PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SANTO ESTÊVÃO, SEGUINDO JESUS

SANTO ESTÊVÃO, SEGUINDO JESUS



26 de dezembro de 2020

EVANGELHO


Mt 10,17-22


Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17“Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

MEDITAÇÃO


Quem perseverar até o fim, esse será salvo (Mt 10, 22).


Estamos na oitava do natal. E já celebrando o primeiro mártir cristão: Estêvão, o diácono Estêvão que pregou o nome de Jesus. Ele denunciou aqueles que levaram Jesus à cruz por conivência com o poder e em rejeição à manifestação de Deus no seu filho amado. Mas, o que essa comemoração do mártir Estêvão tem com o Natal do Senhor que estamos celebrando nesta oitava?

A cena do presépio nos parece doce e poética. Na verdade, ali está representada a forma como a humanidade, a começar pelo seu próprio povo, tratou Jesus. E o tratamento que ele recebeu no seu nascimento foi de exclusão. Nasceu na estrebaria dos animais porque não havia lugar para ele nas casas de família e na hospedaria. Não acolheram o casal em dificuldade, chegando de uma longa viagem, a mulher em dores de parto, uma criancinha por nascer... Na falta de espaço em suas casas, ou melhor, de prioridade dos humildes em suas vidas, alguém lhes indicou a gruta dos animais. Está certo que a criança e seus pais tiveram a atenção dos pastores naquela noite. Mas, os pastores encontraram a criança e seus pais na maior pobreza. E não foi só isso... com a visita dos Magos do Oriente, José foi avisado que o rei Herodes procurava a criança para eliminá-la. E lá se vai a sagrada família, frente à iminente perseguição dos soldados do rei, migrando penosamente para as bandas do Egito. Exclusão e perseguição são as marcas da vida de Jesus, desde o início.

Jesus tinha avisado aos seus discípulos que eles seriam perseguidos. No evangelho de hoje, estão muitas de suas palavras sobre isso: “Levarão vocês presos para comparecerem diante de autoridades. Serão denunciados aos tribunais, açoitados nas sinagogas. Mas, não se intimidem, nem se desesperem. O Espírito Santo vai fazer a defesa de vocês. Ele falará em nome de vocês. Vejam que a perseguição pode sair até de dentro de sua própria casa. Vocês serão odiados. Mas, quem ficar perseverante até o fim, esse vencerá”. Foi o que Jesus falou.

As primeiras gerações de cristãos logo conheceram o sentido dessas palavras de Jesus. Estêvão era um dos sete diáconos escolhidos pelos apóstolos. A primeira proposta era organizar a distribuição de alimentos para as viúvas e para os pobres. Mas, os diáconos foram especialmente pregadores da Palavra de Deus. Continuaram a pregação de Jesus. Enquanto Estêvão estava só organizando a distribuição das feiras e outras ajudas às famílias pobres, todo mundo gostava. Quando começou a anunciar Jesus e denunciar os motivos de sua morte na cruz, aí começaram a persegui-lo. Estêvão é só um exemplo dos cristãos que continuam hoje a ser perseguidos por causa de sua fé, aliás, um bom exemplo, pois, enquanto estava sendo apedrejado, perdoou os seus algozes e entregou o seu espírito a Deus, imitando o próprio Jesus.

Guardando a mensagem

Estamos na oitava do Natal. No natal de Jesus, apesar do clima de poesia com que hoje o revestimos, vemos nele os sinais da exclusão e da violência. Foi assim desde o começo até à sua morte. Hoje, festejamos o primeiro mártir seguidor de Cristo, Estêvão. Ele foi perseguido e apedrejado por causa de sua fé e de sua pregação sobre o Senhor Jesus. Como seguidor de Jesus (ou sua seguidora), você também pode sofrer incompreensão, discriminação e até perseguição. Nessas condições, muita gente desiste, se acovarda, dissimula ou adoça o seu discurso. O que aprendemos no presépio e, hoje com Estêvão, é a fidelidade até o fim.

Quem perseverar até o fim, esse será salvo (Mt 10, 22).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós te agradecemos por tua encarnação. Tu, o salvador enviado pelo Pai, nos surpreendeste nascendo entre os pobres, em completa solidariedade com os excluídos e sofredores deste mundo. Assim, nos indicaste o caminho que devemos percorrer nesta vida e o caminho que tu és como nosso mestre e Senhor. Nós te bendizemos pelos irmãos e irmãs que enfrentam com fidelidade e destemor os sofrimentos e perseguições por causa de sua fé. Nós te bendizemos por Estêvão, o mártir celebrado hoje. E, por sua intercessão, pedimos a bênção para todos os diáconos da Igreja e suas famílias. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelas pessoas que estão passando dificuldades e sofrendo por causa de sua fé em Cristo.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. A PAZ de JESUS esteja com o sr. padre João Carlos e com todos dai, nossas preces sempre por vocês. Obrigada por nos brindar ontem com seu show na rede vida, foi maravilhoso, DEUS abençoe cada um, cenário lindo.

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos.. Á sua Bênção...Que Deus Continue te iluminando Sempre..Obg...pelo o Evangelho enviado todos os Dias...Compartilho com minhas amigas...Me sinto feliz com suas Meditações e Palavras só GRATIDÃO 🙏

    ResponderExcluir
  3. Naquela época não é diferente da atualidade aceitar que através das fragilidade podemos prejudica o próximo em defesa do nosso egoísmo.Cuidado com os homens, pois eles oferecem perigo para vida de todos ao seu lado,mas mestre como podemos viver sozinhos, não meu povo é a confiança cresça entrega Santo é pessoas diferentes que estarão a favor da vida,existem os adiversario eles poderão levar vocês a morte, são deles que quero explicar,se mostram amável depois levam para lugares não desejados,sigam em frente fiquem antenados.

    ResponderExcluir
  4. A paz de Cristo e o amor de Maria Amém

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos a sua benção que Jesus esteja sempre presente na vida de cada um de nós. Obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  7. Estas mensagens diárias confortam nossos corações.
    Sigamos em frente com fé em Jesus.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre gostei da noite de ontem com sua Life,suas músicas maravilhosas, mais sempre me emocionar quando o senhor canta
    Nossa senhora.🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus, tornou semelhante a nós em tudo, exceto no pecado.
    Devemos ser semelhante a ele, seguir Jesus mesmo diante das
    dificuldades e sempre fazer o bem e ficar distante das tentações do mundo.
    Senhor,faze me um pessoa gratuita, e o compromisso de ser amiga da Boa Notícias, amiga da esperança , amiga da paz e compaixão dos meus irmãos necessitandos.
    Senhor, que a tua graça esteja
    sempre presente na nossa vida, com cada um de nós.🙌👏👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Bom Sábado Padre João Carlos e obrigado Sempre pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor e a Fé. Salve Maria, Mãe do Amor.🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre sua bença, paz em Cristo que o nosso Deus nos abençoe 🙌🙏

    ResponderExcluir
  11. São Estevão rogai por nós que recorremos a vós AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos. Bom dia FÉ .
    Que Jesus misericordioso seja nosso companheiro de jornada.. Senhor Jesus, nós te agradecemos por nós indicar o caminho que devemos percorrer nesta vida e o caminho que tu és como nosso mestre e SENHOR...
    Bom dia a todos com as bênçãos do DEUS Altíssimo ...

    ResponderExcluir
  13. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    Que nós tenhamos um excelente sábado abençoado.

    ResponderExcluir
  14. Abenção Padre João Carlos que Deus nosso salvador nos cubra com seu manto sagrado🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Ó Pai celestial, eu LHE agradeço pela vida de Santo Estevão. Todavia, me ensine viver cheio de graça e poder. Me ensine falar com sabedoria. Me ensine viver cheio do Espírito Santo. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine dizer no último momento da minha vida essa oração: Senhor Jesus, acolhe o meu espírito. Me ensine viver o meu apostolado. Me ensine testemunhar o meu SALVADOR. Me ensine perseverar até o fim. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos sua bênção que show na rede vida maravilhoso Deus lhe abençoe nossa senhora de Fátima cubra com o manto sagrada e conserve essa vó linda que o senhor tem eu mesmo gosto muito paz bem amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Dai- nos força , coragem , compreensão para que atraves da fé cristã fazermos mais humildes e entender melhor os nossos irmãos em Cristo o sofrimento deles ,procurando ajudar da melhor maneira possível a superar os seus sofrimentos

    ResponderExcluir
  18. Boa noite !padre João carlos.descupla ñ pode acompanhar as meditações nas hora que vcs envia ...mais ficou grata em pode escutar e acresenta o meus dia a dia aqui na terra."amém".

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS