PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: DIA DOS SANTOS INOCENTES

DIA DOS SANTOS INOCENTES


28 de dezembro de 2020

EVANGELHO


Mt 2,13-18

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.

MEDITAÇÃO


Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! (Mt 2, 13)

Era pra toda essa oitava do natal ser de festa e de alegria. Afinal, é o natal do Senhor. Só que o nascimento de Jesus, em Belém, foi num ambiente de muitos problemas e conflitos. Parece que, nesta nossa vida, não há, assim, uma alegria pura, isenta de dificuldades. E isso se deve ao nosso contexto social, à maldade, à violência, à opressão que ameaçam nossa vida. O próprio nascimento do Salvador se deu numa estrebaria de animais, porque, como diz o livro santo “não havia lugar para eles”. E logo logo a pobre família teve de migrar para outras terras, fugindo da ameaça de morte decretada por Herodes.

A criança recém-nascida é um ser inteiramente dependente e indefeso. Ela precisa dos pais para tudo: o alimento, o agasalho, as necessidades fisiológicas, a proteção... Por causa dessa condição tão frágil da criança, Deus colocou no pai e na mãe um forte instinto de proteção dos seus filhos. A mesma sociedade, quando se trata de uma sociedade sadia, guiada por princípios de justiça social, ao legislar em relação à criança, toma-a como prioridade. Quando a sociedade se afasta de Deus, ela deixa de proteger, na prática, a vida dos cidadãos mais frágeis, as crianças, os doentes, os idosos, os que têm alguma deficiência. Em vez de proteger, penaliza, pune, explora, decreta a morte. É o aborto, o desemprego, a fome, o abandono, a exclusão, ...

Na história do nascimento de Jesus, houve esse fato triste: Herodes mandou matar as criancinhas de Belém e arredores de até dois anos de vida. Muitos pais se sentem como José e Maria, nos dias de hoje, porque parece pesar uma ameaça de morte contra sua criança. São muitas as ameaças contra a vida da criança e o seu crescimento sadio: o alcoolismo, o desemprego, o ambiente insalubre de moradia, as brigas dentro de casa, a falta de atendimento médico adequado,...

Mas, os pais não estão sozinhos. No evangelho de hoje, o anjo do Senhor orienta José a fugir com a família. Avisa do mal que está para acontecer. E dirá a hora certa de voltar. É uma grande lição. Os pais não estão sozinhos na luta pelo bem dos seus filhos. Deus está com eles. Deus é o nosso protetor. Com a orientação de Deus, é preciso “fugir”, isto é, não se acomodar à situação, mas buscar uma saída, ir para o Egito. Para o Egito, migraram Jacó e seus filhos, no início do povo de Deus, durante uma grande fome em Canaã. ... “Fugir” pode ser mudar de profissão, mudar de endereço, buscar melhorias em outra região. O certo é não se acomodar... e fugir do mal, sob a orientação de Deus.

Guardando a mensagem

Quando Herodes viu que os magos foram embora, sem lhe entregar o endereço do menino Jesus, como ele lhes havia solicitado, ficou furioso e mandou matar as criancinhas de Belém e arredores. A essa altura, José, Maria e a criança já estavam longe, rumando para as bandas do Egito. Herodes continua condenando as crianças na fome, na desnutrição, no desemprego dos pais, no abuso sexual de menores, no desvio da merenda escolar... José foi instruído a fugir para o Egito com a família. Fugir pode ser uma boa estratégia. Cair fora enquanto é tempo: das más companhias, do trabalho escravo, da rede de prostituição infanto-juvenil, do tráfico de drogas, das novelas que pregam ideologia de gênero... fugir do Herodes. Fugir do mal, sob a proteção de Deus.

Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! (Mt 2, 13)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Pedimos hoje tua bênção para os recém-nascidos e suas famílias. Protege, Senhor, com tua santa bênção suas vidas, concedendo aos seus pais a assistência dos teus anjos para conduzi-los na luta diária pela sobrevivência e, quando preciso, buscarem refúgio no Egito contra os Herodes de hoje e suas políticas de morte. Abençoa, também, os profissionais da saúde e da educação que são uma bênção na vida de nossas crianças. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual, o caderno onde você está anotando algum ponto das meditações, responda a esta pergunta: Quem são os Herodes de hoje?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Amém.. Grata padre joão carlos.🙌

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes o Herodes está ao nosso lado em vestes de lobo.obrigada pela reflexão de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Amém!🌹 Hoje podemos sentir muito forte a presença divina na vida da Sagrada Família de Nazaré e de nossas famílias também ! Marca também um dia muito triste pra nós, principalmente para o meu irmão Marcos e a ex esposa Jaci! Meu sobrinho Júnior, foi morto por este Herodes das drogas ! O senhor fez a recomendação do corpo Padre João, há muitos anos! E eu lhe agradeço de todo coração por este gesto de AMOR!
    Que o Bom Deus continue enviando seus anjos
    para proteger nossas crianças, adolescentes e seus responsáveis deste tão terrível mal! Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  4. Abençoado dia padre João Carlos, ao sr. e aos seus, sempre agradecendo todos os dias as explicações deste Santo Evangelho, que o sr. nos trás, pedindo a DEUS que o proteja e o guarde sob o Manto Sagrado de Nossa Senhora de Fátima.

