PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O BATISMO DE JESUS E O NOSSO BATISMO

O BATISMO DE JESUS E O NOSSO BATISMO


10 de janeiro de 2021

EVANGELHO


Mc 1,7-11

Naquele tempo, 7João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.

MEDITAÇÃO


E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele (Mc 1, 10)

E este é o domingo do Batismo do Senhor. Uma bela oportunidade para nos darmos conta da beleza e da grandeza do nosso batismo. Somos batizados, temos parte com Jesus, somos filhos de Deus, membros da Igreja, habitados pelo Santo Espírito. Que grande graça sermos batizados!

Falando em batismo, grosso modo, podemos identificar quatro grupos entre nós. Os que são de família católica e não foram batizados. Os que foram batizados e não vivem na comunhão da Igreja. Os que foram batizados e migraram para outras igrejas. E os que foram batizados e vivem na fé católica. Será que você consegue se localizar em algum desses grupos?

No batismo de Jesus, ficamos sabendo quem ele é. Ele é o SERVO DE DEUS. Sobre ele, repousa o Santo Espírito. Sua missão é refazer a aliança com o povo, guiar as nações no caminho da justiça, libertar os oprimidos, ser uma luz para as nações. É o que está escrito no Profeta Isaías, no primeiro cântico do Servo de Javé (Isaías 42). Jesus é o SERVO DE DEUS.

Ele é o UNGIDO PELO ESPÍRITO. Ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder, ele andou por toda parte fazendo o bem e libertando as pessoas da dominação do mal. Ele é o Cristo, o Senhor de todos, não só de Israel. É o que Pedro disse na casa de Cornélio, em Cesareia, como está no livro dos Atos dos Apóstolos (Atos 10). Jesus é o UNGIDO PELO ESPÍRITO.

Ele é o FILHO AMADO. Depois do batismo no Rio Jordão, depois que saiu das águas, ele vê o Espírito Santo vindo sobre ele como pomba. Nesse momento, ouve-se a voz do Pai dizendo que ele é o seu Filho amado. Ele é o Emanuel, Deus encarnado, convivendo conosco. É o que está em Marcos, o evangelho de hoje (Marcos 1). Jesus é o FILHO AMADO.

No batismo, você fica sabendo quem você é, quem somos nós. Nós somos SERVOS DE DEUS. Maria, a primeira discípula de Jesus, nos dá o exemplo. Ela se colocou inteiramente a serviço de Deus: “Eu sou a serva do Senhor”. Nós somos os administradores, a quem o Senhor confiou o cuidado de sua casa e de sua família, em sua ausência. SERVO DE DEUS, SERVA DE DEUS é o que você é.

Nós somos UNGIDOS PELO ESPÍRITO. A palavra Cristo quer dizer ungido. Por isso, nos chamam de cristãos, somos ungidos por Deus com o seu Espírito, como Jesus. Ungidos para participar com ele de sua missão. Participamos do senhorio de Jesus, fazendo a nossa parte na manifestação do Reino neste mundo. Como Jesus, nós temos a missão de iluminar o mundo com a luz de Deus e fermentá-lo com o evangelho. Pelo batismo, temos parte com Jesus sacerdote, profeta e rei. UNGIDO PELO ESPÍRITO, UNGIDA PELO ESPÍRITO é o que você é.

Nós somos FILHOS AMADOS. Também no nosso batismo, o Pai nos disse que somos seus filhos amados. Pela ação do Santo Espírito, recebemos a adoção filial. Somos filhos adotivos, filhos no Filho, filhos amados. É assim que somos irmãos no Senhor e nos comprometemos com a fraternidade neste mundo. Pelo batismo, somos membros do único Corpo de Cristo, a sua Igreja. FILHO AMADO, FILHA AMADA é o que você é. 

Guardando a mensagem

Muita gente desconhece a grandeza e a dignidade que o batismo lhe conferiu. O batismo de Jesus no Jordão revela a sua identidade e a sua missão. Ele é o servo de Deus, o ungido pelo Espírito, o Filho amado do Pai. O sacramento do batismo também revela a nossa identidade e nossa missão de cristãos. Nós somos servos de Deus, ungidos pelo Espírito, filhos amados do Pai. 

E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele (Mc 1, 10)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Hoje queremos te pedir, de maneira especial, pelos que não conhecem a beleza e a graça do santo batismo. Uns porque, mesmo sendo de famílias católicas, não se batizaram e outros porque, mesmo batizados, não vivem na fé, não participam da vida da Igreja. Senhor, não nos permitas que desistamos deles. Antes, dá-nos espírito missionário, paciência e perseverança para testemunharmos a todos como é maravilhoso te conhecer, te amar e te seguir como servos de Deus, ungidos pelo Espírito e filhos amados do Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Na celebração deste domingo, após a homilia, costuma haver a renovação das promessas do batismo. Vá se preparando para confirmar sua adesão a Cristo Jesus, ao seu evangelho e à sua Igreja. Não tendo jeito de participar da Santa Missa hoje, reze o ‘Creio em Deus Pai’, bem rezado. 

E nesta semana que está começando, vamos festejar o aniversário do nosso programa de rádio, transmitido em rede, por muitas emissoras. Participe da Missa de Ação de Graças, na quinta-feira, às 9 horas da manhã, com transmissão pelo Youtube e pela Rádio Tempo de Paz. Aproveite para baixar o aplicativo da rádio, conforme lhe indico na próxima postagem. 

Pela Rádio Tempo de Paz, também celebramos a Santa Missa aos domingos, às 17 horas.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Boa noite, gratidão por tudo 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Padre João Carlos peço sua benção Pra mim e pra toda minha família! Campinas SP

    ResponderExcluir
  3. Amém Amém Amém! Obrigado pelas suas palavras reflexões canções linda reflexões de domingo Deus abençoe sempre sua vida Saúde!

    ResponderExcluir
  4. É verdade padre. Quando conhecemos o significado do batismo, da missa e do recebimento da hóstia, nós sentimos uma energia tão boa. Nesse período de pandemia não vou a missa, mas assisto todos os domingo pela internet e sinto o meu corpo, o meu coração revigorado. Me faz muito bem. Obrigada pelo seu envio diário da meditação da palavra do Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo senhor existir me acalma. Peço pela saúde da minha amiga e pela minha e dos meus familiares e amigos. E o fim da Pandemia. Amém

    ResponderExcluir
  6. É muito bom lê e ouvir à palavra de Deus. Nos fortalece e enche de esperança acalma o coração. 🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. José Lúcio10/1/21 05:10

    "Purifica-me Senhor nas tuas águas, purifica-me Senhor com o fogo santo ..."

    ResponderExcluir
  8. Meditação do Sr Padre João Carlos, meu alimento diário. É lindo recordar o poder que me foi dado ao ser baptizado, lembrar que passo a ser membro do povo de Deus, lembrar que pelo baptismo recebi a minha identidade cristã. Louvado seja o nisso Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  9. O batizado é um momento de intrega total do Corpo ao Espírito Santo,sendo Cristo a prova viva desse Espírito,se fez na condição humana como jesto de humildade pra fazer as práticas religiosos da época,um geito simples de insina qual direção deveríamos tomar para chegar ao pai.

    ResponderExcluir
  10. A paz de Cristo e o amor de Maria a tds:imagino em meu coração como foi linda a sena de Cristo saindo das águas envolvido pelo Espírito Santo sendo aclamado por Deus em viva voz,este é meu filho amado,escutai-o e o céu aberto,em festas,,,penso irmãos e irmãs,que em nosso batismo quando criancinhas,é a mesma coisa,festa no céu e na terra,amém Francisco e doraci são Paulo

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos. Que a paz e a felicidade façam parte do seu dia .
    Senhor Jesus, dá-nos Espírito missionário, paciência e perseverança para testemunharmos a todos como é maravilhoso te conhecer, te amar e te seguir como servos de Deus, ungidos pele Espírito e filhos amados do Pai. AMÉM. Padre João Carlos e toda equipe da AMA, que Deus lhes dê um domingo muito abençoado e iluminado com a luz do Espirito santo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém 🙌🙏, obrigada pela belas palavras,q Deus abençoe.

      Excluir
  12. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um domingo abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    O batismo de Jesus Cristo foi marcando o início de seu ministério, mostrando tudo o que ele era pra fazer e ser feito.
    O batismo para nós, é podemos viver o resto da nossa vida para a bondade de Deus, como jesus fez.
    Ele vós batizará com o Espírito Santo e com o fogo, é um pacto de viver a vida de um discípulo diante de Deus.
    Viva sua igreja,sinta com sua igreja,ore com sua igreja e por ela.
    Eu sou uma filha amada de Deus.
    🙌🐑🌹👏💕

    ResponderExcluir
  13. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. um feliz domingo do senhor.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.

    Purifica-me Senhor nas tuas águas e no teu fogo Santo.

    Renova-me Senhor nas tuas águas e no teu fogo Santo.

    AMÉM

    ResponderExcluir
  15. Louvado seja o senhor Jesus Cristo de Nazaré, para sempre seja louvado AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Senhor, por sermos batizados pela Fe, e que nossa comunhão com vós purifique o nosso espírito para que possamos continuar fieis a Deus.

    ResponderExcluir
  17. Senhor Deus dos exércitos, eu LHE agradeço por ser batizado. No entanto, me ensine servi-Lo com humildade. Me ensine ser obediente ao Espírito Santo. Me ensine seguir o caminho da verdade e do amor. Me ensine abrir os olhos dos cegos. Me ensine tirar os cativos da prisão. Me ensine livrar do cárcere os que vivem nas trevas. Me ensine ter o santo temor. Me ensine praticar a justiça. Me ensine anunciar a Boa-nova da paz. Me ensine fazer o bem. Me ensine servir os doentes. Me ensine ser humilde. Me ensine ser um bom filho. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Só muito grata por fazer parte do batismo de Jesus, é preciso nascer do fogo do espírito santo. Belíssima homilia padre, do evangelho de hoje, recordamos o nosso batismos, somos filho, nascido do batismo de Jesus, somos felizes

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite e bom Domingo Padre João Carlos e obrigado Sempre. Hoje estivemos reunidos para Oração dos Mistérios Gloriosos mergulhados na Fé dos Batizados em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Salve Maria. 🙏

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre João Carlos agradeço pelo evangelho de hoje sobre o batismo de Jesus com as suas palavras maravilhosas Deus abençoa o senhor peço oracao por mim e minha família sua bênção paz e bem amém 🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS