PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AGUARDAR ACORDADOS

AGUARDAR ACORDADOS


28 de novembro, 1o. Domingo do Advento 

EVANGELHO


Mc 13,33-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando.

35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”.


MEDITAÇÃO


Não suceda que, vindo de repente, ele encontre vocês dormindo (Mc 13, 36)

Vigilância é a palavra-chave desse domingo. E este é o primeiro domingo do advento. Advento é esse período de quatro semanas que nos preparara para o natal. É um novo tempo litúrgico. Você vê logo, na Igreja, que muda a cor litúrgica. Agora, usa-se o roxo, mais de acordo com o clima penitencial desse tempo. E tem a coroa do advento, com quatro velas. A primeira se acende hoje.

O advento nos fala de alguém que vem ao nosso encontro. E quem vem? Claro, Jesus. É ele que vem. Na verdade, já veio na sua encarnação. Celebramos isso no natal. Mas, ele vem sempre ao nosso encontro, de muitas formas. E o aguardamos na sua última vinda, para manifestar definitivamente o Reino de Deus. Um dia, ele se despediu dos discípulos e subiu ao céu. Mas, avisou que voltaria. E recomendou muitas coisas. As primeiras gerações de cristãos viviam numa grande tensão, esperando a sua volta a qualquer momento. À medida que o tempo vai passando, essa sua demora pode gerar esquecimento e relaxamento. Por isso, é muito importante recordar algumas de suas recomendações para esse período de espera.

Dando uma olhada nas leituras dos quatro domingos do advento desse novo ano litúrgico, que é o ano B, e lendo os comentadores bíblicos, creio que podemos reconhecer quatro temas que são a síntese do anúncio desse período. E, como eu vou acompanhar você nesse advento com a Meditação (espero que você continue aceitando a minha companhia), vou adiantar quais são esses quatro temas. Eles formam o caminho do anúncio da palavra de Deus nesse tempo santo. Eles podem ser um caminho de crescimento para todos nós. O tema deste primeiro domingo é AGUARDAR ACORDADOS, em torno da vigilância. No segundo domingo, o tema é PREPARAR A SUA CHEGADA COM UMA VIDA SANTA, em torno da conversão. No terceiro domingo, o tema é ACOLHER O TESTEMUNHO, em torno do reconhecimento de Jesus. No quarto domingo, o tema é PARTICIPAR DO PROJETO DE DEUS, em torno do “sim” de Maria.

Voltemos ao evangelho de hoje. Vigilância é a palavra-chave, repetida quatro vezes no texto de hoje. As comunidades, depois de Jesus, deram muita ênfase a essa recomendação de Jesus para o tempo da espera, o tempo em que ele estaria fora. Eu disse ‘fora’, mas ele está sempre conosco, você sabe. “Vigiem, fiquem acordados”. Jesus contou uma espécie de parábola para isso ficar bem clarinho. Um homem viajou e deixou sua casa aos cuidados dos seus empregados, a cada um deixou uma tarefa. E recomendou muito ao porteiro, o que ficou responsável por todos: não sei a que horas eu volto, fiquem me esperando acordados.

Estamos aguardando a volta de Jesus. Pense nisso como a coisa mais bonita que poderia acontecer na sua vida. A volta do nosso Deus amado, a manifestação gloriosa do nosso Jesus, o triunfo dos justos com ele! Será o coroamento de toda a obra da criação e da salvação. A Bíblia termina com essa prece, clamando pela volta do Salvador: “Maranatha, vem, Senhor Jesus”. Aguardar acordados – isso é fácil de entender, não é verdade? O contrário seria dormir, cochilar, descuidar-se.

Guardando a mensagem

Precisamos viver aquela mesma tensão das primeiras comunidades, na espera do Senhor que partiu e volta a qualquer momento. Viver com compromisso, em santidade, dando o primeiro lugar a Deus em nossa vida. Nada de relaxamento, de preguiça, de estado de sonolência e indiferença. Aguardar acordados é cada empregado estar realizando bem a tarefa que recebeu. É estarmos todos cuidando bem da família, da comunidade, do mundo – isso tudo é a casa dele. Não queremos que ele chegue e nos pegue desprevenidos, despreparados, ociosos, dormindo. Queremos aguardá-lo em vigília, acordados. Foi o que ele nos pediu.

Não suceda que, vindo de repente, ele encontre vocês dormindo (Mc 13, 36)

Rezando a palavra

Rezamos com as palavras de Isaías 63 (primeira leitura de hoje):

Senhor, tu és nosso Pai, nosso redentor; eterno é o teu nome. 
Nunca se ouviu dizer, nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam. 
Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em seus caminhos.
Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Estamos começando o tempo do advento, um tempo que tem um apelo muito forte para o nosso crescimento, para nossa conversão. A dica de hoje é simples e comprometedora. O que você poderia fazer nessas quatro semanas (antes do natal) para o seu crescimento em Cristo?  Esse será o seu propósito para esse tempo. Seria muito bom que você o anotasse no seu diário espiritual, aquele caderno que você disse que ia adquirir. Não tendo ainda seu diário espiritual, anote em sua agenda ou em outro local. O que você poderia fazer nesse advento para o seu crescimento em Cristo?  

Para compreender melhor o que eu estou lhe dizendo, leia a Meditação. Para isto, estou lhe enviando link para leitura do evangelho e da meditação de hoje. Um santo início do Tempo do Advento!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Amém! Muito obrigada Padre João! Deus o abençoe imensamente! 🌹

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Que a graça de Deus nos acompanhe em todos os momentos deste dia.
    Senhor Jesus, tu és nosso pai, nosso Redentor, eterno é o teu nome. Senhor, a tua presença está em tudo, e é tudo que precisamos nesta vida.
    Bênção e muita paz para padre João Carlos e todos da AMA...fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos tenha um Santo e abençoado domingo na PAZ de JESUS, Nossa ´Senhora de Fátima proteja, guarde o sr. e todos daí sob seu Manto Sagrado. BOM DIA!!! Obrigada pela meditação que todos os dias nos envia.

    ResponderExcluir
  4. Amém. Obrigada padre João Carlos por essa meditação da palavra do Senhor. Bom dia. Um feliz domingo! Que o Tempo do Advento nos deixe mais atentos às coisas de Deus. Mais vigilantes para a volta do Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Amém, padre jesus lhe proteja

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João carlos.que nesse tempo do a dvento nos prendemos ser vigilante com a nossa vida

    ResponderExcluir
  7. Os esperamos com alegria,amor.Garantir a esperança de que o Salvador retorna é alimentação deliciosa,ele nunca está ausente para quem deleita as coisas Espírituais.Vive constantemente sentimos sua personalidade presença forte de um Espírito Santo,que age nas atitudes diárias,portanto justifica que nesse momento requer bastante intimidade pra fazer as atividades de forma coletiva,cuidadosamente preparando um festa que especial onde nós Cristãos diante do Evangelho partilha do que há de pricioso nos corações humanos,adiventos período sabiamente voltando pra reflexão,onde ficamos paralisados pelo encontro do Reino Encantado que Deus quer,mas essa data acontece silenciosamente no meio de cada família,num ambiente onde o amor e respeito não têm data programada é um processo contínua.Isso sim, é o Natal esperando por Jesus Cristo.Que aprendamos há cada celebração qual é a intenção de Jesus para a nós humanidade .O que jesus Cristo quer dá humanidade?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos, que nesse tempo possamos seguir os ensinamentos de Deus em sua vida e missão, vigiai ...

    ResponderExcluir
  9. Sua bênção padre,e peço oração pela minha tia que está internada em estado grave. É que nesse advento eu possa fazer tudo que o nosso SENHOR pede,estar com o coração puro para recebe lo .

    ResponderExcluir
  10. Amém padre bom dia, que nos conceda um dia de paz é amor para tdos nois nesse dia de eleição em algumas cidades

    ResponderExcluir
  11. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS obrigado pelo evangelho de hoje, que o Senhor nosso Deus nos dê forças para continuarmos sempre em vigilância e oração, aguardando a sua chegada.

    ResponderExcluir
  12. Que Deus nos ajude a andar sempre em seus caminhos...

    ResponderExcluir
  13. Que a vinda de Jesus o nosso Salvador, seja de muitas luzes, esperança ,para termos uma vida melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém🙏Que Deus Misericordioso nos dei um domingo abençoado com muita Fé e muita paz🙏Eu Creio em TI SENHOR🙏Obrigado Padre pelas lindas palavras🙏E que tivemos sempre prontos pra receber Jesus🙏🙏

      Excluir
  14. Boa tarde Padre João Carlos a sua Benção sobre mim, mim chamo Elba_cidade Fortaleza,quero muito sim receber suas palavras tão sábias e quero sim está preparada para a vinda do Meu criador O Menino Jesus Amém ❤️🙌

    ResponderExcluir
  15. Obrigado Padre João Carlos e bom Domingo. Estaremos hoje em Oração para a renovação e fortificação do Amor de Jesus em nossas Vidas com a Interseção de Nossa Senhora das Graças.🙏

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha um final de tarde e começo de noite abençoada e iluminada meu bom pastor que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho, uma maravilhosa celebração estou aguardando 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, anseio a sua chegada com vida santa Espiritualmente no caminho de crescimento e conversão na palavra e testemunho em torno de vós.
    Estarei aguardando acordada com alegria.

    ResponderExcluir
  17. Ó Deus, luz de todas as nações, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. Entretanto, me ajude ser um bom filho. Me ajude seguir o caminho da salvação. Me ajude ter um coração cheio de amor e humildade. Me ajude ter o santo temor. Me ajude servi-Lo da melhor forma possível. Me ajude praticar a justiça com alegria. Me ajude evitar o pecado e a maldade. Me ajude fazer boas obras. Me ajude ser modelado por VOSSAS mãos. Me ajude com a VOSSA graça e a VOSSA paz. Me ajude testemunhar o evangelho. Me ajude ter os dons e os frutos do Espírito Santo. Me ajude perseverar no caminho do bem. Me ajude viver em comunhão com o meu SALVADOR. Me ajude ser um discípulo atento e vigilante. Me ajude desempenhar melhor a minha tarefa. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos que maravilha essa meditação e belas palavras do senhor pedimos oração para nós fortalece e vigiar sem dormir para esperar a chegada de Jesus os anjos lhes proteja jesus e maria santissima lhe cubra de bençãos paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS