PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NATAL - ESTÁ COMEÇANDO UM NOVO TEMPO!

NATAL - ESTÁ COMEÇANDO UM NOVO TEMPO!



25 de dezembro de 2020

EVANGELHO


Jo 1,1-5.9-14 

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus.
2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito.
4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.
9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.
10A Palavra estava no mundo — e o mundo foi feito por meio dela — mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram.
12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.
14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 

MEDITAÇÃO

E a Palavra se fez carne e habitou entre nós (Jo 1, 14)

Neste ano, por razões conhecidas, estamos tomando todo cuidado para que o Natal do Senhor seja de respeito à vida, a nossa e a dos outros, sobretudo a de pessoas mais vulneráveis pela idade ou por situação de saúde debilitada. Assim, mesmo com sofrimento, estamos nos privando da presença física na casa dos parentes, de comemorações que congreguem mais dos que os já vivem se cuidando sob o mesmo teto. Natal é compromisso com a vida. E no Ano Novo não vai poder ser diferente.

Mas tudo isso não tira o brilho do natal. Há pouco mais de dois mil anos, a história da humanidade foi marcada por um evento absolutamente revolucionário. Deus mesmo veio morar com a gente. É esta a boa notícia que impactou a aventura humana na terra. Deus mesmo veio morar com a gente.

E em que isso faz a diferença? É que se há um ideal a ser seguido, ele não está mais nas nuvens, no além, nos livros, nas promessas. O ideal de humanidade ética, solidária, espiritualizada não é apenas um projeto. É uma pessoa. Os ideais de bondade, comunhão, fraternidade, justiça, verdade podem ser vistos, tocados na vida e na experiência de uma pessoa humana: Jesus de Nazaré, Deus e Homem a um só tempo. O verbo eterno que estava desde sempre ao lado do Pai entrou na história humana, solidário com todo ser humano, particularmente com o mais sofrido e desprezado.

E isso faz toda a diferença. No evangelho de hoje, lido em São João, está escrito: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade”. Jesus é essa verdade maravilhosa de Deus ao nosso alcance, Deus que veio a nós. O inefável que se deixou tocar. Isso é o natal. Dom Antônio Lustosa, bispo santo e sábio, salesiano, a caminho dos altares, escreveu assim, sobre o natal:

Vamos em espírito até Belém 
contemplar a maior maravilha de todos os séculos: 
o Verbo feito carne.
Deus em forma humana no meio dos homens.
O ser Infinito reduzido às dimensões de uma criancinha.
A Onipotência que nada pode fazer.
A Sabedoria que só sabe chorar.
O Rei dos Reis em uma manjedoura a servir-lhe de berço.
Quem tudo fez no mais completo desconforto.
O Altíssimo no maior abatimento.
É tudo mistério de amor. 

O prólogo, essa abertura do evangelho de São João que estamos lendo hoje, começa com as mesmas palavras do início da Bíblia: “No princípio, era a Palavra”. A Bíblia, no livro do Gênesis, começa assim: “No princípio, Deus criou o céu e a terra”. Então, está nos dizendo o apóstolo João em seu evangelho, com Jesus está começando um novo tempo. A criação, obra perfeita de Deus, teve seu ponto alto na criação do homem e da mulher. Mas, veio o pecado que desfigurou essa obra divina. Agora, chegou Jesus para levar a obra do Criador à perfeição. 

Guardando a mensagem

A novidade que revolucionou a história é a presença de Jesus entre nós. Deus se fez humano, entrou em nossa história. Agora, temos um modelo, um guia, um caminho para seguir. A certa altura de sua vida humana, Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Podemos segui-lo, crer nele, experimentar a vida eterna que ele nos comunica porque ele é de nossa raça humana, anda pelos nossos caminhos, sente as nossas dores, atravessa o nosso mesmo vale de lágrimas. Agora, podemos saber como é que um filho de Deus nessa terra pode manter-se em comunhão com o Pai e com os seus irmãos, ser-lhes fiel, encontrar realização e felicidade em sintonia com a vontade divina. “Vem e segue-me”. É assim que ele continua nos convidando a viver como ele, a tê-lo como regra de vida, a imitá-lo em sua vida humana de filho de Deus. 

E a Palavra se fez carne e habitou entre nós (Jo 1, 14)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,
Neste natal nos encontramos como família ao redor de tua manjedoura. Ao lado de Maria, de José e de toda a criação representada pelos animais, nós te contemplamos em tua encarnação. Viemos, como os pastores de Belém, te visitar. Queremos, Senhor, que este natal nos anime a viver na fé e na esperança do teu evangelho. Com certeza, este é o maior presente que podemos te oferecer: renovar hoje nossa adesão a ti, ao teu evangelho e à tua Igreja. Derrama, Senhor, tuas santas bênçãos sobre cada um de nós e ajuda-nos a ser famílias segundo o modelo de tua santa família. Cuida, Senhor, de todos nós. Amém.

Receba, agora, a bênção do natal.

Incline sua cabeça e responda ‘amém’, no final das três orações. 

O Deus de infinita bondade que, pela encarnação de seu filho, expulsou as trevas do mundo e, com seu glorioso nascimento transfigurou este dia, expulse do teu coração as trevas dos vícios e te transfigure com a luz das virtudes. Amém. 

Aquele que anunciou aos pastores, pelo anjo, a grande alegria do nascimento do salvador derrame em teu coração a sua alegria e te torne testemunha do evangelho. Amém.

Aquele que pela encarnação do seu filho, uniu a terra ao céu, te conceda sua paz e seu amor e te faça membro compometido com a missão de sua Igreja. Amém.

Vivendo a palavra

Dias atrás, eu convidei você a se preparar para dar um presente ao menino Jesus, no seu nascimento. Jesus vem a nós hoje (e todo dia) nos mais sofridos e nos mais pobres. Uma cesta básica, um almoço bem embalado, uma roupinha nova, um trocado generoso... veja o que pode dar. Neste natal, dê um presente ao menino Jesus. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


18 comentários:

  1. José Lúcio25/12/20 06:58

    Mesmo no Natal com uma onda escura por conta da pandemia,temos mais motivo ainda para celebrarmos a esperança,vinda do maior elo de amor entre Deus e o homem: Jesus !

    ResponderExcluir
  2. Amém Padre João 🌹
    Sua benção e um feliz Natal!
    Espero em Deus que tenhamos sempre em família, especialmente a minha , O Filho Eterno Jesus, como regra de vida! Não importa quantas vezes possamos cair! Mas levantar-se com Ele, Nele e por Ele! Obrigada por todos os milagres realizados através de suas mãos sacerdotais em minha vida e na vida dos meus famíliares! O senhor é uma pérola preciosa, um instrumento muito precioso da ação do Espirito Santo de Deus em nosso meio ! Deus o ilumine cada vez mais! Saúde e Paz pro senhor Padre João e pra toda sua família!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos Cristo já está nascido
    Desejo um Natal cheio de benção e alegria.
    Um Natal de muita luz 🙌😇🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟😘🌹
    Natal é tempo de comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança.
    Cristo já está nascido, crescido dentro de nós,e nós transferimos esse Cristo para o outro.
    Desejo a vocês e sua família um Natal cheio de benção e alegria.
    Obrigada meu Jesus pelo conselho de ontem, calma meu amor.🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Um feliz Natal , que o menino Jesus nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos, minha benção e da minha mãe,desejo um Feliz Natal para o senhor e sua família com muita alegria e paz e agradecer 🙏 por todas essas meditacoes que recebo todos os dias, hoje em especial dia do nascimento de Jesus, para nos dá paz, alegria, obrigada por tudo, abraço.

    ResponderExcluir
  6. O maior poder que homem têm é o pensamento,na vinda de jesus Cristo foi bem projetado através da presença dos anjos homens expirados pôr Deus que através das pessoas que juntos fazem parte do projeto que Deus permite através do verbo,tornou-se verdadeiro sentido da existência de uma verdade esperanda anteriormente pelo povo que clamava a presença de Deus,ele mandou seu filho amado.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    Desejo a todas as famílias, inclusive a sua , um FELIZ NATAL de muitas bençãos, muita paz e muito amor nos NOSSO corações.

    ResponderExcluir
  8. Salve Maria Bom Dia á todos... Que á Paz do Senhor esteja em nossos Corações... Á sua Bênção Padre João Carlos....Um Feliz Dia de Natal para o Senhor e todos da AMA...🌲🌲🌲

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe o nosso dia de Natal...
    Derrama, Senhor, tuas Santas Bênçãos sebre cada um de nós e ajuda-nos a ser familias segundo o modelo de tua Santa família cuida, Senhor, de todos nós.amem. Que possamos aquecer os nossos corações o clima do Natal e transmitir esse amor a todos que nos rodeiam. Um abençoado e Santo Natal a todos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos e Feliz Natal e que as bênçãos de Deus continue Sempre nos renovando na Fé e no Amor. Salve Maria, Mãe do Menino Deus e Nossa Mãe.🙏

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos, JESUS MENINO abençoe o sr. com muita saúde muita alegria, muita PAZ, seus familiares, toda sua equipe e nossa família AMA. Obrigada por ser LUZ em nossas vidas, e na vida de tantas pessoas. FELIZ NATAL!!!!!

    ResponderExcluir
  12. JESUS chegou e está no meio de nós. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  13. Que o menino Jesus, renove os nossos coraçoes com uita Luz,PAZ,Amor, Felicidades e que os corações dos homens possam sentir por tudo que estamos vivendo para renovar os sofrimentos que estamos passando e que possa tocar jesus nestas pessoas afim de amenizar todas as nossas dores neste momentos difíceis da nossa caminhada.

    ResponderExcluir
  14. Num mundo cheio de tantas situações horríveis,nosso Deus envia seu filho único para visitar e morar no meio de nós,obg Sr por ter misericórdia de nós amém,feliz Natal,à tds nós da igreja católica,é para o padre José Carlos

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos a sua benção um feliz Natal para o senhor. Eu sempre faço isso gosto de ajuda. Tenho certeza que Jesus fica feliz faço tudo com amor.

    ResponderExcluir
  16. Ó Deus, que fizestes resplandecer esta noite santa com a claridade da verdadeira luz, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. No entanto, me conceda a graça de anunciar e pregar a paz, o bem e a salvação. Me conceda a graça de dizer com fé, alegria e confiança: Reina menino Jesus. Me conceda a graça consolando e resgatando o VOSSO povo. Me conceda a graça de viver a VOSSA palavra. Me conceda a graça da purificação. Me conceda a graça de adorá-Lo para sempre. Me conceda a graça de dar testemunho da luz. Me conceda a graça de ser um bom filho. Me conceda a graça de ser cheio de graça e de verdade. Me conceda a graça de viver na intimidade do Pai. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Obg Jesus Maria e José,sagrada família,por está conosco durante esse ano em que,por causa das desobediências dos vossos filhos e filhas,permitirtes uma grande provação para a humanidade,mais confiamos na vossamisericórdia,mande vosso espírito santo de paz,saúde para nós em 2021,obg padre e sua benção amém Francisco e doraci são Paulo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS