PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: POSSUÍDOS POR UM ESPÍRITO MAU

POSSUÍDOS POR UM ESPÍRITO MAU

 


12 de janeiro de 2021


EVANGELHO


Mc 1,21b-28

21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!”
26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.

MEDITAÇÃO 


Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” (Mc 1, 25

Sabe o que foi? Jesus estava na sinagoga de Cafarnaum. Era um dia de sábado. O povo estava reunido para a oração e a escuta da palavra de Deus. E Jesus estava ensinando. As pessoas, ali, estavam admiradas com o seu ensinamento. Foi aí que um homem ali presente, possuído por um espírito impuro, começou a gritar e esbravejar contra Jesus. Jesus mandou o espírito calar a boca e sair daquele homem. Dito e feito. O homem foi sacudido com violência pelo espírito mau, que deu um urro assustador e saiu. As pessoas ficaram assustadas, não era pra menos. E admiradas com aquele ensinamento novo de Jesus, com a sua autoridade. 

O ensinamento de Jesus é libertador das pessoas de todas as opressões. Seu ensinamento desmascara o mal que está escondido também dentro da comunidade, dominando a vida de algumas pessoas. Como na sinagoga de Cafarnaum, também em nossas comunidades, há sempre alguém que estranha e reage a este ensinamento, dizendo quase a mesma coisa do diabo da sinagoga: “Vieste para nos destruir?!”. 

O que será que Jesus dizia e fazia que pudesse incomodar alguém? As pessoas viam uma grande diferença entre o ensinamento de Jesus e o ensinamento dos fariseus. A primeira coisa que marcava uma grande diferença era a atenção que Jesus dava aos sofredores e marginalizados. Estes estavam à margem de tudo, na vida social e na religião. E Jesus os incluía como pessoas importantes no seu anúncio do Reino de Deus. E uma segunda coisa que mexeu demais com as lideranças do seu povo foi a imagem que ele passava de Deus. Ele revelava Deus como pai amoroso, pronto para acolher o filho pecador de volta à sua casa. E essa não era exatamente a imagem de Deus que eles tinham. Eles o percebiam como juiz e retribuidor das boas ações e da prática da Lei. 

Esse ensinamento de Jesus - feito de gestos de atenção e proximidade, de parábolas e diálogos sobre o Reino de Deus – despertou muita indignação e ódio nos fariseus, nos sacerdotes do Templo, nos partidários de Herodes. Essa gente estava possuída por preconceitos contra o povo, por interesses de classe, seduzida pelas benesses do poder, tomada de ciúme... e muita coisa ruim. Era como se estivessem possuídos por um espírito mau. Claro, o mal lança seus tentáculos nas estruturas sociais e nas pessoas. O que o diabo disse na sinagoga é o que diriam esses senhores: “Vieste para nos destruir?”. 

E ali, na sinagoga e nas ruas, muita gente tomou consciência de que o ensinamento de Jesus era realmente novo, sobretudo quando viu que ele enfrentava essas manifestações do mal, as calava e conseguia libertar pessoas dessa dominação. 

Guardando a mensagem 

O evangelho é uma força de mudança, anuncia o Reino de Deus começando já aqui na terra. Jesus, com suas atitudes e palavras, instaura o reinado de Deus. Podemos entender esse reinado, como Deus acolhendo, na comunhão de sua casa, todos os seus filhos, a começar pelos que saíram de casa e retornam pela conversão. Jesus partia do que o povo de Deus já conhecia e manifestava mais claramente o amor de Deus que restaura, perdoa, liberta as pessoas. Esse evangelho, essa boa notícia, encontrou oposições também dentro da própria sinagoga, a comunidade de fé que ele frequentava. Essa oposição à novidade do evangelho que Jesus anuncia, ontem como hoje, só pode mesmo ter raízes no maligno. Mas, Jesus é vencedor sobre todo o mal. Com ele, nós também somos vencedores. No Pai Nosso, rezamos: “Livrai-nos do mal”. 

Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” (Mc 1, 25) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
A novidade do evangelho corre sempre o perigo de ser esquecida ou abafada pelas forças que não têm interesse na emancipação das pessoas e no senhorio de Deus. Essas forças atuam dentro e fora da comunidade. Não é à toa que a Igreja tenha tantos mártires. Eles experimentaram a oposição à fé cristã por parte de pessoas maldosas e violentas. Uniram-se, assim, ao teu sacrifício na cruz. Em sua fidelidade, são vitoriosas, contigo. Senhor, te pedimos, livra-nos do mal. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Ao rezar o Pai Nosso hoje, acentue bem essa prece: “Livrai-nos do mal”. Aproveite e diga em prece hoje, muitas vezes, essa palavra.

João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Que assim seja em nome Santo de Jesus Cristo amem livre-nos de todo mal Glória e Glorias sejam dadas au teu Santo nome Jesus Cristo nosso Salvador.

    ResponderExcluir
  2. Amém!Bom dia Padre João!🌹Louvado seja Deus!
    Se o senhor me permite eu faço uma observação: acima, no início da meditação, ainda se encontra o mês de dezembro! Obrigada por tudo de bom que o senhor tem feito nas suas meditações da Palavra de Deus! Deus o abençoe imensamente!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos a sua benção.quero lê pedir em nome de Jesus que podemos voltar a nossas vidas como era antes.e que cada cristão aumentei a sua fé amém
    Sou de Juazeiro do Norte

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus abençoe a todos nós e livrai nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  6. Abençoado seja o dia do sr. padre João Carlos e de sua família, com saúde e paz obrigada pela meditação de todos os dias.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Deus o abençoe grandemente...
    Peçamos a Jesus que nos liberte dos Espíritos impuros. "Jesus o intimou: cala-te e sai dele". ( Mc 1, 25 )
    Senhor, te pedimos, livra-nos de todo mal nesta vida.
    Que este dia seja muito abençoado.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    "Senhor Jesus livrai-nos do mau".

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e nos livrar de todo mal e todas as nossas fraquezas. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  10. Senhor Deus nosso Pai Eterno em nome de teu filho Jesus Cristo, curai Bruna da agressividade.Amem

    ResponderExcluir
  11. Obrigada padre pelas as suas palavras.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos a sua benção que Deus sempre te proteja.amem...

    ResponderExcluir
  13. Que saber que exeste de Deus lebertação daquilo que escravizava,um Deus liberta em todos os aspectos.Em quanto os que Jesus pregou aos olhos da segurança humana é a luz.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma tarde abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 😭 pena que eu ontem perdi a Live da oração te procurei no lugar errado, mais Deus é maior tem a reprise.
    👍🙌😇🌟🌟🌹
    Somos mais que vencedores,por meio daquele que nos amou.
    Mais Jesus nunca prometeu uma vida fácil aos seus seguidores.
    Todas as forças do inferno podem lutar contra vc,mas não têm poder para lhe separar do amor de Deus.
    Vitoria sobre o mundo,o pecado e a condenação.
    Jesus oferece a vitória da salvação.
    Na cruz, Jesus venceu.o pecado e a morte.
    Deus meu papai amoroso e bondoso, nada vai me separar do teu amor,sou a tua filha amada.🙌😍👏🌹💕

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos bom dia, estou ouvindo só o áudio e meditando à palavra de Deus. Peço-lhe que ore a Jesus e Maria Santisma pela minha saúde para que eu me recupere estou muito doente. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  16. Mais livrai- do mau AMÉM! JESUS!

    ResponderExcluir
  17. Senhor livrai-nos de toda a influência do mal que nos atinge .Dai-nos a felicidade de sermos felizes em comunhão com jesus.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos a internet caio escrevi e não publicou Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS