PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O TEMPLO DE DEUS

O TEMPLO DE DEUS


09 de novembro de 2020

EVANGELHO

Jo 2,13-22

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra del
e.

MEDITAÇÃO

 Destruí este Templo, e em três dias o levantarei (Jo 2, 19)

Hoje, a Igreja está celebrando o aniversário de dedicação da Catedral de Roma, a Basílica do Latrão. A dedicação de uma Igreja é sempre uma festa. Unge-se o altar com óleo e as paredes da Igreja também. A igreja-de-pedra é uma representação da igreja-comunidade, templo de Deus. De fato, na carta de São Pedro, está escrito: “quais outras pedras vivas, vocês também se tornam os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo" (1 Pr 2, 5). Os fieis em Cristo são pedras vivas desse Templo espiritual, um sacerdócio santo para oferecer sacrifícios do agrado de Deus. A igreja é o templo vivo de Deus.


Jesus estava chegando para celebrar a páscoa em Jerusalém. Nesta páscoa, ele seria imolado em sacrifício, na cruz. Ele entrou no Templo. E viu um bocado de coisa errada. O Templo de Deus, o único templo erguido em Israel, foi construído para ser um sinal da presença de Deus no meio do seu povo e para ser um local de encontro do povo fiel com o seu Deus. No Templo, o povo, em sinal de gratidão e adoração, oferecia sacrifícios e louvores. Aquele povo tinha uma história com Deus. Tinha sido libertado por ele do cativeiro do Egito, celebrado uma aliança com o Senhor, caminhado por 40 anos no deserto sob sua proteção e tomado posse da terra que ele prometera aos pais. O Templo era o testemunho de tudo isso. E a páscoa era a grande festa para lembrar aquele gesto maravilhoso que Deus tinha realizado em favor daquele povo: tirá-lo da escravidão e constituí-lo um povo livre, naquela terra.


E o que Jesus viu no Templo? Jesus viu o Templo entregue aos interesses de uma elite manipuladora, que instrumentaliza o Templo em favor dos seus interesses econômicos e políticos. A sede do Sinédrio que o condenou era lá. Lá, mandavam os saduceus, beneficiados pela dominação romana em seus negócios e em sua liderança. Jesus viu um Templo que perdeu a razão para a qual existia: ser um lugar de encontro da comunidade de Israel com o Deus dos seus pais, o Deus de sua história.


Como Jesus reagiu? Primeiro, ele expulsou os comerciantes que vendiam animais para os sacrifícios ou faziam o câmbio das moedas, no interior do Templo. Foi uma forma de reagir à má utilização que os líderes estavam fazendo do Templo. Segundo, ele disse, com todas as letras que ele é quem era o Templo de verdade. De fato, em Jesus encontramos e honramos o Pai que o enviou. É no seu corpo entregue e no seu sangue derramado, o único sacrifício que agora conta, que somos reconciliados com Deus. É só por meio dele que chegamos ao Pai. Ele é o Templo de verdade. Foi assim que ele disse: “Destruam esse Templo e eu o construirei em três dias”. De fato, foi isso que aconteceu. Eles destruíram o templo do seu corpo, pela cruel morte de cruz, mas Jesus ressuscitou ao terceiro dia. Mas, isto, claro, ninguém ali na hora entendeu.


Guardando a mensagem


Celebramos hoje o aniversário de dedicação da Catedral de Roma. Como é o Templo que representa todos os outros templos do cristianismo, todos nos alegramos nessa festa. E recordamos que o verdadeiro templo é a comunidade dos fiéis, o povo batizado, a Igreja. O templo-de-pedra representa a comunidade-povo-de-Deus. E nos lembramos de Jesus que, no tempo da páscoa, entrou no grande Templo de Jerusalém e, depois de ter expulsado os vendedores de animais e os cambistas, apresentou-se como o verdadeiro Templo. Ele é o sacerdote que oferece o sacrifício de sua própria vida, sacrifício que, de verdade, agrada a Deus e com ele nos reconcilia. Jesus é o templo de verdade.


Destruí este Templo, e em três dias o levantarei (Jo 2, 19)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

Gostamos muito de nossas igrejas, de nossos templos. Nem sempre nos lembramos que mais importante do que as paredes de pedra são as pessoas que formam a igreja viva, a comunidade santa, o povo de Deus. Claro, Senhor, precisamos zelar por nossas igrejas-templo, para que elas estejam sempre limpas, bonitas, acolhedoras. Mas, mais amor e maior cuidado precisamos ter com a comunidade dos cristãos que ali se reúne. E somos templo porque estamos unidos a ti, Templo vivo de Deus, pedra que os construtores rejeitaram, mas que tornou-se a pedra angular. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Muita gente ainda guarda o bom costume de, ao cruzar por uma igreja, benzer-se, saudando Jesus que lá está, sacramentalmente, no sacrário. Se tiver oportunidade hoje, faça o mesmo. E pense neste evangelho ... Você também é uma pedra viva do maravilhoso templo que é Cristo e sua Igreja.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Boa noite!padre João carlos."Amém".obg por todos os dia nos enviar as linda reflexão .grata por tudo .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos, sua bença, obrigada por mim enviar todos os dias essas lindas meditações, sou muito grata, que Deus abençoe 🙏 o senhor sempre, abraço

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos!!! Obrigada pelas meditações diárias. Te desejo uma semana abençoada. Deus esteja conosco. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas, que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada Padre Joao Carlos por nos trazer a benção de Deus todos os dias com as meditações que tão bem nos fazem. Vamos entendendo de forma amorosa e verdadeira as palavras de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos, tenha uma segunda feira abençoada, com saúde e a LUZ de DEUS iluminando a vida do sr. e sua missão, e também da sua família, fique com nossas preces e nosso carinho, muito obrigada pela meditação enviada. sua bênção.

    ResponderExcluir
  7. Jesus nos fala de uma igreja onde estava sendo comercializada.O local que local ele defende é uma construção humana,porque logo após não aceitar o comportamento daquele momento"não faça da casa do meu pai ambiente de compra e vendas"reparando que logo é citada que a construção será em três dias.Na sua infinita bondade sempre cuidando do Espírito em meio ao um conflito revela a ressurreição,que posteriormente aconteceu no domingo da páscoa.Devemos estarmos juntos nas soluções precritas por Jesus Cristo, não é fácil saber que estando as vésperas de uma morte o povo naquela época se precupava com vender, justamente na Igreja:Lugar de oração, não que ele fosse a contra trabalho o que é questionado é a segueira que todos tinham desenvolvidos e não prestava atenção ao sinais que Jesus Cristo estava anunciando. A igreja hoje é o corpo vivo pondendo está dentro do templo ou em qualquer outro lugar que serja para nós Cristãos intender que o verdadeiro sentido da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Padre, por nos fazer compreender a mensagem de Deus, através da sua Palavra.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus,Reine teu amor e tua bondade sobre todos.
    Reine nós corações mais endurecidos, encontrem a mansidão do teu coração.
    Sou tua e quero pertencer e viver unida a ti.
    Concede paz e serenidade às nossas famílias.
    Louvado seja, que nós trouxe a salvação.
    A Ele, honrar e glória. Amém
    👏😍🐑🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos. Que este dia seja abençoado com muita saúde, paz, fé, harmonia e amor em nossa família.
    Que possamos ser pedra viva do templo maravilhoso que é JESUS CRISTO E SUA IGREJA.Senhor Jesus, somos templos porque estamos unidos a ti.
    À padre João Carlos e todos da AMA desejo uma semana muito feliz e abençoado por DEUS.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Cleide de Salvador9/11/20 11:46

    Amém. Bom dia Pe. João Carlos! Obrigada pelas meditações diárias maravilhosas. Te desejo uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Padre João Carlos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos reunidos em Oração à Jesus e que consigamos limpar todas as nossas faltas com ações corretivas em nosso habitar com auxílio do Amor. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  13. Amém 🙏 obrigado pela palavra padre João Carlos, Deus abençoe sempre mais a sua vida que Deus nos conceda a graça da saúde e paz para todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  14. Somos o templo de Jesus, e por isto estamos unidos a ele.que em. União formamos a Igreja. Obrigado Senhor por tudo que nos ensina para estarmos em uniao com o pai.

    ResponderExcluir
  15. Bendito seja seu nome, agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre a sua benção obrigada pela bela Reflexão.

    ResponderExcluir
  17. Pai bendito, eu LHE agradeço pela Dedicação da Basílica do Latrão. Todavia, me ensine valorizar, amar, zelar e respeitar a VOSSA igreja. Me ensine aproveitar melhor a água da purificação, da saúde, da fartura e da vida. Me ensine ser uma boa morada do Espírito Santo. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine acreditar na Sagrada Escritura. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos obrigado por nós enviar esta meditação muito bem a Bíblia e muitos a ler mas poucos a compriende que Deus abençoa paz e bem amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS