senhor tende misericórdia de Benin. Amém

    ResponderExcluir
  10. Pai de misericórdia, eu LHE agradeço por todas as curas. Entretanto, me ensine guardar os VOSSOS mandamentos, fazendo sempre o que LHE agrada. Me ensine ter fé e confiança no meu REDENTOR. Me ensine ser fiel ao Espírito Santo. Me ensine fugir dos falsos profetas e do anticristo. Me ensine escutar a VOSSA igreja. Me ensine sofrer com paciência. Me ensine seguir a grande luz. Me ensine pregar o evangelho. Me ensine trabalhar pela conversão dos pecadores. Me ensine segui-Lo com humildade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Amém senhor.
    Que o Senhor meu Deus nos ajude a conduzir nossas vidas conforme a vontade do Pai.
    Por favor meu Deus, me ajude com o meu novo emprego. Que venha em boa hora 🙏🏻

    Pela saúde dos parentes e amigos enfermos
    Waldemar Sampaio de Araújo,

    Maria Júlia Holanda Cavalcante,

    Harley Lima e Ana Cecília Lima,

    Joaquim Araujo Cavalcante Filho e Roberta Veras Antonio

    José David Nogueira da Silva,

    Frank Guimarães e família

    Luiz Gonzaga e Elizabeth Ortiz Ribeiro

    Renata Holanda Cavalcante
    Marcus Vinicius Brito Martins

    Juliana Holanda Cavalcante Maruoka
    Dalton Itiu Andrade Maruoka

    Márcio de Mello Martins
    Auriatella de Mello Martins

    Arlaize Belota Saunier
    Astrid Belota Seffair
    Rogerio de Oliveira

    Yolanda

    🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos a sua benção que homilia linda

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos. Paz e amor na sua vida hoje e sempre... Que a essa semana e os nossos dias sejam sempre abençoados com muita paz, luz, amor, serenidade, prosperidade, sabedoria.
    Que possamos agradecer ao Criador a sua presença em nossa vida. Que possamos alcançar tudo de maravilhoso que Deus reserva para nós...
    Que Deus abençoe Padre João Carlos com muitas bênçãos e vitórias... DEUS, abençoa o nosso Brasil e o mundo inteiro... AMÉM.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe João Carlos, sua bênção. Peço orações para minha prima Maria José, que está em desespero por problemas familiares. Tendes piedade de nós Pai Eterno, em nome de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  15. Somos migrantes, sempre estamos mudando, tanto de lugar (físico) como também nas nossas ações do dia a dia sempre estamos em mudança, agora que essa mudança seja pra melhor, para o nosso crescimento, assim como foi para o Mestre Jesus no cumprimento de sua missão. Louvado seja Deus por esse evangelho 🙏

    ResponderExcluir
  16. João Francisco4/1/21 10:07

    Bendito seja Deus pelas mudança em nossa vida, pois é por meio delas que nascem novas oportunidades de expectativas de melhorias e para o nosso crescimento

    ResponderExcluir
  17. Ainda resistimos às mudanças. Mas, elas são necessárias em nossas vidas e nos faz crescer. Tudo que Jesus disse ou fez , teve um significado importante para nós. Bom dia

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um abençoado começo de semana iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌 😇🌟🌟🌹
    Ouvir a voz do filho amado.
    O pai, senhor,nos pede a delicadeza de ouvir seu amado filho.
    Assim seremos devotos do coração do Retentor nesse ano novo.
    Seja louvado o nome do senhor.
    Amém 🙌🌹👏💕

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para a Luz de Jesus em nossas pequenas ações diárias e que sejam alegres e voltadas principalmente aos necessitados. Salve Maria, Mãe da Luz e Nossa Mãe.🙏

    ResponderExcluir
  20. Senhor Jesus, que possamos atraves da vossa misericórdia, fortaleça os nossos caminhos e que nos liberte dos falsos profetas que vivem no mundo da destruiçao dos povos, matando e tirando a Paz, saúde e o progressos dos seres humanos.

    ResponderExcluir
  21. Francisco e doraci: sao Paulo:louvado seja nosso Sr Jesus,bênçãos do Sr padre,pedimos orações pela conversão dos nossos filhinhos,pela paz e saúde,pela proteção em seus trabalhos,nos preocupamos pq eles não rezam,eles saem e nós ficamos com o coração apertado,mais confiamos em Deus q vai está td bem com eles amém

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por nós vc enviar essas meditação e reflexão muito lindas e uma bênção p nossa vida alimentar mais a nossa fé em Deus padre eu desejo que Deus lhe abençoe que o novo ano sejas de muita paz felicidade p toda sua família e todo os padre e o papa Francisco paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.