    ResponderExcluir
  5. O furgir é diferente de refugia-se, quando José refugiou-se com Maria às vésperas do nascimento de seu filho amado Jesus Cristo teve a intenção de proteger,pois tinha alguém perverso querendo executa os inocentes e enfrentar-los naquele momento era perigoso, portanto justifica que sem proteção as vezes a vida pode deixar de existir,não foi covardia.Evitar tudo que pode levar a morte é algo misterioso que aconteceu e certamente irá continuar no mesmo caminho.Portanto fiquemos atentos aos sinais que oferem perigo de vida,drogas prostituição, injustiça social,fanatismo religioso,indolatria e muito mais.Tenhamo sabedoria para administrar nossas vidas,na presença do bem comum.

    ResponderExcluir
  6. Abençoado dia, sua benção, obrigada por suas medicações, me ajuda muito as vezes,tenho muita dificuldade, em entender a mensagem de Deus para mim. Obrigada, Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Salve Maria Bom Dia! Á sua Bênção Padre João Carlos..obg.mais uma vez pela suas Medicações me ajuda muito no meu dia dia... Só GRATIDÃO 🙏

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. os Herodes de hoje são todos aqueles que pega uma criança e violenta .

    ResponderExcluir
  9. Bendito seja seu Santo nome,aqui na Terra como no Céu AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  10. Amém 🙏 Que menino Jesus reine em nossos corações e dentro do nosso Lar obgda padre meditação sua benção 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João 🌹
    Corrigindo minhas palavras acima, não foi do meu sobrinho que o senhor se fez presente e sim do meu irmão José Maria , que foi perseguido por outro Herodes, o da bebida! Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre sua bença, os herodes de hoje muita vezes encontramos em nossas propria familia quando não se alegra contigo em uma conquista tao esperada quando se dá bem com vc e por trás te mente a ripa os herodes de hj na minha opinião são esses, paz e bença padre João Carlos um bom dia🙌🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    Senhor Jesus eu creio mas almentai a minha fé amém.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos sua benção, e muito obrigado Padre pelas orações e meditações, Deus abençoe o Sr e seus familiares. Padre, os Herodes de hoje, estão no nosso meio, se fazenda de amigos, comermos juntos com eles, e só vamos enxergar depois. Que Jesus abençoe a todos nós!!

    ResponderExcluir
  15. Sou da Bahia.Uma cidade do interior Ribeira do Pombal.Gostaria de também enviar minha reflexão da leitura de hoje.Quem são os Herodes de hoje?
    Para mim são todos aqueles que são a favor da pena de morte.Tambem os que facilitam a droga que está arrasando a nossa juventude.A falta de atenção nos hospitais públicos,o comércio de religiões, as injustiças por parte tanto de políticos como também de alguns religiosos.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    A palavra de Deus,por si mesma,
    traz a graça de tocar e transformar nossas vidas.
    A verdade sempre vai incomodar a que não quer mudar de vida, muitos não querem ouvir a verdade e a sumir sua fragilidades, entrassem por um ouvindo e saíssem por um outro,
    o coração não se abre.
    Herodes ouviu falar de Jesus, parou na quilo.
    João Batista incomodava, Herodes,a verdade sempre vai incomodar.
    Deus não pode estar ausente de nossas vidas, segurar na sua mão e fugir do mal e dos Herodes.🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre João Carlos. Paz e amor na sua vida... Linda a MEDITAÇÃO e a REFLEXÃO de hoje. Agradeço....
    DEUS é pai de todas as crianças e vive dentro de cada um de seus filhos.
    Senhor Jesus, pedimos hoje tua bênção para os recém-nascido e suas famílias.
    Senhor Jesus, abençoa também padre João para que ele continue transmitindo ao povo os ensinamentos do teu Santo Evangelho...
    Uma abençoada semana a todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  18. Bom Dia Padre João Carlos e obrigado pela Homilia muito bem explicada e cantada. Estaremos em Oração para o Amor à Vida e que o Espírito Santo nos de o discernimento nas ações em nossas Famílias e que não exista mais abandonos, abortos e falta de misericórdia para os pequeninos. Salve Maria, Mãe do Amor e Nossa Mãe. 🙏

    ResponderExcluir
  19. A paz de Jesus e o amor de Maria,para o padre e tds os irmãos e irmãs,como era bom se tds sentisse a presença do Sr em nossas vidas,é vdd,as veses se sentimos tristes em saber q os da família nem se importam pras coisas de Deus imaginem irmãos quem não é da família?Francisco e doraci são Paulo

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre a sua benção Herodes de hoje é prostituição fome drogas alcoolismo destruição nas família

    ResponderExcluir
  21. Boa noite padre Joao Carlos, Jesus Maria José acompanhe a sua vida e lhe defenda de todos os Herodes que nos atacam à qualquer momento . Hoje padre até mesmo os filhos quê criamos com tanto amor na religião católica não nos tem mais amor não seguem mais os encinamentos que lhes demos só o que temos que faser é entrega-los nas mãos de Deus e resar pela sua conversação. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  22. Os Herodes de hoje são todos aqueles que penalizam as crianças inocentes sem educaçao, saúde provenientes dos falsos governantes que não se preocupam com os pobres necessitados.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por nós mandar essas meditação tão bem vc replicadas sobre o nascimento do nosso salvador ainda hoje hesite muitos Herodes que fazer mal as crianças Jesus e Marise José lhes ajude na sua caminhada de evangelizar Deus sempre louvado o senhor paz e bem



    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS