PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A LUZ QUE DEUS MANDOU PARA ILUMINAR O MUNDO

A LUZ QUE DEUS MANDOU PARA ILUMINAR O MUNDO


29 de dezembro de 2020

EVANGELHO


Lc 2,22-35


22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

MEDITAÇÃO


Senhor, meus olhos viram a tua salvação (Lc 2, 30)


Vamos acompanhar, hoje, a família de Jesus em Jerusalém. Está tudo no evangelho de Lucas. Maria e José, com o filho nos braços, estão chegando ao Templo. O que será que eles vieram fazer?

O livro do Levítico (capítulo 12) prescrevia tudo com detalhes. Dando à luz uma criança de sexo masculino, a mulher devia passar um resguardo de 40 dias. Depois desta quarentena, devia ir à Tenda de reunião da comunidade para purificar-se. A lei do AT era muito rigorosa em relação a tudo que envolvesse sangue: menstruação, parto, morte violenta, etc. Tudo isso tornava a pessoa impura e levava a rituais de purificação com holocaustos e oferendas no Templo. Então, uma das razões da vinda da família de Nazaré ao Templo de Jerusalém é a purificação de Maria.

A vinda ao Templo se explica ainda por uma segunda tradição. São normas codificadas no Livro do Êxodo, capítulo 13. Era um costume que visava manter viva a memória da libertação do Egito, onde Deus puniu os egípcios com a morte dos primogênitos. Assim, todo primogênito era consagrado a Deus. Primogênito é o primeiro filho, de gente ou de animal. Fosse animal – um carneiro, um bezerro, um jumentinho – seria sacrificado a Deus, como oferenda. Fosse gente, o primogênito seria resgatado, isso é, em lugar dele os pais ofereciam um carneirinho ou pássaros. E é isso que vieram fazer em Jerusalém: a purificação da mãe e o resgate do filho primogênito.

Observando esse jovem casal que está chegando ao Templo, com a criança nos braços, ficamos admirados como eles estão profundamente integrados na cultura religiosa do seu povo, como são cumpridores das regras da lei judaica. Por esses ritos, a sua gente reconhecia a vinda de uma criança ao mundo como uma coisa sagrada. Uma coisa que tinha a ver com Deus. E ainda reforçava a sua pertença ao povo da aliança, lembrando o compromisso da consagração do primogênito, como memória da libertação do Egito. Essa peregrinação deles à cidade santa de Jerusalém é uma forma concreta de reconhecer Deus como senhor da história e fonte da vida.

O certo é que em Jerusalém, José e Maria reconhecem sinais de Deus que os confirma na missão que assumiram, desde a anunciação do anjo. Um homem idoso muito santo, de nome Simeão, veio também ao Templo e toma o menino Jesus nos braços. E reza com todo o coração e cheio do Espírito Santo: "Agora, Soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, porque os meus olhos viram tua salvação, que preparastes em face de todos os povos, luz para iluminar as nações e glória de teu povo, Israel".

Guardando a palavra

Maria e José estão no Templo de Jerusalém. E eles vieram fazer duas coisas muito importantes: a purificação da mãe e o resgate do filho primogênito. Como judeus piedosos, eles estão cumprindo a Lei de Moisés, com muito zelo. No Templo, têm uma surpresa. Um ancião venerável, Simeão, pede para segurar um pouco o menino e faz um impressionante louvor a Deus. Ele reconhece Jesus, como a luz que Deus mandou para iluminar o povo do mundo. E diz a Maria que uma espada irá transpassar o seu coração de mãe. De verdade, o Senhor Jesus, com a sua graça e com sua Palavra, enche nossa vida de luz. E, nós iluminados por ele, somos chamados a difundir a sua luz ao nosso redor: em casa, na vizinhança, no nosso local de trabalho, na sociedade toda.

Senhor, meus olhos viram a tua salvação (Lc 2, 30)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Quando eras uma criancinha e foste levado ao Templo para a consagração dos primogênitos, o profeta Simeão te tomou nos braços e disse que tu eras a luz para iluminar as nações do mundo. Tu mesmo admitiste na presença dos teus discípulos: ‘Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas’. Uma vez iluminados com a tua luz, chamaste a nossa atenção para sermos também iluminadores dos outros. Hoje, te pedimos, Senhor, que a tua luz não se apague em nossos corações e em nossa vida. E que essa luz que vem de tua Palavra, de tua presença através da Igreja e na Eucaristia seja a luz que nós refletimos para os que conosco convivem ou conosco se encontram. Seja o bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Quando nos batizamos, fomos iluminados por Cristo. A Igreja nos deu uma vela acesa para nos lembrarmos: ‘Jesus te iluminou. Com ele, serás uma luz para os outros’. O que você poderia fazer, hoje, para mergulhar mais ainda nessa verdade: ‘Jesus me iluminou. Com ele, ilumino os outros’? Posso lhe oferecer algumas sugestões. Escolha uma. Acenda uma vela (pode ser uma vela virtual). Poste uma foto do seu batizado ou do batizado do seu afilhado ou afilhada. Ilumine o seu presépio de maneira especial. Leia o evangelho de hoje. Compartilhe esta meditação. Ou invente outra coisa. Tudo para reforçar sua adesão a Cristo, a luz que Deus mandou para iluminar o mundo.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Boa noite !padre João carlos."amém".muito obrigado pelas meditações.orem por mim vou mim operar, esta marcado para 2021 descobri hoje. Eu creio que essa tempesta vai passa.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos, minha bença e da minha mãe, mais e mais vezes agradeço as medicações enviada pra mim, mim acho iluminada, que Deus nosso senhor Jesus Cristo ilumine minha família a sua família e de todo mundo inteiro, para que no ano de 2021, seja iluminado mais e mais, para o fim dessa pandemia, para vivermos nossa vida normal,para juntarmos nossos familiares. Que Deus abençoe 🙏 todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos... Á sua Bênção.Obg..por por sua suas Palavras bonitas que Deus continue te ilumine... Peço Orações pela minha Irmã Teresinha está com Depressão Forte..Fique com Deus Só GRATIDÃO 🙏

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos, DEUS abençoe o sr. e sua família, obrigada por todos os dias nos trazer estas meditações repletas da LUZ de DEUS com suas explicações, para fortalecer muito a nossa FÉ, tenham um abençoado dia, com Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena os protegendo. GRATIDÃO sempre.

    ResponderExcluir
  5. BOm dia padre João Carlos abençoe a mim e toda minha família senhor Jesus e maria obrigada por ser luz padre

    ResponderExcluir
  6. Muito abençoado o Sr padre João Carlos. Ouço todos os dias sua meditação que muito tem me ajudado a viver a fé e permanecer firme na igreja Católica Apostólica Romana. Sua benção padre.

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Nossa senhora ilumine o seu caminho.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Desejo que Deus acima de tudo te e de todos abençoe o seu dia e lhe conceda paz, saúde e as melhores bênçãos...
    Os caminhos do Senhor são verdade, são amor, dirigi os meus passos; em vós espero, ó Senhor. Tu és a luz que Deus mandou para iluminar o mundo. Te pedimos, Senhor, que a tua palavra e a tua luz não se apague em nossos corações e em nossas vidas.
    A ti, Senhor, toda minha GRATIDÃO...
    Bom dia a todos.

    ResponderExcluir
  9. A luz que DEUS mandou para iluminar o mundo. Bendito seja seu nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada,Padre João Carlos pelo envio da Palavra,pela homilia .Eu a reenvio em 15 grupos.Peço a Deus que dê ao Senhor muita saúde para continuar evangelizando.Que os ensinamentos de Jesus cheguem a a muitos outros lares.Apesar da Pandemia tivemos muito aprendizado nesse ano de 2020 .Amém.

    ResponderExcluir
  11. Que luz é está? Será que ela está sendo um refluxo para minha vida?Estou sendo cuidadoso com essa luz?Que lugar ela está em minha vida?Sendo mais concreto sem observar a qualidade ou não dá importância a Cristo corremos muito riscos: perder de vista humano o real sentido da vida.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho
    🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, que buscamos no fundo de nosso corações,lutar
    para evitar que tantos lares desmoronem.
    Ó príncipe da paz e dá luz, afaste do coração do seres humanos tudo o que possa colocar em perigo a paz e transforme os em testemunhas da
    verdade,da justiça e do amor fraterno.
    Jesus, Maria e José, em vós contemplamos o verdadeiro amor,
    ouvi nos e acolhei s nossa súplica.
    O meu socorro vem do senhor.
    Amém 🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  13. Padre quero pedir oração pelo meu primo que caio de moto

    ResponderExcluir
  14. O Senhor veio ao mundo através da Luz do Espírito Santo para nos unirmos e sermos cumpridores do nosso amor aos nissos irmaos em Cristo.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor na Luz do Senhor e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria, Mãe da Luz e do Salvador e também Nossa Mãe.🙏

    ResponderExcluir
  16. Presado padre João Carlos uma boa e abençoada tarde hoje lendo o evangelho e a meditação me lembrei com muita saudade do meu tempo de infância como meus pais me falavam , que o padre que me batizou se chamava Bruno então a anos atrás me veio uma curiosidade de saber corretamente dia mês e ano que foi batizado então fui batizado dia 4de abril de 1946 pelo padre Bruno com quem fiz também a primeira eucaristia na paróquia de são Francisco de Assis MG

    ResponderExcluir
  17. Ó Deus invisível e todo-poderoso, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. No entanto, me ensine guardar os VOSSOS mandamentos e a VOSSA palavra. Me ensine proceder santamente. Me ensine seguir a verdadeira luz. Me ensine amar todas as pessoas. Me ensine seguir o caminho da purificação e da salvação. Me ensine viver a minha consagração. Me ensine ser justo e piedoso. Me ensine ser movido pelo Espírito Santo. Me ensine cumprir a VOSSA lei. Me ensine bendizê-Lo com fidelidade. Me ensine servi-Lo com humildade. Me ensine ser benção para os outros. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine sofrer com paciência. Isso eu LHE peço pela intercessão do Menino Jesus, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos sua bênção Deus seja louvado o seu santo nome jesus veio mesmo nos iluminar mas sofreu tantos por nós ele nós ama de verdade nossa senhora da conConcao Aparecida lhe proteja e toda sua família paz e bem

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Padre João Carlos, obrigado pelas orações e meditações, que a LUZ de Jesus ilumine o Sr, sua família, sua equipe, FELIZ ANO NOVO Padre. Sem Jesus eu não consigo caminhar.🙇🙌🙌

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela mensagem Pe.João Carlos!

    ResponderExcluir
  21. FELIZ ANO NOVO!!! padre João Carlos com muita saúde para o sr. e seus familiares, obrigada por iniciar mais um ano, com a companhia do sr. e as meditações que nos envia, para nos mantermos firmes caminhando na FÉ, Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena sempre os acompanhem cuidando e protegendo-os. DEUS os abençoem abundantemente.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS