PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A GRANDE CONVOCAÇÃO

A GRANDE CONVOCAÇÃO



11 de janeiro de 2021

EVANGELHO


Mc 1,14-20

14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”
16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.
19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.

MEDITAÇÃO


E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus (Mc 1, 18)

Houve um momento em que Jesus começou a sua pregação. Ele tinha uma notícia pra dar. Avisou a todo mundo: O REINO DE DEUS CHEGOU! O fato que empurrou Jesus, por assim dizer, para encarar de vez a sua missão foi a prisão do profeta João Batista pelo violento tetrarca Herodes. A prisão do profeta criou uma grande crise no movimento do Batista, parecia o colapso daquela ebulição religiosa que preparava o povo para a chegada do Messias. Exatamente neste momento, quando o horizonte parecia se fechar, Jesus voltou para a Galileia e começou o seu ministério público.

Na sua pregação, ele começou dizendo quatro coisas: “O tempo já se completou, o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e creiam no evangelho”. Este é um resumo de tudo o que ele anunciaria com palavras e obras, em todo o seu ministério público. Finalmente, as promessas estavam se cumprindo: chegara a hora do reinado de Deus. Por sua presença de enviado e Messias, o novo tempo estava começando, o tempo da reconciliação, da graça, do perdão.

Essa comunicação de Jesus sobre a chegada o Reino não era apenas uma informação para se tomar conhecimento. Jesus, com essa maravilhosa notícia, estava convocando as pessoas para viverem esse novo momento. A boa notícia, isto é o evangelho, é uma grande convocação. Neste início da primeira parte do tempo comum, a Igreja nos recorda esse começo abençoado do ministério de Jesus, narrado no Evangelho de São Marcos. Ele anunciou a chegada do Reino e obteve uma adesão entusiasta de um grupo de pescadores: Simão e André, Tiago e João.

O bom exemplo dos quatro primeiros discípulos é uma proposta que o evangelho está nos apresentando para nossa imitação. É como se dissesse: “façam assim, respondam desse jeito à pregação de Jesus”. Na resposta deles, podemos destacar três passos.

O primeiro passo foi a CONVERSÃO. O anúncio do Reino é um convite à mudança de vida, nos pede conversão. ‘Convertam-se e creiam no evangelho’, disse Jesus. Pela conversão, fazemos opção pelo Reino, reorientamos a direção de nossa vida. Converter-se é fazer uma opção radical por Jesus. Isso muda muita coisa na vida de uma pessoa.

O segundo passo dos primeiros discípulos foi o SEGUIMENTO. A Simão e André, Jesus disse: “Sigam-me”. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Jesus também chamou Tiago e João. Eles deixaram o pai na barca, com os empregados, e partiram, seguindo-o. Seguir Jesus é tornar-se seu discípulo, sua discípula, andando com ele e aprendendo com ele a viver e a realizar a obra de Deus.

O terceiro passo dos primeiros seguidores foi a MISSÃO. Jesus disse aos pescadores: ‘Sigam-me e eu farei de vocês pescadores de gente’. Como discípulos, aprendemos com Jesus, andamos com ele. Como missionários, participamos do seu ministério, agimos em seu nome, participamos do seu serviço de profeta, sacerdote e rei no mundo.

Guardando a mensagem

O evangelho de Marcos nos mostra Jesus começando sua pregação. Jesus fala do Tempo da espera que se cumpriu e do Reino que se aproximou. Em resposta, espera a nossa conversão e a nossa adesão ao evangelho. A narração da vocação dos quatro primeiros discípulos – Simão e André, Tiago e João – é uma apresentação de como deve ser nossa resposta à boa nova de Jesus. Nossa resposta deve ser a conversão, o seguimento e a participação na sua missão. Pela conversão, fazemos uma opção por Jesus e pelo Reino de Deus. Pelo seguimento, tornamo-nos discípulos do Senhor. Pela missão, participamos com ele no seu serviço de evangelização, santificação e senhorio no mundo.

E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus (Mc 1, 18)

Rezando a mensagem

Senhor Jesus,
Diante de teu convite, os teus primeiros seguidores foram generosos e prontos na resposta. É assim que temos que responder ao teu chamado. Está escrito que André e Simão “imediatamente deixaram as redes e te seguiram”. Os outros deixaram inclusive o pai na barca, com os empregados com quem trabalhavam e partiram te seguindo. Eles foram generosos nas renúncias que fizeram para te seguir. Senhor, pelo teu Santo Espírito, fortalece em nós a resposta ao teu convite para sermos teus discípulos e missionários. Que ela seja igualmente generosa, pronta e fiel. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Quinta-feira próxima, vamos festejar o aniversário do nosso programa de rádio, transmitido em rede, por muitas emissoras. Participe da Missa de Ação de Graças, na quinta-feira, às 9 horas da manhã, com transmissão por diversas emissoras, pelo Youtube e pela nossa Rádio Tempo de Paz. Aproveite para baixar o aplicativo da rádio no seu celular. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos... Á sua Bênção..Que Deus Continue te iluminando..Senhor Jesus daí a Conversão á minha família 🙏

    ResponderExcluir
  2. Mesmo diante das dificuldades, Jesus Cristo não têm medo de continuar sua missão João preso,mas Cristo firme na sua obra observar as atitudes dele às vezes é difícil né?Mas basta viver as palavras pra ter certeza que tudo é necessário.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus abençoe a todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Oi!! padre sua benção para minha família, ao esposo Edmilson porque mente muito evangelho e meditação estão ajudando bastante obgda amém 🙏💒

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, que o Sr e seus familiares tenham uma ótima semana, de Paz. Obrigada Padre João Carlos pelas orações e meditações, peço sempre sabedoria preciso seguir Jesus Cristo firme, sem olhar para trás, sem Jesus não consigo caminhar. Sua benção Padre, peço oração pela minha Saúde, meu esposo Ivaldo e o mundo inteiro.🙌🙌

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Gratidão Senhor pela MEDITAÇÃO e a REFLEXÃO de hoje...
    JESUS disse a Simão e a André que eram pescadores: "Segue-me e eu farei de vós pescadores de homens". Eles deixaram as redes e o seguiram a Jesus. Senhor, pelo teu Santo Espírito, fortalece em nós a resposta ao teu convite para sermos teus discípulos e missionários.
    Que ela seja pronta e fiel...
    À graça de Deus faz a diferença em nossa vida ...
    Que Deus abençoe a semana de Padre João Carlos e todos da AMA .

    ResponderExcluir
  7. Louvado a Deus pai por este novo dia agradeço a Deus padre pela sua sabedoria pra nós dar estas evangelização obrigada senhor.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.

    Que o Deus, todo maravilhoso, nos abençoe hoje e sempre 2

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Senhor Deus Pai, recebei em teus braços a Rafael Acioli em nome de teu divino Filho Jesus Cristo Amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia e obrigado Sempre Padre João Carlos. Estaremos em Oração para a Fé na Palavra e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor e que a Messe cresça com a Graça de Jesus. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, vós que nossa transformação, para dividir, participar e executar a grande comissão de fazer discípulos em todo mundo, levar a vida e a salvação de Cristo a todos.
    Espalhar seus ensinamentos para todas as nações do mundo.
    É isso que Deus quer de nós.
    🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  13. Olá padre João Carlos esse Evangelho de hoje é belíssimo. Amém

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde padre João Carlos sua bença, esse evangelho de hoje nos convida a viver em comunhão com Cristo a nós aproxima de Deus a anda nós caminhos do pai que Deus nós abençoe amém 🙌🙏

    ResponderExcluir
  15. Devemos seguir o Senhor em tudo que ele nos ensinou conforme ao teu chamado para sermos obedientes e felizes e discípulos missionários com o nosso Pai.

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus amado, eu LHE agradeço pela criação do universo. Todavia, me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude conhecer, amar, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude na minha purificação. Me ajude adorá-Lo da melhor forma possível. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude pregar o Evangelho com sabedoria e humildade. Me ajude na minha conversão. Me ajude ter fé e confiança no meu SALVADOR. Me ajude segui-Lo com sinceridade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos sua benção Deus seja louvado o senhor é o filho que toda família queria ter Deus lhe ilumine em todos seus trabalhos e todos aqueles que trabalham em sue equipe muito bom o evangelho de Jesus com os pescadores eu não posso usar o aplicativo porque o banco retirou pelo um roubo que ouvem na minha conta eu posso ouvir na rádio tempo de paz Deus lhe abençoe paz e bem amém

    ResponderExcluir
  18. Boa noite!!! padre joão carlos."amém".

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS