PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM JANTAR NA CASA DE SEU LEVI

UM JANTAR NA CASA DE SEU LEVI

 

16 de janeiro de 2021

EVANGELHO


Mc 2,13-17

Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.
15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.
16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?”
17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

MEDITAÇÃO


Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores (Mc 2, 17)

Eu queria saber se você gosta de coalhada. E que tal leite ou queijo de cabra? Ah... É que eu ia convidar você para um jantar na casa de uma pessoa muito especial, na casa de Seu Levi... Mas, de frutas você gosta? Talvez lá sirvam frutas secas como tâmara, uva-passa, figo... Pão integral feito em casa vai ter na mesa, com certeza. E, claro, é possível que sirvam vinho. Um conselho: ponha água no seu vinho, porque é meio grosseiro, muito forte. Mas, é gostoso. Então, está feito o convite. Jantar, hoje, na casa de Seu Levi. Quem vai estar lá? Além de você? Ah, lá vai estar um convidado muito especial: Jesus. Ah, que bom, então você vai! Ótimo. 

É o seguinte. Jesus chamou Seu Levi para fazer parte do grupo dele. Seu Levi é empregado na coletoria de impostos, aqui em Cafarnaum, mas largou tudo para andar com Jesus. E hoje, Jesus vai jantar na casa dele. E ele está convidando os amigos para estarem lá. Vai ter um bocado de gente. Jesus, com certeza, vai com o grupo dele. Agora, como você também vai, eu preciso lhe dar umas dicas para você se ambientar melhor. Você sabe, já começam as críticas contra Jesus. Pode ser que alguém, sentado perto de você, faça alguma insinuação maldosa contra o Mestre. Por isso, eu queria lhe passar algumas informações. É bom pra você depois não ficar com a mente confusa ou até mesmo você ter condições de defender Jesus dessas línguas ferinas. 

O que você precisa saber é o seguinte. Seu Levi é um cobrador de impostos. Bom, isso você já sabe. O cobrador de impostos não é bem visto por aqui. E eu lhe digo o porquê. Eles cobram o imposto para os dominadores romanos. Cobrar o imposto é tratá-los como um povo dominado pelos estrangeiros, a quem devem entregar boa parte do fruto do seu trabalho. No fundo, os cobradores de impostos são colaboradores dos romanos. Além do mais, os romanos são pagãos, com quem os hebreus não deviam ter nenhuma amizade. Então, com certeza, você vai encontrar pessoas que estão estranhando essa aproximação entre Jesus e Levi. E, pior, Levi convidou seus amigos cobradores de impostos para estarem lá também. Os fariseus não vão perdoar isso. Os cobradores de impostos são tidos como pecadores. Vai rolar muita crítica. Mas, não vá se assustar com isso.

Repare só a cabeça das pessoas aqui: elas não querem se misturar com pecadores. Todo o povo na Palestina pensa assim. Tem os que praticam a Lei, a Lei de Moisés. Esses são os justos. E tem os que fazem tudo errado, são os pecadores. Justo não deve se misturar com pecador. Jesus não devia ser amigo de cobradores de impostos. Mesa, mesa é coisa sagrada. Um justo não pode comer com um pecador. Um hebreu não pode comer com um pagão. A mesa é um sinal de amizade. O povo de Deus não tem comunhão de mesa com os pagãos ou com os pecadores. Se você entendeu isso, você vai entender alguma crítica que você venha a escutar hoje, no jantar, na casa de seu Levi.

Com certeza, alguém vai olhar pra você de cara feia e vai lhe perguntar: Por que ele come com os cobradores de impostos e com os pecadores? ... Veja lá o que você vai responder.

Guardando a mensagem

Jesus chamou um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Esse foi Levi, chamado depois de Mateus. O chamado de Jesus já foi uma surpresa, porque mostrou uma nova mentalidade, sem discriminação, nem preconceitos. A resposta de Levi foi também surpreendente: aceitou imediatamente o convite de Jesus e deixou tudo para segui-lo. No jantar em sua casa, houve muitas críticas sobre essa aproximação de Jesus com os pecadores. Jesus deu uma razão muito simples: só quem está doente é que precisa de médico. Nós vivemos num mundo que se acha muito liberal, mas nos movemos no meio de muitos preconceitos. Pelo preconceito, excluímos as pessoas, desrespeitamos sua dignidade e seus direitos. É hora de aprender com Jesus a incluir, a integrar, a defender quem foi marginalizado, a viver com outra lógica.

Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores (Mc 2, 17)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Fechando o coração, como os fariseus, nós perdemos a novidade que vem de tuas ações e de tuas palavras, do teu evangelho. Dá-nos, Senhor, que a novidade do Reino que tu inauguraste neste mundo, com um novo olhar e com novas atitudes, encontre abrigo em nossos corações e nos capacite a também sermos construtores de novas relações e de uma nova sociedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Se você já tiver o seu diário espiritual, o seu caderno de anotações, responda lá à pergunta que lhe fizeram no jantar na casa de Levi: Por que ele come com os pecadores? Não tendo o caderno, escreva a resposta em outro lugar.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Porque ser de Deus é não ter chavões sócias,pois chamar aqueles mal vistos é fazer da sociedade o lugar para todos, jantar com pessaos faz-se necessário, para plena realização da palavra,vir buscar os doentes e o sadios já têm a casa guardado,reetregar no mundo social de forma sútil é tarefa da Pedágogia Cristã.

    ResponderExcluir
  2. Jesus,chamou seu Levi, para ser seu seguidor e de imediato seu Levi aceita, Jesus não exclui ninguém,Jesus veio para curar e perdoar os fraco,oprimidos e não para os sadios, os saudáveis não precisa de médico. Eu quero ser tua seguidora Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Abençoado seja o dia do sr. padre João Carlos, obrigada pela meditação que sempre nos envia, renovando nossa FÉ em DEUS todos os dias. tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. porquê pra Deus somos todos iguais.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Desejo que seu dia seja repleto DO verdadeiro amor de DEUS.
    Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores ( Mc 2, 17 )
    Dá-nos, Senhor, que a novidade do Reino que tu inauguraste neste mundo, encontre abrigo em nossos corações e nos capacite a também sermos construtores de Novas relações e de uma nova sociedade.
    Hoje quero dizer: Obrigado SENHOR pelo teu amor por mim e pela humanidade que sofre por causa deste Coronavirus.
    Um felez e abençoado domingo para padre João Carlos e todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Porque Ele veio justamente para resgatar os pecadores. E são eles que se abrem a Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Bom Sábado Padre João Carlos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e no Perdão e que tenhamos uma decisão em nossas Vidas para a Comunhão em Jesus. Salve Maria, Mãe do Salvador e Nossa Mãe.🙏

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma tarde abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos eu aceito esse convite,e a companhia maravilhosa que eu vou estar,a sua e do meu melhor amigo.
    Quando começar a faltar mal de Jesus,o senhor padre vai me ajudar para eu não se envolver nesse ninho de cobra.🙌😇🌟🌟🌹
    Se Deus nos perdoa, nós também devemos perdoar.
    E Jesus que nos ensinou que devemos perdoar.
    Deus em Cristo nos perdoou, por amor a Cristo Deus perdoou.
    O Perdão é uma oportunidade para se libertar de amarras negativa do passado e seguir adiante, mesmo que a pessoa não mereça.
    Está atitude pode aumentar sua felicidade.👏🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde padre Joao Carlos, que o Deus lhe abençoe com muita saúde e paz. Ouvi o áudio e também refleti o Santo evangelho, como nos dá confiança em Jesus que não exclui os pecadores muito diferente de nós que achamos melhores do que os outros, que Jesus sabe dos nossos corações e que com certeza temos o coração duro embora que digamos senhor senhor. Meu Jesus eu reconheço que sou uma pobre pecadora nada sou senhor, tenha compaixão de mim. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  10. Levi era cobrador de impostos e naquele tempo não era bem vistos e jesus o chamou para seguir os seus passos , por isso é porser obedientes aos ensinamentos do Pai, para que possamos ser fieis aos aeus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos a sua benção obrigada pelas palavras

    ResponderExcluir
  12. Obrigado padre João Carlos sua bênção pelo evangelho de hoje é como o senhor nós ensina muito bem graças a Deus nós dar força para seguir jesus veja como Jesus fez não desprezo ninguém para o jantar na casa do seu Lévi por ser cobrador de impostos ele sentou na mesa com os pescadores ele veio para perdoar os pecadores e curar os doentes um bom fim de semana jesus e Maria lhe abençoe paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS